Dicas para ganhar espaço e tempo para realizar reduções de marchas.
Olá pessoal, neste post quero passar algumas dicas para vocês sobre este procedimento, ao longo do tempo que ministro aulas práticas, noto a dificuldade que os novatos tem desta manobra de redução, entram em desespero, se perdem e ficam sem saber o que fazer e acabam errando os procedimentos da redução.
Olá pessoal, neste post quero passar algumas dicas para vocês sobre este procedimento, ao longo do tempo que ministro aulas práticas, noto a dificuldade que os novatos tem desta manobra de redução, entram em desespero, se perdem e ficam sem saber o que fazer e acabam errando os procedimentos da redução.
Então vamos lá para o passo a passo da redução:
- 1 - diminuir a velocidades acionando o freio de serviço do carro, neste momento mantenha o controle da velocidade do carro, acionando mais ou liberando a pressão do seu pé sobre o pedal.
- 2 - acionar a embreagem total
- 3 - diminuir a marcha da 3° para a 2°, ou da 4° para 3°.
- 4 - libere a embreagem e realize a manobra.
Está aí o procedimento que deve ser realizado ante de passar por uma lombada, fazer uma conversão em que a preferência de passagem seja sua, passar por um buraco ou até mesmo quando ou fluxo de veículos na via força sua diminuição de velocidade. Mas o ponto principal aqui é, na lombada e a conversão, porém a mais complicada delas é sem dúvidas a conversão, pois está é a que está fora do nosso controle, pois as demais fica mais fácil, elas ocorrem na nossa via e a nossa frente e nós determinamos e administramos todas elas, já a conversão, dependemos do pedido do instrutor ou do examinador e é aí que está todo o problema, porquê não sabemos quando é onde será solicitado, nisto acabamos por perder tempo e espaço para os procedimentos necessários, para facilitar está situação você deve seguir a está explicação.
O procedimento para ganhar espaço e tempo nesta manobra é, ao ouvir o examinador ou instrutor falar para você virar, pare imediatamente de acelerar o carro, busque então as informações da sinalização da via e realize os procedimentos necessários. O segredo para ter condições de fazer tudo isto é, diminuir a velocidade do carro com o freio de serviço, aqui você precisa administrar seu corpo sob o aspecto de acionar o freio com mais, menos ou média intensidade, também administrar a velocidade do carro nas mesmas proporções, para isto deve manter a calma e o foco no que está fazendo, se perceber que não vai conseguir fazer tudo a tempo da manobra, significa que o carro está rápido de mais, ou se perceber que tudo ocorreu com naturalidade e deu tempo de fazer tudo sem desespero, é porque acertou o tempo de tudo, se tudo embolar e enroscar, ai perdeu a situação e o resultado é a perda da manobra, não virar na rua solicitada, errar a marcha da redução, dar solavancos, invadir a contramão, ir com velocidade alta ou até mesmo perder o controle do caro, tudo isto indica a ausência do uso controlado do freio de serviço.
Então, vai funcionar sempre assim, o uso do freio e a velocidade do carro vai permitir que você tenha mais ou menos tempo e espaço para realizar manobras ou fazer outras adequações no veículo, como reduzir uma marcha, operar um equipamento ou dar algum outro comando, para isto lembre sempre deste equilíbrio e relação de tempo e espaço, velocidade e freio do carro e com isto o ato de dirigir ficará dentro do seu controle e não você refém do carro.
Espero que estas informações possam ajudá-los para uma direção e aprendizado melhor, sucesso e bom treinamento e aprendizado a todos!
Professor tudo bem? Acompanho sempre suas dicas. Eu comecei a fazer minhas aulas há uns 15 dias praticas com um instrutor, mas, tive que mudar. E percebi muita diferença entre eles, não só no modo de ensinar, mas também em algumas coisas que me passaram diferente, por exemplo, quando tem um carro estacionado próximo a uma esquina (menos de 5 metros dela) e tem que fazer uma parada obrigatória, um instrutor me disse que deveria parar ao lado do carro, já o outro me disse que devo parar atras (antes) do carro. Mesmo conversando com outras pessoas, sei que devo seguir o que o instrutor diz, mas tem alguma regra nessa situação? Se puder me ajudar ficarei grato.
ResponderExcluirObrigado pela visita, quanto a sua dúvida, nesta situação, o mais correto é parar ao lado do carro estacionado, agora, precisa observar a largura da rua nesta situação é ver se está vindo carro no sentido oposto, ai se não for possível parar ao lado, vai ter que parar antes e depois, e está sua dúvida também pode ser exposta ao examinador no dia do seu exame, ele deve ter dizer o que é correto. Nós instrutores temos muitos problemas com estas situações específicas como relatada por você, existe um manual no Detran sobre o exame, mas ele não é tão detalhado e muitos pontos ficam a interpretação do examinador, portanto, procure saber sobre isto com o seu instrutor atual e no dia do seu exame, exponha ao examinador também, sucesso nas aulas e aprovação no seu exame!
ExcluirQualquer dúvida é só perguntar!