Pages

domingo, 23 de dezembro de 2012

Redução de marcha e conversão


Olá pessoal, bem neste post eu quero dar um dica que vai facilitar a vida das pessoas que estão tirando a Carteira de Habilitação aqui no Paraná, pois aqui é cobrado á redução de marcha para passar por lombadas ou fazer conversões em vias preferenciais, e esta manobra de redução deve ser realizada antes da passagem pela lombada ou fazer a curva independente do lado que foi solicitado a manobra, e a embreagem deve estar livre nestes dois casos ante de realizar a manobra.
Então é o seguinte, a redução de marcha funcionará da seguinte forma:  
  1. Dado o comando de virar.
  2. Verificado a sinalização de lombada ou o dispositivo, ou mesmo a Placa de PARE.
  3. Proceder na ordem a seguir:
Realizando reduções de marchas,  4ª - 3ª - 2ª -  Marcha:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar o freio suave, diminuindo a velocidade do carro.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento.
6º          Realizar a manobra solicitada de conversão ou lombada.

Click na imagem para ampliar.

Então funcionará assim, quando for solicitado que você vire o carro em alguma rua, tanto a Direita ou Esquerda, e a via que você está seja a preferencial, será  necessário a redução de marcha, então basta verificar se tem sinalização de parada para você ou não, se estiver é só parar e começar do zero, e se não houver, deverá proceder da seguinte forma, diminuir a velocidade do carro usando o freio de pé, após realizar a redução da marcha na rua em que você está trafegando, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal também, e por ultimo fazer a curva como solicitado, controlando a velocidade do carro com freio e se necessário pode acelerar um pouco também, mas tome cuidado para não perder o controle da trajetória do carro na curva e tome cuidado para não fazer tudo junto, você deve executar um item de cada vez. 

Lembre-se que para virar a direita você deverá ir contornando o meio-fio, e se for a esquerda, cuidar para realizar a manobra aberta e em "L" para não invadir a contramão de direção da rua, observe o desenho acima, a linha azul com a trajetória a direita e a linha vermelha com a trajetória à esquerda. 

Se for passar por lombada, o procedimento é o mesmo, diminuir a velocidade do carro, após realizar a redução da marcha, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal de embreagem também, e passar a lombada e após isto acelerar desenvolvendo a velocidade e trocar para a marcha seguinte.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Baliza passo a passo.

Neste post eu vou passar o passo á passo da baliza realizada em protótipo nos padrões de exame do Detran Pr. 

A figura 1 mostra como é a marcação da baliza que aqui no Paraná funciona da seguente forma:
  • Tempo de 5 minuto, que inicia na linha verde onde se encontra o carro, e encerra após a manobra de ENTRADA e SAÍDA da vaga, cruzando a linha vermelha e permanecendo  entre ela e a amarela.
  • E 3 tentativas para colocar o carro com as 2 rodas do passageiro em cima da linha amarela pintada na vaga, entre os dois protótipos.
  • 6 metros de espaço da vaga.  
  • Manobra realizada apenas pelo lado direito.



Os pontos de referências citados aqui, podem ter uma adaptação para MAIS ou para MENOS, assim você pode ver uma referência melhor para fazer a sua manobra. Então a manobra funcionará assim:

  
- ENTRADA NA VAGA - 

Passo 01: - Entrada.
  1. Entrar no carro e regular o banco os espelhos retrovisores e colocar o cinto de segurança.
  2. Os espelhos retrovisores serão regulados da seguinte forma:

    1. Os espelhos externos devem ser regulado como usamos na rua mesmo, para enxergar tudo atrás do carro.
    2. O espelho interno deve ser regulada de tal forma que você veja da metade do vidro para o lado esquerdo atrás da sua cabeça. 





  3. Ligar o carro, engatar a 1ª marcha e ligar a seta para a direita e levar o carro até o protótipo da frente. 
  4. Encostar o carro com uma distância do espelho retrovisor direito mais "1 palmo" (20 cm) da lateral do protótipo.


 Passo 02: - Manobrando.
  1. Alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo, onde tem um circulo vermelho.
  2. Engatar a marcha ré, virar todo o volante para a direita e ligar a seta para a direita, e andar.


Passo 03: - Manobrando.
  1. Dar ré até o protótipo desaparecer no espelho retrovisor interno no canto do vidro, como mostra a flecha vermelha e parar o carro.
  2. Virar todo o volante para o lado esquerdo, ligar a seta a direita e andar até encaixar o carro na vaga.



Passo 04: - Dentro da vaga.
  1. Observar se o carro ficou bem posicionado na vaga pelos espelhos externos e pala frente do carro, como mostra as flechas pretas.
  2. Alinhar a direção, colocar a marcha em neutro e acionar o freio de mão, e desligar a seta. 
Dentro da vaga, a visão pelos retrovisores externos devem ficar próximo destas imagens abaixo, a primeira é o retrovisor da DIREITA  e a segunda é o retrovisor da ESQUERDA. Observe que não há necessidade de regular o espelho direito para ver o chão, pois você usa como referência a lateral do carro e a do protótipo. 




*** Estes 4 passos de entrada são os mais importantes, pois é deles que dependerá a posição do carro dentro da vaga, para que dê certo a manobra, você deverá seguir rigorosamente estes itens, pois a saída é mais tranquila. E dentro da vaga o carro deverá ficar posicionado parecido com o que está aí acima na figura 4, e mais abaixo do poste eu vou colocar a explicação de 2 possíveis erros também para que possa saber o que fazer caso isto ocorra.
*** Esta medidas podem ser alteradas para mais ou para menos dos pontos citados, é possível ser feito ajustes de acordo com o modelo de veículo utilizado, ficando a nível de teste o ajuste correto.


- SAÍDA DA VAGA - 

Passo 05: - Saída.
  1. Liberar o freio de mão, engatar a 1ª marcha, virar todo o volante para a esquerda, ligar seta á esquerda e movimentar o carro.

Passo 06 - No meio da saída.
  1. Parar o carro, alinhando a lanterna do protótipo no meio da janela do passageiro como mostra a flecha preta.
  2. Virar todo o volante para a direita, ligar a seta para a esquerda e seguir.

Passo 07: - Fora da vaga.
  1. Para o carro quando ele ficar reto, virar 2 voltas no volante, desligar a seta, seguir em frente até passar as 4 rodas do carro pela linha vermelha e parar.
  2. O carro deve ficar entre a linha vermelha e amarela.
  3. Engatar a marcha ré, e levar o carro atrás da linha verde, onde a flecha traceja indica.
  4. Parar o carro, acionar o freio de mão, colocar a marcha no neutro e deligar o motor.




Cuidar para deixar este espaço entre o carro e o protótipo e ir olhando para não aumentar muito ou diminuir para não ter perigo de bater nem no protótipo  aqui do lado direito e nem no cone do lado esquerdo.




Vejam este vídeo que é feito a baliza de acordo com o explicado aqui.



POSSÍVEIS ERROS QUE PODEM ACONTECER.

CASO 01: - A roda traseira encostou no meio fio.
  1. Parar o carro e virar todo o volante para a direita.
  2. Engatar a 1ª marcha, seta para a direita e seguir até alinhar a frente, cuidando para não bater.
  3. Se o espaço não for suficiente, parar, virar o volante a esquerda, engatar a ré, andar até alinhar o carro.

Este vídeo explica a situação acima.



CASO 02: - A traseira do carro ficou para fora.


Esta é  uma situação um pouco mais difícil, pois o carro pode bater atrás no protótipo, então requer um pouco mais de cuidado e atenção ao espelho retrovisor do lado direito. Então vou explicar a vocês o que fazer:

  • Alinhar a direção do carro, engatar a 1ª marcha e ir para frente devagar e virando levemente para a esquerda, para tentar alinhar a traseira.

Se necessário: 
  • Parar o carro, virar todo o volante para a direita, engatar marcha ré e andar até a lateral do protótipo desaparecer completamente no retrovisor direito e parar, virar todo o volante para a esquerda e ir para traz alinhando a frente do carro, tomando cuidado para não bater atrás.

E lembre-se que você deve manter um controle da embreagem e freio com acelerador, então mantenha sempre o pé no pedal da embreagem, não abandone ela pois você não vai controlar o carro se soltar ela toda, e ande devagar com o carro para não perder as marcas de referência que são a distância do protótipo, o alinhamento da coluna e o esconder o protótipo no espelho interno.

Segue um Game para se divertir neste link: Simulador de baliza.  Baliza

Aqui está um link para que você possa fazer o download deste material, está em word no modo compatibilidade, é só baixar e imprimir.
Clic aqui para baixar em DOC.
Download do post.

  Pessoal, este post explica a baliza para o exame prático, e realizado em vaga com protótipos, e este modelo não necessariamente vai dar certo a ora que você for estacionar na rua, pois, exitem muitas variáveis a serem consideradas para isto, como por exemplo: o tamanho da vaga, o tamanho do seu carro, os veículos aos quais você vai estacionar, tipo estacionar um carro popular entre dois utilitários, entre outras situações, tudo isto vai influenciar na manobra da baliza, e o que fazer para isto então? Treinar! É a única forma de pegar o jeito. 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Trajetória do carro.

Olá pessoal, neste post, vou passar para vocês uma situação que é muito comum para quem está iniciando as aulas práticas ou começando a dirigir o carro ou que ainda não entendeu como funciona o carro quando você está afim de manobrar ele em algum lugar. As manobras são realizadas em 1ª Marcha ou na RÉ, e são estas as duas marchas que se usa quando o carro está parado.

Bem, para começar a falar sobre este assunto, eu vou anexar um desenho esquemático logo abaixo que mostra a parte da direção e rodas do carro, e ela servirá de base para o nosso entendimento.

Observe na figura acima: 
CASO 1 = O carro em 1ª MARCHA com o volante virado tanto para à direita, quanto à esquerda, como ficam as rodas, e ás flechas vermelhas apontando a trajetória que o carro terá.

CASO 2 = O carro em MARCHA RÉ com o volante virado tanto para à direita, quanto à esquerda, como ficam as rodas, e ás flechas amarelas apontando a trajetória que o carro terá.

Quando você for manobrar o carro, o primeiro cuidado a ser tomado e analisar se será feito em 1ª marcha ou na RÉ, e depois analisar para qual lado irá virar o volante, de acordo com o necessário. O segundo cuidado é o seguinte, quando for manobrar de RÉ, você deverá pensar que a parte de trás neste momento, se tornou á "FRENTE", e o volante deve ser virado para o lado que quer colocar o carro. Exemplo: Por o carro em uma vaga de estacionamento de shopping de ré: dependendo o jeito que você colocou o carro para manobrar, terá o lado certo para virar. 

Observe a figura abaixo:
Exemplo, o carro 2 quer estacionar de RÉ na vaga E, então o motorista deve virar o volante pro mesmo lado que está a vaga, ou seja, o lado ESQUERDO, engatar a marcha RÉ e colocar o carro na vaga.
Assim também ocorre com o carro 1, se o motorista quer estacionar na vaga E, ele deverá engatar a RÉ e virar o volante pro lado DIREITO, pois é o lado que se encontra a vaga.





A manobra em marcha RÉ necessita que a pessoa que não têm experiência ainda, pare e pense um pouco para não sair batendo em outros carros ou ralando em coluna ou muretas, e que também faça um bom uso dos espelhos retrovisores, pois eles desempenham um papel fundamental na realização da manobra, então é só ir devagar, pensar um pouco e olhar os espelhos retrovisores que tudo dará certo.

E uma dica simples e muito útil na hora de você manobra o carro ou andar com ele em marcha ré, é entender que neste momento que você está andando de ré, a "traseira" do carro neste momento virou á frente, observe a figura acima, o carro 1 tem a dianteira e a traseira, porém na ré devemos inverter esta posição, e isto tem que estar na sua mente e no que tem que fazer no volante virando ele para o lado correto, e ficará muito mais simples manter a trajetória do carro ou manobrar sem bater, ou até mesmo coloca-lo em um local que deseja.