Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dicas Defensivas para pilotagem de motocicletas.

Olá pessoal neste post, tem alguns vídeos que eu particularmente acho interessante para quem vai pilotar motos, a internet hoje nos ajuda bastante na questão aprendizado, pois têm material bom na rede, e se você não tem dinheiro para pagar um curso tanto de Direção Defensiva, quanto Pilotagem Defensiva segue a dica aí, pesquise na rede e encontrará. Então vai aí alguns que são bons e mais abaixo tem um link de um site que tem materiais excelentes e que vale a pena dar uma olhada. 

Vídeo 01 -  Pilotando moto durante a noite, um horário muito perigoso para as motos trafegarem, e segue aí boas dicas para quem está iniciando neste novo ambiente com moto.


Vídeo 02 - Pilotando moto na chuva, o perigo da hidroplanagem também ocorre com motos.



Vídeo 03 - Como realizar curva com os tipos de motos que temos no mercado brasileiro, são ótimas dicas.

Vídeo 04 - Como posicionar o corpo corretamente na hora de fazer uma curva.


Vídeo 05 - Dicas de como o garupa deve se comportar na moto, informação que deve ser passada pelo piloto ao seu garupa.


Vídeo 06 -  A postura correta de uma moto na via, isto tem um papel importante para a segurança de todos.


Vídeo 07 - A conduta de segurança que quem anda de moto deve seguir para a sua própria segurança, e recomendo também que deem uma olhadinha no site do companheiro que é ótimo, o link está abaixo do vídeo. 



Vídeo 08 -  Vídeo orientando sobre a situação do perigo de andar de moto.


Vídeo 09 - Este é um vídeo educativo e informativo fantástico.



Vídeo 10 - Distração ao pilotar moto e utilizar os aparelhos que todo mundo adora, prestem atenção pessoal.

Vídeo 11 - Cruzamento de vias com moto, um local muito perigoso para os pilotos de moto, passamos um sufoco em algumas situações que acontecem neste loca.



Rotinas para dirigir.


 
Olá pessoal, mas uma vez eu venho expressar aqui uma situação que é comum para as pessoas que estão começando a dirigir, ou já tem sua Habilitação e não dirigem porque tem medo ou insegurança  e á hora que entra no carro, o suor aparece nas mão e pernas tremem. Então o que acontece, você vai para a autoescola e faz lá 20 aulas ou mais, e fica com um instrutor do seu lado sempre te ajudando e falando tudo o que você deve fazer, aí na hora do exame, o examinador apenas fala " vire a direita ou vire a esquerda" e silêncio. Você perde totalmente a noção do que fazer.

Então é o seguinte, você antes de iniciar as aulas práticas, passou por um treinamento teórico certo? Pare que serve este treinamento? Agora brevemente teremos o tal do simulador de direção, tem terá a finalidade de preparar a pessoa para o carro, dando uma noção melhor do que ela vai enfrentar pela frente.

Vamos lá então, as aulas teóricas que você fez, têm a finalidade de te orientar das regras que o motorista tem que cumprir quando estiver na direção de um veículo, seja ele carro ou moto, pois as regras servem para todos, você viu lá uma aulas de direção defensiva que tem por finalidade, te advertir das situações de risco que podem ser evitadas, teve também umas aulas de mecânica básica  que a meu ver é uma aula muito importante, pois não podemos controlar bem um equipamento que não conhecemos, e saber como funciona a maquina "CARRO", nos dá uma segurança e tranquilidade maior pra dirigir, veja, ninguém tem medo de usar um aparelho de celular, porque sabe o que cada tecla ou ícone realiza, e esta aula de mecânica tem esta finalidade de te mostrar o que cada parte do carro faz.Virão também uma aula de extrema importância, que é Legislação de Trânsito, e para que serve ela? Esta matéria nos ensina as regras que os motoristas devem cumprir, sobre sinalização, situações que te informa o que deve ser feito, então é uma matéria que devemos dar muita importância  pois é nosso guia para dirigir um carro na rua,  e o que eu observo durante as aula práticas é que os alunos não aprenderam nada, pois se perdem em uma simples cruzamento, que tem um post aqui que explica este local.

Então o que acontece com o meu medo, ou aquela insegurança na hora de dirigir?
  • 1º - Eu não quero assumir a responsabilidade de um acidente. O que ocorre neste caso é que existem dois tipos de acidente, o que foi culpa sua, e o que a culpa foi do outro motorista, e esta é uma situação que dificilmente estará sob nosso controle. O que importa neste caso na minha opinião é, eu sou inocente! Pois ser o causador, é sinal de que eu cometi algum erro, o que todo ser humano está sujeito também.
  • 2º - Não damos valor á regra de sinalização que indica quem tem o DIREITO de PASSAR, e quem tem o DEVER de PARAR, e ficamos totalmente perdidos e simplesmente enfiamos o pé no freio e paramos o carro no meio da rua, porque "achou" que o outro carro não ia parar, mas e o carro que vem atrás de você, o que ele faz daí? Então devemos seguir a sinalização e confiar nela, pois é uma regra que você e quem mais tiver ao volante devem cumprir.
  • 3º  - A pessoa confia no instrutor e só faz o que ele manda, e não tem a iniciativa de ser independente, e errar pois é com o erro que vem o acerto, e aí você ira saber se agiu corretamente ou não, pois o seu instrutor irá lhe explicar se o que você fez ou iria fazer, estava certo ou não.
  • 4º - Está trafegando na rua e entra em pânico quando vê que tem um outro carro atrás, como se tivesse atrapalhando a vida do outro, e realmente está, pois o trânsito é assim, um atrapalhando o outro, porém é uma situação normal,  pois tudo nesta vida funciona assim, exemplo, numa fila de banco, eu estou atrapalhando a pessoa que está atrás de mim, mas nem por isto eu fico desesperado.
  • 5º - Está aprendendo e fica com medo de errar, e não toma iniciativa ou tem curiosidade e pergunta para que serve isto ou aquilo, ou porque tenho que fazer isto, então seja curioso, pergunte, faça, tente, experimente, pois só assim você irá aprender de verdade, atrapalhe todos que você puder sem medo e vergonha, vá enfrente que você consegui, tudo é uma questão de treino e paciência.
O que eu tenho notado durante as aulas práticas é que o aluno vai fazer o treinamento teórico e não valoriza o que ele está vendo e ouvindo do instrutor, e simplesmente deletam tudo o que foi visto após o teste teórico,  como se não fosse útil nas aulas práticas, aí a pessoa fica mais perdida ainda na aulas de direção, pois o trabalho é dobrado, porque tem que voltar com muitas situações que já foi vista anteriormente, e o treinamento prático fica difícil, pois para quem não sabe dirigir, ele fica da seguinte forma:
  • A pessoa tem que aprender a usar o veículo, com controles e comandos que devem ser executados.
  • Aprender a controlar e coordenar o corpo de tal forma que funcione fácil e corretamente nos comandos para não ser brusco ou deixar tudo pelo meio do caminho.
  • Olhar a rua e ver o que está acontecendo quanto ao trânsito, e a sinalização da via, e ainda andar sem saber para onde vai, pois é o instrutor que irá informar o caminho a ser seguido.  
Então tenha calma, pois não é tao difícil assim, mas pode ser necessário fazer aulas de reforço e preste bastante atenção no que deve ser feito e tente entender o que você está fazendo, pois assim as coisas ficaram mais fácil e fluirão melhor, e sempre procure realizar uma ação de cada vez e com calma que ficará tudo muito mais simples e fácil, não tente repetir o que os motoristas mais experientes fazem, pois você não tem a mesma capacidade ainda.


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Direção Defensiva - Parte 2.

Dando continuidade ao vídeos sobre direção defensiva, segue em anexo alguns que acho bem interessante e tem dicas boas para melhorar nossa maneira de dirigir e ter mais segurança no que deve ser feito.

Vídeo 01 - Dicas para dirigir em dias de chuva.


Vídeo 02 - Como dirigir com segurança, algo extremamente necessário nos dias de hoje, com o nosso trânsito caótico e as pessoas extremamente egoístas, pensando que a rua é delas e que só elas tem o direito de usar. 


Vídeo 03 - Direção eficiente, para ter mais domínio e controle da situação.


Vídeo 04 - Dica de como fazer uma frenagem brusca diante de uma situação de emergência.


Vídeo 05 - Dicas boas para quem pretende dirigir em rodovias.


Vídeo 06 - Este vídeo é antigo, porém é bem interessante, eu uso ele nas aulas teóricas de Direção Defensiva, ele fala sobre uma situação como quando nos deparamos com á pista molhada, e reparem que a velocidade do carro durante o teste é baixa.


Vídeo 07 - Este vídeo é dedicado para aqueles que adoram dirigir descalço ou com chinelos de dedo, vejam que interessante.



Vídeo 08 - Como usar o sistema de freios do carro com o piso seco e molhado.


Vídeo 09 - Este é um ato muito comum em nossas ruas, a falta de comunicação entre os motoristas, e tem muita gente sendo multada por não fazer a sinalização de mudança de direção.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Medo de dirigir!

Olá pessoas que estão fazendo sua carteira de habilitação ou que já possuem e tem medo de dirigir, aqui neste post, eu coloquei alguns vídeos interessante relacionados ao medo de dirigir, e alguns psicólogos dando orientação e falando a respeito deste medo.  





Observem á explicação que a psicóloga dá neste vídeo abaixo, sobre tirar a carteira e ir treinar em casa com os familiares, isto é comum de acontecer, o seu pai, marido, namorado, irmão, entre outros não terão a mesma calma e tranquilidade para te ajudar e orientar, como um instrutor de autoescola que seja profissional e tranquilo para te instruir com paciência, eu sempre tenho alunos, ou mais especifico alunas que vem fazer aulas e diz que tentou em casa e não deu certo porque a pessoa que foi com ela não tinha calma e ficava apavorando, então recomendo procurar um centro de formação de condutores que será mais fácil, lá você terá um veículo preparado e uma pessoa que poderá te orientar e te dar mais segurança, aí você pode ir complementando o treinamento com seu carro. 




E como posso perder o medo de dirigir? Não existe uma receita mágica para perder este medo, e a única formar de perde-lo é encara-lo, como a psicologia diz, vença o medo enfrentando-o, este é o melhor caminho, e para superar esta situação que é comum e normal para a maioria das pessoas, principalmente para as mulheres, a dica é, evite tentar dirigir com uma pessoa de seu circulo familiar que seja estressada ou intolerante, marido não é uma pessoa muito boa para isto também, ou irmãos, pois na maioria das vezes ele vai gritar, falar palavrões, etc. Então o ideal é pegar uma pessoa conhecida, porquê a relação entre vocês não é tão intima ao ponto dela gritar ou ficar te xingando, já com um familiar, isto provavelmente irá acontecer.

Hoje temos muita gente que oferece o serviço de treinamento para habilitados, com um veículo adaptado ou as vezes no próprio carro da pessoa, então procure alguém que ofereça este serviço e vá praticar que assim irá perder o medo. Para quem está tirando a carteira, o segredo é tirar todas a dúvidas com o instrutor e enfrentar também a situação que vai acontecendo ao longo do seu trajeto, e não desanimar, e lembre-se que dirigir é igual a caminhar, quanto mais você pratica, melhor fica, então treine.