Você sabe identificar o tipo de via que está trafegando pelas faixas pintadas no chão?
Como saber se uma rua que você está trafegando ou irá trafegar, tem sentido único ou duplo de circulação de veículos?
Estas perguntas são muito importantes pra quem vai dirigir, pois o trafego na contra-mão de direção é resultante em multa de trânsito.Transitar na contramão em ruas com sentido único de circulação - Multa de R$ 191,54.e 7 Pontos no Prontuario, Transitar pela contramão em via de sentido duplo - Multa de R$127,69 e 5 Pontos no prontuario, ou acidente, e veremos aqui como identificar o tipo de via em que estamos ou vamos trafegar.
Existem duas cores que identificam os tipos de vias, que são elas, AMARELA e BRANCA.
As vias de Sentido Duplo de Circulação, são identificadas pelas faixas amarelas, direcionando os veículos no sentido de vai e vêm, como mostra a figura abaixo.
Esta faixa abaixo é chamada de Faixa Continua Dupla, ou Linha Longitudinal Dupla, que indica que é proibido a realização de ultrapassagem dos veículos de ambos os sentidos.
Este modelo abaixo é muito comum de vermos, ele significa que o carro que trafega do lado tracejado pode realizar ultrapassagem, e o que está do lado continuo não pode fazer a manobra de ultrapassagem, isto é comum em subidas.
A Faixas BRANCAS indicam que a via têm Sentido Único de Circulação e isto servirá de base para a direção que deverá tomar, poderá ser usado como referência os veículos estacionados ou as placas colocadas na lateral da via, placas que você as vê de fundos, é sinal de trafego na contramão.
As Faixas Brancas seccionadas, tracejadas ou pontilhadas, como mostra a figura abaixo, indicam que o motorista poderá realizar a mudança de pista de circulação, indo da direita para a esquerda, ou vice-versa, e é claro, sinalizando esta manobra também.
No caso de a Faixa Branca ser do tipo Continua, esta realização de troca de pista é proibida, normalmente esta faixa é encontrada próximo a cruzamentos ou curvas que a via apresenta, a figura abaixo representa o momento em que ocorre a restrição e posterior liberação.
Agora que você já sabe as cores e seus significados, é só cuidar na via e por em pratica os conhecimento adquirido.