Olá pessoal, eu coloquei neste post, umas orientações do que você irá fazer nas aulas e no dia do seu exame prático, e aqui eu coloquei o passo a passo, e o que você deverá fazer e como fazer em ordem e sequência, pois aqui no Paraná funciona desta forma, e com este relatório você conseguirá conduzir e executar as manobras com mais clareza e facilidade, e no final do post têm o link onde pode baixar este material.
Introdução - Aulas Práticas de Direção.
1º Ajuste do Banco
do Motorista.
2º Ajuste dos
Espelhos Retrovisores.
3º Uso e ajuste do
Cinto de Segurança.
4º Liberar o freio de estacionamento, ou freio de mão.
4º Liberar o freio de estacionamento, ou freio de mão.
A - Partida no veículo desengatado:
1º Virar a Chave de ignição e segurar por 2 segundos e soltar.
B - Partida no veículo engatado:
1º Pisar na embreagem e virar a Chave de ignição e segurar
por 2 segundos e soltar.
C - Colocando o veículo em movimento:
1º Dar a partida no motor.
2º Acionar a embreagem e engatar a 1ª
Marcha.
3º Acionar o freio do pé e liberar o
freio de mão.
4º Ligar o pisca para o lado de saída.
5º Liberar o freio do pé e ir soltando gradativamente a
embreagem e acelerando suave até o carro andar.
D - Realizando
trocas de marcha, 2ª 3ª 4ª 5ª
Marcha:
1º Parar de acelerar.
2º Acionar a embreagem até o final.
3º Realizar a mudança da marcha
desejada.
4º Liberar a embreagem gradativamente.
5º Voltar a acelerar.
E - Realizando reduções de marchas, 5ª 4ª 3ª 2º Marcha:
1º Parar de acelerar.
2º Acionar o freio suave.
3º Acionar a embreagem até o final.
4º Realizar a redução da marcha
desejada.
5º Liberar a embreagem gradativamente e
ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento.
F - Parar o carro quando em
Paradas Obrigatórias:
1º Acionar o freio suave.
2º Acionar a embreagem até o final.
3º Realizar a parada completa do carro.
4º Engatar
a 1ª marcha e começar a andar novamente, repetir etapa D.
G –
Passar por Lombada:
1º Parar de acelerar.
2º Acionar o freio suave.
3º Acionar a embreagem até o final.
4º Realizar a redução da marcha
desejada.
5º Liberar
a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e
manter o carro em movimento, passar a lombada e voltar a acelerar.
H – Virar à Esquerda em Via
Preferencial:
1º Realizar o posicionamento do carro
próximo à faixa amarela.
2º Acionar o freio suave.
3º Acionar a embreagem até o final.
4º Realizar a redução da marcha
desejada.
5º Liberar
a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e
manter o carro em movimento realizando a manobra em L.
I – Virar à Esquerda em Parada
Obrigatória:
1º Acionar o freio suave.
2º Acionar a embreagem até o final.
3º Realizar o posicionamento e a parada
completa do carro.
4º Engatar a 1ª marcha e começar a andar
realizando a manobra da curva em L e acelerar e andar e repetir etapa D.
J – Virar à Direita em Via Preferencial:
1º Realizar o posicionamento do carro
próximo à guia da calçada.
2º Acionar o freio suave.
3º Acionar a embreagem até o final.
4º Realizar a redução da marcha
desejada.
5º Liberar a embreagem gradativamente e
ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento
realizando a manobra.
K – Virar à Direita em Parada Obrigatória:
1º Acionar o freio suave.
2º Acionar a embreagem até o final.
3º Realizar o posicionamento e a parada
completa do carro.
4º Engatar a 1ª marcha e começar a andar
realizando a manobra da curva e acelerar e andar e repetir etapa D.
L - Trocas de marcha e reduções: Dica.
1ª Marcha - de 0km/h até 20km/h.
2ª Marcha - de 20km/h até 30km/h.
3ª Marcha - de 30km/h até 40km/h.
Aqui neste link você pode baixar este material para imprimir e levar para estudar ou colocar em prática durante seu treinamento.
Clic aqui para baixar este post em DOC.
L - Trocas de marcha e reduções: Dica.
1ª Marcha - de 0km/h até 20km/h.
2ª Marcha - de 20km/h até 30km/h.
3ª Marcha - de 30km/h até 40km/h.
Aqui neste link você pode baixar este material para imprimir e levar para estudar ou colocar em prática durante seu treinamento.
Clic aqui para baixar este post em DOC.
MUITO BOM POST
ResponderExcluirMuito Obrigado, era isso que eu estava procurando
Obrigado pela visita e que bom poder ajudar!
ExcluirObrigada por você existi, pois agora ficou muito mais fácil para a gente memorizar todo o procedimento direitinho na hora de dirigir , principalmente nos que estamos iniciando esse processo. Adorei suas explicações. Um grande abraço. Suely queiroz
ExcluirQue bom poder ajudar, abraço e sucesso.
ExcluirGostei muito
ExcluirQue bom poder ajudar!
ExcluirGostei,não sei se aqui na minha cidade os teste são desse jeitinho mas deve ser bem parecido, obrigada
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, e se for assim na sua cidade, segue aí as informações de como proceder.
ExcluirBoa tarde, Ismar!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, ele é muito bom. :)
As dicas já estão impressas! Hehehehe
Que bom, agora é só estudar e por em prática.
Excluirótimas orientações!!
ResponderExcluiradorei as dicas,muito bem explicadas...
ResponderExcluirQue bom poder ajudar.
ResponderExcluirMuito boa a sua instrução.faltou só o freio de mao que não foi lembrado.muito obrigado pela sua ajuda me facilitou muito no exame
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, e obrigado por me lembrar do detalhe do freio de mão.
ExcluirAdorei o seu blog!!!
ResponderExcluirMuito obrigada por nos ajudar. :)
Obrigado pela visita e que bom poder ajudar.
Excluirobrigada ,encontrei o que estava procurando .Deus te abençoe grandimente!
ResponderExcluirQue bom poder ajudar e obrigado pela visita.
Excluiroiiiiii boa tarde eu com pouco de ficulitade na macha
Excluirótimo, era o que eu estava precisando.
ResponderExcluirQue bom poder ajudar!
ResponderExcluirAmei o post! Era exatamente o que eu precisava. Para aprender sou muito condicionada a anotar e mentalizar a ordem das coisas, depois pego fácil. E para os aprendizes, parece que o carro é a personificação do bicho de sete cabeças.
ResponderExcluirObrigado e espero que seja útil o post.
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirGosto bastante das dicas de seu blog, porém, quanto a saída com o carro para quem faz o exame no Rio de Janeiro é a seguinte:
Ao entrar no carro, verifique se a porta está bem fechada, ajuste o banco, ajuste os retrovisores, coloque o cinto, verifique se o carro está no ponto morto e então ligue-o. Ligue a seta(caso de baliza, para direita), engate a ré, gire todo o volante para direita, pisando na embreagem e freio, abaixe o freio de mão até o final. Solte o freio e vá controlando a embreagem para manobra de entrada na vaga.
Parabéns pelo blog!!
Bjs
Édina Carvalho
Olá Édina, obrigado por sua visita e por compartilha esta informação conosco sobre o exame aí no RJ, e noto que é bem diferente do PR, pois, parece que já inicia a baliza com o carro no ponto da manobra, o que não acontece aqui, e o candidato tem que alinhar o carro, ficando assim com uma possibilidade maior de errar, obrigado pelo elogio.
ExcluirComecei a fazer aulas ontem mas na hora de pisar na embreagem eu confundo os pés o q faço.
ResponderExcluirOlá, esta confusão é normal no inicio, o que tem que fazer é pensar e agir posteriormente, e fixar que deve usar o pé esquerdo só na embreagem e sempre acionar o pedal até o final, e o direito para acelerador e freio, e uma técnica que usamos é, pegar um calçado com cadarço e amarrar mais apertado o do pé esquerdo que vai ajudar. E ter calma na ora do manuseio dos pés e pedal, e tenha calma que logo acostuma.
ExcluirOI meu nome é Alexsandra e hoje veio aqui dizer a você Istrutor Ismar, como foi de grandeeee ajuda seu site. Juro que estava temerosa de fazer o exame de direção. Mas segui cada detalhe das instruçoes de seu site e o resultado foi nada mais nada menos que: Aprovada em minha primeira prova, sem quebra nem cambalacho. De pessoas como você que nossas auto escolas precisam: serio e bem instrutivo. Muito obrigada. Foi maravilhoso ter seu site como direção e hoje me sinto feliz em ter vencido esta meta em minha vida. Meus cordiais parabéns, obrigada e um grande abraço. Continue este excelente trabalho. PS: mesmo depois de ter sido aprovada, continuarei a ler seu site, pois ainda precisarei no meu dia a dia destas informações.
ResponderExcluirOlá Alexsandra, muito obrigado pelo elogio, que bom que o blog lhe foi útil, e meus parabéns por sua aprovação, seu interesse e empenho foi realmente o que te ajudou, desejo-lhe sucesso e felicidades na sua nova jornada e feliz por continuar acompanhando os conteúdos postados aqui, felicidades.
ExcluirOI Ismar, sou Alexsandra, que postou no dia 30/09/2014 sobre a satisfação de seu blog ter me ajudado a tirar minha primeira habilitação. Tudo bem? Continuo acompanhando seu blog e isso tem me ajudado e muito a conhecer mais sobre o transito e o dia a dia de um condutor. Gostaria de te pedir uma coisinha para que se possível, mais para frente adicione ao seu blog, e creio que ajudaria inúmeros recém habilitados, rsrsrsrrsrs. Seria um post referente ao medo e ansiedade ao dirigir sozinhos. Depois que saímos da auto escola, muitos de nós nos sentimos meio perdidos e ansiosos com relação ao trânsito. Digo isso, pois tenho passado por isso e ficaria feliz de poder contar com sua ajuda novamente. Obrigada mais uma vez. Um abraço
ResponderExcluirOlá Alexsandra, obrigado por sua participação aqui e pela dica da postagem sobre o medo e ansiedade, e isto faz parte do processo de direção para os novatos mesmo, e leva algum tempo até você se libertar destes anseios, estarei sim produzindo e publicando o post como o sugerido, e que bom que mesmo agora habilitada o blog continua lhe sendo útil.
ExcluirBoa Tarde Ismar, tudo bem? Com certeza, este blog continuará me acompanhando sempre, pois tem sido maravilhoso o conhecimento que tenho adquirido aqui. Indico a todos meus amigos, parentes, conhecidos, sejam eles habilitados ou ainda não, pois tem sido de grande ajuda. E estarei ansiosa esperando sua postagem sobre medo e ansiedade no trânsito. Um forte abraço . Alexsandra.
ExcluirOla Alexsandra, estou muito bem e obrigado, estou preparando o post q me pediu e em breve estarei postando aqui, fique de olho, e acredito q irá gostar do conteúdo, abraço e sucesso!
ExcluirMuito bom pra quem nao tem noção de direção e esta começando as aulas praticas,ajuda bastante
ResponderExcluirParabens!
Que bom poder ajudar.
ExcluirBom Dia Ismar, como é bom retornar ao site e ver a sua nova postagem direcionada aos recem habilitados. Adorei o seu empenho em ter montado este maravilhoso blog, que ainda me ajuda muito no meu dia a dia e com certeza milhares de pessoas tambem. Te parabenizo mais uma vez pela sua iniciativa e sua dedicação em nos auxiliar. Cada dia este blog tem ficado melhor. Continue este excelente trabalho e obrigada mais uma vez por ter atendido a sugestão do post sobre ansiedade. Parabens e muito sucesso em sua vida. Forte abraço Alexsandra
ResponderExcluirObrigado Alexsandra, espero que as explicações do post sejam úteis à você e a quem mais possa!!
ExcluirMinha dúvida é na hora de fazer a volta me perco nas voltas do volante me ajudem por favor.
ResponderExcluirOlá, quanto a esta dúvida sua, é normal ficar perdido com o volante inicialmente, mas logo se pega o jeito, o que tem que fazer é, ir virando o volante proporcional a curva e parando, não vire e desvire de uma vez, vá aos poucos virando e parando, e o contrário se aplica também, é semelhante a uma curva com a bicicleta onde vamos virando o guidão aos poucos e mantendo, contornando a calçada.
ExcluirObrigado Ismar. Post excelente. Me ajudou muito
ResponderExcluirDisponha!
ExcluirGostei muito,me esclareceu algumas dúvidas e com certeza é bênção,
ResponderExcluirEstou fazendo auto escola e já tou próximo a prova.vlw pela dica aí.
Deus te abençoe.
Que bom poder ajudar, sucesso no seu exame!
ExcluirMuito obrigada, gostei e esclareceu muito minhas dúvidas... Deus lhe abençoe.
ResponderExcluirAmém e que bom poder ajudar! Sucesso no seu aprendizado!
ExcluirAmei seu blog...tudo muito bem explicado, obrigada!
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada e qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirMuito bom,me explicou mas do que meu instrutor rsrsrs. Obrigada
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, obrigado pela visita!
ExcluirAntes de ver este post já tinha feito uma listinha parecida, só com as memorizações, estou na terceira aula, e meu instrutor disse que estou muito travada, como gosto de ler e escrever, acho que as listas de passo a passo ajudam e muito, agora é só colocar em prática.
ResponderExcluirObrigado pela visita!
ExcluirSucesso no se aprendizado e, continue fazendo suas anotações, elas ajudam muito e leve todas as dúvidas ao seu instrutor! Se for o caso, peça para ele fazer aquilo que quer te ensinar,fica mais fácil para assimilar e não tenha Mendonça de errar, o carro é adaptado e o instrutor está ali para te ensinar e ajudar!
Muito Obrigado Professor, por tirar um tempo para ajudar quem está iniciando! Ajudou muito, consegui tirar várias dúvidas!
ResponderExcluirQue bom saber que o conteúdo está sendo útil, abraço e sucesso!
ExcluirÓtimas dicas, ainda mais para quem esta iniciando na direção. Gostaria de agradecer ao bom trabalho, continue assim.
ResponderExcluirObrigado e sucesso no seu aprendizado, qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirMuito bom pra quem nao tem noção de direção e esta começando as aulas praticas,ajuda bastante .
ResponderExcluirObrigada!!!
Que bom poder ajudar!
ExcluirSucesso no seu aprendizado!
Obrigada gostei bastante vao me ajuda concerteza valeu deus abençoe vc
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso na sua nova jornada!
ExcluirDicas maravilhosas 😍 minha aulinha hj foi assim mas a GNT lendo não esquece!!!
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, boas aulas e aprendizado para você, qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirMuito obrigado, agradecido pelas dicas estou prestes a realizar as aulas práticas e sou de Brasília Df, e todas dicas são muito boas e bem explicadas dirigir é difícil para quem é complicado , mas para quem é objetivo além de fácil é bem tranquilo, Muito Top estas dicas vale a pena conferir !
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e prestígio, sucesso na sua nova jornada, qualquer coisa é só perguntar, acompanhe também nosso canal no YouTube e Facebook!
ExcluirMuito bom material, simples e didático. Grata
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e prestígio! Que bom poder ajudar!
ExcluirEstou tirando minha 1 CNH ,tive três aula,mais ainda deixei o carro afogar muito ,e chego a pensar q direção não foi feita p mim
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e prestígio!
ExcluirEssa situação é normal no início, e é resultado ta tensão que você fica, psicológica e física, assim que relaxar mais o corpo, verá que dirigir é uma questão de aplicar comandos no carro e não aplicar força física, ou seja, é tudo questão de jeito, procure observar esse datalhe de rigidez muscular, se não estár muito próxima ou longe para manusear a embreagem, isto é a regulagem do banco, e observar se não está soltando muito rápido a embreagem. Veja esse detalhes e qualquer dúvida é só perguntar!
Adorei as dicas, você também poderia exolica sobre as paradas sem freios como tbm a regulamentada, ia ser interessante. Obrigada pelas dicas
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Obrigado pelas dicas, vou fazer as devidas correções!
ExcluirOlá estou tirando minha primeira cnh ,fiz todas as aulas e hoje fui fazer minha prova não passei claro.Minha pergunta é eu iniciei as aulas com um fiat uno com o banco estragado,ai pedi para trocar,30 dis depois me deram um palio,no outro dia,trocaram novamente por um fiat moby zerinho, não consegui me adaptar com ele,isto está certo?
ResponderExcluirOlá, que pena que não passou, mas na próxima vai dar tudo certo! Quanto a questão de trocar de carro, legalmente falando não há nada que proíbe, o que a escola poderia ter feito era conversar contigo para saber se teria algum problema da sua parte, uma questão de valorização do cliente e da opinião dele, o que não teve com você, seria uma coisa de "respeito e consideração". Sucesso no seu novo teste e qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirÓtimo, me ajudou muito, facilitou a gravar as etapas, esclareceu minhas dúvidas... Muito obrigada!
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, qualquer dúvida é só perguntar!
Excluir