Pages

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dicas para realizar manobras .

 
  Ola pessoal, neste post quero falar e passar dicas para vocês sobre este assunto que deixa qualquer inexperiente de cabelo em pé, a tal das manobras, tenho uns post sobre este assunto aqui já, mas o contato com alguns alunos que me mostraram esta dificuldade, então estou postando aqui pois será muito útil, e como de costumo, passarei por situações para você.

   Para começar a falar das situações, vamos relembrar ou entender o que fazemos com o volante, e o que acontece com o trajeto do carro conforme a marcha usada, 1ª marcha ou ré e o movimento que o carro fará conforme o volante estiver virado.

  Em 1ª marcha o carro irá para a frente, e conforme o lado em que viramos o volante, o carro seguem aquela direção dada, e na marcha ré, este trajeto não é muito diferente não, pois nesta marcha, você tem que entender que agora a traseira do carro virou a "frente", e andando de ré o carro seguirá a direção escolhida, ou a traseira irá para a direita ou esquerda, porém a frente fará o lado oposto, apenas isto. Observe as imagens abaixo sobre a trajetória em ré:

MANOBRA COM O VOLANTE VIRADO PARA ESQUERDA:







MANOBRA COM O VOLANTE VIRADO PARA DIREITA:


                          




  E com base no trajeto a ser percorrido e o movimento que o carro realizará durante a ré e esterço de volante, se aprender e entender que este movimento se da desta forma devido ao esterço e direção do carro que ocorrer nas rodas dianteiras, ficará bem mais fácil entender os assuntos seguintes. E lembre-se que a ideia do movimento do carro conforme as imagens acima é, que ele gire 360º graus, e dependendo da manobra, não precisaremos deste movimento todo.

1 - Opções do lado para manobrar, em local amplo. De frente ou de ré?

   Esta é uma situação em que tudo é favorável para te auxiliar na manobra, pois você tem espaço de sobra para a manobra, tendo opção de fazer a manobra tanto em 1ª marcha pela frente ou em ré, aí é só escolher o lado, observar se não tem algo em que possa bater ou abalroar em algo que esteja fora do seu campo de visão pelos retrovisores ou para-brisas, e neste caso pode-se também dar uma olhada em volta do carro ante de realizar a manobra, para que possa ter os cuidados necessários. Veja as opções de manobra na imagem abaixo.


  Está aí as opções, podendo ser feito a manobra em ré ou em 1ª marcha, pois tem espaço de sobra para isto, dependendo também do seu interesse, sendo aqui uma situação bastante simples.

2 - Manobra sem opção:

 Quanto precisar estacionar em um local como, estacionamento de:
  • Supermercados.
  • Shopping.
  • Garagens de prédios, etc.
 Que são locais ruins para o estacionamento, você terá as seguintes opções, estacionar de frente ou de ré, aí vai ficar a sua escolha, e é claro que também tem os transtornos da saída, aí você vai ter que escolher entre, ter trabalho no estacionar na entrada e facilidade para sair, ou o oposto, estacionar fácil para entrar e ter trabalho para sair.
 Vejam a imagem abaixo, se decidir estacionar conforme o indicado (apenas exemplo), do carro preto com a letra A.


  Se a sua escolha for estacionar de ré e facilitar a saída, deverá encontrar o local para manobrar, tenha a imagem abaixo como exemplo, e leve o carro de frente para este local e retorne à sua vaga de ré, e também nesta imagem, próximo do local do estacionamento, tem uns pontos vermelhos que são locais aos quais devemos tomar cuidado para não bater o carro.

*** Siga primeiro a linha vermelha e retorne em ré pela linha azul.


 Outra opção de manobra é, esta que esta nesta imagem abaixo, você entra de frente em uma vaga que esteja livre, e usa ela para manobrar o seu carro, saindo de ré e levando posteriormente o carro para a vaga que realmente deseja estacionar, facilitando assim a sua saída.


3 - Realizando retorno em entrada de garagem.

   Esta manobra pode ser feita pela direita ou esquerda, de frente o de ré, aí vai depender do que você quer ou acha mais fácil conforme o local que você estiver, as escolhas estão aí. Então vou passar um exemplo de cada apenas, porque se for o caso, é só inverter o lado de virar o volante e terá a mesma manobra.

3.1 - Manobra de frente e para a esquerda:
  • Sinalizar a manobra.
  • Diminuir a velocidade do carro e marcha também.
  • Observar o sentido contrário da via, se vier carro pare e espere, e use a 1ª marcha.
  • Vire o volante para o lado da manobra e vá andando devagar e virando o volante para levar o carro no local do seu interesse, o detalhe é que, terá que ir virando conforme o necessário, ou seja, vai ser para a esquerda e direita como se fosse entrar na casa e parar em cima da calçada.
  • Engate a marcha a ré e, observe o trânsito da via olhando para ambos os lados da rua, direita e esquerda e atrás do carro também, se livre, vá andando devagar e virando o volante para o lado direito voltando para a via e, invertendo a posição do carro.
  • Veja a imagem abaixo: 



3.2 - Manobrando em marcha ré para o lado direito:
  • Pare o carro um pouco mais a frente do local da manobra.
  • Engate a marcha ré e vá andando devagar e virando o volante para o lado direito, subindo na calçada como se fosse estacionar na garagem, e depois pare para não bater no portão, e olhe pelos retrovisores.
  • Engate a 1ª marcha, sinalize e, vá indo para a frente devagar, virando o volante para a esquerda e levando o carro para o lado correto de circulação.
  • Siga seu caminho. Veja a imagem abaixo.


4 - Cuidados durante uma manobra:

 Ao realizar qualquer tipo de manobra, o cuidado básico que devemos ter é, não bater, e para isto, é importante que se verifique a situação e o local ao qual irá manobrar, tendo os seguintes cuidados:
  • O carro é sedan e tem uma área do carro que não tenho visibilidade;
  • O carro é alto e posso esbarrar em algo que pode danificar o teto;
  • Existe uma mureta atrás ou a frente a qual não da para visualizar nem pelo retrovisor ou para-brisas;
  • O local de manobra é movimentado de pedestre ou tenho que usar a via para manobrar;
  • Preciso de um auxilio para me ajudar na manobra;
  • Tem crianças ou animais pequenos que somem do meu campo de visão.
 São alguns cuidados que devemos ter antes de qualquer manobra para não provocar um acidente grave, ou estragar alguma parte do carro, e a dica mais importante de todas é, olhar tudo antes e realizar a manobra com muito cuidado, calma e atenção, olhando tudo a sua volta, pois um mero descuido e o resulta é, bateu!
Se for necessário, faça metade da manobra e espere o que for preciso para termina-la, tipo um caro que apareceu, um pedestre que surgiu e que impede de continuar com sua manobra, e sempre olhe bem tudo e lembre-se, não é porquê começou a manobra, que tem direito a termina-la, ela pode sim ser interrompida no meio do caminho pois, o importante é evitar um incidente.

Continua...


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Normas Gerais de Circulação e Conduta.




Olá pessoal neste post eu quero falar um pouco sobre este assunto do Código de Trânsito Brasileiro que é das normas de circulação e conduta, e sendo mais especifico, no Capitulo III do CTB que fala deste assunto.
E em primeiro lugar quero expor aqui para vocês os seguintes artigos sobre este assunto.
"Artigo. 26. Os usuários das vias terrestres devem:
        I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;
        II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo.
        Art. 27. Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.
        Art. 28. O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.
        Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:
        I - a circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas;
        II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas."
 E o que quero chamar à atenção de vocês aqui em especifico é a do Art. 29 Inciso I, que está em destaque acima. E isto é algo que não vemos nas nossas vias, pois as pessoas andam onde bem entendem e querem sem se preocupar com as regras que temos. O código é bem claro, trafegar pela direita deixando a pista da esquerda para os veículos que desenvolvem maior velocidade ou desejam ultrapassar, e também para facilitar a passagem dos veículos de emergência em serviço.

 E caso seja necessário trafegar pela faixa da esquerda, lembre-se, que se você estiver trafegando no limite de velocidade da via, e alguém te solicita ultrapassagem com sinal de luz, você deve permitir esta passagem, porém levando em consideração a sua segurança e a dos demais usuários da via, e para isto deverá  proceder da seguinte forma:
  1. Conferir a situação a sua direita pelo espelho retrovisor direito e o interno.
  2. Conferir os pontos cego do seu veículo.
  3. Sinalizar a manobra, e trocar de faixa com segurança, sem prejudicar os veículos que estão trafegando na faixa que você está se deslocando.
E não entre em pânico quando esta situação acontecer com você, é necessário manter a calma e fazer a visualização do que esta acontecendo com total segurança, e enquanto isto o veículo atrás deverá aguardar a sua decisão, e se ele começar a ficar "colado" em seu carro, sinalize pisando levemente no freio para sinalizar com a luz do freio que ele está muito próximo de você, e este procedimento é considerado natural e de advertência para o veiculo que esta atrás do seu, só cuide para não frear forte.