Pages

segunda-feira, 27 de abril de 2020

PRAZOS DE DOCUMENTOS




  Pessoal, o Contran realizou algumas alterações  relacionadas aos documentos do veículos e do condutor,  motivando pela pandemia.


  A lei sobre o ato é a DELIBERAÇÃO N°185/2020 que pode ser acessada 👉 CLIK AQUI.

 O Vencimento do processo de habilitação foi prorrogado de 12 para 18 meses.

  A validade da CNH e PPD está com vencimento indeterminado.

  Também temos alterações para multas e outros documentos relacionados ao veículo!

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Volante



   Pessoal, nesse post temos uma orientação sobre volante com dicas para manobras e uso do mesmo para não errar mais.

Volante:

    Atua nas rodas dianteiras, faz um movimento de "leque" para direita/esquerda.

   Para centralizar o alinhamento das rodas com o volante, ou você olha em que situação está as rodas fora do carro, percepção por movimento ou virando todo volante para um lado e contando o desvirar entre um volta e meia (1 + 1/2) a duas (2).


RÉ:

 Quando usamos a ré do carro, devemos ter em mente que a parte de trás do carro passa ser a frente, para essa situação, o uso do volante continua o mesmo, virar para o mesmo lado como se fosse de frente.

MANOBRAS:

 1 - Garagens: em casa, mercado, estacionamento de loja, shopping e etc, nesses casos você para o carro de frente ou de ré, só "encaixa" ele onde deseja. Independente de como queira parar, basta usar o espaço fora para acertar o carro em direção a vaga, normalmente faz uma curva mais aberta para realizar o encaixe.

2 - Baliza: manobra que precisa parar o carro de ''lado", nesse caso a manobra será dividida, colocando primeiro a parte de trás do carro na vaga, posteriormente a frente, dessa forma encaixando ele dentro do espaço.

 Durante uma manobra, quanto mais o volante ou a direção estiver esterçada, melhor para a manobra, assim otimiza deslocando mais o carro em um curto espaço, também pode ser necessário mais de uma ou duas manobras para alcançar o mesmo objetivo e quanto a que lado virar o volante, vai ser apenas para o lado que ele puder virar!

Um conteúdo em vídeo para auxiliar.



Dicas: Procure sempre tentar entender o que você está fazendo, assim terá um aprendizado e não apenas uma realização de "ato".

sexta-feira, 10 de abril de 2020

EMBREAGEM!




  Olá pessoal, neste post vamos ver o conteúdo sobre embreagem, um material escrito e uma videoaula sobre o assunto, este material é para quem está começando no mundo do volante e também para aqueles que querem melhorar sua habilidade ao volante!

  A embreagem é um dos sistemas do carro, seu manuseio correto é de fundamental importância para dirigir um veículo do tipo "manual" e o que você precisa saber sobre o assunto vai estar descrito nas próximas linhas de leitura!

Quando é que você usa a embreagem:

1 - Para colocar o carro em movimento e realizar parada.
2 - Para trocas de marchas em desenvolvimento (aumentando) e nas reduções.
3 - Para fazer baliza, estacionar.
4 - Realizar todo e qualquer tipo de manobra (garagem, estacionar em mercado, etc)

Agora que você já sabe quando é que vai usar a embreagem, vamos entender um pouco sobre a parte da mecânica do carro de forma simples e voltada para o dirigir.

Temos então na mecânica:

  1 - Motor: basicamente o motor vai produzir apenas rotação/giro, pode ser a da lenta do motor ou uma rotação maior provocada por sua intenção em acionar o pedal do acelerador, aí você é quem vai dosar o quanto necessita. 

  2 - Transmissão/Marchas: esse sistema é responsável por receber essa rotação do motor e transmitir para as rodas, fazendo o carro se movimentar. Conforme a marcha que usar e a situação, você vai então administra se a marcha é par manobra (1ª marcha e Ré) ou para força/velocidade - de 1ª a 5ª marcha.  

 Temos então nesta parte a embreagem que será o elo entre o motor e a transmissão/marcha, ela vai permitir que a rotação do motor seja transmitida para as rodas através da macha, para isso acontecer de forma harmoniosa, é necessário um bom controle do pedal para fazer essa junção, entra aí então a...

Forma como vai manusear o pedal!

Ou seja:

  "Soltar ou Soltando o pedal então?"

 Particularmente recomendo o manuseio do pedal de forma em que vai "SOLTANDO" o pedal, assim fica mais uniforme e com melhor controle, recomendo também não apoiar o tornozelo no assoalho do carro, isso faz ter menos controle.

 Ponto da embreagem ou altura do pedal.

 O ponto da embreagem é também a altura do pedal de embreagem do seu carro, é o ponto em que ao ir liberando o pedal, chega em um momento que o carro começa a querer se movimentar, ao chegar com o pedal neste ponto, deve segura-lo, a partir desse momento pode começar com uso de acelerador e vai liberar mais um pequeno espaço do curso do pedal da embreagem e assim que sentir segurança do carro em  movimento, libera o restante da embreagem.

Vai treinar com seu carro em um local plano, sem movimento, assim vai aprender qual é a altura do ponto do seu carro!

Consequências do manuseio incoerente.

Ao liberar o pedal de forma rápida você pode provocar as seguintes situações:

 1 - O carro "morre".
 2- Dar solavancos.
 3 - Sair "cantando" pneu, o que é considerado infração no art.175 do CTB - Gravíssima + Multa + Recolhimento da CNH e remoção do veículo.

Agora já sabe tudo que precisa sobre o sistema de embreagem, pegue o carro e vamos treinar!

Aqui temos uma videoaula com teoria e prática, assista e tire suas dúvidas, também pode comentar aqui ou no próprio vídeo no canal, aproveite também para se inscrever e deixar seu Like!



Você está autorizado a compartilhar conteúdos do blog, gentileza informar como fonte de informação.



segunda-feira, 6 de abril de 2020

Enquanto isso na autoescola!


Dicas sobre velocidade

Para descontrair mais lembre-se, respeite sempre os limites de velocidade! 

Saiba que são 2 os limites de velocidade!


1 - VELOCIDADE MÁXIMA = Regulamentada pela sinalização horizontal! 


2 - VELOCIDADE MÍNIMA = Regulamentada em metade (50%) da sinalização do local!


Lembre-se que partindo do preceito da Direção Defensiva, que o bom senso, a situação, as condições climáticas e o momento, vão e devem influenciar sobre ambas as velocidades.