Para entender as forças físicas
envolvidas em uma curva, é preciso conhecer o conceito de sub-esterçamento(sair de frente) e de
sobre-esterçamento(sair de traseira).
O sub-esterçamento ocorre quando há perda de aderência
das rodas dianteiras do veículo. É mais percebido quando se entra em uma curva
com excesso de velocidade. Nesse caso, o condutor não consegue fazer a curva,
pois o veículo tende a ir reto. Pode ser agravado quando os pneus não estão
calibrados adequadamente, ou a pista está molhada ou com alguma lubrificação(óleo na pista).
Nesta situação, devemos tirar o pé do acelerado e não acionar o freio bruscamente e manter a direção firme.
O comportamento sobre-esterçamento compreende a perda de aderência das
rodas traseiras. Isso ocorre quando se pisa no pedal de freio na hora em que se
faz a curva. Nessa situação, o veículo tende a jogar a traseira para fora da
curva, e há um grande risco de o veículo girar.
Em geral, é mais comum esta situação em veículos de tração traseira e, para corrigir essa situação, o motorista não pode frear e tem que virar o volante no sentido oposto da curva para manter a manobra.
Agora que você já conhece um pouco mais destes fenômenos comum em uma curva e que também pode acontecer com alguns veículo. Percebendo tal situações, mantenha a calma, libere acelerador e freie suavemente e faça uso do volante como o indicado na matéria e nos vídeos.
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