Pages

terça-feira, 14 de maio de 2013

Parada Obrigatória.

Como realizar a parada obrigátoria na sinalização.

Bem pessoal, neste post eu quero passar para vocês a seguinte situação, que é a parada obrigatória do carro na placa de PARE, e como deve ser feita esta parada.Então é assim, toda vez que você estiver trafegando em uma via e encontrar a sinalização vertical ou horizontal solicitando a sua parada, ela deverá acontecer da seguinte forma:
  1. Acionar o pedal do freio.
  2. Acionar o pedal da embreagem.
  3. Realizar a parada completa do carro, na marcha em que estiver!
  4. Engatar a 1ª  marcha, olha e seguir.
Esta é a forma descrita acima, e a ordem com que deve acontecer esta parada.  Agora vejamos na imagem abaixo a questão do posicionamento do carro na parada. Vou colocar duas situações na mesma imagem, e explicar cada uma delas.




CASO 01 - Parada Obrigatória com pedestre. CARRO AZUL

Esta situação funcionará assim, você deve realizar 2 paradas, uma delas para dar a preferência para o pedestre, e a outra para levar o carro até o ponto de visão do fluxo de veículos, e a regra será assim:
  1. Acionar o freio.
  2. Acionar a embreagem.
  3. Realiza a parada total do carro na linha de retenção, a linha branca entre o carro e o pedestre.
  4. Coloque a marcha do carro em 1ª  marcha.
  5. Aguarde a travessia completa do pedestre.
  6. Leve o carro até o ponto de visão da via transversão, e pare novamente o carro.
  7. Olhe para os lados e realize a manobra pretendida.


CASO 02 - Parada Obrigatória sem pedestre. CARRO VERMELHO.

Esta situação é um pouco diferente, pois exclui a parada do pedestre. Funciona assim, na ausencia  do pedestre, você não precisa fazer esta parada na placa, e depois parar no ponto de visão do fluxo de veículos da via transversal, ficando assim aparada do pedestre facultativa, mas se realizar esta parada antes do ponto de visão, terá que fazer a segunda. Então funcionará assim:
  1. Acionar o pedal do freio.
  2. Acionar  pedal da embreagem.
  3. Ir controlando o carro até sua parada total, no ponto de visão.
  4. Engatar a 1ª  marcha, olhar para os lado e seguir no caminho desejado.
*** Cuidar para não exceder o alinhamento do meio-fio, que está marcado na frente do carro com uma linha branca, se a frente do carro passar daquele ponto, você já avançou a via preferêncial, e cometeu uma falta eliminatória.

*** lembre-se de verificar em seu local de exame, se é aceito esta situação, pois esta forma de parada pode variar de cidade e estado, oriente-se com o seu instrutor, e para o cotidiano, está forma está correta.