Neste post eu vou passar o passo á passo da baliza realizada em protótipo nos padrões de exame do Detran Pr.
A figura 1 mostra como é a marcação da baliza que aqui no Paraná funciona da seguente forma:
- Tempo de 5 minuto, que inicia na linha verde onde se encontra o carro, e encerra após a manobra de ENTRADA e SAÍDA da vaga, cruzando a linha vermelha e permanecendo entre ela e a amarela.
- E 3 tentativas para colocar o carro com as 2 rodas do passageiro em cima da linha amarela pintada na vaga, entre os dois protótipos.
- 6 metros de espaço da vaga.
- Manobra realizada apenas pelo lado direito.
Os pontos de referências citados aqui, podem ter uma adaptação para MAIS ou para MENOS, assim você pode ver uma referência melhor para fazer a sua manobra. Então a manobra funcionará assim:
- ENTRADA NA VAGA -
- Entrar no carro e regular o banco os espelhos retrovisores e colocar o cinto de segurança.
- Os espelhos retrovisores serão regulados da seguinte forma:
- Os espelhos externos devem ser regulado como usamos na rua mesmo, para enxergar tudo atrás do carro.
- O espelho interno deve ser regulada de tal forma que você veja da metade do vidro para o lado esquerdo atrás da sua cabeça.
- Ligar o carro, engatar a 1ª marcha e ligar a seta para a direita e levar o carro até o protótipo da frente.
- Encostar o carro com uma distância do espelho retrovisor direito mais "1 palmo" (20 cm) da lateral do protótipo.
Passo 02: - Manobrando.
- Alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo, onde tem um circulo vermelho.
- Engatar a marcha ré, virar todo o volante para a direita e ligar a seta para a direita, e andar.
- Dar ré até o protótipo desaparecer no espelho retrovisor interno no canto do vidro, como mostra a flecha vermelha e parar o carro.
- Virar todo o volante para o lado esquerdo, ligar a seta a direita e andar até encaixar o carro na vaga.
- Observar se o carro ficou bem posicionado na vaga pelos espelhos externos e pala frente do carro, como mostra as flechas pretas.
- Alinhar a direção, colocar a marcha em neutro e acionar o freio de mão, e desligar a seta.
Dentro da vaga, a visão pelos retrovisores externos devem ficar próximo destas imagens abaixo, a primeira é o retrovisor da DIREITA e a segunda é o retrovisor da ESQUERDA. Observe que não há necessidade de regular o espelho direito para ver o chão, pois você usa como referência a lateral do carro e a do protótipo.
*** Estes 4 passos de entrada são os mais importantes, pois é deles que dependerá a posição do carro dentro da vaga, para que dê certo a manobra, você deverá seguir rigorosamente estes itens, pois a saída é mais tranquila. E dentro da vaga o carro deverá ficar posicionado parecido com o que está aí acima na figura 4, e mais abaixo do poste eu vou colocar a explicação de 2 possíveis erros também para que possa saber o que fazer caso isto ocorra.
*** Esta medidas podem ser alteradas para mais ou para menos dos pontos citados, é possível ser feito ajustes de acordo com o modelo de veículo utilizado, ficando a nível de teste o ajuste correto.
- SAÍDA DA VAGA -
Passo 05: - Saída.
- Liberar o freio de mão, engatar a 1ª marcha, virar todo o volante para a esquerda, ligar seta á esquerda e movimentar o carro.
Passo 06 - No meio da saída.
- Parar o carro, alinhando a lanterna do protótipo no meio da janela do passageiro como mostra a flecha preta.
- Virar todo o volante para a direita, ligar a seta para a esquerda e seguir.
Passo 07: - Fora da vaga.
- Para o carro quando ele ficar reto, virar 2 voltas no volante, desligar a seta, seguir em frente até passar as 4 rodas do carro pela linha vermelha e parar.
- O carro deve ficar entre a linha vermelha e amarela.
- Engatar a marcha ré, e levar o carro atrás da linha verde, onde a flecha traceja indica.
- Parar o carro, acionar o freio de mão, colocar a marcha no neutro e deligar o motor.
Cuidar para deixar este espaço entre o carro e o protótipo e ir olhando para não aumentar muito ou diminuir para não ter perigo de bater nem no protótipo aqui do lado direito e nem no cone do lado esquerdo.
Vejam este vídeo que é feito a baliza de acordo com o explicado aqui.
POSSÍVEIS ERROS QUE PODEM ACONTECER.
CASO 01: - A roda traseira encostou no meio fio.
- Parar o carro e virar todo o volante para a direita.
- Engatar a 1ª marcha, seta para a direita e seguir até alinhar a frente, cuidando para não bater.
- Se o espaço não for suficiente, parar, virar o volante a esquerda, engatar a ré, andar até alinhar o carro.
Este vídeo explica a situação acima.
CASO 02: - A traseira do carro ficou para fora.
Esta é uma situação um pouco mais difícil, pois o carro pode bater atrás no protótipo, então requer um pouco mais de cuidado e atenção ao espelho retrovisor do lado direito. Então vou explicar a vocês o que fazer:
- Alinhar a direção do carro, engatar a 1ª marcha e ir para frente devagar e virando levemente para a esquerda, para tentar alinhar a traseira.
Se necessário:
- Parar o carro, virar todo o volante para a direita, engatar marcha ré e andar até a lateral do protótipo desaparecer completamente no retrovisor direito e parar, virar todo o volante para a esquerda e ir para traz alinhando a frente do carro, tomando cuidado para não bater atrás.
E lembre-se que você deve manter um controle da embreagem e freio com acelerador, então mantenha sempre o pé no pedal da embreagem, não abandone ela pois você não vai controlar o carro se soltar ela toda, e ande devagar com o carro para não perder as marcas de referência que são a distância do protótipo, o alinhamento da coluna e o esconder o protótipo no espelho interno.
Segue um Game para se divertir neste link: Simulador de baliza. Baliza
Aqui está um link para que você possa fazer o download deste material, está em word no modo compatibilidade, é só baixar e imprimir.
Clic aqui para baixar em DOC.
Download do post.
Pessoal, este post explica a baliza para o exame prático, e realizado em vaga com protótipos, e este modelo não necessariamente vai dar certo a ora que você for estacionar na rua, pois, exitem muitas variáveis a serem consideradas para isto, como por exemplo: o tamanho da vaga, o tamanho do seu carro, os veículos aos quais você vai estacionar, tipo estacionar um carro popular entre dois utilitários, entre outras situações, tudo isto vai influenciar na manobra da baliza, e o que fazer para isto então? Treinar! É a única forma de pegar o jeito.
Você poderia dar dicas de como regular os retrovisores e o espelho interno para a baliza ?
ResponderExcluirNo passo 1,ao levar o carro para a frente do prototipo, qual a distancia em centímetros que deve ficar entre o carro e o prototipo .
olá Arilson, obrigado por sua visita, então para as suas duvidas é o seguinte:
ResponderExcluirDistância que você deve deixar é do retrovisor com mais um palmo(20cm) e o espelho interno, deve ficar virado para o seu rosto mostrando apenas a metade da janela de trás, mostrando bem a coluna da tampa. Observe o Passo 1 novamente pois eu fiz algumas alterações com base na sua dúvida e obrigado por isto, pois irá ajudar outras pessoas.
Muitíssimo obrigado pelas respostas,aqui em minha cidade,não é mais utilizado este tipo de protótipo, é utilizado outro modelo de protótipo, tratá-se de um quadro com o mesmo dimensional e no formato da traseira de um veículo,no qual é aplicado um adesivo preenchendo todo o quadro com o desenho traseiro do veículo,a diferênça agora é que muda os pontos de referência pois, o desenho da traseira desse tipo de prototipo ( a lanterna traseira ) fica em linha reta com o veículo do condutor em exame,como seria a sua dica para esta situação ? pois aquela situação de alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo não é mais possível,aguardo sua resposta.
ResponderExcluirCaro Arilson, desculpe a demora em responder, eu andei pesquisando este tipo de balizador e não achei nada parecido com sua descrição, mas é o seguinte, como disse que a dimensão é a mesma, mantenha a distância e o 1º alinhamento, agora com o espelho interno, você deve deixar o balizador sumir e passar um pouco mais, para então virar o volante para o lado oposto, com isto a roda traseira deverá encostar no meio fio, aí você alinha a frente do carro, a baliza nada mais é que raciocínio lógico junto com proporção, olhar os retrovisores, e tentar colocar ao menos 70% da traseira do carro dentro da vaga para então ficar com a parte da frente para manobrar. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, posta aí.
ResponderExcluirposso lhe mandar um vídeo de 2012 sobre a garagem e baliza de minha cidade para vc analisar e comentar ?
ResponderExcluircomo faço para lhe passar esse vídeo ?
ResponderExcluirOlá caro Arilson,você pode me passar o vídeo pelo e-mail euvoudirigir@gmail.com que analisarei sim e posso postar e comentar ele aqui em um post específico, fico aguardando seu retorno no e-mail.
Excluirhttp://www.youtube.com/watch?v=8ndXrz-kZas , este é o endereço , o video tem 200M e nao consigo anexar .
ResponderExcluirCaro Arilson, me perdoe a demora em te responder, então não sei se você já viu este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gfo1tjYD4Do - ele irá te ajudar a resolver um problema que é a tua garagem.
ExcluirAgora a questão da baliza é o seguinte, você deve alinhar a borda do protótipo no meio do vidro lateral traseiro do lado direito e parar, virar o volante e sinalizar e andar até a imagem do protótipo de trás aparecer no retrovisor direito e a lateral do seu carro ficar alinhada com o farol direito do protótipo dos fundos e parar, virar o volante a esquerda e observar se o carro esta alinhando com os 2 balizadores e ir até ficar bom tomando o cuidado de não bater atras, olhando no espelho interno a distancia do vidro até o protótipo. Espero que te ajude.
ResponderExcluirEu fui reprovada no teste pratico do DetranPR simplesmente porque ao terminar a baliza não passei com as duas rodas trazeiras da linha vermelha, por isso quem for fazer o teste cuide com isso!!!!
ResponderExcluirSim, isto é possível de acontecer, porque a contagem do tempo e da manobra só encerra apos a passagem das 4 rodas por a linha vermelha, mas o comum é o examinador avisar que o candidato não cruzou completamente a linha vermelha, e se houver tempo, ele pede para o candidato realizar a passagem, mas se o tempo acabar, infelizmente é falta eliminatória.
ExcluirAdorei esse site!! Tirou muitas dúvidas!!! ;)
ResponderExcluiroi tenho uma duvida ma kele branco do prototipo tenho ke deixar akele brankinho desaparece r por copleto ou deixar uns duas polegadas para entrar na baliza e o carro sair correto
ResponderExcluirCaro Cleison Oliveira, então se você vai fazer a baliza neste modelo de protótipo, o ideal é deixar ele aparecendo um pouco, como mostra a imagem, porém você deve analisar o carro que irá usar, pois esta minha explicação é com um Celta, porém a medida é muito parecida na maioria dos carros usados por autoescola, mas caso tenha necessidade, poderá fazer pequenos ajustes para mais ou para menos destes ponto que irá dar certo também. Abraço e boa sorte na aquisição de sua CNH.
ExcluirAt. Ismar
Oiiiiiiiiiii, queria parabenizar teu site, ta me ajudando bastante. Então minha duvida é: quando agnt vai fazer o teste tem que alinhar o retrovisor interno de um jeito que a gente consiga ver toda a parte de trás do carro( todo o vidro atrás), mas pelo que eu vi no seu video, quando vai fazer a baliza tem que ajeitar o retrovisor de outro jeito né? Eu não posso deixar o retrovisor interno pegando todo o vidro de tras não? eu n entendi bem... espero que vc responda. Eu preciso muito passar nesse teste, eu ja fui reprovada na primeira vez e foi na baliza...:(
ResponderExcluirOlá, então, eu ensino virar o espelho interno para enchergar o canto esquerdo atras da sua cabeça, para que o carro entre bem a roda traseira na linha amarela ou encoste no meio fio, para não ter erros que você não possa resolver, então faça assim, arrume o espelho para ver todo o vidro e depois vire ele para a esquerda até eletravar e não mecher mais que daí vai facilitar a sua vida. Espero que ajude! Abraço e boa sorte no seu exame. At. Ismar
ResponderExcluirFiz hoje a minha prova no detran de Fortaleza , fiquei nervova é claro, porque todo mundo que faz fica nervosa nem quem não queira mas, entreguei nas mão de Deus e nossa senhora e tudo deu certo, graças a Deus,
ResponderExcluirParabéns pela sua conquista, boa sorte e felicidades!
Excluirolá gente, o que mim ajudou muito a passar na prova do detran de fortaleza foi olhando as balizas pela internet, mas confi em vc mesma que dá tudo certo.
ResponderExcluirParabéns pelo blog bem explicativo...gostaria se possível de algum vídeo sobre marcha ré, tenho dificuldade com a direção do volante ao entrar ou sair da garagem. Os desenhos e as explicações que você utiliza me ajudariam muito.Desde já agradeço!
ResponderExcluirOlá estou preparando um material para explicar melhor esta situação, pois tem muita gente com dificuldades com esta manobra, logo estarei postando aqui, do mais, obrigado pela visita e elogio, abraço.
ExcluirSeu blog estar de parabéns,tirou muitas dividas obg.
ResponderExcluirMuito obrigada Ismar!!!
ResponderExcluirVocê é um Santo das Aulas de Direção!!!!
Ajudou muito!! Que Deus conserve a sua Sabedoria!!
Um Abraço!!!
No dia da prova é obrigatório acionar o freio de mão ao terminar a entrada na baliza?
ResponderExcluirSim, você deve acionar sim o freio de mão.
Excluirvou fazer meu teste no detran pr dia 06/08 todos osdias dou uma olhada nas tuas explicações ta ajudando muito rezem por mim pára dar tudo certo obrigada pelas dicas
ResponderExcluirOlá Sandra, espero que tenha conquistado sua carteira.
Excluirmuito obrigada pelas dicas seu blog é show, estou muito feliz fiz o meu exame prático segunda dia 29/07 e passei graças a Deus e a suas dicas que me ajudaram muito e ainda tem esclarecido minhas duvidas quanto ao transito.muito obrigada!
ResponderExcluirOlá Aline, que bom poder ajudar e parabéns pela conquista.
Excluirmuito obrigada adorei o passo a passo da baliza
Excluiragora to mais confiante
Oii Boa noite! Gostaria de parabenizar o seu blog! Ontem 07/08, fiz o teste no DetranPR e acabei reprovando na baliza, por encostar um pouquinho no protótipo! Infelizmente foi bem conturbada minhas aulas. Tive apenas nas 04 últimas aulas baliza. Na hora de ir pro Detran estava cheia de dúvidas e infelizmente deixe a desejar. To triste pois a auto-escola que eu estou fazendo só tem dois instrutores, então é tudo muito demorado. Tive vontade de desistir! Não por medo de dirigir mais por saber que lá vai começar mais uma luta para solicitar exame, aula, horário vago. Agora que descobri seu blog vou acompanhar passo a passo, pois vc sim está me ajudando com as dúvidas que carrego!
ResponderExcluirUm forte abraço e parabéns !!
Olá Jaqueline, que bom por poder ajudar, e que pena ter reprovado, mas não desista que na próxima dará tudo certo.
ExcluirOLA,ACHEI SEU BLOG ÚTIL E INTERESSANTE PARA QUEM SE INTERESSA POR AULAS TENHO 52 ANOS NUNCA DIDRIGI UM CARRO E AGORA ESTOU PENSANDO EM ESTUDAR P/ TIRAR CARTEIRA QUAIS SERIAM OS PRIMEIROS PASSOS POIS QUERO PASSAR DE PRIMEIRA,A TENCIOSAMENTE!
ResponderExcluirObrigado por sua visita e se decidir fazer a carteira mesmo, boa sorte!
ExcluirMuito boa as dica Passei Obrigadão :)
ResponderExcluir/ otimas dicas bem explicadas da pra ter noçao de todos os pontos e a vizualizaçao perfeita, ajuda bastante;eu tinha varias duvidas e entendi so agora depois de ver seus video e esplicaçoes OBRIGADA por tudo DEUS te abençoe sempre pois vc ajuda com certeza muita gente q esta pedalando pra aprender!! nao e´ facil; mas com suas dicas pode facilitar muito!!!
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada.
ExcluirBoa tarde, entao ja fiz 5 textes no Detran de Curitiba, e nao consigo passar na baliza, acontece o seguinte meu instrutor disse que eu devo bater a roda traseira no meio fio e depois virar o volante pra direita e enconstar a roda da frente no meio fio, mas duas vezes que tentei fazer isso no texte reprovei porque bati no prototipo atras e nas outras vezes fui com a roda traseira ate a linha sem bater no meio fio dai o examinador disse que a roda frente nao estava alinhada e pediu pra que eu saisse e fizesse de novo so que ai estourou o tempo, to ficando loca qual e o jeito certo bato ou ano bato a roda traseira no meio fio?? por favor me ajude obrigada...
ResponderExcluirOlá, no seu caso é o seguinte, você pode sim bater a roda traseira no meio fio, e depois alinhar a parte da frente do carro, pois as duas partes tem que ficar boa dentro da vaga, que é a parte da frente e a parte do fundo do carro, ou seja, as duas rodas, a dianteira e a traseira do lado do passageiro.
ExcluirO casso de você ter batido no protótipo atrás, é porque provavelmente não deva ter feito corretamente a medida da coluna da porta, deixando o carro mais para trás, resultando na colisão.
Quanto a roda dianteira, você deve observar pelo parabrisa o alinhamento do carro para não deixar a roda dianteira fora, se isto acontecer, você deve virar todo o volante para a direita e engatar a 1ª marcha e andar até o carro alinhar, ou se precisar, virar todo o volante para a esquerda e marcha RÉ, e voltar até acertar o carro na vaga.
Também tem que ter cuidado a ora de sair para não bater a frente do carro no protótipo, se cor o caso, vá um pouco para trás e saia normalmente, mas cuidado para não bater, e a dica mais importante de todas é adquirir novas aulas e treinar, e neste post tem a explicação e um vídeo mostrando o que deve ser feito, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar.
obrigada valeu mesmo...
ExcluirQue bom poder ajudar, espero que tenha entendido, e sucesso na sua CNH.
ExcluirOla Ismar, tudo bem primeiramente adorei seu Blog, estava fazendo aula com um Celta, so que nao estava muito satisfeita com meu instrutor, nao consegui passar ainda no Detran dai desisti do instrutor pedi um novo so que o novo instrutor o carro vai ser um gol G3 ou G4 nao sei direito os redondinhos kkk, sera que a baliza vai ser muito diferente do que com o Celta, sera que vou encontrar alguma dificuldade com relaçao a baliza? meu marido disse que com o Gol vai ser mais facil sera mesmo?? Vc e de Curitiba nao e?da aula em alguma auto escola qual? abraços muito obrigaa pela atenção .
ResponderExcluirOlá Jaqueline que bom poder ajudar. Então, quanto a forma da baliza entre os carro citado, é muito semelhante, apenas alguns ajustes serão necessários, e mas nada, o que pode acontecer é você estranhar um pouco o tamanho do carro, pois o Celta é mais compacto que o Gol, e esta diferença será visível, mas com o treino, tudo se resolve.
ExcluirSucesso na sua aquisição da CNH.
muito obrigada..
ExcluirOla, como se engata a re de um GOL G3 e G4 o do G5 a gente aperta e engata pra frente e e da mesma forma? obrigada.
ResponderExcluirOlá Jaqueline V, então a ré do Gol é diferente do Celta, você tem que dar ula leve forçada para baixo na alavanca e leva-la ao lado da 4ª marcha, que é o lugar da ré no Gol, apenas isto, é mais fácil que a do Celta.
Excluirha legal!! muito obrigada pela atenção abraços...
ExcluirBoa noite Ismar, boas noticias consegui passar no exame pratico hoje to muito feliizzz...., muito obrigada pela suas dicas valeu muito mesmo um abração.....
ResponderExcluirOlá Jaqueline, que bom que deu tudo certo, meus parabéns e felicidade e sucesso na sua nova jornada de motorista, abraço.
ExcluirBom dia Obrigadaaa abraços..
ExcluirQueria ver como fazer baliza rápido carro celta
ExcluirVocê é muito Bom cara Adorei ...muito bem explicado e corretamente como se faz uma baliza para passar no Detran Pr
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho
Oi Ismar, me chamo Caroline e moro em Curitiba. Vou fazer o teste prático quinta feira à tarde. Assisti hoje teus vídeos e fiquei com algumas dúvidas. Referente à baliza, o instrutor da auto escola me ensinou que tenho que visualizar metade do protótipo no retrovisor. Disse que se eu passar um pouco da metade, a baliza não vai dar certo. Quando eu treinei, realmente dava certo. Estou vendo na internet que a maioria dos instrutores ensina que o protótipo tem que "sumir" para dar certo. Desde janeiro não dirijo, nem lembro mais como ele ensinou. Tentei comprar aulas extras mas não consegui, a auto escola só tem 2 instrutores e nunca tem horário disponível.. estou mto nervosa, por favor, me ajuda.
ResponderExcluirOla Caroline, então, como você mesma disse que dava certo do jeito que teu instrutor te ensinou, sugiro que você não mude agora, e que na ora em que aguard a o teste la no detran, que pergunye para o teu instrutor te orientar novamente sobre os passo a passo da tua baliza, já que não vai conseguir fazer aula, e te desejo sucesso e qualquer coisa comenta ai ta, que o que puder te ajudar, estarei ai. Abraço.
ResponderExcluirIsmar
Oi Ismar!!!
ResponderExcluirConsegui passar, fiquei confusa na hora de fazer a baliza no Detran mas Graças a Deus, deu tudo certo.
Gostaria de agradecer por esse lindo trabalho que você faz, esclarece dúvidas, nos ajuda a passar e principalmente auxilia na formação de bons condutores.
Muito bom mesmo.. estou indicando para minhas colegas da auto escola.
Obrigada!!!!
Att
Caroline
Olá Caroline, meus parabéns e fico agradecido por vir aqui compartilhar a sua conquista!
ExcluirFelicidades e sucesso na sua nova jornada.
Parabéns muito bom!!! tirei minhas dúvidas na saída da baliza !! Faço meu teste dia 25/03,agora mais segura de fazer baliza ! Abraços!
ResponderExcluirOlá Edna, obrigado pela visita e que bom que o post pode te ajudar, desejo sucesso no seu exame.
ExcluirOlá bom fiz o teste mas reprovei pois deixei o carro morrer duas vezes ... mas
Excluirdaqui 15 dias +ou- vou fazer de novo ! até abraços !
Olá Edna, que pena que não foi desta vez, mas não desista ou desanime que na próxima dará tudo certo.
ExcluirOiee vou fazer meu reteste dia 23/04 agora vai dar tudo certo!!!
ExcluirOlá Edna, que bom, desejo sucesso e que dê tudo certo, vá com calma e concentração que você vai conseguir!
ExcluirObrigadoooo!!!
ExcluirPoxa rodei d novo ... entrei errado na baliza ,quando consegui fazer ela acabou o tempo ... mas tudo bem vou fazer d novo não vou desistir nem que faça 1000 vezes !!!
ExcluirPoxa Edna, que pena que não deu certo, mas é isto aí, continue tentando que você irá conseguir, e tente se acalmar da próxima vez, pois a ansiedade é uma grande vilã na ora da prova, e qualquer coisa pergunte ai, abraço.
ExcluirObrigado !!! abraço!! :)
ExcluirOlá ,EU PASSEI hahahah feliz da vida !!! Muito obrigado pelas dicas !!! Dessa vez não errei nada !!!UHUUU Grande Abraço :)
ExcluirOlá Edna, meus parabéns pela sua aprovação, e muito grato por vir compartilhar aqui esta boa noticia, então agora é só continuar treinando e respeitando as normas e alcançar a sua definitiva e ser feliz, meus parabéns e sucesso.
ExcluirOlá. Como eu faço pra sair de perto do cone sem correr o risco de bater e também sem ficar longe do protótipo? Tipo, quando começa a baliza..
ResponderExcluirObrigada!
Valéria
Olá Valéria, esta sua dúvida é bem pertinente haja que na ora do teste é comum o examinador posicionar o carro bem ao lado do cone como você mesma citou.
ExcluirO que oriento aos meus aluno e agora para você é o seguinte:
1 - Que olhe o carro ante para ver qual é a real distância que ele está do cone e do protótipo, para saber o quanto afastar de um e aproximar do outro sem bater em qualquer um deles.
2 - Com o carro próximo ao cone, oriento que antes de movimentar o carro, que você vire o volante 1 volta para o lado direito e só então movimente o carro.
3 - Que vá andando devagar com o carro e observando pelo canto direito do parabrisa a aproximação do carro.
4 - e quando estiver +/- no meio da vaga, pare o carro para ir acertando o volante e a trajetória do carro para não bater a frente dele ou lateral no protótipo dianteiro.
Aí é só ir acertando o carro e andando pouco a pouco para não perder as outras medidas necessárias e manter a distância lateral que você precisa.
Espero que entenda, e qualquer dúvida é só perguntar.
Ismar.
Então,eu reprovei no meu primeiro teste. E acho que foi pq fiquei longe do protótipo. Aí eu entrei errado na vaga e me perdi toda. Resumindo, acabou meu tempo. Agora meu reteste é na próxima semana e estou com medo pois não peguei nenhuma aula antes do teste.
ExcluirVocê tem dicas para me dar? Não tem facebook para que possamos conversar? haha Obrigada!
Valéria
Olá Valéria, tudo bem?
ExcluirEntão, aconselho você a pegar algumas aula para dar mais uma treinada antes do teu teste, isto é muito importante viu! E se você quiser, pode me adicionar no google+ que nos falamos pelo talk de lá.
At Ismar
Ah, ok então!
ExcluirObrigada Ismar!
Abçs
Disponha, qualquer coisa pergunte aí.
Excluirolá, estou com problemas na baliza do detran de curitiba..... tenho medo de dar ré e bater no protótipo... Como faço pra sinalizar e saber que não vai bater? existe algum macete?
ResponderExcluirOlá, sobre esta sua dúvida é o seguinte, para não bater no protótipo atrás, o que precisa fazer é desenvolver noção de espaço pelo espelho retrovisor ou uma dica bem simples e bacana é, quando tiver que dar ré na dentro da vaga, você pode voltar olhando o para choque do protótipo do carro da frente e ande até o proporcional de espaço ser o equivalente à "2 ou 3 dedos da sua mão", e não passe disto que assim você terá espaço para sair na frente e não baterá atrás.
ExcluirQualquer coisa, pergunte aí.
Olá , boa noite me Angela sou de Cesário Lange interior de SP e gostaria de receber algumas dicas de baliza , fui reprovada no 1 exame,
ResponderExcluirOlá Angela, gostaria de saber se aí na sua cidade a baliza é feita em protótipo como mostra no post, e se tem algo em especifico que você gostaria de saber sobre a baliza.
ExcluirAguardo
Att.
Olá , adorei o site !
ResponderExcluirA baliza é mamão com açucar quando estou com o Sandero acerto de primeira , porém quando vou fazer o teste com celtra o carro fica fora da linha amarela, segundo o examinador é só começando de volta não tem como nem concertar . A minha duvida é em relação quando some o prototico , o Sandero some o protico já paro e da certo e do celtra sumiu o prototico paro também mas não dá certo, será que devo deixar sumir mas o prototico quando estou com o celtra pois o celtra é um carro pequeno ?
Se possível me ajudarem , Atenciosamente Patricia
Olá Patricia
ExcluirObrigado pela visita, e que bom que o blog foi útil a você.
E quanto ao que me passou, você está correta, o Celta é mais estreito que o Sandero mesmo, e o que você pensou de deixar o protótipo sumir um pouco mais no Celta, que vai dar certo sim, aí pode ir experimentando qual será a quantia necessária para isto, e pode ser que precise acertar o carro na vaga como esta ilustrada neste post, "no caso 1 dos possíveis erros", aí é só acertar o carro na vaga e pronto, e um cuidado importante é, cuidar para não subir no meio fio ou bater no protótipo.
Sucesso no seu treinamento e exame, e qualquer dúvida é só perguntar.
Meu problema é no passo 3 na hora de alinhar o pauzinho da frente no meio do volante. Alguns instrutores dizem que é só dar ré e ir virando ao mesmo tempo,até fiz isso na auto escola e deu certo mas na prova eu devia ter dado ré com o volante todo virado para esquerda. Os passos que fiz foram certos mas esse último é o pior.
ResponderExcluirLembro que uma vez na auto escola, só o toque do celular me distraiu e andei alguns centímetros a mais derrubando o pau de trás.
Olá Michel, a baliza feita com estes "pauzinhos" que chamamos de balizadores é bem difícil mesmo, mas pelo seu comentário, sabe bem o que fazer, e atrás fica pior ainda para ver, mas uma dica que posso te passar é, que vá parando o carro neste momento final para ir olhando bem os balizadores e o carro ´para não colidir.
ExcluirCaramba!!!! Que achado esse blog hein? Que achado!!!! Estou assinando já. Obrigado
ResponderExcluirObrigado pela visita e que seja útil o blog.
ExcluirOi sou a deborah ja reprovei 4 vezes nunca sai da balisa,to sendo motivo d piada na familia
ResponderExcluirOlá Deborah.
ExcluirReprovar não é legal, e ainda ter a família para ficar falando na cabeça é pior ainda, mas não permita que as brincadeiras atrapalhem você e seu aprendizado.
A baliza é uma manobra de puro raciocínio e concentração e o que está acontecendo com você pode ser o nervosismo na ora da prova, que atrapalha muitos candidatos, mas não se deixe vencer por isto, treine e tente aprender o máximo possível de detalhes como olhar, espelhos, o que fazer em tal situação, como trabalhar com o tempo, volante, trajetória do carro, e acima de tudo calma para fazer a coisa certa, e qualquer dúvida, é só perguntar aí que o que eu puder ajudar, o farei.
Sucesso.
Qual a distância entre um protótipo e o outro? Estou perguntando isso , pq tive a sensação do detran daqui de Salvador ser menor nos ultimos no dia da minha prova. Aqui é um galpão com 4 balizas as duas ultimas achei bem menor o espaço ou deve tre sido o nervoso que me diminuiu isso.
ResponderExcluirOlá, olha só, com base na resolução 168/04 do Contran, a vaga da baliza deve ter o tamanho do carro acrescido de 40%, ou seja, para um carro de 4mts a vaga deverá ser de 6mts, esta é a base, e estamos falando em carros como, celta, gol, Palio, uno e semelhantes. Mas é claro que na ora por estar em um ambiente fechado como você disse e pela pressão do exame, temos a sensação de a vaga ser menor mesmo.
ExcluirExcelente site!! Muita luz pra você, meu caro. Pode ter certeza que está ajudando muita gente! Abraço
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirolá tudo bem ? como posso resolver meu problema ,tenho a carteira a um certo tempo mas não tinha carro,comprei um agora, mas quando saiu na rua me da um pavor dirijo bem segundo quem anda comigo saio em avenidas br e prs, mas e medo e pavor junto comigo dirijo todo travado e duro no banco tensão total,poderiam me dar alguma dicas valeu!
ResponderExcluirOlá tudo bem!
ExcluirIsto que me relata é normal! O que precisa é entender que quem domina o carro é você! Esta dizendo que as pessoas que saem contigo, relatam que dirige bem! O que tem que fazer para perder este pavor? Relaxar e praticar. Tem a oportunidade, pegue o carro e dirija mesmo, tente respirar naturalmente, soltar o corpo, no inicio é difícil, mas com o tempo vai se soltando.
Se estiver muito inseguro, procure uma autoescola e faça algumas aulas de reciclagem, é assim que as chamamos, nelas você informa ao instrutor sobre seus medos e peça a ele para te levar as tais situações!
Cuide também com a postura com que dirige, pois ela também influencia em seu corpo, não fique muito ereto no banco e nem largadão, procure uma postura mais confortável para você e para uso dos comandos, isto é muito importante.
Entenda e aceite que, quem manda no carro é você e não ele, treine pois esta é a melhor solução e, qualquer dúvida é só perguntar!
Sucesso
amanhã farei meu reteste, reprovei por não ter deixado o carro alinhado corretamente, a parte de trás ficou fora da linha, estou com um pouco de medo de refazer, mas vendo essas dicas me deu mais confiança
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA! Minha instrutora saiu da autoescola e só depois de um mês que voltei (aulas antes do exame) fiquei sabendo disso, fiquei nervosa com o outro instrutor e quase chorei na frente dele hahaha ela me ensinou desse jeito
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita ao blog e, quanto ao seu treinamento, que bom que o seu novo instrutor ensinou assim a manobra para você.
ExcluirSucesso nas suas aulas
Olá, gostaria de saber se essas dicas também valem para baliza feita com uma montana.. Obrigado!
ResponderExcluirOla Jheniffer, serve em partes, pois o que muda aqui é, que na montana, você tem a caçamba que da diferença para usar o espelho interno, o 1 passo pode continuar fazendo, o 2 deve avançar um pouco mais, já o 3 pode fazer ou com o retrovisor esquerdo, alinhando a lateral do carro no farol direito do protótipo ou ainda usando a janela do passageiro até a lanterna do protótipo da frente chegar mais ou menos na metade da janela, e depois concluir a manobra, mas talvez seja necessário arrumar o carro na vaga, o que é normal.
ExcluirSucesso...
Olá, gostaria de saber se essas dicas também valem para baliza feita com uma montana.. Obrigado!
ResponderExcluirOlá, desculpe a demora em responder, mas, as dicas aqui não servem para este veículo por ele ter a carroceria diferente, mas serve como molde!
ExcluirBom Dia Ismar ! estou treinando para tirar minha carteira e suas dicas estão me ajudando muito . Sou do Rio de Janeiro. valeu !
ResponderExcluirObrigado por sua visita! Que bom que as dicas estão sendo úteis, sucesso!
Excluireu tenho duvida na hora de me aproximar do "pauzinho", de manter essa distância de 1 palmo. Tem hora que eu passo longe demais e outra muito perto. Como posso adquirir essa noção de espaço ?
ResponderExcluirObrigado pela visita, quanto a dúvida da aproximação, o que precisa fazer é treinar e também fazer a manobra de aproximação aos poucos, nunca ir de uma vez só, ande um pouco e analise se está aproximando o suficiente, muito ou pouco, nesta manobra precisa observação e cautela, pois o resultado final da manobra depende dela, ou também pode colidir e reprovar imediatamente, sugiro treinar esta manobra um pouco mais.
ExcluirQualquer dúvida é só perguntar.
Muito bem explicado,gostei de verdade.você também pode saber como fazer baliza passo a passo em simples passo,neste endereço --- > http://bit.ly/Euquerodirigir
ResponderExcluirOlá ismair Aragão eu vou fazer dia 26 novamente pois fiz reprovei na baliza,minha perna esquerda pulava tanto que não sei como e pq isso acontece, entrei na vaga na hora de ajeitar encostei no protótipo.
ResponderExcluirOlá, sucesso no seu próximo exame, quanto a esta situação da perna tremer, o que pode fazer é, esperar um pouco dentro do carro antes de começar a manobra, entre no veículo, arrume tudo o que precisa, repasse os itens que deve fazer na entrada e na saída da baliza, respire fundo e solte o ar, conte até dez, para aliviar a tensão e só inicie a manobra a hora que sentir segurança e se acalmar, o teste e o tempo só será cobrado a partir do momento que ligar e arrancar com o carro.
ExcluirSucesso e qualquer dúvida é só comentar, e não se esqueça de fazer mais umas aulas antes do teste!
Ola Ismair? Eu estou muito triste porque estou tentando me habilitar na categoria B e até agora ainda não consegui, estou indo para 4 vez e ainda não sai da baliza. Vi várias pessoas dizendo as mesmas coisas que eu sinto mas apesar da tua atenção para conosco estou com medo ainda.Será que e isso? Me ajude pois só tenho essa chance, pois 02/02 vence a LADV.o que eu não devo fazer nesse novo teste? Meu nome é Josenita e sou da cidade de Salvador, nunca dirigi e estou praticamente com 57 anos preciso dirigir mas com sabedoria e eficiência 💋
ResponderExcluirOlá Josenita, obrigado por sua visita! Quanto ao relatado por você, é normal, tive alunos que reprovaram 5, 6 vezes ou mais e hoje estam habilitados, agora, você comentou que quer dirigir com sabedoria e eficiência, o que é bacana da sua parte, mas talvez agora neste momento, o excesso de segurança pode estar impedindo você de se soltar e arriscar um pouco mais, e para não errar nas aulas, você se apega de mais aos comando do instrutor e na hora do exame, é só você e Deus, ai acaba por se atrapalhar.
ExcluirTente ser mas tranquila e tente não errar, mas se acontecer, tente entender o erro e não se punir por ele, o erro é aprendizado também! Quanto ao prazo do processo, se esgotar, pode fazer o reaproveitamento do processo, diminuindo muito os valores pagos e os exames e aulas que já fez, veja na sua escola o reaproveitamento, desejo sucesso e aprovação na sua habilitação e qualquer outra dúvida é só perguntar !
Mariana Cunha e minha filha ela já. Tem habilitação mas não. Dirige porque eu e meu marido ficamos com medo.
ResponderExcluirOlha, esta insegurança de pai e mãe é normal, mas devem deixar a filha treinar, o pai vai junto e num local tranquilo pra ela ir pegando melhor o jeito e o carro, pois muda muito a realidade do que é ensinado na autoescola, até porque lá já está com um carro com adesivos que identificam um aprendiz, com o carro próprio já não tem como saber se é uma pessoa experiente ou não, mas devem incentivar sim o treino dela!
ExcluirOla instrutor Ismar. Vou contar oque aconteceu cmg aqui no detran, em Curitiba. Reprovei na primeira porque na auto escola aprendi a alinhar o teto do carro com o teto do prototipo do retrovisor interno pra nao bater e me basiei nisso. Nao deu outra, bati no prototipo atras, pois a altura era diferente da auto escola. Da primeira vez fui mto tranquila, mas fui com pressa com medo do tempo acabar e reprovei. Remarquei o teste, peguei mais uma aula na auto escola, porem segui as SUAS DICAS. Olhei no retrovisor esquerdo para nao bater e completei a baliza UFA. Na rua fui mto bem, apesar de serem 2 examinadores comigo e somente eu de aluna. Oque contribui muito é como vc demonstra que realmente aprendeu e sabe fazer. Fiz o teste hoje e fui aprovada. Gente, peçam a Deus paciencia e tranquilidade, pois so ele sabe de todas as coisas. E obrigada instrutor Ismar pelas otimas dicas, tenho certeza que ajuda muita gente.
ResponderExcluirOlá Amanda, obrigado por sua visita e por compartilhar sua experiência, meus parabéns por sua aprovação, agora é só tomar cuidado e treinar com muita responsabilidade, que Deus abençoe sua nova jornada de condutora, e como você mesmo disse, Ele sabe de todas as coisas, felicidades e sucesso na sua vida...
ExcluirBoa noite! Gostaria de compartilhar minha experiência aqui. Quando comecei a fazer as aulas, estava muito confiante na baliza. No entanto, quando fui fazer o teste, o pneu traseiro ficou fora da faixa, o que é muito complicado de arrumar. Notei aí que estava alinhando de forma errada o carro. Comecei uma busca pela internet para ver se conseguia dicas de como fazer isso de uma forma correta, já que a essas alturas, encontrava-me desanimada e quase sem condições financeiras para dar continuidade no processo. Não encontrei conteúdo esclarecedor, pois os protótipos aqui do Paraná são diferentes, e fiz em um Celta, então precisa de dicas específicas. Foi então que descobri este Blog. E vi aquela dica de como ajustar o espelho interno. Comecei a colocar isso em prática. Isso me levou a passar no teste.
ResponderExcluirSou muito agradecida por existirem pessoas que compartilhem com o próximo sua sabedoria. Parabéns pelo Blog. Como me ajudou, acredito que ajudará muita gente. Obrigada pela dica. A todos que estão na luta: não desistam! Abraço.
Obrigado por prestigiar o blog e fico muito feliz em saber que o conteúdo postado aqui lhe foi útil, o que me incentiva a produzir mais e, em breve estaremos com novas postagens e dicas, parabéns e felicidades por sua aprovação, use sua habilitação e conduza com sabedoria, que Deus abençoe sua nova jornada, e te desejo todo sucesso...
ExcluirPS. Olhem que coisa interessante: logo que publiquei meu comentário, vi o da Amanda Sousa. Pelo que ela escreveu, fizemos a prova no mesmo dia, fomos aprovadas e estávamos com a mesma dúvida. O Blog realmente está acolhendo as pessoas.
ResponderExcluirNovamente, agradecimentos!
Obrigado por compartilhar conosco!
ExcluirFelicidades...
Possivelmente tenha sido no mesmo dia. Obrigada novamente instrutor.
ExcluirOlá Ismar, Parabéns pelo blog!. Acredito que, se você pudesse fazer um breve vídeo e/ou umas fotos um pouco melhoradas dos seguintes pontos que acho que são as principais dúvidas dos alunos: -(1)Coluna do carro com coluna do protótipo (visão do motorista),- (2) Volante todo para a direita...O momento certo de parar o carro com base no retrovisor interno, (a foto mostrada está um tanto clara demais) o protótipo deve sumir apenas, ou sumir e “mais um pouquinho para trás” como pregam alguns instrutores? Será que este mais um pouquinho seria para poder ver se formou um ângulo da quina do farol traseiro (lado passageiro) com o meio fio?-(3) Entrar e sair de primeira, isso é bom, mas a dúvida “ sem bater o pneu no meio fio ou tem de bater o pneu traseiro no meio fio”? (4) Já dentro da vaga, ao dar a ré pode se basear pelo parabrisa ficar no para choque do protótipo da frente? Por último mais umas dicas na hora de estacionar na rua rente ao meio fio na hora do examinador pedir para estacionar, qual marcha usar?. Obrigada e continue sempre ajudando as pessoas em suas principais dúvidas. Att/Laura
ResponderExcluirEsse ta é muito dificil
ResponderExcluirMás vamos lá rsrs
É só uma questão de treino, a explicação é terrível, mas na prática é bem mais simples!
ExcluirTenho uma duvida quando vou estacionar em vagas na rua....Qual o tamanho da vaga em relação ao meu carro?(tipo ,quanto maior a vaga deve ser para eu conseguir fazer uma baliza correta)
ResponderExcluirOlá Paulo, esta questão de espaço é muito relativa, se tem 50 centímetros a mais que seu carro, já é possível fazer a baliza, porém, com algumas manobras, o interessante é treinar sempre que possível, a baliza é algo que requer treinamento constante, e todo tipo de manobra que faz no dia-a-dia, te ajuda a ter mais noção de espaço, também é interessante saber ver o espaço da vaga em proporção ao seu carro, tipo,pare mais ou menos alinhado com a vaga e veja se ela é maior que seu carro, se for, só manobrar, se não for, desista e procure outra! Rs, infelizmente é assim que funciona.
ExcluirSucesso e, qualquer dúvida é só perguntar!
Obrigado por responder :D Verdade mesmo...é tudo questão de treino e umas manobras a mais ou a menos kkkk tenho que treinar mesmo...Esse sempre foi meu maior desafio ...Obrigado novamente e fica com Deus.
ExcluirValeu, este desafio não é só seu,todos nós temos, cada caso é um caso na hora de fazer uma baliza, nunca é igual uma da outra, mas aos poucos, pega-se o jeito, sucesso!
ExcluirQuero compartilhar este testemunho incrível para o mundo inteiro como dr otutu trouxe de volta o meu marido beacuse i nunca acreditam no amor feitiço. Meu marido eu e os nossos dois filhos em 4 de agosto esquerda para assistir olímpico no Brasil, quando ele chegou lá ele costumava me chamar, mas de repente ele parar de chamar mesmo se eu chamei ele não vai pegar minhas ligações i continuou chamando até que um dia fiel que i chamado, foi uma senhora que pegou a chamada ela me disse para parar de chamar seu marido senti vontade de correr louco, porque eu amo meu marido, então much.when i chamou o outro dia o telefone não estava passando por eu estava pensando que ele virá de volta após os Jogos Olímpicos de que ele não volte atrás eu estava muito confuso e eu fui para a internet para procurar ajuda espiritual, que estava lá eu vi uma mulher que testemunhou-lhe esta grande médico trouxe de volta o marido que a deixou por mais de 6 anos dentro de três dias, ela disse que se alguém tem problema semelhante que ele ou ela deve contactar o médico também para a ajuda que estava lá eu decidi dar-lhe uma tentativa. i contactou o grande médico e ele me disse o que fazer que meu marido vai voltar dentro de 48 horas, quando sou feito com o que ele me pedir para fazer, eu fiz isso e eu estava esperando que a magia se manifestar surprisely, no dia seguinte eu tinha i bater na porta e eu abri era meu marido ele se ajoelhou implorando-me a perdoar-lhe que ele não sabia o que veio sobre ele. Estou muito feliz hoje que o meu marido está de volta para casa todos agradecimento vai para o grande médico i continuará a compartilhar este testemunho ao mundo inteiro porque eu nunca acreditei que você pode restaurar a minha alegria de volta. Por favor, se alguém tem problema de contato semelhante ao grande médico para obter ajuda é real através de e-mail é drotutuhealinghome@hotmail.com ou você também pode WhatsApp ele através de seu número de telefone +2349051417394
ResponderExcluirBom dia!!
ResponderExcluirMinha mãe esta tirando habilitação e ela se atrapalha na hora de trocar de marcha.Ela me pediu para escrever para ela não esquecer...
Mas como já faz um bom tempo que dirijo,tenho medo de esquecer detalhes que para mim não tem importância escrever.Tipo pisar na embreagem para trocar de marcha...rsrsrsrs
E lendo a explicação acima percebo que esse detalhe não é só eu que esqueço de pronunciar.
Tem como mandar uma explicação assim bem detalhada,é aonde ela mais se perde.Ela tenta trocar de marcha sem pisar na embreagem.
E-mail contato.rosysilva@hotmail.com
Att
Como saber se a roda do carro está alinhado dentro da baliza.Tenho muitas dúvidas
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à sua dúvida, vou te passar as possíveis situações, pois não me passou muito bem a sua dúvida.
Se ficar desalinhado a roda da frente, pode ser apenas o alinhamento do volante,aí você faz o seguinte, vire todo o volante para um lado qualquer e, se for hidráulico, basta desvirar uma volta e meia, já a direção manual, precisa desvirar duas voltas.
Caso o problema seja o desalinhamento do pneu fora da faixa, sendo o pneu dianteiro, você vai ver que a frente do carro vai ficar torcida, ou para direita ou esquerda, aí vai ter que fazer manobras. E esta mesma situação serve para a roda traseira, se ficar desalinhada, você vai ver pelos retrovisores o desalinhamento do carro, neste último caso, você vai precisar tirar o carro da vaga e fazer a manobra toda novamente.
Espero que sejam estas as sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar, sucesso!
OI Ismar, estou começando minhas aulas práticas no carro, em minha cidade é num uno. Mas meu medo de dirigir está atrapalhando muito muito, principalmente quando é marcha ré, tenho dificuldade em ver o tal pauzinho que fica atrás do carro. Gostaria de perder esse medo.
ResponderExcluiroi Ismar, como faço para deixar o protótipo contado certo para fazer a baliza.tem passos contados ou o tamanho do carro .como faço?
ResponderExcluirOlá, a medida certa é de 6 mts entre os protótipos, ou seja, 6 passo largos aproximadamente, a resolução 168 dita em 40% do volume do veículo, espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!
Excluiroi Ismar estou tao desapontada me increvi numa autoescola por ser amiga de um instrutor e ele me insetivar mas aconteceu que paguei tudo ena hora de pegar as aulas como instrutor a dona da auto escola mandou as funcionarias mentir pra mim quae o instrutor que eu tinha escolhido nao dava mais aula de carro, briguei mas nao adiantou aceitei outro instrutor so deu ba minha cabeça pois fui reprovada por coisa que ele naome ensinou, se acredita que eu queria as 5 aulas a noite e ele me deu souma e me falou que nao precisava de aulas a noite e nem a biometria da noite eu fiz,quero saber se no reteste tenho direito de mudar de altoescola
ResponderExcluirQue triste esta situação, realmente tem muita escila que engana seus alunos, só se preocupam com o dinheiro deles infelizmente! Mas você pode sim mudar de escola, basta você procurar outra de sua confiança e que ela tenha credibilidade e fazer a transferência, ou você pode ir no detran para fazer isso também, sucesso na sua decisão e escolha, qualquer dúvida é só perguntar!
ResponderExcluirAgradeço pelo material que você deixou disponivel para impressão.O meu desafio é que não consigo entender pq tem hora que o volante tem que ficar p/ esquerda e a seta para direita?Consigo deixar o carro nos dois pontos sem problemas, mas tenho que ter auxilio de alguém quanto a posição do volante e seta.Muito obrigada por tudo.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio!
ExcluirQuanto à sua duvida entre volante e sinalização, funciona assim:
A manobra de baliza é feita para o lado direito, e está aí o responsável pesa seta, indempendente do que você faça com o volante, terá que colocar o carro do lado direito e por esse motivo só deve sinalizar nesta direção, e a finalidade reforçando é estacionar do lado direito, do mesmo jeito a saída, ela será pela esquerda e você só deve fazer essa sinalização, ou seja, independente do que faça com o volante, o que importa é para onde o carro vai!
Espero que essas informações possam sanar sua dúvida e qualquer coisa é só perguntar, sucesso no seu aprendizado!
Ola eu fiz reprovei na prova do detran so por um pequeno erro no final de alinhar na faixa o peneu da frente ficou em cima eo de traz ficou um dedo fora mais o carro ficou sertinho na vaga e eles ja mandaram eu decer ai eu acho na minha opinião acho que eles deveria ajudar a gente porque o mais importante é dirigir do que estacionar so acho porque com o tempo a gente aprende melhor do que eles encina
ResponderExcluirOla, parabens pelo seu Blog, tem contribuido muito para esclarecer tantas duvidas. Minha duvida e sobre qual a altura da baliza para exame de onibus? Obrigada
ResponderExcluirOlá, obrigado pelo prestígio! A baliza é com espaço de 40% a mais que o tamanho do veículo, a altura aqui no Paraná não tem, é a ceu aberto, e o espaço tem 2 balizadores, 1 na parte da frente e outro atrás!
ExcluirBoa noite eu tenho muita dificuldade na hora de fazer a baliza .eu começo a suar frio e acabo esquecendo tudo da um branco .me ajuda
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio!
ExcluirQuanto ao relatado, procure oganizar a manobra em sua mente que mesmo na hora do exame não vai esquecer, exemplo:
Baliza
1: entrada na vaga.
Todos os itens e cuidados que deve ter, 1 a 1!
2: dentro da vaga.
Tudo o que deve observar para finalizar a parada na vaga.
3: sair da vaga.
Todos os cuidados e regras para retirar o carro da vaga.
Fazendo assim vai ter mas garantias de não esquecer a ma obra, procure relaxar e ter calma também, um exercício de respiração vai ajudar durante a prova! Espero que ajude e qualquer dúvida é só perguntar, sucesso em seu exame e na aprovação!