Pages

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O aprendizado na direção veicular.

   Olá pessoal, estou escrevendo este post para falar um pouco sobre o curso prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, que é de 20 aulas mínimas, com duração de 50 minutos cada, que dará um total de 16 horas e 40 minutos de treinamento, e não 20 horas como é divulgado, pois a forma para saber o tempo total é somando as aula "uma a uma". Então, como podem verificar, não é uma quantia tão alta, e que nem sempre é o suficiente para uma pessoa aprender tudo o que é necessário para fazer o Exame Prático, digo apenas este, e principalmente para o dia a dia nas ruas.

   E o que acaba acontecendo é que no finas das aulas, o instrutor realiza uma avaliação com o candidato, e com o que ele foi verificando ao longo do treinamento, e acaba por solicitar mais uma certa quantia de aulas de reforço, que vai variar de candidato para candidato, e não é uma forma de extorsão do instrutor ou da autoescola, e sim por motivos de dificuldades que o candidato apresentou durante o treinamento, para que seja necessário as aulas de reforço. E vou explicar um pouco mais sobre estas dificuldades a seguir.

   Para começar com o assunto, vamos falar sobre o curso teórico, que é a base para o treinamento prático, e o que acontece com a maioria dos candidatos quando chegam nas aulas de direção, não sabem de nada ou não se lembram de mais nada ou esqueceram de tudo, e porque? A resposta é - Já passei na prova teórica! E eu deixo uma pergunta para vocês. De que adiantou ter feito o curso teórico se a pessoa não se lembra de mais nada na ora de fazer as aulas práticas?

   Outro ponto que devemos levar em consideração é o simples fato de a pessoa fazer a habilitação aos 18 anos que é o que determina a lei, então é o seguinte, a pessoa passou 18 anos da vida dela PENSANDO, AGINDO e se COMPORTANDO como PEDESTRE, e da noite pro dia ela vira "motorista", então, isto não é algo tão simples assim não. O mesmo acontece com motocicletas também, e neste quesito, a coisa se complica um pouco mais, mas vamos voltar para o carro.

   O treinamento teórico é a base para a direção, vejamos, todo e qualquer curso que a pessoa resolve fazer, tem as duas partes, a teórica e a prática, é sempre assim, e porque para dirigir as pessoas não valorizam o ensino das teóricas? Eu trabalho com o treinamento das duas partes, e vejo na prática o quanto é abandonado esta parte do conhecimento teórico, então aviso a vocês, deem valor a isto pois é muito importante. Eu passei a escrever este blog, justamente por detectar as dificuldades que vejo com as pessoas nas aulas práticas, e então tenho este mecanismo para passar um pouco mais de conhecimento.

   Outro ponto que quero passar aqui é a mudança que temos radical da rotina diária de SER UM PEDESTRE e de repente virar um MOTORISTA, e como eu sempre falo para os meus alunos, ser pedestre, o que vale é a lei da sobrevivência, olhar para todos os lados, vê se o carro vai deixar ou não você passar, e até caminhando na calçada que é de total direito do pedestre, nós paramos para deixar o carro passar por ela, e para ser motorista, existem regras que a pessoa tem que cumprir, resumindo, a tal da cidadania que fala dos DIREITOS e DEVERES do cidadão, e este é o preceito básico para ser um bom motorista, conhecer e cumprir seus direitos e deveres, e é justamente isto que é ensinado nas aulas teóricas.

    Um outro ponto importante também são as atividades manuais, que ultimamente, com a era tecnológica, as pessoas estão abandonando coisas simples e que num futuro faz falta, por exemplo, andar de bicicleta, e ai vem aquela pergunta, o que tem a ver andar de bicicleta com dirigir? E eu respondo, desenvolvimento de coordenação motora fina, que é de extrema importância para quem quer dirigir ou pilotar motocicleta, e vocês podem ler um pouco mais sobre este assunto, CLICANDO AQUI, e recomendo mesmo, pois o conteúdo é muito bom. E dirigir, nada mais é que coordenação motora, especificamente, a FINA, e esta aí o motivo de tanta dificuldade para dirigir, fazer o cérebro controlar o corpo, somando as outras tarefas que teremos que fazer junto, que é VER o que está acontecendo a sua frente, observando desde um animal solto na via até a sua sinalização, OUVIR o que está sendo dito pelo instrutor ou pelo som do motor do carro e EXECUTAR comandos muito delicados e preciso no veículo, e o que acontece com a pessoa, TRAVA, e não consegue executar estes comandos, e acabam por ter dificuldade no aprendizado.
 
  Um ponto muito importante para dirigir é tomar decisões e atitudes diante de situações que venha a se apresentar na sua frente, e o item importante para isto é, conhecer os seus DIREITO e DEVERES como condutor, pois a maioria dos iniciantes não querem ter esta responsabilidade para si, e ficam sempre esperando o instrutor falar ou agir, e a consequência para isto é, não aprender, porque fica sempre esperando a decisão de outra pessoa, então não tenha medo de errar, pois é com este que vem o aprendizado.

   Isto é um pouco do que tenho observado ao longo do tempo trabalhando com autoescola, e tento procurar meios para ajudar as pessoas ou entender o que acontece com elas que bloqueiam tanto quando dão partida no motor do carro.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Manobrando o carro.

  Olá pessoal, estou com mais este post sobre manobras com o carro para complementar o post anterior sobre o mesmo assunto, e aqui eu quero explicar um pouco mais sobre este assunto, passando uns ponto importantes e interessante para que você possa melhorar sua capacidade e habilidade para o teste de baliza, entrada e saída de garagem, postos de combustível, ou qualquer outro tipo de manobra que queira fazer com um carro, e vou passar por tópicos para vocês.

  • Qual marcha usar para a manobra:
  As marcha que podemos usar para este ato são sempre a 1ª Marcha e  Ré, então tome cuidado para não usar marchas erradas que podem resultar na "morte" do carro.
  • Uso da embreagem ao manobrar:
  Este é um equipamento de fundamental importância na hora de manobrar um carro, e o uso incorreto resulta na perda de controle e domínio do veículo e da situação, e o segredo para isto é, toda vez que precisar manobrar o carro, você deve manter o pé sempre no pedal da embreagem, pois precisará usar ela o tempo todo, então não solte a embreagem completamente e muito menos retire o pé do pedal, pois, se fizer isto, você irá perder o controle e domínio do carro deixando ele "morrer" ou acabando por bate-lo em alguma coisa, então tome cuidado e não retire nunca o pé do pedal da embreagem e vá usando ela aos poucos, conforme for necessário.

  • Uso do acelerador:

 Este também é outro equipamento que devemos tomar cuidado com o seu uso, pois o normal é, na ora de manobrar, devemos estar em baixa velocidade, ou não iremos conseguir realizar com segurança, então não abuse.

  • Uso do volante:
  Este é outro equipamento que devemos ter muito cuidado, pois um erro com este, pode resultar em não conseguir efetuar a manobra ou acabar por bater o carro em algo, então preste bastante atenção em "COMO ESTÁ O VOLANTE, COMO DEVE FICAR E O QUE VOCÊ DEVE FAZER".

É importante que você saiba identificar o alinhamento da direção sem ter que por a cabeça para fora do carro, então ache o ponto de alinhamento da direção, que normalmente num carro de direção mecânica é de 2 voltas, pois o total das voltas do esterço da direita para a esquerda é de 4 voltas completas, então tirando 2 voltas você chega ao alinhamento das rodas. E já no carro com direção hidráulica, esta voltas é um pouco menor, em geral fica na casa das 3 voltas e meia (1/2) e para deixar a direção alinhada, basta desvirar 1 volta e meia.


  •  Alinhamento do carro:
 O alinhamento do carro durante uma manobra é outro item importante também, pois você deve saber "como o carro esta e como você quer e precisa deixa-lo", para isto devemos usar os espelhos retrovisores e o ângulo de visão da parte da frente do carro, para saber se ele esta RETO ou TORTO diante da situação que queremos, e tenho um post sobre este assunto postado aqui já, vale a pena ver: CLIK AQUI  e veja as imagens e a explicação e complementando este item com o de USO DO VOLANTE, pois em uma manobra, devemos trabalhar um conjunto que é o ALINHAMENTO DO CARRO somado com o ALINHAMENTO DA DIREÇÃO para uma manobra perfeita.