Vamos entender melhor como o carro faz para se movimentar.
Existe 3 peças de extrema importância para que o carro possa andar, são elas, o MOTOR, CÂMBIO e EMBREAGEM. Esta primeira peça abaixo é o motor, e note que na frente dele temos uma peça redonda que se chama volante do motor, é esta peça que fica girando quando o motor está ligado.
Motor
Aqui abaixo temos a segunda parte que é o conjunto embreagem, composto de platô e disco de fricção, que fica encaixado no volante do motor, na parte redonda do motor acima. Estas peças tem a função de acoplar ou desacoplar o motor do câmbio, como veremos a seguir.
Embreagem
Aqui nós temos agora a caixa de marcha, câmbio ou o mais correto de todos, a TRANSMISSÃO, que está diretamente ligada as rodas do carro, e tem por função transmitir o movimento do motor para as rodas do carro. Esta peça tem também por função o controle da velocidade do carro, pois é nela que vamos fazer as trocas de marcha. Observe que ela também tem a parte redonda, onde se encontraram a embreagem e o motor, e com isto teremos o deslocamento do carro ou não.
Câmbio ou Transmissão
Na realização da troca de marcha eu um veículo, a pessoa não precisa ter medo do carro parar ou "morrer", porque isto não vai acontecer, as trocas devem ser naturais, desacelerando o motor e acionando a embreagem e manipulando a caixa de marcha, fazendo a combinação que desejar, e liberando a embreagem e continuando andando.
Normalmente as pessoas dizem que a troca de marcha tem que ficar acelerando ou tirar rápido o pé da embreagem, mas isto não é verdade, se tirar rápido, o motor e o câmbio se encaixam de forma abrupta e tem uns solavancos no motor.
Também se ficar acelerando, o giro do motor irá ficar muito alto e quando tirar o pé da embreagem, o carro pode "cantar pneu" ou dar uns solavancos brusco. Sendo assim você deverá proceder naturalmente e de forma gradativa com todos os comandos, fazendo estas peças acima serem desencaixadas para trocar de marcha, e encaixada para voltar o movimento do carro.
Estas peças devem realizar este movimento de encaixar para o carro começar a andar, e desencaixar e encaixar na troca de marchas, e nota-se que são peças distintas entre sim e que precisam se unir para o carro andar, e isto sempre deverá ocorrer com uniformidade e não com brutalidade.
Esta imagem acima mostra o conjunto montado, tendo o motor na cor prata e o câmbio de cor roxo, já montados e a alavanca de câmbio aparece também, isto fica fixo na estrutura do veículo.