Dicas para ganhar espaço e tempo para realizar reduções de marchas.
Olá
pessoal, neste post quero passar algumas dicas para vocês sobre este
procedimento, ao longo do tempo que ministro aulas práticas, noto a dificuldade
que os novatos tem desta manobra de redução, entram em desespero, se perdem e
ficam sem saber o que fazer e acabam errando os procedimentos da redução.
Então
vamos lá para o passo a passo da redução:
- 1 - diminuir a velocidades acionando o freio de serviço do carro, neste momento mantenha o controle da velocidade do carro, acionando mais ou liberando a pressão do seu pé sobre o pedal.
- 2 - acionar a embreagem total
- 3 - diminuir a marcha da 3° para a 2°, ou da 4° para 3°.
- 4 - libere a embreagem e realize a manobra.
Está
aí o procedimento que deve ser realizado ante de passar por uma lombada, fazer
uma conversão em que a preferência de passagem seja sua, passar por um buraco
ou até mesmo quando ou fixo de veículos na via força sua diminuição de velocidade.
Mas o ponto principal aqui é, na lombada e a conversão, porém a mais complicada
delas é sem dúvidas a conversão, pois está é a que está fora do nosso controle pois
todas as demais, estam ocorre do na nossa via e a nossa frente e nós
determinamos e administramos todas elas, já a conversão, dependemos do pedido
do instrutor ou do examinador e é aí que está todo o problema, porquê não
sabemos quando é onde será solicitado, nisto acabamos por perder tempo e espaço
para os procedimentos necessários, para facilitar está situação você deve
seguir a está explicação.
O
procedimento para ganhar espaço e tempo nesta manobra é, ao ouvir o examinador
ou instrutor falar para você virar, pare imediatamente de acelerar o carro,
busque então as informações da sinalização da via e realize os procedimentos necessários,
o segredo para ter condições de fazer tudo isto é, diminuir a velocidade do
carro com o freio de serviço, aqui você precisa administrar seu corpo sob o
aspecto de acionar o freio com mais, menos ou média intensidade, também adi
ministrar a velocidade do carro nas mesmas proporções, para isto deve manter a
calma e o foco no que está fazendo, se perceber que não vai conseguir fazer
tudo a tempo da manobra, significa que o carro está rápido de mais, ou se
perceber que tudo ocorreu com naturalidade e deu tempo de fazer tudo sem
desespero, é porque acertou o tempo de tudo, se tudo embolar e enroscar, ai perdeu a situação é o resultado é a perda
da manobra, não virar na rua solicitada, errar a marcha da redução, dar
solavancos, ir com velocidade alta ou até mesmo perder o controle do caro, tudo
isto indica a ausência do uso controlado do freio de serviço.
Então,
v ai funcionar sempre assim, o uso do freio e a velocidade do carro vai permitir
que você tenha mais ou menos tempo e espaço para realizar manobras ou fazer
outras adequações no veículo, como reduzir uma marcha, operar um equipamento ou
dar algum outro comando, para isto lembre sempre deste equilíbrio e relação de
tempo e espaço, velocidade e freio do carro e com isto o ato de dirigir ficará
dentro do seu controle e não você refém do carro.
Espero
que estas informações possam ajudá-los para uma direção e aprendizado melhor,
sucesso e bom treinamento e aprendizado a todos!
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