Pages

sábado, 31 de dezembro de 2016

Feliz ano novo!


Que 2017 seja repleto de direção defensiva, que as manobra de baliza sejam aperfeiçoadas e praticadas cada vez mais, que você mantenha distância de segurança dos demais veículos, que respeitamos os ciclistas e pedestres, que tenhamos paciência e colaboração com o transporte coletivo de passageiros,  que o limite de velocidade seja respeitado e a vaga de estacionamento especial, seja usada de forma consciente e por quem é de direito, que respeitamos os semáforos, faixas de pedestres e a sinalização viária, que usemos mais e corretamente a sinalização do nosso veículo, que a buzina seja usada para alertar, mas também para agradecer e se desculpar, que nosso veículo seja uma ferramenta que nos dá prazer, alegrias, praticidade e felicidade em nossas vidas, que não usemos nosso veículo para intimidar, ameaçar ou ser arrogante, e que a segurança de todos e o respeito pela vida esteja em primeiro plano em nossa mente, é o que desejo para 2017!

Um Feliz Ano Novo e um 2017 repleto de realizações! 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Agradecimento!


  Olá pessoal, seguidores e não seguidores do blog, canal do youtube e da página no Facebook, gostaria de agradecer à todos pelos prestígio ao blog, chegamos a marca de 1.000.000 de visualizações, muito mobrigado a vocês que me ajudaram a chegar a esta marca!

  Espero que estes canais continuem contribuindo para o aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades ao volante, e que os conteúdos passados aqui, possam contribuir para termos um trânsito mais seguro e civilizado para todos nós.  



  Muito Obrigado!!! 


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Manobra de baliza.


O quanto dar ré sem bater no protótipo de trás, e ter espaço suficiente na frente para sair da vaga sem bater!
   
   Olá pessoal, neste post quero passar para vocês umas dicas sobre esta manobra, mais especifico quando é preciso dar uma ré no carro dentro da vaga, e quando é que você precisa fazer essa ré? Normalmente é feito isso quando tem que manobrar o carro, para acerta-lo dentro da vaga, normalmente o instrutor ensina fazer a manobra e entrar de primeira na vaga, mas quando erramos alguma coisa, nem sempre é possível então esta entrada de primeira, aí o resultado é manobrar o carro e, na hora de sair, é preciso desta ré para abrir espaço e sair sem bater no protótipo da frente, aí vem a dúvida, o quanto andar? Essa é uma dúvida que segue quase todos  os alunos, e com essas dicas, você vai ter como resolver este problema. 


   Existem diversas formas de fazer uma manobra de baliza, não existindo uma única e certa, sendo assim, o que o instrutor ensinar e ou os ajustes que você quiser fazer, desde que saia a manobra dentro do que o exame cobra, é valido.
A forma com que costumo ensinar, está em um post, veja aqui, e estas informações são só um complemento para as manobras, independente de como você aprendeu.

   Então vamos lá, sabe aquele momento em que você está fazendo a manobra e a roda de trás encosta no meio fio, e o carro fica atravessando, aí você tem que fazer um monte de manobra para acertar, veja na imagem abaixo:


   Feito a correção do veículo, o resultado será, ele ficar mais próximo do protótipo da frente, veja na imagem "A" como ficará o carro, e na imagem "B", o espaço que sobra e que deve ser usado para manobrar para a saída da vaga.


   Para fazer esta ré na vaga, o primeiro e principal cuidado é, certificar-se de que a direção do carro está alinhada, para isso, se você não sabe ou não tem certeza de como ela está, faça aqueles procedimentos básicos de contar as voltas do volante, e com a direção correta, não terá perigo de subir no meio-fio, aí é só afastar o quanto precisar.
Para afastar, você vai fazer o seguinte, vai usar como referência, o para-choque do protótipo à sua frente, veja na imagem abaixo, vai afastar até chegar a medida feita para você, o que pude observar é que fica mais ou menos a medida de uns três a quatro dedos que aparece da parte preta do para-choque, e como vai criar está medida, você vai pedir ao seu instrutor para ele te passar até onde você pode ir de ré sem bater, aí é só fazer a medida e pronto.


   Feito esta medida, você vai ter a segurança necessária sem perigo de bater atrás, lembrando que você não deve ultrapassar nunca esta medida, para não bater no protótipo de trás, vale reforça também que se ficar em dúvida, o melhor é sempre manobrar e olhar tudo o que puder, nesta hora o importante é não bater, vale usar os retrovisores externos  também, lembrando que é mais difícil de ter noção da distância.


    Note como é mais difícil usar os espelhos, usado a medida do para-choque, fica mais fácil acertar a manobra e conseguir o espaço suficiente para tirar o carro da vaga, sem perigo de bater na frente ou atrás.


  Espero que estas informações possam ajuda-los no processo de aprendizado e aprovação no exame.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cruzamento de vias.

 
  Olá pessoal, neste post, quero passar para vocês uma situação que encontramos em nossas vias, esta é uma particularidade que é muito cobrada no exame prático.

Observe a imagem abaixo:


  O que podemos retirar de informação desta situação: que é o encontro de duas vias e que ambas tem sentido duplo de circulação, mas, não sabem quem tem e quem não tem o direito de passagem, e porque não sabemos isso? Por não existir sinalização para nenhuma via, e como saber que tem o direito então? O Código de Trânsito define o seguinte:
  "No capítulo III - Das normas gerais de circulação e conduta, artigo 29, inciso III e alinha "c", diz que: no cruzamento não sinalizado, a preferência de passagem é do veículo que se desloca pela direita, ou seja, independente do ipo de cruzamento não sinalizado, o direito de passagem é do carro que vem ao teu encontro, pela via transversal à sua direita!"
  Este tipo de cruzamento é conhecido como "bifurcação em T ou interseção em T", sendo orientado que, ao se deparar com um local desse tipo, se você está trafegando na via que acaba, o sensato é que pare seu veículo, permitindo a passagem de que circula pela transversal. O correto mesmo é este local ser devidamente sinalizado, visto que é norma descrita no CTB em sem artigo 88.
"Nenhuma via pavimentada poderá ser ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação."
 O correto neste caso seria a via ser conforme imagem abaixo:


  Este tipo de situação costuma reprovar muitos candidatos durante o exame prático, independente da categoria, e também é comum acidentes neste local, justamente pela ausência de sinalização, então tome cuidado ao se deparar com um local desse tipo, principalmente os cruzamentos não sinalizados, lembre-se da preferência da direita e, se souber de locais não sinalizados, é um direito e um dever seu como cidadão, solicitar a instalação da devida sinalização do local, junto ao órgão competente onde reside, o que pode ser a própria prefeitura.

  Espero que estas informações possam ser úteis na formação e aprimoramento de todos os condutores e futuros!