Como realizar a parada obrigátoria na sinalização.
Bem pessoal, neste post eu quero passar para vocês a seguinte situação, que é a parada obrigatória do carro na placa de PARE, e como deve ser feita esta parada.Então é assim, toda vez que você estiver trafegando em uma via e encontrar a sinalização vertical ou horizontal solicitando a sua parada, ela deverá acontecer da seguinte forma:
- Acionar o pedal do freio.
- Acionar o pedal da embreagem.
- Realizar a parada completa do carro, na marcha em que estiver!
- Engatar a 1ª marcha, olha e seguir.
Esta é a forma descrita acima, e a ordem com que deve acontecer esta parada. Agora vejamos na imagem abaixo a questão do posicionamento do carro na parada. Vou colocar duas situações na mesma imagem, e explicar cada uma delas.
CASO 01 - Parada Obrigatória com pedestre. CARRO AZUL
Esta situação funcionará assim, você deve realizar 2 paradas, uma delas para dar a preferência para o pedestre, e a outra para levar o carro até o ponto de visão do fluxo de veículos, e a regra será assim:
- Acionar o freio.
- Acionar a embreagem.
- Realiza a parada total do carro na linha de retenção, a linha branca entre o carro e o pedestre.
- Coloque a marcha do carro em 1ª marcha.
- Aguarde a travessia completa do pedestre.
- Leve o carro até o ponto de visão da via transversão, e pare novamente o carro.
- Olhe para os lados e realize a manobra pretendida.
CASO 02 - Parada Obrigatória sem pedestre. CARRO VERMELHO.
Esta situação é um pouco diferente, pois exclui a parada do pedestre. Funciona assim, na ausencia do pedestre, você não precisa fazer esta parada na placa, e depois parar no ponto de visão do fluxo de veículos da via transversal, ficando assim aparada do pedestre facultativa, mas se realizar esta parada antes do ponto de visão, terá que fazer a segunda. Então funcionará assim:
- Acionar o pedal do freio.
- Acionar pedal da embreagem.
- Ir controlando o carro até sua parada total, no ponto de visão.
- Engatar a 1ª marcha, olhar para os lado e seguir no caminho desejado.
*** lembre-se de verificar em seu local de exame, se é aceito esta situação, pois esta forma de parada pode variar de cidade e estado, oriente-se com o seu instrutor, e para o cotidiano, está forma está correta.
MUITO BOA A EXPLICAÇÃO MAIS EU ACHO QUE DEVERIA CONTAR A IDADE DE UMA CHANCE A ALGUEM JA INFRATADO SER UM POUCO PACIENTE POIS ESTAMOS GASTANDO PARA TIRA A CARTEIRA EU POR EXPLO JA TIVE 48 AULAS AGORA E PRAR E PEDIDIR A DEUS QUE MANDE UM EXAMINADOR PACIENTE E AMAVEL QUE DEUS ABENÇOE VC
ResponderExcluirOlá Depaula
Excluirobrigado pela visita, e quanto a esta situação de examinador, é complicado no Brasil todo, pois na grande maioria, eles não tem experiência como instrutor, e em muitos caso só fazem um curso de examinador e pronto e a legislação diz que eles devem tratar o candidato com respeito e cordialidade, e infelizmente eles não entendem e não sabem lidar com os anseios e a situação do candidato na hora da prova, e pior ainda na sua situação, mas uma dica que te dou é, não se deixar levar pela conduta do examinador, mais sim fazer a sua parte e o que aprendeu durante as aula, para não ficar a mercê da sorte e da boa vontade do examinador.
Sucesso na sua jornada.
Olá eu cometi dois erros mais oque tô mais preocupada e com a parada obrigatória que não parei mais eu reduzi a 2 e sinalizei entrei devagar olhando se não vinha ninguém queria saber se tenho chance de passar
Excluiré obrigatório dar seta antes da parada em rua de parada obrigatória?
ResponderExcluirSim Luis, a sinalização deve ser feita com antecedência e acompanhada do posicionamento do veículo também, para um bom entendimento dos demais usuários , daquilo que você quer fazer. Obrigado pela visita!
Excluirola... boa explicação,mas eu tenho uma duvida : sempre eu passo do ponto na hora de parar o carro em uma parada obrigatoria, queria uma dica de como parar certinho e olhar para as duas vias antes de seguir...pode me ajudar? meu nome é Fabiana.
ResponderExcluirOlá Fabiana, esta parada é como o explicado acima, se houver pedestre ou a faixa de segurança, deve-se parar antes, ajeitar a marcha e avançar um pouco mais no ponto de visão do trânsito, para ver os carros, e se não houver nenhum dos itens citados, pode parar direto no ponto de visão, porém, veja na cidade onde esta fazendo sua habilitação, pois esta parada muda de uma cidade para outra.
ExcluirObrigado pela visita e qualquer dúvida é só perguntar.
Fiz meu primeiro exame hj e fui reprovada no percurso, minha chateação é pq a autoescola nunca havia me agendado antes para o teste e meu processo vence dia 17 na próxima terça-feira, então não vou poder repetir mais somente o percurso, vou ter que iniciar tudo novamente. Sinceramente estou muito indignada e com vontade de desistir de tudo, pois dirijo há anos e por puro nervosismo acabei esquecendo de parar parando na linha do pedestre já quase na saída do percurso. Existe algum recurso para que eu faça somente o percurso?
ResponderExcluirOlá Robilene, que pena que reprovou, na verdade, esta situação que descreveu, é uma falta eliminatória, e é um comportamento comum para quem já dirige, que é seu caso. Infelizmente não há recurso algum a ser feito, só reteste, mas como seu processo esta no fim do prazo, dia 18 você vai na autoescola e faz o "Reaproveitamento do processo", assim você só fará exame teórico e exame prático, ficando muito mais barato e rápido o processo todo também.
ExcluirVc poderia me explicar melhor esse reaproveitamento do processo?
ExcluirObrigado pela visita!
ExcluirO reaproveitamento do processo funciona da seguinte forma, você tem um ano para fazer a carteira,se não conseguir, tem mais um ano para reaproveitamento.
Assim, o psicológico e o médico tem validade de 5 anos, ai os demais passos do processo, são válidos por 1 ano, ou seja, curso teórico e prático, se venceu seu prazo, precisa ver em um CFC credenciado ao Detran, sobre estes prazos, sendo assim, se estiver prazo para você reaproveitar, você faz prova teórica e prova prática, pagando também as taxas do Detran proporcional àquilo que terá que fazer.
Assim ficam mais baixo as custas do novo processo, você pode procurar qualquer cfc de sua cidade para ver curtinho os seus prazos e valores, pois tem alguns valores e taxas que não são do Detran, que muda de escola para escola.
Espero poder ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar!
Sucesso...
Pois é, o que me deixou chateada não foi ter sido eliminada, e sim não ter tido a chance de prestar o exame antes em tempo hábil para fazer apenas o reteste, entendeu? Inclusive teve um rapaz depois de mim que cometeu a mesma falta antes da baliza, andou com a porta aberta qd o examinador saiu do carro e foi aprovado, questionei o pq de dois pesos e duas medidas, mas infelizmente moramos no Brasil.
ResponderExcluirQual o correto posicionamento em placa de PARE, como no caso 02?
ResponderExcluirEx: Quando vou realizar uma conversão a direita, devo sinalizar com antecedência, aproximar do bordo da pista, parar e após realizar a conversão a direita.
Mas, quando vou seguir no mesmo sentido da via, devo posicionar o veículo a direita ou ao centro da via ou mais a esquerda próximo da linha divisória da pista como se fosse fazer uma conversão a esquerda.
Qual o posicionamento correto para seguir na mesma direção da pista?
Obrigado pela colaboração.
Obrigado por sua visita, quanto a sua dúvida, funciona como descreveu e, mesmo querendo seguir em frente, deve permanecer a direita da via, o que ocorre em alguns caso é que tem algumas pessoas que quando querem seguir em frente, elas vão mais para o lado esquerdo para permitir que o veículo quem vem atrás, possa fazer a conversão a direita, porém, isto não é lei nem regra, apenas opção.
ExcluirFui reprovada ontem na prova prática por parar um pouco além da placa de PARE. Achei injusto, pois sempre fiz isso nas aulas e o instrutor não me dizia nada. E agora, meu RENACH está encerrando e terei que recomeçar.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita, quanto a sua dúvida, infelizmente no nosso país, os detrans e examinadores principalmente, são autônomos no sistema de avaliação e, o critério do examinador, infelizmente acaba atrapalhando, pois cada um avalia pelo seu ponto de vista, ficando assim difícil até para o instrutor ensinar, justamente por situações que você relatou, como exemplo, e não tem o que fazer infelizmente. Agora, quanto ao vencimento do seu processo, é possível fazer o reaproveitamento, reduzindo significativamente os prazos, valores e exames a serem feitos, procure o seu ou qualquer outro cfc e informe-se.
ExcluirQualquer dúvida é só perguntar e sucesso na sua jornada.
Cometi este mesmo erro segundo o examinador, ele disse que avancei demais sendo que não havia a faixa de pedestres, assim eu parei somente quando eu tinha campo de visão, ele me deu falta eliminatória sendo que não ultrapassei a linha horizontal citada, fui reclamar na mesma, e comentei de pedir as imagens das câmeras que haviam ao redor, assim o examinador disse que se eu estivesse errado me processaria por danos morais, assim fui obrigado a me retirar de lá, existe alguma providência cabível?
ResponderExcluirObrigado por sua visita!
ExcluirQuanto ao comentado por você, o que poderia ter feito era o que fez, esta é uma situação que envolve muito o ponto de vista do examinado, o que poderia fazer é protocolar na CRT da Ciretran do seu município, uma reclamação contra o examinador, mas infelizmente o resultado marcado por ele, é irreversível, obrigando você a remarcar o exame novamente.
Sucesso no seu novo exame.
Vc aconselha parar antes da placa ou mais a frente pra ter a visão?
ExcluirPor via das dúvidas, realize as duas paradas, assim você não deixa a mercê do examinador interpretar, garantindo assim o seu direito, pare pouco antes da placa para pedestres, mesmo não o tendo e, pare depois na visão de fluxo da via, assim reduz a chance do examinador interpretar do jeito que ele quer!
ExcluirEssa era minha duvida tbem, pois no percurso da prova tem uma placa Pare e abaixo da placa outra de travessia de pedestre e logo a frente uma linha branca pontilhada. Devo parar próximo a placa ou seguir mais a frente próximo a linha pontilhada?
ResponderExcluirBoa tarde. Agradeço as explicações e auxílio. Tenho algumas dúvidas : em via que possui a faixa de pedestres e a placa de parada eu paro antes da faixa para dar passagem ao pedestre e depois posso parar com as 4 rodas em cima da faixa para ter visão? E quando o PARE está escrito no chão, posso também parar em cima ou deve ser antes?
ResponderExcluirOlá Jéssica,obrigado pela visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, na faixa, o que passou, está correto, pare antes da faixa, mesmo não tendo pedestre,por ser um local sinalizado, aí será uma parada antes da faixa e a outra em cima dela. Já na outra situação, pode parar em cima da legenda sem problemas alguma, procure ver com o seu instrutor se não sua cidade é cobrado a parada antes da retenção ou se pode avança-la,pois este detalhe muda de ciretran, por depender de fluidez da via entre outros, espero poder te ajudar, qualquer dúvida é só comentar! Sucesso no seu aprendizado!
Oi gostaria de saber se todas vez que tiver uma placa de pare de costa pra mim eu tenho que parar ou posso seguir
ExcluirOlá, obrigatoriamente tem que parar sim nesta condição, pois a sinalização obriga uma rua parar em abos os sentidos e,passagem livre para a outra via em ambos os sentido, ou seja, uma rua para e a outra passa, sempre assim, obrigado por sua visita e prestígio, qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirBom dia,
ResponderExcluirDurante o meu exame eu fui reprovado pelo seguinte motivo, imagine que eu sou o carro vermelho e vou seguir reto, não vou virar nem para a direita nem para a esquerda, eu vou reto.
O examinador me disse que eu deveria dar a seta sempre que eu fosse para, independente se eu vou virar ou não, e como eu vou seguir reto, assim que eu realizar a parada eu devo desligar a seta e seguir em frente.
Um outro exemplo foi na minha saida, logo depois da baliza havia una via de mão unica onde o fluxo seguia para a minha direita, obviamente era uma parada obrigatoria, e como o sentido era apenas para o lado direito (se eu seguisse para a esquerda eu entraria numa contramão) eu não liguei a seta, apenas parei o carro. Então a examinadora marcou mais uma falta, pois eu deveria sempre ligar a seta quando fosse realizar uma parada.
Isso procede? Eu devo mesmo ligar a seta sempre que vou fazer uma parada?
Por favor, se for possivel me mande um link com informações sobre o assunto, pois isso esta dando muito problema, eu fui reprovado no exame e preciso resolver isso o mais breve possivel.
Agradeço desde ja.
Olá Cesar, desculpe a demora em responder!
ExcluirQuanto a suas dúvidas, assim, na lei não existe nada dizendo que, se for parar em uma sinalização, semáforo ou placa, tenha que ligar pisca! A seta é um dispositivo indicador de mudança de direção, se não vai fazer tal, não deve usá-la, aí estaria induzindo os outros usuários da via ao erro, quanto a via de sentido único, a lei é clara, deve sinalizar toda mudança de direção ou manobra.
Você pode procurar a CRT da sua banca examinadora e protocolar uma reclamação sobre tal fato, e pedir o esclarecimento desta orientação do examinador!
Sucesso e qualquer coisa é só perguntar!
Infelizmente eu fiz a reclamação com a dona da auto escola na hora e ela ficou de reclamar com a banca, no fim acabou passando em branco, então tentei prestar queixa no detran mas era tarde, agora não é mais possivel fazer qualquwr reclamação.
ExcluirBem isso, tinha que ter feito a queixa na hora, mas procure na sua escola ou a Ciretran, o manual de procedimentos para o exame prático, normalmente o órgão tem no próprio site. Vai te ajudar bastante também. Sucesso no seu reteste!
ExcluirQueria tirar uma duvida, quando tem uma faixa de pedestres e uma placa pare, pode para em cima da faixa de pedestres?
ExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirNeste caso você deve proceder da seguinte forma, realizar uma parada antes e a outra pode e vai ser sobre a faixa,sendo assim, será realizada duas paradas!
Sucesso, qualquer dúvida é só perguntar!
No exame do pratico é obrigatório parar antes de uma faixa de pedestre ( sem sinal de pare)quando não há pedestres? posso ser reprovada por isso ?
ResponderExcluirEntão, se houver pedestre, você deve parar, caso contrário, deve seguir, sem necessidade de parada.
ExcluirSucesso.
Olá Ismar, Uma das dúvidas acredito eu, mais frequentes para alunos que tentam tirar a CNH é referente a placa R1 (PARE)e um pouco mais a frente tem a linha de retenção. Ocorre que muitas das vezes o aluno se depara com as duas (placa R1 e pouco a frente a linha de retenção na mesma esquina. Sei que se não houver a linha de retenção a placa R1, claro, prevalece. Se não houver a placa R1, a linha de retenção prevalece. Tendo as duas, devo parar antes da placa R1 ou posso ir um pouco depois e parar antes da linha? Soube de alguns casos que alunos foram reprovados na prática por que aprenderam que tendo as duas situações pode parar pouco antes da linha de retenção.E já soube de instrutores que ficam bravos se você sempre parar na placa R1 se houver também a linha. Por favor ajude nesta dúvida.
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à sua dúvida, esta é uma situação complicada, como você mesmo disse, há varias formas de cobrança, e principalmente entre os examinadore, o que deixa mais difícil ainda a instrução, pois um examinador aceita "assim e o outro assado", então, o que te aconselho nesta situação é, realize as duas paradas, a da placa e da retenção, assim você tem amparo legal de uma possível interpretação do examinador, ele pode te punir por uma parada, por obedecer a sinalização, não, caso venha a ter algum problema com relação à isto em seu exame, ao retornar a banca, procure o chefe da mesma e faça imediatamente a queixa, e questione também se existe um manual sobre procedimentos do exame e qual é a real cobrança sobre a situação, assim ficará mais fácil resolver qualquer dúvida!
Espero poder ter ajudado, pois, infelizmente temos muitos problemas relacionados a este assunto, justamente por ser interpretativo pelo examinador, e não uma regra clara, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!
Boa tarde, fiz meu exame ontem fiz tudo certo a baliza a parada pra estacionar, e fui reprovada só porque parei antes dá faixa Pare" e a concursada falou que era pra eu ter parado encima dá faixa,ela disse que foi 1 ponto eliminatório, estou revoltada, e os pontos que agente tem direto onde fica?
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e prestígio.
ExcluirQuanto à sua dúvida, pode verificar neste link:
http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/08/o-exame-pratico.html?m=1
Mas isso só,não era motivo para a reprovação, ou a pessoa que te avaliou foi "muitíssimo" rigida!
Eu gostaria de saber o seguinte. Fazendo prova prática de concurso tenho que parar em cruzamento de vias urbanas não tendo placa pare?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita!
ExcluirQuanto à sua dúvida, se sendo sua preferência, você não é obrigado a parar, salvo no caso de evitar um acidente porque um ou outro veículo avançou a sua via, só cuide para ter certeza de sua preferência, se não houver sinalização, dé a preferência no cruzamento, para o carro que vier da transversal pela sua direita! Sucesso na sua prova e que consiga sua vaga no concurso e, qualquer dúvida é só perguntar!
QUANDO TENHO QUE PARAR EM UM CRUZAMENTO, ATÉ QUANDO TENHO QUE ESPERAR?
ResponderExcluirSE HÁ CONDIÇÕES DE PASSAR, MAS AQUELE QUE VINHA ACELEROU???
NÃO PASSA A SER UMA INFRAÇÃO DELE, QUE ACELEROU??
Então, na verdade você aguarda o tempo que for necessário, aí também é muito relativo, vai depender muito da situação, local, sua experiência e habilidade com o carro para definir este tempo!
ExcluirQuanto a situação do outro carro acelerar como você descreveu, infelizmente não é considerado infração sob estas circunstâncias, se torna uma irresponsabilidade e falta de respeito e inobservância a direção defensiva, o ideal mesmo é aguardar justamente por ter condutores de má índole no trânsito. Espero que tenga sanado sua dúvida e qualquer coisa é só perguntar!
Boa noite Ismar, quando chego ao cruzamento e tenho que parar em cima da faixa de pedestre para esperar os veículos que estão vindo, no momento não tinha pedestre, mas com a esperar chega um pedestre, tem alguma resolução que fala que tem preferência quem chega primeiro nessa situação.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio! Neste caso não há uma lei específica mas sim o bom senso, você chegou antes, o pedestre deverá aguardar ou passar por trás do seu carro.
ExcluirBoa tarde
ResponderExcluirOlha eu tenho uma duvida, em uma intercessão em T e tem a faixa de pedestres, eu paro antes e aguardo o pedestre passar, e depois? Eu avanço um pouco mais para ver os carros e assim virar na esquerda?.. mas o carro pode ainda sim ficar em cima da faixa ou ei tenho q avançar mais pra frente e não deixar o carro em cima da faixa?
Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, você descreveu corretamente, parar antes da faixa, depois estando livre de pedestre, avance a faixa para visualizar os carros, posteriormente se aparecer o pedestre, ele deverá aguardar.
Excluirqual a distancia minima para ter um pare do outro pare
ResponderExcluirEntão, na lei não existe uma regra para isso, apenas que deve haver sinalização para controle do tráfego, e o órgão que cuida da via define a preferência, além de seguir a regra discriminada no CTB.
ExcluirEspero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!
Olá, tem uma placa de pare e uma faixa de pedestre eu paro antes da faixa de pedestre e depois avanço isso é o correto eu acho, mas meu instrutor disse que poderia avançar pois não estavam passando pedestre que não precisa parar, então qual é o correto.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, se o seu instrutor disse que pode ser feito assim, tudo bem, pois tem muita mudança de um lugar para o outro, porém, se quiser fazer as duas paradas, não será errado não, fique tranquila quanto a isso!
ExcluirSucesso e qualquer coisa é só perguntar!
Olá, tenho uma dúvida, estava na rotatória e parei no local indicado com placa de PARE, verifiquei que o carro a minha esquerda estava parado e o carro a direita também então, após ter feito a parada obrigatória fui aproximar devagar o carro e o que estava na mesma rua que eu mas pelo outro lado entrou na rotatória, e a avaliadora freiou meu carro e acabei reprovando, mesmo tendo feito parada obrigatória e estar apenas aproximando o carro, tenho chances de pedir as filmagens?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, o bom seria ter reclamado com seu instrutor na hora, assim ficaria mais fácil para resolver alguma coisa, mas você pode procurar a CRT do local onde fez seu teste e fazer uma reclamação, porém, para um novo teste, você terá que remarcar com sua autoescola.
ExcluirSinto pela sua reprovação, mas vai dar tudo certo na próxima, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!
Ola Boa noite, meu caso é bem parecido com a sua informação instrutor, eu fui fazer meu exame de rua com veículo 4 rodas e no cruzamento com uma placa de pare porém sem faixa de pedestre parei um pouco á frente procurando um melhor Campo de visão e a examinadora me reprovou alegando que eu tinha que parar na frente da placa e não e não atrás, eu explique a ela esse mesmo lance mas a ignorância da mesma era tanta que ela não quis nem entender falei que iria entrar com uma ação e quando fui olhar o resultado no sistema ele colocou 2 infrações uma como se eu estivesse avançado o sinal vermelho e a outra na placa de pare sendo que no sircuito não tem semáforo eu posso entrar com essa ação é pedir as imagens do veículo e provar que não teve infração ou não tem como voltar atrás do resultados deles ?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto ao seu caso, é um direito seu questionar, o detalhe aí também é o seguinte, dificilmente eles voltarão atrás do resultado e irá te cobrar a taxa para uma nova avaliação, o que acaba por inviabilizar qualquer reclamação por parte do candidato, mas pode fazer uma reclamação junto a CRT do local onde fez o exame, isso é muito comum acontecer, pois tem muita mudança de um examinador para outro, o que resulta em penasamentos e pontos de vista diferentes e não tendo uma regra muito clara sobre como se comportar em certos caso!
ExcluirEspero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar. Sucesso na sua nova jornada!
Ola, Boa Tarde ?? Acabei de ser reprovado, passei numa esquina que não tinha sinalização nenhuma, passei bem lento 15 km, nem o instrutor sabia se era pare ou não, tanto que, na hora que parei, ele foi se informar com outra que estava dando as provas se era ou não pare. E ai, deveria ser reprovado mesmo ?????
ResponderExcluirEntão, você estava com o examinador do Detran, certo? Se ele não teve condições de definir a situação, foi injusto ter reprovado você, não que ele esteja errado, pois naquele momento, a autoridade é dele. Mas, no CTB - Art.29 - Inciso III e alínea c), é deacrito que você deve dar preferência ao veículo que vem ao seu encontro pela direita, e no seu caso, o examinador deveria ter se baseado nessa situação, e ter te explicado isso. Espero que possa sanar sua dúvida, e qualquer coisa é só perguntar!
ExcluirApós o termino da minha prova nao puxei o freio de mao para a saida do examinador, mais o carro nao foi pra frente nem nada tudo tranquilo isso e uma falta?
ResponderExcluirQual o local correto da segunda parada? Qual a linha transversal ? Posso avançar quanto pra frente após a primeira parada ?
ResponderExcluirOi boa tarde. Tenho uma dúvida. Fiz meu exame e parei na placa de pare. Segui em frente como não tinha carro pro segui. O examiexaminador me reprovou pois parei na placa de pare daí dela como não tinha muita visão fui devagarinho como não vinha carro não parei novamente. Isso tá correto tenho q parar na placa de pare e depois dela também mesmo não tendo carro 3 bem pedestre vindo???
ResponderExcluirOlá Jessyka, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, infelizmente o exame prático tem muitas falhas, pois tem muitas situações que são de pontos de vista do examinador, se "ele acha que deveria parar ou não parar, se dava tempo ou não", entre outros, isso acaba dificultando de mais o trabalho dos instrutores, o que fez, pelo bom senso, não deveria ser motivo para ele te reprovar, mas como "ele" usou de "seu ponto de vista", te deu esse resultado, o que não é justo!
ResponderExcluirNuma situação assim, deve-se fazer uma reclamação formal ao chefe da banca no local do seu exame e cobrar esclarecimentos na hora, agora o que pode ser feito é procurar a CRT do Detran onde fez seu teste e fazer uma queixa formal, como não fez na hora, reta essa opção, mas terá que pagar as taxas do detran (é claro que eles não vão perder) para remarcar o exame. Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar, desejo sucesso em seu próximo exame!
Olá meu nome é Rayane sou de ferraz de vasconcelos, hoje fiz a minha prova da categoria B, só que eu não concordei com a reprovação pois durante o percurso tinha o nome pare no chão em seguida a faixa de pedestre e depois uma "valeta" onde eu parei antes da faixa mais em cima do nome pare q estava no chão, isso é uma reprovação porque pelo que me ensinaram o que fiz.esta correto, e se não foi eu q errei acho totalmente incorreto ter q pagar de novo por uma coisa em que o erro não foi meu é sim do examinador.
ResponderExcluirIsso tá certo ou errado, é o que devo fazer fazer pra recorrer a isso.
Olá Rayane, o que descreveu está correto, parar sibre a legenda não é pontuado, o que não pode é avançar a linha de retenção, o que você pode fazer é procurar a CRT do Detran em que você fez o teste e abrir uma reclamação, agora a parte de fazer o reteste, infelizmente terá que pagar mesmo, é assim que funciona todos os Detrans do país. Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirSou condutor do carro 01 , quero fazer uma conversão para direita e o carro 02 quer fazer para esquerda , não tem nenhum carro na via transversal , quem tem a preferência?
ResponderExcluirNesse caso a melhor atitude é um dar a vez para o outro pois não existe um lei para definir quem é que tem a vez, há uma possibilidade de ambos fazerem a manobra juntos mas na prática e mais fácil o bom senso, "vai você primeiro que eu espero".
ExcluirOlá, tenho uma duvida, quando em uma rua tem a placa de pare e a placa de pedestre, mas não tem sinalização horizontal da faixa de retenção, o que eu devo fazer? E quando só tem a placa de pare,sem a de pedestres, devo realizar uma parada só?
ResponderExcluirEntão, a nível de cotidiano e já é habilitado(a), se não tiver pedestre você pode fazer uma parada só, aqui no Paraná para o exame prático e na situação descrita por você é aceito também uma parada sem pedestre e dias com ele!
ExcluirHoje fiz o meu teste pratico, o examinador me penalizou pq eu parei bem antes da faixa de retenção. Gostaria de saber se de acordo com as leis de transito existe uma distancia que devo parar o carro antes da linha de retenção.
ResponderExcluirEntão, não existe uma lei específica sobre tal, o teste em si também tem as particularidades do examinador, o que faz ele decidir o que "ele acha certo ou errado", é aí um grande problema para os instrutores!
ExcluirVou fazer meu teste pratico, na quinta feira, e gostaria de saber se toda placa de parada obrigatoria vem junto a de pedestre?
ResponderExcluirNem sempre, na maioria das vezes é só a sinalização de Pare e a linha de retenção!
ExcluirSucesso em seu exame e que consiga sua CNH!
Eu comecei as aulas práticas de direção mas as vezes me esqueço de por a primeira marcha no parar o que posso fazer pra lembrar.
ResponderExcluirUma dica e regra que sempre passo para não esquecer mais é: os 3 "P" = Pare > Parei > Primeira.
ExcluirRegrinha bem simples para não errar mais, faz experiência para ver!
Olá! Gostei das suas dicas. São ótimas. Mas ainda me traz uma dúvida. O correto mesmo é para antes da placa PARE, para depois parar antes da linha de retenção para não ter justificativa de eliminação? Obrigado. Pois o percurso que vou fazer na prova prática, existe duas placa PARE, só que as duas não tem faixa de pedestre.
ResponderExcluirEntão, o certo da sinalização estarem posicionada na mesma direção(placa e retenção), para não ter tudo, faça as 2 paradas, "pecar pelo excesso e não pela falta", esses detalhes mudam muito até pela vontade do avaliador, ou seja, o que "ele" acha bom ou não!
Excluireu no meu caso eu faço a parada obrigatoria mas me esqueço de por a primeira.O que posso fazer para não esquecer?
ResponderExcluirUma "regrinha" que sempre passo para ajudar é: Pare ➡ Parei ➡ Primeira, regra dos 3 P! Veja se vai te ajudar!
Excluirboa noite o meu instrutor disce que to errando coisa basica que podia ta passando baliza ja.Ate pensei de parar de ir nas aulas mas ja tão pagas.O que vc acha qual tua opinião
ResponderExcluirme esqueci de falar to na oitava aula
ResponderExcluirREALIZEI MEU TESTE SEMANA PASSADA E FIZ NORMALMENTE AS DUAS PARADAS OBRIGATÓRIAS, PORÉM, EM UM LOCAL ONDE HAVIA PLACA DE "DÊ A PREFERÊNCIA" REALIZEI APENAS UMA PARADA, E ISTO RESULTOU EM MINHA REPROVAÇÃO NO TESTE, ATE EM PLACAS DE PREFERÊNCIAL TENHO QUE FAZER UMA PARADA ANTES DA FAIXA E OUTRA A FRENTE?
ResponderExcluirEntão, o teste é muito influenciado pela empatia do examinador/candidato, infelizmente, aí faz com que os exames fiquem sem um padrão mais sensato para todos, é interessante tirar todas as dúvidas com o examinador antes da prova, pois depende do ponto de vista deles, uns acham excesso e para outros é falta, complicando o padrão, essa é a recomendação!
ResponderExcluirObrigado pela visita e prestígio!
Todos tem ao meu ver a mesma dificuldade na parada obrigatória, pelo meu pai eu fui ensinado errado, a minha sorte que o instrutor me ensinou o correto, antes eu ia primeiro na embregem dps um leva toque no freio erradissimo! Nas ruas ninguém respeita ninguém, difícilmente alguém para o carro na parada obrigatória, sendo que a passagem estevir livre a seu favor.
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