Bem, vou explicar a vocês agora os cuidados que deveram ter com os pés para poder controlar o pedal da embreagem, e também o pedal do freio e acelerador. O mal posicionamento dos pés na hora de dirigir acaba atrapalhando o aprendizado e deixando a pessoa mais insegura, e por consequência o carro morrer.
Aqui abaixo, veremos dois vídeos explicando o jeito certo de usar os pés nos comandos, porém uma musculatura bem relaxada das pernas vai ajudar bastante no domínio dos pedais, por isto, recomendo relaxar bem o corpo a hora de dirigir, pois o carro para ser conduzido bem, não precisa de força física do condutor e sim de habilidade para realizar os comandos necessários, vejamos:
Este cuidado com o pé da embreagem é de extrema importância, pois se você perceber que o carro vai "morrer", terá facilidade em acionar a embreagem novamente. Agora veremos os pedais de freio e acelerador:
Mantendo os pés desta forma, você terá domínio total do carro e facilidade para usar os pedais, porém é importante lembrar que para isto é necessário deixar os joelhos afastados, tem que ficar sentado á vontade no banco com as pernas abertas, como o homem senta. Veja a forma com que o homem fica sentado, observe os joelhos, como eles ficam soltos de tal forma que é fácil movimentar as pernas:
Agora comparem, ou melhor, vá até o carro e sente no banco e experimentem ambos os caso para ver qual postura é a melhor para manipular com facilidade os pedais. Eu recomendo a postura da imagem do homem, pois as pernas ficam mais a vontade, e com isto tem mais flexibilidade e controle motor do corpo melhor.
Oi tudo bem estou adorando o seu blog, pois tem me ajudado a tirar algumas duvidas na hora da prova do DETRAN pois eu reprovei duas vezes no DETRAN de Curitiba espero que agora eu passo de uma vez a primeira eu reprovei na baliza e na segunda vez na rua.
ResponderExcluirQue bom poder ajudar, e fico torcendo por sua aprovação, e qualquer dúvida que tiver, pode perguntar, abraço e sucesso no seu exame.
ExcluirOlá gostei muito do seu blog, erro muito nos pedais porque quando passo da 2° para 3° e vice versa demoro tirar o pé da embreagem ai o carro da aqueles solavancos. Pelo que entendi somente de primeira que vou tirando o pé e acelerando junto demais tiro pé todo e após acelero. Gostei muito do seu blog senti falta de um post sobre controle no aclive e declive.
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e que bom que gostou do blog, e quanto a esta situação sua, isto é bastante comum, e quanto a sua dúvida sobre aclive/declive, poderia me contar o que tem dificuldade? E quanto a embreagem, você pode estar vendo este post http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/12/porque-deixo-o-carro-morrer-tanto-ou.html que ele pode te ajudar também, e no mais é só me dizer que te ajudo no que puder.
ExcluirOlá, estou gostando muito do seu blog. Tirei minha carta há 10 anos e só agora estou tirando o carro da garagem. Sinto-me muito insegura em sair para a rua, sofro muito com isso. Mas estou indo aos poucos. Acho que não vou conseguir passar entre os carros ou dar uma ré..... Você tem algum conselho? Obrigada! Juliana
ResponderExcluirOlá Juliana, tudo bem?
ExcluirEntão, esta tua insegurança é algo normal, e você esta fazendo o que é correto, pegando o carro aos poucos para ir treinando, continue assim que vai conseguir e quanto as suas dúvidas, é o seguinte:
Para a Ré: Treino é a melhor solução, e te sugiro ir a uma rua tranquila e ficar manobrando o carro nela para você entender o que acontece com o carro esta ora, pois é uma manobra e marcha que as pessoas se perdem muito e já vai aí outra dica, o volante manobra igual ir para a frente. Leia este post: http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/07/manobrando-o-carro.html
Para passar entre os carros: o ideal é olhar, pois é muito comum olhar para a frente mas nesta ora é importante olhar pelo lado como se fosse o passageiro e também olhar pela janela do passageiro.
Estas são as dicas para te passar e espero que você entenda, e qualquer dúvida volte aí.
Também pode dar uma olhada neste post http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/06/entendendo-manobra-do-carro.html
ExcluirMuitooo boa as explicações....parabéns...
ResponderExcluirEu estou tendo muitas dificuldades nas aulas! Muito medo e ansiedade! Seu blog é um amor! Continue fazendo postagens sempre! principalmente sobre curvassssss! ) Você é melhor que meu instrutor! hahahaah
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo elogio, e sempre que possível, estarei postando algo sim, sucesso na sua jornada de condutor.
ExcluirPara entrar em uma curva preciso deixar o pé na embreagem?
ResponderExcluirOlha só, para esta sua dúvida há duas situações:
Excluir1ª - Se for virar e em parada obrigatória, poderá fazer a curva com o pé na embreagem sem problema.
2ª - Se a curva for tua preferencial, aí a manobra deve ser feita com o pé fora do pedal, para que não perca pontos.
Adorei seu Blog, Está me Ajudando Muitoo...
ResponderExcluirParabéns!!!!
Olá Luana, obrigado pela visita, e que bom poder ajudar!
ExcluirBoa tarde Instrutor Ismar!
ResponderExcluirTenho CNH há dois anos, porém como não tinha carro fiquei sem dirigir. Comprei um carro zero agora e estou conseguindo dirigir, mas tenho problemas ao trocar de marcha. Para sair em primeiro vai tranquilo, porém quando vou mudar para segunda marcha e de segunda para terceira marcha e assim sucessivamente, eu largo a embreagem muito rápido e o carro fica dando aqueles solavancos.
Tem pessoas que me disseram que se eu ficar com o pé em cima da embreagem eu vou estragar a mesma, outras pessoas me dizem que eu posso estragar a embreagem, soltando rápido demais.
Gostaria de ver com você, o que é melhor ou menos pior, soltar a embreagem muito rápido e o carro dar aqueles solavancos ou ficar segurando a embreagem ?!
Sei que tenho que ir soltando a embreagem aos poucos, conforme vou acelerando, porém isso funciona bem na teoria, na prática é um pouco mais complicado.
Tenho medo de estragar o carro trocando as marchas de forma "errada".
Aguardo seu retorno!!
Grata,
Andréia
Olá Andreia!
ExcluirEsta situação é bastante normal com a pessoa quanto ao uso da embreagem, pois bem, vamos lá para as possíveis implicações deste atos, elas podem sim danificar o kit embreagem do seu carro, bem como podem gerar outros problemas, e já que você faz a parte mais difícil corretamente, o que esta acontecendo de errado é, você fica com medo do carro morrer ou parar durante a mudança da marcha, mas pode ficar tranquila que isto não vai acontecer!
Ao realizar as trocas faça assim:
1 - pare de acelerar;
2 - acione a embreagem completamente;
3 - mude para a marcha que deseja;
4 - vá liberando a embreagem, e use um intervalo de 2 a 3 segundos para fazer esta liberação da embreagem, aí vai dar tudo certo: faça assim com a embreagem, libere 1/2 e 2/2 ou 1/3, 2/3 e 3/3 movimentando o pedal desta forma, e fique tranquila que o carro não para e nem morre neste intervalo. E treine isto numa rua plana para pegar o jeito aí depois é só treino para os aclives.
E quanto a sua dúvida, é o seguinte, as 2 são prejudicais, porém a que gera solavancos pode fazer com que o carro apague e provoque uma colisão traseira ou danificar embreagem + motor + marchas, eu aconselho a que gasta um pouco a embreagem por ser a mais segura e menos prejudicial, e tem mais, é por um curto tempo, pois logo você pega o jeito, e se for o caso, vá em uma autoescola e compre 2 aulas para você treinar e pronto, espero que esta explicação tire suas dúvidas e, se precisar é só perguntar!
tenho dificuldade na hora de tirar o pé da embreagem e começar a acelerar. o carro morre. Como prosseguir corretamente para usar a embreagem e o acelerador?
ResponderExcluirOlá, o que pode esta acontecendo é, você tira muito rápido o pé, ou acelerando depois de tirar o pé, ou ainda, quando o carro começar a se movimentar, deve-se manter o pé por uns segundos e acelerar um pouco o carro e só depois soltar a embreagem, experimente estas dicas e veja qual resolve o seu problema!
Excluiratt
Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida. eu e o meu esposo estamos fazendo auto escola, e o meu instrutor me ensinou a fazer a baliza com a embreagem e freio mantendo o controle sempre na embreagem para entrar na baliza . E o instrutor do meu esposo falou que se faz a baliza acelerando! Quem está certo o meu instrutor ou do meu esposo? Pôs do jeito que o meu instrutor me ensinou da sempre certo.
ResponderExcluirOlá, a resposta é, os dois instrutores estão certos, porém, o mais sensato é o seu instrutor, porque controlar o carro da sua forma, é mais fácil mesmo para fazer a baliza! Se seu esposo já dirige, ele pode fazer acelerando e controlando o carro sem problema, agora se ele não domina o carro, aconselho ele a fazer como você faz, é mais seguro e garantido!
ExcluirEspero que seja sanado a dúvida de vocês e, qualquer outra, é só perguntar!
Parabéns pelo blog!!! Explicações muito didáticas, era tudo o que eu precisava!! Encontrei resposta para as dúvidas que mais me deixavam angustiada! Obrigada.
ResponderExcluirObrigado, que bom poder ajudar!
ExcluirEstou na minha 16 aula mais tenho medo de pisar tipo manter sempre velocidade de 45 quando vou ter este dominio de correr um pouco e saber que vai sa tempo para tudo
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita!
ExcluirQuanto a esta insegurança, é tudo normal, o que te deixa com este sentimento é a insegurança do inicio desta nova fase de sua vida, que é ser uma condutora, ter uma máquina sob seu domínio e responsabilidade, isto faz com que contraia muito sua musculatura e não respire naturalmente, ficando assim com uma postura física e mental forçada.
Assim que conseguir relaxar e deixar a direção, o corpo, o carro e as coisas acontecerem mais natural, verá que tudo fica muito mais fácil de fazer, é apenas uma questão de tempo e treino, e acima de tudo, calma, então, fique tranquila que conseguirá sim fazer tudo.
Qualquer duvida é só comentar, sucesso na sua nova jornada.
Estive a pesquisar hoje e encontrei este site, no entanto fiquei com uma duvida:na engendração de mudanças, como é possível sair de quinta mudança para terceira mudança? não poderia engrenar da quinta para quarta mudança ou seja de uma forma ordenada? digo isso porque estou na fase de aprendizagem e por outro lado graça esse site esmiuçou as duvidas que eu tenho até o momento.
ResponderExcluirAgradeceria que me respondesse obrigado.
Olá, obrigado por sua visita e fico feliz em saber que o blog está sendo útil! Quanto a sua dúvida, é possível fazer a redução da marcha de forma ordenada como falou sim, porém existe esta forma alternada também, chama-se isto de pular marcha, isto ocorre muito e é uma situação normal, pois em certas situações, você cai muito a velocidade do carro e acaba ficando com esta velocidade proporcional a tal marcha, entende, tipo, estava a 100m/h em 5ª marcha e diminuiu rapidamente para 50, 60m/h equivalente a 3ª marcha, como exemplo, espero ter sanado sua dúvida e qualquer outra é só comentar!
ExcluirSucesso no seu aprendizado!
quem faz aulas de direção nos sábados precisara comprar mais aulas para melhorar na direção
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirO que acontece com o comentado por você, é que leva-se muito tempo entre as aulas, ai o treinamento fica comprometido, sugiro que tente fazer aulas no meio da semana, isto irá te ajudar a desenvolver melhor!
Sucesso no seu aprendizado...
Oi instrutor Ismar eu estou fazendo aulas de direção aos sábados e o meu instrutor diz que me falta coordenação motora para dirigir porque eu demoro muito para fazer o carro andar
ResponderExcluirEntão, o que pode estar acontecendo é, você fica com a perna muito rígida e com isto acaba tendo dificuldade em manusear o pedal da embreagem, tente relaxar e treinar um pouco mais a manobre de arrancada!
Excluirtenho dificuldade em trocar marcar quando estou reduzindo a velocidade do carro e me enrolo na hora de soltar a embreagem muito rápido!
ResponderExcluirObrigado pela visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, dê uma lida neste postado
http://euestoudirigindo.blogspot.com/2014/05/dicas-sobre-embreagem-e-demais-pedais.html?m=1
Veja se ele te ajuda nesta situação, acredito que as explicações colocada neste postado tirará suas dúvidas, se não entender,comenta aí novamente.
Sucesso
eu deixo muito o carro morrer na bsliza
ExcluirOlá Boa noite; estou na minhas ultimas aulas diurnas e não consigo fazer a baliza, me atrapalho toda com os pedais e comandos do carro, temo não ter perfil para dirigir, pode me ajudar? Obrigado
ResponderExcluirOlá,obrigado pela visita, quanto a sua dúvida, procure fazer assim, peça ao seu instrutor fazer uma baliza e você fica fora do carro vendo o que ele faz com o volante, o que acontece com as rodas, como o carro se movimenta e o resultado da manobra, e isto na parte da entrada na na vaga , faça o mesmo para a saída.
ExcluirProcure fazer também um esquema escrito da baliza, para você memorizar, faça em duas partes, os passo a passo da entrada e saída, faça organizado e sem pular a sequência, a baliza nada mais é que, uma receita onde precisa colocar cada ingrediente na hora e quantia certa, procure fazer isto é veja que vai melhorar muito o seu aprendizado e resultado, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!
ola instrutor Ismar como eu faço para não dar freiada brusca o meu instrutor vive me cobrando para não dar freiada brusca porque senão na hora da prova eu posso ser reprovado por isto
ResponderExcluirEntão Amauri, observe que se estou está acontecendo, ou está pisando muito forte no pedal, freando tudo de uma vez ou ainda deixando seu pé alto, tipo, usando o meio do pé para fretar, p o isso assim a fresagem será bem forte, procure usar mais a ponta do pé, seria basicamente usar quase que os dedos para Frear, observe estes itens e veja se melhora! Qualquer dúvida é só perguntar! Sucesso!
ExcluirOlá Ismar; estou na terceira aula e todas parada obrigatória eu afogo carro quando vou sair acho que tiro pé muito rápido do acelerador.o que faço pra aprender isso
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, pode ser mesmo a retirada rápida do pedal, por ansiedade em não demorar para arrancar e atrapalhar outros veículos, pode ser que esteja com a perna muito rígida ou até mesmo posicionando o pé de uma forma que dificulta o manuseio do pedal. Precisa observar esses detalhes e passar a manusear o pedal, com um movimento "soltando" e não "soltar", agora é só treinamento mesmo e calma na arrancada, melhor demorar para arrancar, do que perder mais tempo ligando o carro e refazendo tudo novamente!
Sucesso e bom treinamento!
muito boa a explicação sobre os pedais, tive um pequeno problema ,o pé da embreagem tremeu tanto na hora da prova que deixei o carro morrer, eu sabia tudo que estava fazendo mas não consegui parar de tremer. parabéns muito bem explicado.
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à esta situação sua, infelizmente isso de tremer é normal, passei por isto nos meus testes também, o importante é, você ser racional e não emocional na hora do teste, a "tremedera" está lá, mas o seu objetivo é maior, a ansiedade está lá, mas seu objetivo deve prevalecer, e como você faz isto? Para, respira fundo, conta até 10 e inicia a prova, focando aquilo que sabe, treinou e está lá para fazer, sucesso no seu reteste e, qualquer dúvida é só perguntar!
Olá boa noite! Estou tentando tirar minha carteira, treino num uno, e por causa de uma limitação de dorsiflexao no tornozelo direito não estou conseguindo alcançar o pedal do acelerador que é alto, mesma altura dos pedais de freio e embreagem. ja usei sapato de salto, sem salto nenhum, mas não dá pra pisar no acelerador e deixar o calcanhar apoiado no assoalho. Pfv o que é possível fazer pra obter sucesso. Tô quase desistindo.😕. Obrigada
ResponderExcluirOlá Ana, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à esta sua dúvida, você pode fazer o seguinte, se tiver outro veículo na autoescola para fazer a troca, fazer as aulas em outro modelo de carro, se tiver Celta, este é bom por ter o pedal do acelerador bem baixo, também é possível trocar de escola, onde possa encontrar um veículo que se adapta melhor a sua necessidade, ou pode também, se não ficar muito cansativo, usar o acelerador com seu tornozelo levantado, faça o teste, não é obrigatório manter o tornozelo apoiado no chão, e mais uma opção, seria pegar um pedaço de espuma ou uma almofada pequena que você possa apoiar seu tornozelo, mas neste último caso, precisa bolar uma forma de prendê-lo no tapete ou colocar até mesmo um velcro para que a mesma fique presa no carpete do carro, aí você faz a aula sem o tapete de borracha do carro,são essas as opções que tenho para te passar, veja o que é possível e me fale também, quero saber o que deu certo, qualquer dúvida é só perguntar!
Sucesso e não desista, você vai conseguir resolver isso!
Boa noite e muito obrigada pelas valiosas dicas. Vou tentar sim e se Deus quiser vou conseguir. Obrigada😊
ExcluirOlá, tudo bem? E aí, o que conseguiu fazer das suas aulas, teve alguma melhora?
ExcluirOlá tudo bem😊vou começar a treinar no celta. Conversei com meu instrutor e achamos que essa é a melhor escolha. Fiz uma viagem e acabei ficando sem treinar por um tempo,mas tô bastante animada pra recomeçar. Muitíssimo obrigada pelo apoio e carinho. Abç Ana.
ExcluirOlá Ana, tudo bem sim!
ExcluirQue bom que está dando tudo certo, vai ser bem melhor este carro para você e, que bom que seu instrutor apoiou a idéia, me fale como foi a nova aula!
Vai dar tudo certo e você vai alcançar seu objetivo, sucesso no seu aprendizado, abraço! 😉
Boa noite instrutor Ismar. Fiz uma aula no celta com direção elétrica😊😀. Meu instrutor é sensacional,tá usando o carro dele pra me auxiliar, e farei o exame quando estiver bem treinada no carro dele. Muitíssimo obrigada,esforço conjunto, resultado satisfatório. Me mando notícias, espero serem as melhores. Abraços.☺
Excluir*Te mando notícias 😁
ExcluirOlá Ana!
ExcluirQue bom que está dando tudo certo agoro,bom também que seu instrutor irá te ajudar, estou torcendo por você!
Mande notícias mesmo, abraço e sucesso!
Boa noite Ismar!!!😀😀😀consegui tirar minha carteira, no primeiro exame e sem perder nenhum ponto. TÔ muito feliz!!! Obrigada pelas dicas e pelo apoio. 😀😀
ResponderExcluirQue legal, fiquem muito feliz em saber😉😉😉😉 que bom que deu tudo certo e parabéns pela sua aprovação e com competência! Que Deus abençoe sua nova jornada, te dando discernimento e sabedoria nesta nova fase de condutora, tudo de bom para você, felicidades e qualquer dúvida é só perguntar! ☺☺
Excluir😊😊👏👏👏👐🚗🚗🚗
ExcluirOlá Ana, tudo bem?
ExcluirE aí, como está indo a vida de condutora agora, está dando tudo certo?
Olá. Boa noite. Obrigada pelo blog. Sou recém habilitada e acabo de comprar um carro.Moro no RJ, onde o trânsito é bastante intenso. Estou começando a ter um pouco mais de domínio do carro, apesar de ainda me atrapalhar na redução das marchas e engatar a marcha ré. Tenho realizado treinos noturnos onde não tem quase carro na rua. Estou muito insegura pra pegar o transito. Minha sensação é de pânico ao ver um monte de carros na rua, cortando e ultrapassando..Não sei se conseguirei fazer isso um dia..a sensação é que para sobreviver ao trânsito terei de aprender..ainda não sei como..vc teria uma dica? Muito obrigada!
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e prestígio!
ExcluirQuanto à sua dúvida, você já está fazendo uma excelente tarefa, treinando a noite, agora, o que precisa é fazer isso durante o dia, para perder o medo do trânsito, pode ser aos sábados e domingos, depois passe para a semana, o mais importante e difícil já conseguiu, sua CNH, agora é só treino e paciência.
Também é importante não se preocupar muito com os carros de trás, focar no que está acontecendo a sua frente, importante também ter em mente os locais e ruas que precisa passar, assim você aproveita as oportunidades para se posicionar com antecedência na via, e leve uma pessoa mais tranquila e que diriga para te auxiliar em uma eventual situação de estresse, procure dar umas voltas na região em que já conhece estando sozinha, isso vai fazer você confiar e acreditar que pode,sabe e é capaz!
Espero que essas informações possam te ajudar, qualquer coisa me procure e desculpe a demora em responder, sucesso!
Olá tenho dificuldade na Baliza minhas aulas estão acabando e não consegui fazer nenhuma sozinha
ResponderExcluirO pe fica na embreagem e freio
Ou estou fazendo errado?
Olá!
ExcluirOs pés devem permanecer sim nos dois pedais, se você soltar ambos, perderá o controle do carro, deixando ele apagar ou passando dos pontos de referência.
Quanto a baliza, procure fazer por etapas:
1 todos os procedimentos de entrada na vaga.
2 todos os procedimentos dentro da vaga.
3 todos os procedimentos de saída da vaga.
Como uma receita que deve seguir a risca, colocando cada item ba sua devida ordem e sequência, assim ficara mais fácil o aprendizado!
Qualquer coisa é só perguntar. Bom aprendizado!
tem alguma regra sobre deixar o calcanhar no piso do carro ou suspenso? pode ser conforme a pessoa se sentir bem?
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto a esta questão, não há regra alguma, a forma que achar melhor é o que importa!
ao parar em um sinal de aproximadamente 30s , ao por o carro em primeira marcha eu posso ja deixar a embreagem no ponto de mebreagem pra sair?
ResponderExcluirPode sim, se tranando de aulas e exame prático, pode fazer a meia embreagem tranquilo, mas para o seu carro próprio, não é muito bom pois reduz a vida útil do kit embreagem.
ExcluirBoa Noite Instrutor Ismar
ResponderExcluirEstou tendo dificuldade para passar da 3º para 2º marcha o carro da um pulo e tambem estou com dificuldade de nao deixar o carro apagar nao consigo achar o pt certo da embreagem. Me ajude. Um abraco
Olá, obrigado pela visita e prestígio!
ExcluirQuanto à sua dúvida, o que pode estar acontecendo é, você está tirando o pé muito rápido da embreagem, procure fazer um movimento "soltando ao invés de soltar", pode não estar diminuindo a velocidade do carro o suficiente, o ideal seria ele estar em média de uns 25km +/-, ou também uma questão de postura sua no volante, sentada muito para a frente ou muito distante, comprometendo a utilização dos pedais!
Procure observar esses pontos e me diga se melhorou ou não! Quanto ao ponto da embreagem, procure nese momento deixar a perna mais relaxada e levantar levemente o tornozelo do chão do carro, assim terá mais mobilidade, e ao perceber aquela "tremidinha", solte o freio, espere o carro se mover um espaço para só então liberar o resto da embreagem, não solte os dois pedais juntos!
Boa tarde. Meu caso foi o seguinte, acabei de terminar minha baliza, fiz tudo correto, só que fui penalizado por deixar o pé na embreagem quando o carro estava em movimento, posso ser reprovado por isso?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, depende muito de como o examinador pontuol você, manter o pé na embreagem equivale a 1 ponto, mas ele pode cobrar a cada vez que ele verificar, aí a somatória pode exceder ao permitido de 03 pontos, ele também pode optar por não te reprovar só por isso, infelizmente é esperar o resultado e que ele já poderia ter dito na hora, em que cidade/estado fez o exame?
ExcluirPrestei meu exame em Garanhuns-PE
ExcluirGostei muito da dica
ResponderExcluirObrigada.
As vezes te dúvida onde fico com os pés na hora da baliza.quando estou dando a ré, meu carro sempre morre
Peço sua ajuda por favor.
Então, para realizar manobras e principalmente na baliza, você precisa manter os pés encima doa pedais que está usando, embreagem e freio, e principalmente a embreagem que é o que vai manter o motor funcionando ou apagar, assim vai ter o domínio necessário do carro!
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirBoa noite !😉😉😉
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