Pages

terça-feira, 19 de março de 2013

Linguagem de Sinais nas Estradas




Olá pessoal, neste post eu quero passar uma dica para vocês que estão pretendendo tirar a CNH e cair na estrada, ou já fazem isto e se depara com uma situação em que um ônibus ou caminhão faz um sinal e você não entende o que é, então leia abaixo o que significa aqueles piscas e sinais de luzes.

Piscar faróis:
Essa prática é usada para indicar aos veículos que trafegam em sentido contrário que eles irão encontram alguma dificuldade pela frente. A intenção é passar aos outros motoristas que existe algum problema adiante e assim é melhor reduzir a velocidade e ficar atento. Pode ser um acidente, uma queda de barreira ou mesmo tráfego parado. Alguns utilizam esse sinal para indicar policiais na pista. 

Piscar faróis com insistência: 

Esse é um aviso para o carro que segue na frente. Se o motorista que segue atrás insiste na piscada de faróis significa que o carro da frente está com algum tipo de problema. Porém é conveniente reduzir a velocidade é observar se o carro que emite os sinais não está mal intencionado, pode ser uma cilada também. Assim, convém abaixar o som e tentar sentir se o carro está mesmo com problemas. Observe se a direção puxa ou se surgiu algum barulho estranho. Se estiver carregando algo no teto ou rebocando, aí pode ser que algo se soltou. 

Piscar faróis e buzinar: 
É um aviso para o carro que vai à frente facilitar a passagem. A insistência na piscada de luz e na buzinada indica que o veiculo de trás está com problemas, seja mecânico, falha no freio, alguma pane ou mesmo transportando um ferido ou doente em estado de emergência. Em certas ocasiões o automóvel que segue em dificuldades pode também ligar o pisca alerta, embora seja proibido por lei e não recomendado.


Duas buzinadas:
Devem ser toques rápidos e curtos. Essa buzinada significa um agradecimento. Pode ser utilizado quando o motorista que segue a frente permitiu ou facilitou a ultrapassagem. Em outras palavras é um muito obrigado sonoro. Se você foi quem facilitou a ultrapassagem, responder com dois toques rápidos também é bem-vindo. É como se fosse um “de nada”. 

Seta esquerda ligada:
Na estrada, quando o veículo a sua frente ligar a seta esquerda, saiba que ele quer te avisar para não ultrapassar naquele momento, já que provavelmente há outro carro vindo no sentido contrário. 

Seta direita ligada 
Esse sinal indica que, naquele momento, pode-se fazer a ultrapassagem com segurança, já que não há nenhum veículo vindo no sentido oposto. Esse tipo de sinalização convém atenção, pois o motorista a frente pode se enganar ou mesmo sinalizar que vai sair da estrada e virar a direita. 


Sinais criados pelos motoristas para comunicação:
  •  Apontar com o dedo indicador para baixo, significa que há buraco, galho de árvore ou pedaço de pau na pista. 
  • Juntar os dedos e friccioná-los rapidamente, indica que a polícia fiscaliza o trecho. 
  •  Usar seta em pista simples para solicitar ultrapassagem ao veículo da frente. 
  •  Piscar o farol dianteiro várias vezes, sinaliza movimentos estranhos na estrada com suspeita de haver assaltantes.
  • Andar devagar com o pisca-alerta aceso, informa que o veículo está com problemas, como um pneu furado e pretende chegar a um posto.
  • Acionar luz alta para o veículo que trafega em sentido oposto, é um sinal de que tem acidente por perto.
  • Inclinar uma das mãos para os lados para informar que a pista está derrapante. 

  • Piscar os faróis para o veículo que vem em sentido oposto, com a mão oscilando como um pêndulo (indica acidentes na pista - colisão, queda de barreiras, pista impedida, animais ou pedestres na pista).
  • Piscar três vezes o farol, com a mão para baixo com quatro dedos abertos (indica animais na pista).
  • Seta para direita e  esquerda ligados alternadamente repetidas vezes (indica caminhão vindo em sentido contrário e alerta para a largura da carroceria, ajudando a evitar colisões em pistas estreitas ou secundárias).

terça-feira, 12 de março de 2013

Exame Teórico!



Olá pessoal que está em processo de obtenção de sua habilitação, neste post eu quero passar algumas dicas do exame teórico para vocês, pois o exame tem algumas pegadinhas e digamos assim, alguns trocadilhos de palavras as quais não estamos familiarizados no nosso cotidiano, então eu vou passar um relação de situações que fazem com que o candidato não alcance a aprovação neste exame, porque não está acostumado a ver estas palavras e expressões. Elas aparecem ou no enunciado da questão ou como resposta a ela, então leiam com atenção a pergunta e não marque a primeira opção que você acha correto, pois nem sempre é assim que funciona as questões de múltipla escolha, e o que respondemos nos simulados on-line, nem sempre aparece na hora do exame, o simulado é o que a própria palavra diz "SIMULADO".

Outra dica é a seguinte, na hora de responder as perguntas, você terá as alternativas A-B-C-D-E, e de inicio já da para descartar de 2 a 3 alternativas que serão erradas, e ficará em dúvida em 2, onde uma estará meio certa e a outra certa, e o segredo é matar esta charada.

Então vamos lá a lista das expressões e seu significado:

1- LINHA LONGITUDINAL DE COR AMARELA = Faixa continua = Proibido ultrapassagem.
2 - LINHA LONGITUDINAL DE COR BRANCA = Faixa continua = Proibido mudança de faixa.
3 - LINHA DE BORDO = Faixa branca ou amarela pintada na beirada do meio-fio = Proibido estacionar.
4 - BORDO DA VIA = Lado direito da via, ou a área do meio-fio, ou acostamento.
5 - IMÓVEL LINDEIRO = Imóveis situado a beira da via, ex: casa, chácara, estacionamento, etc.
6 - LINHA PONTILHADA, TRACEJADA ou SECCIONADA = Linha de divisão da via que permite ultrapassar ou mudar de pista.
7 - RETENÇÃO = Reter o veículo temporariamente, pois o problema pode ser resolvido na hora.
8 - RECOLHIMENTO = Veículo ou documento foi apreendido.
9 - APREENSÃO DO VEÍCULO = O carro foi "preso".
10 - PISTA DE ROLAMENTO = Superfície por onde os carros trafegam, a RUA.
11- ILHA DE SEGURANÇA = Área de calçada ou grama no meio de uma rua que serve de refúgio para o pedestre atravessar a via por etapas.
12 - PARADA = Manobra em que o condutor para o veículo em um ponte para embarcar ou desembarcar passageiros apenas.
13 - ESTACIONAMENTO = Manobra onde o condutor "encosta" o carro em um ponto e o mesmo sai da direção do veículo.
14 - ÁREA DE TRÁFEGO RESTRITO = Ruas das cidades, proibido trafego de caminhões de grande porte.
15 - DUT = Documento único de transferência.
16 - RECIBO = Documento de compra e venda do veículo, conhecido como DUT e CRV.
17 - FAIXA DE TRÂNSITO, FAIXA DE ROLAMENTO, FAIXA DE CIRCULAÇÃO = Local demarcado entre linhas brancas ou amarela que permite a circulação de um único veículo.
18 - CRV = Certificado de Registro de Veículo.
19 - CRLV = Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.
20 - SNT = Sistema Nacional de Trânsito.
21 - CTB = Código de Trânsito Brasileiro.
22 - NUMERO DO CHASSI = Numeração gravada na estrutura do veículo, que serve de identificação.
23 - CHASSI = É a estrutura de suporte para outros equipamentos do veículo, podendo receber o motor, habitáculo, etc...
24 - HABITÁCULO = Local de ocupação de pessoas em um veículo, ou porta malas.
25 - MONOBLOCO = Modelo de estrutura dos veículos.
26 - IPVA = Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotor.

terça-feira, 5 de março de 2013

Manual de Procedimentos.




Olá pessoal, neste post eu vou passar o link para vocês do Manual de Procedimentos de Exame Prático de Direção Veicular do Detran PR, pois é um documento extremamente importante para as pessoas que estão tirando a sua habilitação ou realizando inclusão ou alteração de categoria, pois este manual trata dos  exames de todas as categorias " A B C D E", ele explica os procedimentos e as faltas mais comuns durante a avaliação.Muita gente nem sabe que este documente existe, mas ele está aí para vocês darem uma olhada. Este manual fala da forma com que o examinador deve tratar o candidato o que ele pode ou não falar para o aluno e o que o candidato pode fazer se for tratado mal pelo examinador,  então a dica é, para quem realizará algum procedimento de avaliação no Detran, que leia este manual e se oriente sobre o que pode e não pode acontecer durante o exame.

Segue a frente o link do manual em PDF, para leitura: Manual de exame prático de habilitação.