Bom pessoal, neste post eu quero explicar um pouco para vocês sobre esta situação bastante comum de observarmos nas ruas de nossas cidades, pois um erro aqui pode resultar em uma batida ou você se coloca em uma situação de risco desnecessária, e para o exame prático, pode e será considerado uma manobra errada gerando pontuação negativa ou até mesmo a eliminação do candidato, e reforçando, para o trânsito é um grave erro.
E as pessoas fazem isto simplesmente para economizar um curto espaço insignificante no trajeto delas, e acabam por se colocarem em uma situação de risco e expondo os outros usuários também, ou por simplesmente pensarem que estão em seu direito ou por não ter mais alguém ali, acabam por agir assim. Então vou expor as duas situações aqui para vocês, o errado e o correto, tanto para a direita e bem como para a esquerda.
Caso 01 - Conversão errada e correta para a DIREITA, como proceder (carro azul):
- Sinalizar sua intenção com antecedência e posicionar o veículo corretamente mais a direita da via, para que a manobra seja feita de forma correta.
- Verifique se é seu DIREITO de passagem, ou de parada obrigatória.
- Realize a manobra contornando a guia da calçada, ou a grama, e vá virando o volante proporcional ao tamanho da curva.
- Inicie a manobra no inicio da curva da guia, como mostra a linha verde e este é o traçado correto da conversão, observe também na imagem abaixo o traçado vermelho, esta manobra está saindo muito aberta, isto esta errado.
- Caso tenha algum carro estacionando ou outro objeto parado no final da linha verde, o que devemos fazer é, manter o traçado da curva no inicio e só então começar a abrir do meio para o final da curva.
Caso 02 - Conversão errada e correta para a ESQUERDA, como proceder (carro amarelo):
- Sinalizar sua intenção com antecedência e posicionar o veículo corretamente lateral a linha de divisão de fluxo (linha amarela) da via, para que a manobra seja feita de forma correta.
- Verifique se é seu DIREITO de passagem, ou de parada obrigatória.
- Verifique se está livre o contra fluxo de sua rua, se vier alguém ao seu encontro, você terá que aguardar para fazer a sua manobra.
- Realize a manobra contornando a linha amarela da sua rua, e vire contornando também a linha amarela da rua que você irá trafegar, e vá virando o volante proporcional ao tamanho da curva.
- Realize a manobra como mostra a linha verde, que é a forma correta para realiza a conversão a esquerda, sem invadir o contra fluxo, que é o caso da linha vermelha, que o carro realiza a manobra pela contra mão, realizando assim a manobra fechada.
Esta ultima manobra é a mais comum de vermos o pessoal realizando ai pelas ruas, só que o que acontece, se a pessoa realiza uma manobra como a linha vermelha, e chegar a colidir no carro vermelho, por exemplo, a culpa é toda dele, por estar trafegando na contramão.
* * * Observe esta imagem abaixo, pior ainda, o carro amarelo que fazer a conversão a esquerda e está em sua preferencia de passagem, e observe como o carro vermelho parou para virar a esquerda também, é o que acontece no dia a dia das pessoas. E como é comum a manobra do carro amarelo pela linha vermelha, o que o motorista do carro amarelo faz então, ele para na preferência de passagem para permitir a passagem do carro vermelho, e só então ele faz a sua manobra, isto é completamente errado.
O carro vermelho deve parar alinhado para fazer a manobra como o carro amarelo deve fazer pela linha verde, este traçado é a forma correta para os dois.
O carro vermelho deve parar alinhado para fazer a manobra como o carro amarelo deve fazer pela linha verde, este traçado é a forma correta para os dois.
Excelente explicação. O caso 2 se encaixa perfeitamente no cruzamento próximo à minha residência (Uberlândia). 99% dos motoristas fazem da forma errada como bem ilustrado na imagem (linha vermelha). O mais interessante é que esses motoristas acham que fazem a conversão da forma errada têm certeza que estão certos.
ResponderExcluirOlha, infelizmente as pessoas agem assim mesmo, e o pior é, se acontece um acidente, estão completamente erradas e culpam o outro motorista, é uma economia de espaço e tempo que não vale a pena!
ExcluirObrigada
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDigamos que no caso 2, na primeira imagem fosse um Onibus e o mesmo colidiu na lateral do meu carro. ele alega esta certo... mas ele fez uma conversao bem fechada
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita e, quanto a sua dúvida, vai funcionar assim, como o ônibus estava na preferencial, será analisado o local onde você parou seu carro, bem como o local por onde o ônibus passo,é algo mais ou menos assim, porém muitos outros fatores devem ser levados em consideração, como: larguras de ambas as vias, qual o tamanho do ônibus, etc, fica difícil dizer quem é o certo e o errado, neste caso o correto é registro de B.O e ação para interpretação da justiça, ou se teve perícia da policia, fica mais fácil de resolver e saber que é o errado, pois é uma situação à tipico, mas teoricamente, o ônibus seria o errado!
ExcluirUma curva feito um círculo, tenho medo, como fazer?
ResponderExcluirOlá, refere-se a rotatórias? Se for, o segrego é, ir virando o volante gradual à manobra e mantendo parado levemente, para manter o trajeto do carro.
ExcluirCurva p esquerda e fechada
ResponderExcluirOlá, poderia explicar melhor a sua frase.
ExcluirBoa tarde! Para esse tipo de curva é preciso que se faça na segunda marcha, caso sendo para a direita?
ExcluirOlá João, as curvas para o exame prático, independente de direita ou esquerda, seguem a seguinte ordem, se em Parada Obrigatória, esta deve ser feita em 1ª marcha e, se for em Preferência de passagem sua, a mesma deve ser feita em 2ª marcha.
ExcluirEspero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar!
Sucesso...
No caso de conversão a direita sendo o veiculo um ônibus consigo fazer a curva como demonstrado acima para o veiculo pequeno?
ResponderExcluirEstou com uma dúvida instrutor Ismar, quando o sinal fecho e enquanto estou aguardando para continuar o percurso, posso manter o pé na embreagem e ja colocar na primeira marcha para poder arrancar? Ou preciso deixar-lo em ponto morto e aguardar sinal abrir para poder colocar em primeira ?
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à sua dúvida, se for para o teste, o ideal é proceder como disse, parou, prepare o carro e fique aguardando o sinal verde, não é errado fazer isso, para o cotidiano, fica a seu critério, mas lembre-se que ao liberar a saída, você vai perder uns segundinhos para sair,se o carro estiver desengrenado, espero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar! Sucesso.
O que acontece quando fazemos uma curva fechada em alta velocidade e vem um carro na direção oposta e passa rápidamente? Tipo! Qual o nome ou o fenômeno que se dá?
ExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto a situação descrita, a princípio seria o vácuo entre eles pelo deslocamento de ar gerado pelos veículos envolvidos, este vácuo é sentido mais quando cruzamos com veículos maiores, ônibus e caminhões, para diminuir um pouco os efeitos desse deslocamento de ar, evite teafegar com as janelas do seu carro abertas, isso vai diminuir os efeitos,mas não vai impedi-lo de acontecer!
ExcluirQuando faço uma curva para o lado da calçada ela é aberta ou fechada?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio!
ExcluirPerdoe a demora em responder! Quanto a sua dúvida, curvas para o lado da calçada é sempre fechada mas dependendo do local e da situação ou tipo de via, pode ser necessário fazer aberta também!
Espero que ajude e qualquer duvida é só perguntar!
Gostaria de saber se curva a direita é aberta e curva a esquerda é fechada?
ResponderExcluirÉ o oposto do que descreveu, para direita você fecha, ficando mais próximo do meio-fio, e esquerda é aberta, deixando espaço do sentido oposto da via!
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