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segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O aprendizado!


  

  Olá pessoal, este é um post diferente, mas é referente ao aprendizado de direção e, aqui está a explicação do modelo de ensino de adultos, que é o caso da auto escola, é um texto que encontrei na internet e que diz respeito a forma com que o adulto aprende, para isto, o instrutor tem que levar em consideração esta metodologia de ensino e, se adaptar ao padrão de ensino individualizado, pois, no processo de ensino a que  se refere a adultos, não existe um método igual e único que serve para todos, e sim um processo individual onde cada aprendiz precisa ter o seu.
Segue o texto para leitura.

Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados. 
Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional. A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla. São relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores de uma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados. A metodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores da motivação e da experiência dos aprendizes adultos. 
Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de resolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um espaço mais significativo. 
Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o estudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas na educação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividade educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que aprender. Os adultos aprendem de modo diferente de como as crianças aprendem. Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas , do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos. 
Ref: Gabriel Perissé 

Autora: Amelia Hamze 
Educadora 
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos



Fonte

4 comentários:

  1. Boa Noite Ismar,

    Poderia me ajudar: tenho dúvidas na realização da meia embreagem de ré.Se o ajuste feito (soltar ou apertar a embreagem) seria o contrário do feito na realização da meia embreagem com a primeira marcha? Na primeira se o carro está descendo então libero um pouco e se está subindo aperto um pouco.

    Outra pergunta: No exame de rua em cruzamento não sinalizado(sem placa pare nem preferencial) não tenho que parar o carro ?

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    1. Ola Milena, obrigado por prestigiar o blog! Espero que seja bem útil a você.

      Quanto a sua 1ª dúvida de embreagem, 'fazer a meia embreagem' em 1ª marcha ou na ré, é a mesma coisa! A diferença aqui é, para onde o carro irá, tipo: na 1ª marcha ou o carro volta ou ele arranca, aí você faz o controle na embreagem soltando mais ou apertando ela, na ré o que muda é, o carro vai descer de frente, mas na verdade o que deseja é que ele suba, porém de ré, ai é só soltar mais a embreagem que ele vai.

      Na sua segunda dúvida, funciona assim, o CTB define que, num cruzamento sem sinalização, a preferencia de passagem é: da rodovia, ou na cidade do veículo que se aproxima do teu carro pela sua direita como condutora, e neste caso é dever seu parar para visualizar o cruzamento.

      Qualquer coisa é só perguntar. Sucesso na sua jornada!

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  2. Ismar Agradeço a sua dedicação em ajudar a quem de sente perdido como eu, quase desisti do sonho de dirigir! Gratidão

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    1. Que bom poder ajudar e incentivar pessoas como você, não desista, a batalha é grande mas a vitória é compensadora, qualquer dúvida, é só perguntar.

      Sucesso...

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