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sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Manobrando o carro.

  Olá pessoal, estou com mais este post sobre manobras com o carro para complementar o post anterior sobre o mesmo assunto, e aqui eu quero explicar um pouco mais sobre este assunto, passando uns ponto importantes e interessante para que você possa melhorar sua capacidade e habilidade para o teste de baliza, entrada e saída de garagem, postos de combustível, ou qualquer outro tipo de manobra que queira fazer com um carro, e vou passar por tópicos para vocês.

  • Qual marcha usar para a manobra:
  As marcha que podemos usar para este ato são sempre a 1ª Marcha e  Ré, então tome cuidado para não usar marchas erradas que podem resultar na "morte" do carro.
  • Uso da embreagem ao manobrar:
  Este é um equipamento de fundamental importância na hora de manobrar um carro, e o uso incorreto resulta na perda de controle e domínio do veículo e da situação, e o segredo para isto é, toda vez que precisar manobrar o carro, você deve manter o pé sempre no pedal da embreagem, pois precisará usar ela o tempo todo, então não solte a embreagem completamente e muito menos retire o pé do pedal, pois, se fizer isto, você irá perder o controle e domínio do carro deixando ele "morrer" ou acabando por bate-lo em alguma coisa, então tome cuidado e não retire nunca o pé do pedal da embreagem e vá usando ela aos poucos, conforme for necessário.

  • Uso do acelerador:

 Este também é outro equipamento que devemos tomar cuidado com o seu uso, pois o normal é, na ora de manobrar, devemos estar em baixa velocidade, ou não iremos conseguir realizar com segurança, então não abuse.

  • Uso do volante:
  Este é outro equipamento que devemos ter muito cuidado, pois um erro com este, pode resultar em não conseguir efetuar a manobra ou acabar por bater o carro em algo, então preste bastante atenção em "COMO ESTÁ O VOLANTE, COMO DEVE FICAR E O QUE VOCÊ DEVE FAZER".

É importante que você saiba identificar o alinhamento da direção sem ter que por a cabeça para fora do carro, então ache o ponto de alinhamento da direção, que normalmente num carro de direção mecânica é de 2 voltas, pois o total das voltas do esterço da direita para a esquerda é de 4 voltas completas, então tirando 2 voltas você chega ao alinhamento das rodas. E já no carro com direção hidráulica, esta voltas é um pouco menor, em geral fica na casa das 3 voltas e meia (1/2) e para deixar a direção alinhada, basta desvirar 1 volta e meia.


  •  Alinhamento do carro:
 O alinhamento do carro durante uma manobra é outro item importante também, pois você deve saber "como o carro esta e como você quer e precisa deixa-lo", para isto devemos usar os espelhos retrovisores e o ângulo de visão da parte da frente do carro, para saber se ele esta RETO ou TORTO diante da situação que queremos, e tenho um post sobre este assunto postado aqui já, vale a pena ver: CLIK AQUI  e veja as imagens e a explicação e complementando este item com o de USO DO VOLANTE, pois em uma manobra, devemos trabalhar um conjunto que é o ALINHAMENTO DO CARRO somado com o ALINHAMENTO DA DIREÇÃO para uma manobra perfeita.

4 comentários:

  1. com relaçao ao reteste direçao no detran, nao seria logico a pessoa só fazer aquilo em que reprovou?

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  2. Olá Annclaer, obrigado pela visita, e quanto a sua pergunta, seria sim, mas ficaria difícil para o órgão ficar controlando isto, e como aqui no Paraná o Detran regulamenta o teste em no máximo 25 minutos, sendo 5 min. de baliza e 20 min. para direção de via, então fica mais prático e rápido realizar o exame todo novamente.
    Abraço e sucesso no seu próximo exame.

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  3. gostaria de saber, se o processo termina dentro de um ano na auto escola, é preciso refazer ele td? inclusive pscotecnico e aulas teoricas?

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    Respostas
    1. Olha, aqui no Paraná esta tendo o reaproveitamento do processo vencido em algumas etapas, porém você deverá ver em sua cidade/estado como esta funcionando, e no reaproveitamento, você realiza normalmente a prova teórica e a prova prática, porém reforço, tem que ver corretamente na sua escola.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
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At. Instrutor Ismar.