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sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dicas sobre a EMBREAGEM e demais pedais de comando.

  Olá pessoal, neste post eu quero falar um pouco mais com vocês sobre a embreagem do carro, e já tem alguns post sobre este assunto, mas vou tentar explicar de uma forma mais simples sobre este equipamento e passar algumas dicas para facilitar a sua vida.
  
  No Brasil, a legislação de trânsito prevê apenas os veículos de transmissão (câmbio) manual ou mecânica para a aquisição da CNH, permitindo apenas os automáticos para pessoas portadoras de necessidades especiais - PCD (Pessoas com Deficiência). Então tenha calma e força de vontade para aprender a usar este equipamento pois é de fundamental importância, e depois de adquirido a sua CNH, aí você pode dirigi o carro automático, que é bem mais fácil e não tem segredo nenhum para isto.

  E qual a diferença entre estes dois veículos, o manual e o automático?
  Esta resposta é bem simples. porém com uma diferença significante entre um e outro. No caso do carro manual, o condutor deve analisar com frequência a situação de trafego e da via para fazer e utilizar a marcha correta para a situação, acabando por usar muito da visão e interpretação e tomada de decisão sobre marchas e velocidade do carro, e no modelo automático, a pessoa apenas conduz e o carro ao "perceber" sua desaceleração recombina a marcha que deve ser utilizada, tirando esta preocupação do conduto, sendo então um veículo mais fácil e pratico de conduzir.

  O veículo de transmissão manual exige muito mais do condutor, pois nós temos que ficar analisando a situação de trafego da via, se a velocidade esta aumentando ou diminuindo, se preciso de uma marcha mais forte ou leve, se mantenho na marcha que está ou reduzo, se paro, freio ou só acelero, entre outros e é claro, não posso perder meu foco visual da via, pois tudo isto também depende do que eu estou vendo. Então veja como fica mais complicado usar este tipo de veículo, ele cobra muito conhecimento e raciocínio rápido e lógico, e uma atitude errada neste momento poderá ter consequências, por isto se torna um veículo mais difícil de conduzir, porém com um pouco de treino e uso de alguns neurônios tudo será possível.

  Então vamos lá para as dicas sobre os pedais, e vamos começar com a seguinte informação, que é a forma como você senta e se posiciona no banco do carro, pois esta posição desempenha um papel importante no seu aprendizado e uso do veículo, pois a má postura impossibilitará de manipular o volante e os pedais, então segue aí o link deste post para vocês, click = POSICIONAMENTO . Este post fala do posicionamento para as mãos, braços. E quanto a ajuda sobre os pés, vejam este post POSICIONAMENTO PÉS e com este dois post vocês vão se posicionar bem, e assim facilitando o aprendizado e a dirigibilidade.

  Vou fazer aqui uma explicação simples e básica sobre o que é e para que serve e qual o pé usar em cada pedal, pois o entendimento deste irá facilitar também, pois as pessoas não conhecem a maquina que estão usando e ficam se atrapalhando toda a ora de usar os pedais. Veja a imagem abaixo.



Pedal 1 - Embreagem: Manipulada com o pé esquerdo apenas, e utilizada sempre até o final ou seja, "afundando o pedal", e será utilizada em 3 situações: 1- Arrancar com o carro, 2 - trocas e reduções de marchas e 3-  parada do carro, então lembrem-se sempre destas funções, e se não for fazer nenhuma delas, você não precisa da embreagem então. E quanto a utilização dela, vai funcionar assim, com o pé suspenso e apoiado no pedal pois assim conseguirá manipular o pedal corretamento controlando o "acionar e o liberar" do pedal de forma gradual, costumo usar aqui o "soltar e soltando", sendo que o correto é o "soltando", e como já havia explicado em outro post e volto a repetir aqui, solte a embreagem e 3 partes.
Pedal acionado: 1 libere 1/3 depois 2/3 e depois o 3/3 e tente fazer este contando até 3 que dará uma sequência bem bacana e coordenada, e é claro, não mantenha o tornozelo apoiado no chão neste caso, pois assim na minha opinião fica mais difícil de controlar e com o pé livre você manipula melhor o pedal.

Pedal 2 - Freio: Utilizaremos neste pedal o pé direito e de forma moderada e teremos aqui duas funções:  1 - Parar o carro, ou 2 - Diminuir a velocidade do carro, e neste caso, de forma moderada e de acordo com nossa necessidade que pode ser das mais variadas e o freio será usado proporcional. e não com o pé suspenso e apoiado no pedal pois assim a frenagem será muito brusca e agressiva, e use o pé de tal forma que o movimento seja "freando" e mantenha o tornozelo apoiado no chão do carro, assim vai ser suave e progressivo.

Pedal 3 - Acelerador: Usamos aqui o pé direito também, ou seja, acelerar e frear usa-se sempre o mesmo pé, e a função do acelerador é aumentar o giro do motor e consequentemente a velocidade do carro, mas combinado com a marcha também, pois não é só o acelerador que dá velocidade, mas sim a marcha. E quanto a forma de acionar o pedal, sugiro com a ponta do pé, entre a maçã do pé e os dedos, pois assim vai ser mais suave e coordenada, e não com o pé inteiro no pedal pois assim a aceleração será muito brusca e agressiva, e use o pé de tal forma que o movimento seja "acelerando" e mantenha o tornozelo apoiado no chão do carro.

Segue aí a dica para vocês, espero que seja útil e funcional para todos, e qualquer dúvida estou a disposição.



2 comentários:

  1. Ola instrutor Ismar eu não consegui arrumar aulas de direção para fazer durante a semana só durante aos sabados porque na empresa onde eu trabalho eles não me deixaram entrar mais tarde para fazer as aulas vou ter que fazer aos sabados

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    1. Então Amauri, o que pode acontecer com este distanciamento entre as aulas é,você ter um prejuízo no aprendizado, procure fazer uma ou duas aulas no meio da semana,nem que seja a noite, assim vai te ajudar bastante, sucesso no seu aprendizado e qualquer dúvida é só perguntar!

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At. Instrutor Ismar.