Para começar a falar sobre este assunto, vamos conheçer as versões de comandos dos carros que temos, são os carros AUTOMÁTICOS e os MECÂNICOS.
Este é o modelo básico de um câmbio manual, onde o condutor é responsável por realizar as mudanças de marcha que o carro precisar. Neste modelo nós temos 5 marchas que levaram o carro para a frente, e a marcha a ré, agora observe o desenho esquemático que tem na alavanca, ele indica a forma com que devemos movimentar a alavanca para fazermos a marcha que desejarmos, e no centro onde tem este formato ------- é o ponto morto.
Para que servem as marchas do carro? Elas tem a finalidade de fazer o carro desenvolver uma velocidade maior ou menor, de acordo com o que o motorista precisar, ai temos a seguinte situação, a 1ª marcha é uma marcha que tem mais força, e a 5ª é uma marcha que tem maior velocidade.
Para deixar um pouco mais claro, vamos pensar da seguinte forma:
1ª Marcha - Tem 80% de força para poder colocar o carro em movimento e 20% de velocidade para mudar de marcha.
2ª Marcha - Tem 60% de força para manter o movimento e 40% de velocidade para mudar de marcha.
3ª Marcha - Tem 40% de força e 60% de velocidade para mudar de marcha.
4ª Marcha - Tem 20% de força e 80% de velocidade para mudar de marcha.
5ª Marcha - Tem 100% de velocidade e só serve para correr.
RÉ - Serve apenas para realizar manobras.
Conforme o observado acima, podemos notar que as marchas são responsáveis por fazer o carro correr ou ter força para enfrentar uma situação, como por exemplo, em uma subida, o carro precisará de mais força ou velocidade para passar por aquele trajeto? resposta: FORÇA - esta pode ser proporcional ao tipo de subida e o que o motorista observar que a marcha aguenta. Em uma descida, é feito o oposto e pronto. Então, quando você for dirigir um carro, lembre-se desta dica, de acordo com o que vai fazer, tem uma marcha a ser usada.
Este é o modelo básico de um câmbio manual, onde o condutor é responsável por realizar as mudanças de marcha que o carro precisar. Neste modelo nós temos 5 marchas que levaram o carro para a frente, e a marcha a ré, agora observe o desenho esquemático que tem na alavanca, ele indica a forma com que devemos movimentar a alavanca para fazermos a marcha que desejarmos, e no centro onde tem este formato ------- é o ponto morto.
Para que servem as marchas do carro? Elas tem a finalidade de fazer o carro desenvolver uma velocidade maior ou menor, de acordo com o que o motorista precisar, ai temos a seguinte situação, a 1ª marcha é uma marcha que tem mais força, e a 5ª é uma marcha que tem maior velocidade.
Para deixar um pouco mais claro, vamos pensar da seguinte forma:
1ª Marcha - Tem 80% de força para poder colocar o carro em movimento e 20% de velocidade para mudar de marcha.
2ª Marcha - Tem 60% de força para manter o movimento e 40% de velocidade para mudar de marcha.
3ª Marcha - Tem 40% de força e 60% de velocidade para mudar de marcha.
4ª Marcha - Tem 20% de força e 80% de velocidade para mudar de marcha.
5ª Marcha - Tem 100% de velocidade e só serve para correr.
RÉ - Serve apenas para realizar manobras.
Conforme o observado acima, podemos notar que as marchas são responsáveis por fazer o carro correr ou ter força para enfrentar uma situação, como por exemplo, em uma subida, o carro precisará de mais força ou velocidade para passar por aquele trajeto? resposta: FORÇA - esta pode ser proporcional ao tipo de subida e o que o motorista observar que a marcha aguenta. Em uma descida, é feito o oposto e pronto. Então, quando você for dirigir um carro, lembre-se desta dica, de acordo com o que vai fazer, tem uma marcha a ser usada.
No modelo MECÂNICO, que as trocas de marcha são realizadas pelo condutor, teremos os seguintes pedais na sua devida ordem:
1 = EMBREAGEM: deve ser acionada com o PÉ ESQUERDO sempre que o condutor for arrancar com o carro, trocar de marcha ou parar o carro.
2 = FREIO: deverá ser acionado com o PÉ DIREITO de forma moderada ou de acordo com a necessidade, este pedal controlará a velocidade das rodas do carro.
3 = ACELERADOR: é utilizado com o PÉ DIREITO e servirá para aumentar a rotação do motor e fazer o carro andar mais rápido, mas a velocidade de deslocamento dependerá da marcha que você estiver usando.
Comandos de carro manual |
Para arrancar com o carro, é necessário seguir o seguinte passo:
1 - Pisar na EMBREAGEM e engatar a 1ª Marcha.
2 - Pisar no FREIO e liberar o freio de mão, e depois liberar o freio do pé novamente.
3 - Liberar a EMBREAGEM de forma gradativa e ir acelerado de forma suave até o carro entrar em movimento, e tirar todo o pé da embreagem e só acelerar, e seguir o procedimento à seguir.
* Assim sendo, toda vez que a pessoa vai realizar uma TROCA DE MARCHA, deverá proceder da seguinte forma:
1 - Pare de ACELERAR;
2 - Pise até o fundo no pedal da EMBREAGEM;
3 - Realize a MUDANÇA da Marcha;
4 - Retire o pé da EMBREAGEM com cuidado, e volte a ACELERAR.
*** Repita este processo sepre que for mudar de marcha.
Este é um dos vários modelos de câmbio automático que temos.
No modelo AUTOMÁTICO, as trocas de marchas ocorrem no mesmo processo explicado anteriormente, porém é o carro que fará tudo de forma autônoma e sem interferência do motorista, com exceção da marcha RÉ.
No carro AUTOMÁTICO, existe apenas 2 pedais que são:
1= FREIO: que deverá ser utilizado com o PÉ DIREITO, para diminuir a velocidade das rodas.
2= ACELERADOR: que deverá ser utilizado com o PÉ DIREITO, e servirá para aumentar o giro do motor, fazendo assim com que o carro troque de marcha automaticamente.
Comandos de carro automático |
Os carros automáticos são mais confortáveis e fáceis de conduzir, pois a responsabilidade da troca de marcha é toda do carro, tornando assim um ótimo veículo para que vai permanecer dirigindo por muito tempo no trânsito.
caramba,mais que demais este site,hein?!QUE SORTE eu tê-lo achado!muito bom!
ResponderExcluirObrigado e espero que te ajude muito.
Excluirboa tarde , pode por favor colocar pra mim como faz as marchas tipo 1 pro lado e para frente sempre me engano
ExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à sua dúvida, os passos básicos para entender as marchas é:
marchas ímpares = alavanca para frente
Marchas pares = alavanca para trás
Marcha ré = deve desengrenar o veículo para faze-la.
O próximo passo é os movimentos da alavanca:
1° e 2° = alavanca para o lado e frente/atrás
3° = desengre e empure a frente a alavanca
4° = alavanca para trás
5° = desengrena, empurra para o lado e para frente.
Espero que seja esta a sua dúvida, e que essa orientação possa te ajudar, qualquer coisa é só perguntar!
Ótimas dicas... já conclui que meu futuro carro será de câmbio automático, pois minha maior briga está sendo nesta hora...rsrsrs Mto grata me ajudou bastante.
ResponderExcluirObrigado , que bom que foi útil a você! Esta parte de transmissão não é fácil não, mas boa escolha do câmbio automático, mas mantenha-se sempre dirigindo o manual para não perder a prática, abraço e boa sorte!
ExcluirMuito bom mesmo esse site... Curti e recomendo. Esclareceu mtas duvidas e creio q vai continuar esclarecendo. rs Vlw msm. Abraços.
ResponderExcluirParabéns! Desde agradeço por sua contribuição em ajudar motoristas que teem um pouco de dificuldade e insegurança quanto as marchas.Estou aprendendo bastante com suas explicações.
ResponderExcluirOlá, estou tirando a carta agora e minha briga é com a embreagem...sempre ela! sem contar q fico mto nervosa qdo pega transito e aquele pára e anda acabam comigo!!! com certeza vou quer o automático pra facilitar minha vida!!
ResponderExcluirEstou gostando muito deste blog, ajuda muito!!
Obrigada
Cida/ São Paulo
Olá Cida, que bom poder ajudar, sem dúvidas, para o trânsito pesado de São Paulo o melhor mesmo é o automático, pois fica muito mais confortável dirigir, um abraço.
ExcluirOLÁ, MUITO BOM ESTE SITE, ESTÁ ME AJUDANDO MUITO, SUAS EXPLICAÇÕES SÃO ÓTIMAS.
ResponderExcluirOla Márcia, seja bem vinda, que bom poder ajuda, e boa sorte em sua nova jornada! Abraço.
ExcluirNossa esse blog tem me ajudado de uma maneira incrível. Estou tendo dificuldades em manter a calma, fico muito tensa quando sento no banco do motorista mas com fé em Deus vai da certo. Abraços e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirObrigado pela visita e que bom poder ajudar!
ExcluirNossa,eu nem comecei engatinhar no assunto...mas acho que essas dicas vão me ajudar muito!
ResponderExcluirObrigado pela visita e que bom poder ajudar!
ExcluirOlá Ismar, cara parabéns pelo site! Ainda não entrei na autoescola, mas pretendo iniciar ainda este ano, estou estudando o máximo de teoria que posso para iniciar as aulas já com confiança.
ResponderExcluirObrigada! Abraços!
Olá Vauclesia Santana, obrigado pela visita, e sucesso na sua tomada de decisão.
ExcluirAdorei o blog!!Caiu do céu pra mim, já que esse negócio de marcha está me aterrorizando!Tenho certeza que na aula de amanhã vou estar muito mais calma, agora que esses conceitos estão claros na minha mente.Muito obrigada!
ResponderExcluirOlá Lilian, que bom poder ajudar e sucesso na suas aulas.
Excluirmuito legal esse blog.parabéns pelas informações
ResponderExcluirAmanda.
ResponderExcluirOi tudo bem achei legal o seu blog queria mais dicas de como passar na prova do Detran pois eu reprovei na baliza espero que dessa vez eu passe.
Ola Amanda, tudo bem? Então, o que especificamente você deseja sobre a baliza, tem uns arquivos aqui que te aconselho a ler, que são:
ExcluirBaliza - Passo a passo - Dezembro 2012.
Dicas para exame prático - Setembro 2013.
Veja e qualquer coisa, deixe um recado.
Iniciei hoje minhas aulas de direção,e pesquisando mais na internet algo que possa me ajudar,achei o seu blog e recomendo,parabéns!
ResponderExcluirQue bom poder ajudar. Sucesso na sua nova jornada.
Excluirgostei muito das dicas
ResponderExcluirEste site é fabuloso, pois farei prova de trânsito do detran dia 8/05/2014 estou muito ansiosa,e as dicas de vcs estão perfeitas para meu direcionamento. Obrigada
ResponderExcluirQue bom poder ajudar e obrigado pela visita.
ExcluirAinda estou com um pouco de dificuldade na baliza, as quantidades de voltas que tenho que dar no volante e em quais situações devo dar todas as voltas e só duas voltas. Se vcs puderem esclarecer essas dúvidas até mesmo com desenhos desse processo agradeço.
ResponderExcluirOlá Maria da Conceição!
ExcluirEntão, você pode estar dando uma olhada neste post: http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/12/baliza-passo-passo.html que ele pode te ajudar e se não for o suficiente, me procure.
Que aula excelente!
ResponderExcluirObrigado pela visita, e espero que as informações contidas aqui te seja útil.
Excluirolá fiz o meu simulado hoj, mas na hora de sair com o carro, nas paradas obrigatórias estava deixando o carro morrer toda hora!! estou super nervosa pra fazer a prova. oque eu faço?
ResponderExcluirOlá Thais
ExcluirEntão, no simulado você já sentiu esta pressão, tire o positivo dela, e não fique preocupada por ter deixado o carro morrer muitas vezes, pense que este é um cuidado que precisará ter, e quanto a ajudas, a primeira que te passo é fazer aulas, pois o treinamento é a melhor opção, e se o teste for demorar, procure fazer ao menos 1 aula por semana, e próximo ao teste, faça algumas mais, e outra ajuda é controlar as emoções, pois durante o teste, o candidato tende a querer fazer rápido para terminar logo, e isto faz com que ele erre mais.
Lembre-se que o teste inicia quando o examinador te solicita para assumir a direção, e só acaba quando ele pede para você sair da mesma. E esta é outra ajuda, controle as emoções que é a parte mais difícil, mas sabendo que o teste é controlado o tempo por ele, você poderá ficar mais tranquila e fazer tudo com calma, procurando ser e ter habilidade o melhor possível, e não se preocupe com a agilidade, pois ela te induz ao erro, e quanto ao carro, para não morrer tanto, faça "amizade" com a embreagem e não tenha pressa em se livrar dela, faça isto no momento que não tenha mais risco do carro morrer.
Outra ajuda importante é respirar, pois a respiração reprimida por causa da palavra "avaliação", faz com que o cérebro não funcione direito, então respire normalmente que terá auto controle e calma para pensar e executar tudo o que for necessário durante o teste.
Que estas informações te seja útil e qualquer dúvida é só perguntar, e sucesso na sua jornada.
Oi tenho carta de habilitação a anos e até hoje não consigo dirigir.Tenho dificuldade com carro manual.Nunca dirigi carro automático mas tenho vontade.Tem pessoas que falam que carro automático é muito caro seguro e manutenção.O que eu faço?
ResponderExcluirOla, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto as sua dúvidas, o seguro ser mais caro do carro automático, não sei informar, agora, quanto a manutenção, há sim uma diferença de valores realmente,porém a durabilidade da maquina vai depender de você, e da falta de prática em dirigir, você pode procurar uma autoescola ou empresa que presta treinamento para habilitados e fazer algumas aulas de reciclagem, qualquer autoescola presta este tipo de serviço, qualquer dúvida é só perguntar.
Obrigado pelas dicas, parabéns!
ResponderExcluirObrigado e sucesso!
ExcluirEstou com dificuldade nos pedais e ja estou na setima aula o que fazer para gravar td pedais e embreagem
ResponderExcluirObrigado pela visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, precisa aprender que, dos 3 pedais que tem para usar, o freio e o acelerador será sempre com o pé direito e a embreagem só com o pé esquerdo, também pode fazer assim, usar um tênis com cadarço para as aulas práticas, aí você amarra mais apertado o cadarço do pé esquerdo, e também pode fazer treinos em casa da seguinte forma,um par de calçado, que será freio e acelerador e um calçado diferente para ser a embreagem, coloque-os no chão e sentada em um cadeira, você vai treinando a sequência para memorizar e aprender.
Espero que estas dicas te ajudem, qualquer coisa é só comentar, sucesso no seu aprendizado!
Muito boa essa diga já estou na oitava aula e me sinto muito insegura com os pedais.Espero que isso me ajude na aula de amanhã.
ResponderExcluirObrigado pela visita!
ExcluirEspero que ajude mesmo, se quiser e puder comentar se ajudou ou não, será um prazer saber! Sucesso na sua aula e aprendizado.
Hoje no meu primeiro dia no simulador não consegui sair do lugar deixava o carro morrer não gravei muito bem ainda as funções de cada coisa a troca de marcha tá me matando.... Amanhã vou de novo oq faço?
ResponderExcluirOlá Jéssica, obrigado pela visita, quanto a sua dúvida, procure manter a calma e a concentração, evite cobrança em excesso da sua parte, peça ao instrutor para te explicar melhor tudo o que tiver dúvidas ou que não tenha entendido direito, não se preocupe em errar,pois você está lá para aprender e o instrutor para te ensinar, tente ficar com o corpo mais relaxado, sem endurecer os músculos pois assim você terá mais controle e facilidade para manusear os comandos, e pode assistir este vídeo que acredito que possa te ajudar também : https://www.youtube.com/watch?v=lHbtAyo8Obw
ResponderExcluirTenha uma boa aula e me conte se estas dicas te ajudaram, sucesso e boas aulas.
Excelente explicação, dicas incríveis. Conseguir tirar minhas dúvidas e o melhor, de forma clara e sem confusão.
ResponderExcluirParabém pela iniciativa !!
Obrigado e sucesso!
ExcluirMUITO OBRIGADA POR EXISTIR,VOU APRENDER MUITO MAIS.
ResponderExcluirQue bom poder ajudar!
ExcluirAmigo ainda tenho um pouco de dificuldade para realizar a conversão a direita por favor me dar umas dicas. Vou fazer a prova prática em setembro.
ResponderExcluirEntão, o que precisa fazer é treinar mais o que tem dificuldade. Para dicas, procure fazer a curva, contornando a guia, virando o volante gradativamente. Você vai virando e parando o volante, repetindo esse movimento e, ao perceber que o carro está alinhando vom a outra via, começe a desvirar, vou providenciar um vídeo explicando melhor!
ExcluirQualquer dúvida é só perguntar!
kkkkkkk usando porcentagem para mudar marcha é foda, se meu carro vai até 200km/h sendo só posso trocar a 20% da velocidade total então a primeira marcha ira até 40km/h e a segunda até 80km/h. MDS não confunda velocida com porcentagem, a primeira marcha vai até 20km/h a terceira até 40km/h.
ResponderExcluirEntão amigo, a idéia da porcentagem aqui é só para compreensão, quem está começando a dirigir, não tem a mínima noção de como as marchas funcionam, principalmente nesta relação de força e velocidade, sendo assim, fica mais fácil de orientar pela porcentagem, pois se for falar que a primeira marcha tem muita força e pouquíssima velocidade, você não vai encontrar palavras para dar exemplo em todas as marchas, e desta forma sim.
ExcluirSucesso!
Na subida, só usa a primeira marcha ou pode jogar de segunda?
ExcluirTudo vai depender das circunstâncias, pode ser em primeira se for muito ingreme e estiver colocando o carro em movimento, também pode ser em segunda ou terceira se já está com uma certa velocidade no carro e a inclinação da subida permite, não tem uma regra específica, tudo vai depender da situação!
Excluiroi vou fazer minha prova quarta feira e estou preocupada com a parada nas lombas não tenho muito controle na embreagem,a auto escola me deu um palio no primeiro dia e no segundo dia um uno wei zerinho então,naõ consegui me adaptar como faço pra me tranquilizar e realizar uma boa porva e tirar minha carteira.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto a esta situação, o teste em si já nus dá muita pressão, lá na ora procure conversar sobre outros assuntos não voltados ao exame, não fique olhando e se sobrecarregando de cargas negativas dos outros, procure trabalhar a respiração antes da prova, ela oxigena o cérebro e ajuda a relaxar e pensar, e algo importante para seu teste é, dividi-lo em partes, se começar com a baliza, esqueça a parte da rua e concentre-se nela, divida a manobra em entrada e saída e quais procedimentos deve seguir na entrada e depois os de saída, ao entrar no carro para início do teste, não tenha pressa, repasse mentalmente o que fazer, depois se arrume no carro e só então inicie a prova, esse é um tempinho que te acalma.
ExcluirO mesno procedimento deve ser usado na parte de rua, evite conversar com o examinador, responda apenas as perguntas se ele fizer, vai narrando tudo o que precisa executar mentalmente, assim não esquece de nada, e quanto a lombada, fazendo esse processo de narrar, vai lembrar dos cuidados e vai fazer certo, o mesmo para a embreagem, e se possível, procure fazer aula hoje com o carro que vai usar amanhã, vai ajudar, desejo sucesso amanhã para você e se quiser e puder contar do teste, fique a vontade!
Gostei de montão da loja de carros multimarcas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPreciso conhecer esse multimarcas de pertinho. Parabéns!!
ResponderExcluirAmei!!! os carros multimarcas sp. Eu querooo!!
ResponderExcluirAmei!!! os carros multimarcas sp. Eu querooo!!
ResponderExcluirQue bom encontrar pessoas que gostam de ajudar a quem precisa de umas dicas.
ResponderExcluirQue Deus abençoe e que tenha sussesso em sua carreira que exerce no momento.
Olá, gostaria muito de saber qual é o modelo de carro que tem pedais (pedaleira) iguais ao da foto de comando manual que você postou.
ResponderExcluirObrigada
Olá, obrigado por sua visita e prestígio, quanto a estes modelos de pedais, você encontra eles para comprar em lojas de acessórios, autopeças ou até no mercado livre e instala nos pedais de seu carro!
Excluir