Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Rotinas para dirigir.


 
Olá pessoal, mas uma vez eu venho expressar aqui uma situação que é comum para as pessoas que estão começando a dirigir, ou já tem sua Habilitação e não dirigem porque tem medo ou insegurança  e á hora que entra no carro, o suor aparece nas mão e pernas tremem. Então o que acontece, você vai para a autoescola e faz lá 20 aulas ou mais, e fica com um instrutor do seu lado sempre te ajudando e falando tudo o que você deve fazer, aí na hora do exame, o examinador apenas fala " vire a direita ou vire a esquerda" e silêncio. Você perde totalmente a noção do que fazer.

Então é o seguinte, você antes de iniciar as aulas práticas, passou por um treinamento teórico certo? Pare que serve este treinamento? Agora brevemente teremos o tal do simulador de direção, tem terá a finalidade de preparar a pessoa para o carro, dando uma noção melhor do que ela vai enfrentar pela frente.

Vamos lá então, as aulas teóricas que você fez, têm a finalidade de te orientar das regras que o motorista tem que cumprir quando estiver na direção de um veículo, seja ele carro ou moto, pois as regras servem para todos, você viu lá uma aulas de direção defensiva que tem por finalidade, te advertir das situações de risco que podem ser evitadas, teve também umas aulas de mecânica básica  que a meu ver é uma aula muito importante, pois não podemos controlar bem um equipamento que não conhecemos, e saber como funciona a maquina "CARRO", nos dá uma segurança e tranquilidade maior pra dirigir, veja, ninguém tem medo de usar um aparelho de celular, porque sabe o que cada tecla ou ícone realiza, e esta aula de mecânica tem esta finalidade de te mostrar o que cada parte do carro faz.Virão também uma aula de extrema importância, que é Legislação de Trânsito, e para que serve ela? Esta matéria nos ensina as regras que os motoristas devem cumprir, sobre sinalização, situações que te informa o que deve ser feito, então é uma matéria que devemos dar muita importância  pois é nosso guia para dirigir um carro na rua,  e o que eu observo durante as aula práticas é que os alunos não aprenderam nada, pois se perdem em uma simples cruzamento, que tem um post aqui que explica este local.

Então o que acontece com o meu medo, ou aquela insegurança na hora de dirigir?
  • 1º - Eu não quero assumir a responsabilidade de um acidente. O que ocorre neste caso é que existem dois tipos de acidente, o que foi culpa sua, e o que a culpa foi do outro motorista, e esta é uma situação que dificilmente estará sob nosso controle. O que importa neste caso na minha opinião é, eu sou inocente! Pois ser o causador, é sinal de que eu cometi algum erro, o que todo ser humano está sujeito também.
  • 2º - Não damos valor á regra de sinalização que indica quem tem o DIREITO de PASSAR, e quem tem o DEVER de PARAR, e ficamos totalmente perdidos e simplesmente enfiamos o pé no freio e paramos o carro no meio da rua, porque "achou" que o outro carro não ia parar, mas e o carro que vem atrás de você, o que ele faz daí? Então devemos seguir a sinalização e confiar nela, pois é uma regra que você e quem mais tiver ao volante devem cumprir.
  • 3º  - A pessoa confia no instrutor e só faz o que ele manda, e não tem a iniciativa de ser independente, e errar pois é com o erro que vem o acerto, e aí você ira saber se agiu corretamente ou não, pois o seu instrutor irá lhe explicar se o que você fez ou iria fazer, estava certo ou não.
  • 4º - Está trafegando na rua e entra em pânico quando vê que tem um outro carro atrás, como se tivesse atrapalhando a vida do outro, e realmente está, pois o trânsito é assim, um atrapalhando o outro, porém é uma situação normal,  pois tudo nesta vida funciona assim, exemplo, numa fila de banco, eu estou atrapalhando a pessoa que está atrás de mim, mas nem por isto eu fico desesperado.
  • 5º - Está aprendendo e fica com medo de errar, e não toma iniciativa ou tem curiosidade e pergunta para que serve isto ou aquilo, ou porque tenho que fazer isto, então seja curioso, pergunte, faça, tente, experimente, pois só assim você irá aprender de verdade, atrapalhe todos que você puder sem medo e vergonha, vá enfrente que você consegui, tudo é uma questão de treino e paciência.
O que eu tenho notado durante as aulas práticas é que o aluno vai fazer o treinamento teórico e não valoriza o que ele está vendo e ouvindo do instrutor, e simplesmente deletam tudo o que foi visto após o teste teórico,  como se não fosse útil nas aulas práticas, aí a pessoa fica mais perdida ainda na aulas de direção, pois o trabalho é dobrado, porque tem que voltar com muitas situações que já foi vista anteriormente, e o treinamento prático fica difícil, pois para quem não sabe dirigir, ele fica da seguinte forma:
  • A pessoa tem que aprender a usar o veículo, com controles e comandos que devem ser executados.
  • Aprender a controlar e coordenar o corpo de tal forma que funcione fácil e corretamente nos comandos para não ser brusco ou deixar tudo pelo meio do caminho.
  • Olhar a rua e ver o que está acontecendo quanto ao trânsito, e a sinalização da via, e ainda andar sem saber para onde vai, pois é o instrutor que irá informar o caminho a ser seguido.  
Então tenha calma, pois não é tao difícil assim, mas pode ser necessário fazer aulas de reforço e preste bastante atenção no que deve ser feito e tente entender o que você está fazendo, pois assim as coisas ficaram mais fácil e fluirão melhor, e sempre procure realizar uma ação de cada vez e com calma que ficará tudo muito mais simples e fácil, não tente repetir o que os motoristas mais experientes fazem, pois você não tem a mesma capacidade ainda.


0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.