Condutor, vulgo "Motorista". |
Pedestre. |
Olá pessoal, neste poste eu quero esclarecer um pouco o que acontece com a maioria das pessoas que começam á tirar a Carteira de Habilitação, ou já estão habilitada mas têm insegurança na hora de pegar no volante. Então é o seguinte, o trânsito é composto por veículos, pessoas e animais, para circulação, para, estacionamento e operação de carga e descarga. E vamos nos concentrar nos dois primeiros, veículos e pessoas, que a partir de agora será tradado como condutor e pedestre, e está é a primeira lição que temos.
Vejamos então uma situação comum para ambos os casos, pedestres e condutores, que é realizar uma travessia de uma via em um cruzamento, e vou explicar individualmente cada um.
1 Caso: O Pedestre passando por um cruzamento.
Observe a imagem abaixo, quando somos apenas pedestre e vamos passar por um cruzamento, vem aquele situação que aprendemos á muito tempo atrás que dizia: "ao atravessar á rua, olhe para todos os lados".
2 Caso: O Condutor passando por um cruzamento.
Um motorista ao passar por um cruzamento, ele deverá em primeiro lugar, observar se á preferência de passagem é dele ou não, através da sinalização da via, o que não ocorre com o pedestre. Segundo, se a preferência for dele, é só passar. Observe a imagem abaixo, como está posicionada a sinalização.
Esta é a visão que o motorista têm da sinalização, onde ele não tem a preferência de passagem, ele irá parar o carro e olhar para ambos os lado e depois seguir o caminho desejado dele.
Agora abaixo está a imagem da mesma via, só que da rua transversal, onde a rua é a preferêncial, observe os círculos amarelos que é onde estão as placas de PARE, e as flechas vermelhas mostram o local q não têm sinalização. Então veja que o carro vermelho aguarda a manobra do branco, pois o direito é dele.
Então, o que acontece é que os anos de pesamento de pedestre afeta diretamente na forma como devemos dirigir um carro, o que acontece é que para o pedestre não existe regras, mas para o motorista, ele deve cumprir regras para que não ocorra acidente. Quando estamos dirigindo, devemos cumprir as regras e não ficar com medo dos outros carros que estão na rua conosco, pois se você tem que obedecer a sinalização, o outro motorista tem que obedecer a sinalização destinada a ele, e quando você tiver direito, use ele sem medo.
0 comentários:
Postar um comentário
Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.