Vamos aprender a noção de espaço, algo que parece difícil, porém é bem simples com as dicas que terá a seguir.
Onde começa o carro?
Onde acaba o carro?
Qual é a largura ou altura do carro?
Como saber isto rapidamente e sem manual, usando apenas a VISÃO para calcular o espaço?
Na figura acima, coloquei as "cruz amarela" nos cantos, pois são os locais de maior cuidado que você precisa ter como referência do carro.
Sempre que for manobrar um carro em uma garagem ou realizar alguma manobra, você deverá ter em mente sempre estes cantos, e observe que o carro possui 4 lados que são a FRENTE e FUNDO, a LATERAL DIREITA e ESQUERDA, e então deverá ter cuidado para não bater o carro em algo que esteja em algum destes pontos.
Sempre que for manobrar um carro em uma garagem ou realizar alguma manobra, você deverá ter em mente sempre estes cantos, e observe que o carro possui 4 lados que são a FRENTE e FUNDO, a LATERAL DIREITA e ESQUERDA, e então deverá ter cuidado para não bater o carro em algo que esteja em algum destes pontos.
Agora vamos ao que interessa: qual é a sual altura como pessoa? Em exemplo: 1,70 cm de altura, e a sua vai servir de base para calcular, pois todos sabem a sua altura.
Ai é bem simples, é só você se imaginar deitado ao lado do carro e ver quanto ele tem de comprimento + ou - ,ou então faz o mesmo para saber qual é a largura do carro, e a altura é mais fácil pois é só você ir do lado do carro e saberá, e você entenderá melhor o tamanho aproximado do carro.
Sempre que você quiser avaliar um local, você usa este exemplo.
Assistam a um vídeo explicando melhor esta situação:
Assistam a um vídeo explicando melhor esta situação:
Cara gostei muito do seu blog, muito informativo e com um design muito interessante. É um blog que vale apena. Abraços
ResponderExcluirObrigado Tiago, espero que seja útil á você, e obrigado pelo elogio.
ExcluirParabéns pelo blog,obrigado pelas dicas. Vou fazer o meu teste amanhã e pode ter certeza que teu blog me ajudou muito. Valeu.
ResponderExcluirOlá Eduardo, que bom poder ajudar, sucesso.
ExcluirBlog excelente , as dicas estão me ajudando muito.Ja passei para as amigas em desespero .Abraços.
ResponderExcluirOlá Fatima, que bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada como condutora.
ExcluirEu nao sei usar este exemplo para passa entre os carros
ResponderExcluirOlá, neste caso, você deve usar como referencia a coluna do parabrisa e os retrovisores, e olhar os carros por onde deseja passar, se qualquer uma desta partes que falei, não passar, deve aguardar o outro carro passar e só então seguir.
ExcluirEspero que isto possa ajudar, e qualquer coisa retorne.
Obrigada por sua atencao,tirei muito tarde minha habilitacao e me sinto muito insegura.
ResponderExcluirolha você não faz idéia do quanto me ajudou, estou tirando minha 1ª habilitação aos 53 anos, e essas dicas estão sendo fundamental um abraço que deus abençoe
ResponderExcluirQue bom que esta sendo útil, sucesso na sua habilitação.
ExcluirPisar na embreagem e no freio,levantar um pouco o pe da embreagem esperar o carro dar uma tremidinha,tirar o pe do freio e sair e certo? Ou estraga o carro?
ResponderExcluirOlá, esta é uma forma de arrancar com o carro também, não é uma maneira das melhores, mas pode ser usada também, e quanto ao estragar, sim, vai reduzindo a vida útil do conjunto embreagem, mas é algo a longo prazo também.
Excluirentão qual a maneira mais correta ///
ExcluirO jeito certo é, liberar o freio e ir liberando a embreagem e acelerando proporcional, ou seja acelerar proporcional ao liberar a embreagem.
ExcluirEstou tendo aulas para tirar o medo de dirigir e estao me ensinando assim,fiquei preocupada,qual seria a maneira melhor que nao viesse estragar meu carro,por favor?
ResponderExcluirOlá, tenho um post aqui chamado: Como colocar o carro em Movimento, não sei se você já leu e assistiu aos vídeos que estão juntos, se não, dê uma olhada que vai te ajudar bastante, e isto de meia embreagem, para estragar o carro vai muito tempo, porém, tem que ver se teu carro irá aceitar este comando, pois o normal é fazer com motores 1.0 e 1.4, e ainda temos que levar em consideração o peso do carro também, veja lá e qualquer coisa retorna aqui.
ResponderExcluirIsmar vc.e uma pessoa muito atenciosa,te agradeco por isso, e que eu tenho 62 anos e so agora inventei de tirar minha habilitacao,meu carro e um classic 1.0 super insegura, espero perder este meeeedo,e meu esposo me cobra demais tenho que ser eximia no volante,e ele nem sabe dirigir...mas vc explica super bem e eu estou aproveitando suas dicas,muito obrigado.
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, neste seu carro é possível sim a meia embreagem, e quanto a dirigir, não será uma eximia motorista já, pois isto exige-se tempo e pratica, e a experiência é que nos capacita e isto só o tempo nos dá, mas vá em frente, continue treinando, e se possível, procure um amigo ou familiar mais tranquilo para ir saindo com você para ir pegando mais confiança em seu carro também.
ExcluirSucesso na sua nova jornada.
Gostei da explicação! essas linhas amarelas que passam pelo para brisa é a linha imaginaria que tenho como saber se estou muito próxima do meio fio ou vou bater em algum lugar ou alguém? pois sempre fico andando muito próximo do meio fio, e acho que está certo, já bati na mão de uma mulher rsrsrsr
ResponderExcluirOlá Consuelo, é isto mesmo, e são estas flechas que você usa de referencia, principalmente o final delas, pois são as extremidades do carro que temos que ter em mente para não bater em alguém ou alguma coisa na via, e como você acertou a mão de uma pessoa, faltou dar uma olhada pela coluna do para brisa do lado do passageiro e aí teria visto que iria acertar o pedestre.
ExcluirE quanto a trafegar mas para a direita, você está agindo corretamente e ficando em uma posição mais segura na via também, continue assim e apenas tome cuidado para não bater em algo.
Muito obrigada! Essa falta de espaço e a meia embreagem que me deixa insegura, irei treinar!
ResponderExcluirEste exemplo serve para curvas também??
ResponderExcluirServe para qualquer situação, é um parâmetro para você saber se seu carro ira caber ou não, então pode usar onde for necessário.
Excluirobrigado..! valeu.
ResponderExcluirdesculpa mas este não ficou muito claro pra mim... e tenho esta dificuldade..
ResponderExcluirPoderia me dizer o que tem de dúvida mais especifico.
ExcluirOla! Poderia explicar mais sobre como manter a distância certa quando passar do lado de um carro? Tenho esta dificuldade e meu exame é dia 17/09...
ResponderExcluirOlå Flavia, obrigado pela visita ao blog, que ele seja muito útil a você!
ExcluirQuanto a sua dúvida de distância, use como comparação, a distância da porta do carro aberta, mas terá situações onde isto não será possivel, para isto, basta que olhe pela coluna do parabrisa do carro e depois, pode dar uma olhada pela janela do passageiro, é um breve olhar e voltar a atenção para a frente, faça este teste na aula para pegar bem a pratica, e na dúvida, quanto maior a distância, sem trafegar completamente na contramão, melhor é!
Qualquer coisa é só perguntar, sucesso no seu exame!
oi tenho 1,49 de altura. estou querendo entrar na auto escola será que vou consehui dirigir?
ResponderExcluirOla, obrigado por sua visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, sua altura não é problema algum, se ficar muito ruim alcançar os pedais, pode usar uma adaptação e estará tudo resolvido!
Sucesso na sua decisão!
Tenho dificuldes com Espaços laterais. Confesso que não entendi nada sobre o e xemplo da figura. Obrigada.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita! Quanto a sua dificuldade, isto é normal no inicio, logo pega o jeito, e a figura só retrata os cantos co carro que tem que ter em mente toda vez que for manobrar ou estiver trafegando com o carro! Segue o link do vídeo no youtube, assista e veja se fica mais fácil a compreensão.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=2ygdFyGEUdg
Qualquer dúvida é só perguntar!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde instrutor Ismar.
ResponderExcluirTenho muita dificuldade para centralizar o carro no meio da pista e passar com as rodas fora dos tachões que ficam na parte central da pista (redutores de velocidade), não tenho muita noção do centro do carro, e onde passam exatamente as rodas, tem alguma dica? Desde já agradeço. Muito bom o blog!!!!
Olá, obrigado por sua visita, quanto a suas dúvidas é bem simples, para não passar com as rodas por tachões, pedras, buracos ou outras coisas parecidas, procure sempre que se deparar com esta situação, posicionar este objeto no meio do parabrisas do carro, pois as rodas estão posicionadas na coluna do parabrisa, apontando para os seus pés, fazendo assim, você não vai passar por cima deles com o pneu, espero que seja possível ter sanado sua dúvida, abraço e sucesso...
ExcluirBoa tarde, mesmo fazendo meia embreagem fico com o pé no freio, a minha duvida é
ResponderExcluirSe posso ou não posso fazer isso? Porque para mim é tranquilo
Olá, obrigado pela visita! Quanto a dúvida, neste período em que precisa usar a meia embreagem, deve manter o freio acionado mesmo e só liberá-lo quando quiser arrancar realmente, espero poder ter sanado sua dúvida, sucesso...
ExcluirOlá...
ResponderExcluirMinha maior dificuldade é fazer as conversões, virar a direita fazer a curva bem fechada, virar a esquerda, fazer o L correto sem perder o controle do carro.. Ja li teu post sobre isso mas não adianta, meu instrutor sempre fala que faço errado!!!
motoristas que andam paran tras para frente ele nao encina
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