Pages

domingo, 21 de outubro de 2012

Sinalização da via.

   Olá pessoal que está na rua com suas aula práticas em andamento ou que já estão dirigindo aí pelas ruas deste Brasil, o conhecimento de hoje é sobre as placas que encontramos nos cruzamentos das vias, que são PARE e DÊ A PREFERÊNCIA.



   Está é uma sinalização de PARADA OBRIGATÓRIA, e a desobediência resulta em multa gravíssima de R$191,54 e 7 pontos na carteira, além do risco de provocar um acidente e ser o culpado do mesmo, então o que devemos fazer é, parar o carro, colocar à 1ª marcha e seguir para o nosso destino. E quando for para realizar a parada do carro, nada de ir colocando a 1ª marcha antes de parar completamente o carro, pois o correto é realizar este procedimento na marcha que você estiver, independente de qual seja, usando apenas o freio e a embreagem e pronto.

   A outra placa utilizada nos cruzamento é à DÊ A PREFERÊNCIA, porém esta placa indica que a rua transversal a sua é a preferencial, e não a rua que você está, como as pessoas normalmente pensam, que o direito é delas.



   Porém em se tratando de exame prático para obter a carteira de motorista, o correto é parar nesta placa, como ocorre na PARADA OBRIGATÓRIA citada acima, e a desobediência resulta em reprovação do aluno, mas o que acontece com esta placa é que você pode apenas diminuir a velocidade do carro e olhar e se o transito estiver livre, você pode seguir sem ter a necessidade de parar completamente o carro, mas lembre-se que se este ato resultar em um acidente, a culpa será toda sua pois invadiu a via que tinha direito de passagem.

   Agora o interessante é saber o porquê estas 2 placas têm este formato diferente! Elas são assim para que o motorista possa identificar estando longe e também se o motorista notar que está faltando placa em um lado da rua, ou a vegetação está impedindo a visualização da placa, e a outra que está do outro lado do cruzamento possa fazer o mesmo efeito, ou seja, a figura acima mostra 1 única placa, mas o correto é na casa azul ter uma placa também, pois é a mesma rua, e o correto é ter uma placa para quem vai e quem vem na mesma rua.



  Note nesta imagem a cima as flechas amarelas, indicando as placas de PARE, e vejam como fica difícil enxergar a placa que está de fundos, mas é um cuidado que sempre devemos ter, ver se têm placa de PARE ou DÊ A PREFERÊNCIA nas laterais da rua como mostra a figura acima. Por isto que estas duas placas são tão importantes e têm estes formatos, para serem identificadas assim, de frente e de fundos.



Agora é só por em pratica mais este conhecimento e tomar cuidado na rua quando estiver dirigindo.