Pages

sábado, 21 de dezembro de 2013

Saudações!




Que o novo ano que se iniciará seja repleto de Alegria, Paz, Felicidade, Amor, Luz e quantas outras coisas mais nosso Senhor Deus possa nos agraciar, é o que desejo a todos os participantes e visitantes deste blog, e que sua tão sonhada Carteira de Habilitação seja alcançada e abençoada por Deus.

Felicidades!!!!!! 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As responsabilidades da direção.

 

   Bom pessoal, neste post eu quero falar um pouco da responsabilidade de assumir a direção de um veículo, e para você fazer isto tem que assumir as consequências deste ato. Então a "coisa" funciona assim.

  A partir do momento que você decide matricular-se em um Centro de Formação de Condutor para conquistar a sua Carteira Nacional de Habilitação, inicia-se este processo de responsabilidade, e tudo o que você tem q desenvolver no processo, demonstrará o quanto será responsável na direção e no trânsito, pois a disciplina e a responsabilidade é tudo para dirigir, e o que acontece hoje em dia é o oposto disto, pois é só acompanhar os noticiários na mídia que vemos isto, com o grande numero de acidentes, lesões corporais e mortes que presenciamos, então dirigir resume-se a ter o conhecimento, a habilidade e responsabilidade. E este três termos tem que andar juntos, e nem sempre as pessoas querem isto, e vou fazer um breve comentário sobre cada um deles. 

   Do Conhecimento: 

 O Código de Trânsito Brasileiro determina que o condutor tem a obrigação de conhecer e cumprir as normas e leis de trânsito, e o desconhecimento não pode ser usado em sua defesa, e hoje temos a internet como um meio rápido, prático e fácil de adquirir o tal conhecimento e está acessível a qualquer um, e após matricular-se na "autoescola", o candidato passará pelo treinamento teórico para adquirir um pouco mais deste conhecimento, especificamento o do trânsito, que é determinante para se conduzir um veículo, pois é de extrema importância conhecer as regrar e normas que existem para que o trânsito acontece, e com um carro é bem diferente de estar a pé.
  
  Existem uma infinidade de situações e conduta que o "motorista" deve cumprir, é regra para tudo o que desejamos fazer e a autoescola ensina, e depois as pessoas esquecem, pois já adquiriram a sua "carteira" e acham que não precisa mais fazer aquilo, e o resultado é esta desordem que temos nas ruas aí, um tentando mostrar ser "SUPERIOR" mais que o outro, e brigas e mortes e stress e tudo mais.

  Então conheça quais são seus direito e deveres e os cumpram rigorosamente, e é claro um pouco de bom senso não custa nada para ninguém.

   Da Habilidade:

  Este item é importante, pois aqui está sua capacidade de controle do carro e da situação que venha a acontecer, e isto só vem com o tempo e treinamento, pois você tem aqui que identificar o problema, pensar em uma solução e agir, que pode ser desde um desviar ou até mesmo parar o carro. E hoje mais do que nunca, estas atitudes deve estar sempre presente conosco ao assumirmos a direção de um veículo, para não nos envolvermos em problemas, pois as ruas cheias de carros e os mais variados comportamentos dos "motoristas" acabam influenciando nas nossas decisões, e temos que pensar e agir muito rápido e de forma correta, então recomendo que você respeite seus limites e tenha cuidado para não ter o comportamento e conduta de quem já tem muita prática de direção, pois uma situação muito comum aos iniciantes de volante é, aprender um pouco e já acham que sabem tudo e que pode sair rodando feito um "bonzão" pelas ruas aí. E não é bem assim que a coisa funciona, experiencia é tempo e não uma coisinha que você aprendeu, e no trânsito as nossas atitudes erradas sempre têm uma consequência indesejada na maioria das vezes. Então, cuidado e respeito com tudo.

  Da Responsabilidade:

  Dirigir exigem muita responsabilidade também, pois não adianta você ter os dois conteúdos anterior e e não ter este ultimo. Aqui devemos aplicar todo o conhecimento e habilidade e assumir os erros e acertos dos nossos atos, e aí a coisa começa a apertar, pois a maioria das pessoas não querem assumir a responsabilidade dos seu atos, e não é só no trânsito, é para tudo nesta vida, e o tema aqui é só mais um. Então assim, dirigir implica em bater o carro ou ser batido, atropelar ou ser atropelado, errar ou sofrer as consequências do erro dos outros entre outras situações, e o ideal seria isto não acontecer, mas infelizmente, faz parte da nossa vida.

  E quando a pessoa não esta preparada para isto, fica muito difícil dirigir ou acaba-se por não dirigir, então saiba que o que falei acima é algo que pode acontecer e você deve estar com o corpo e a mente preparados para tal situação, se isto vier a acontecer, e eu espero que não aconteça.

  Então tenha o conhecimento necessário, tomando a melhor decisão para que você não venha a sofrer as consequências dos atos errados e assumindo a responsabilidade do volante que todo "motorista" deveria ter. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Porque deixo o carro "morrer" tanto ou dou solavancos?

  

  Olá pessoal, quero falar neste post com vocês sobre um assunto muito importante e interessante que é, o "carro morrer", e porque isto acontece? Simplesmente pelo descontrole do pedal por parte do usuário, eu já falei sobre este assunto em outros posts e quero dedicar este só para este assunto.

   Então vamos lá falar sobre isto começando pela seguinte informação, como e em quais situações iremos utilizar a embreagem: Colocar o carro em movimento, Realizar trocas e reduções de marchas e manobra de parada do carro, e se você não vai fazer nenhuma das três ações citadas aqui, não deve manter o pé sobre o pedal, pois, para o exame prático você perde pontos, e para o carro, gera desgaste prematuro do sistema.

  O que você vai fazer com o pedal da embreagem é aperta-lo todo para poder manipular a marcha do carro realizando o desacoplamento da transmissão (câmbio ou marchas) com o motor do carro, e esta é a função da embreagem - ACOPLAR/DESACOPLAR o câmbio do motor, e aqui acontece o seguinte. O motor ligado, ele fica girando e o câmbio fica com as engrenagens paradas e a embreagem desempenha o papel de unir o que está parado com o que esta em movimento, e é aqui que ocorre todos os problemas, pois a manipulação inapropriada do pedal da embreagem vai resultar na morte do carro, porque o encaixe do motor e do câmbio ocorre de forma brusca, que é o ato de soltar rápido de mais o pedal da embreagem, e para isto eu oriento sempre os meus alunos a manipular o pedal na sua liberação com um movimento de "soltando" que é um movimento mais suave, e não o de "soltar" que é muito brusco, pois todo o problema esta relacionado neste momento de liberação do pedal. Mas é bom lembrar que você não pode demorar demais para liberar o pedal da embreagem, pois, dependendo da inclinação da rua, o carro pode ganhar velocidade se for declive, ou até mesmo parar se a rua for aclive, e ai vem uma pergunta básica para todos que estão começando a dirigir. "E como é que eu libero a embreagem então, se não pode ser rápido nem demorado? "

  Uma técnica que eu uso para responder a esta pergunta é assim, contar até 3, e para liberar a embreagem, deve-se fazer esta contagem "soltando" o pedal proporcional a contagem, exemplo da contagem:
  • 1 = Liberar 1/3 do pedal;
  • 2 = 2/3 do pedal; 
  • 3 = 3/3 do pedal, ou seja, libera totalmente o pedal da embreagem. 
  E esta explicação também serve para aqueles momentos em que a pessoa vai colocar o carro em movimento ou trocar de marcha e o carro da uns solavancos, e isto ocorre por causa do descontrole do manuseio da embreagem, então basta um pouco de treino e ficará bom neste assunto, e um detalhe importante aqui para ajudar a controlar melhor o pedal da embreagem é não sentar com o banco do carro muito para a frente, pois assim você fica sem espaço para mexer a perna e acaba por soltar descoordenado, e as consequências são a morte do motor ou os solavancos.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Estacionamento na via.



 Bom pessoal, neste post quero passar algumas dicas para vocês sobre o estacionamento do veículo na via, manobra esta necessária para finalizar o exame prático e também para o cotidiana das pessoas, porém está não é a manobra de baliza, pois durante o teste eu não recomendo aos candidatos fazerem baliza para finalizar o teste, a não ser que seja solicitado pelo examinador, o que não é tão comum acontecer.
  
  Normalmente na ora em que ele quer finalizar o exame, ele pede para o candidato escolher um local, ou ele mesmo determina onde será, que não vai ser em um local proibido, e que pode ser em meio fio ou área com grama, não podendo o examinador induzir o candidato ao erro. E quanto a esta situação, você deverá ter os seguentes cuidados de não estacionar:

  1. Na entrada e saída de garagem;
  2. A menos de 5 metros do cruzamento de vias, antes ou depois do mesmo;
  3. Em guias rebaixadas;
  4. Em frente a pontos de ônibus;
  5. Sobre a calçada ou grama, ou bater ou subir a roda nos mesmos ;
  6. A mais de 30 centímetros de distância da guia da calçada (meio fio ou grama); 
  7. Nas linhas de bordo amarelas ou brancas;
  8. Bloqueando a via;
  9. Local proibido, ou em fila dupla.
  E após tomado estes cuidados, como devemos proceder para a manobra? O candidato deve escolher cuidadosamente o local, realizar a sinalização da manobra para o lado que ele deseja estacionar, que normalmente é do lado direito da via, porém, tomem cuidado pois em uma via de sentido único, o estacionamento pode ser a direita, esquerda ou dos dois lados da via, é importante ter este cuidado de observar este ponto.

  E agora vem também uma pergunta básica que o aprendiz sembre faz, "como é que eu vou saber a distância certa para estacionar e não bater a roda ou ficar longe do meio fio?". E a resposta é, noção de espaço e área do carro, para que isto não ocorra, mas vou dar uma dica aqui que é uma espécie de "mira" para facilitar um pouco a sua vida, e para isto vejam as imagens abaixo.





  Observada a imagem, eu coloquei umas marcações para definir a "mira" do estacionamento, e você deverá agir assim, ir levando o carro para o lado até o meio fio chegar no ponto indicado pela imagem no parabrisa do carro, fazendo com calma, após realizar esta "mira", ai você aciona levemente o freio e posteriormente a embreagem e vai controlando o volante para manter o carro no local indicado para não afastar e não aproximar de mais, e só depois é que deve acontecer a parada do carro, e esta marcação servirá no meio fio e na grama também. Então é o seguinte, a ora que for estacionar, você deverá proceder por etapas, como esta a seguir:

  1. Escolher o local do estacionamento;
  2. Sinalizar a manobra:
  3. Ir ajeitando o carro na "mira" para realizar a distância correta;
  4. Realizar a parada do carro; 
  5. Observar os cuidados citados no item de não estacionar;
  6. Se for necessário ajeitar o carro, faça-o com cuidado;
  7. Desengrenar o carro, acionar o freio de mão, desligar o pisca e o motor do carro.

  Esta "mira" que passei anteriormente deve ser observada com o carro que você esta usando e parado para você ter o ponto exato seu e do seu carro, pois este que passei aqui é um esboço apenas, e pode variar de carro para carro. Espero que entendam e consigam executar o que expliquei aqui e sucesso.