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quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Manobra de baliza.


O quanto dar ré sem bater no protótipo de trás, e ter espaço suficiente na frente para sair da vaga sem bater!
   
   Olá pessoal, neste post quero passar para vocês umas dicas sobre esta manobra, mais especifico quando é preciso dar uma ré no carro dentro da vaga, e quando é que você precisa fazer essa ré? Normalmente é feito isso quando tem que manobrar o carro, para acerta-lo dentro da vaga, normalmente o instrutor ensina fazer a manobra e entrar de primeira na vaga, mas quando erramos alguma coisa, nem sempre é possível então esta entrada de primeira, aí o resultado é manobrar o carro e, na hora de sair, é preciso desta ré para abrir espaço e sair sem bater no protótipo da frente, aí vem a dúvida, o quanto andar? Essa é uma dúvida que segue quase todos  os alunos, e com essas dicas, você vai ter como resolver este problema. 


   Existem diversas formas de fazer uma manobra de baliza, não existindo uma única e certa, sendo assim, o que o instrutor ensinar e ou os ajustes que você quiser fazer, desde que saia a manobra dentro do que o exame cobra, é valido.
A forma com que costumo ensinar, está em um post, veja aqui, e estas informações são só um complemento para as manobras, independente de como você aprendeu.

   Então vamos lá, sabe aquele momento em que você está fazendo a manobra e a roda de trás encosta no meio fio, e o carro fica atravessando, aí você tem que fazer um monte de manobra para acertar, veja na imagem abaixo:


   Feito a correção do veículo, o resultado será, ele ficar mais próximo do protótipo da frente, veja na imagem "A" como ficará o carro, e na imagem "B", o espaço que sobra e que deve ser usado para manobrar para a saída da vaga.


   Para fazer esta ré na vaga, o primeiro e principal cuidado é, certificar-se de que a direção do carro está alinhada, para isso, se você não sabe ou não tem certeza de como ela está, faça aqueles procedimentos básicos de contar as voltas do volante, e com a direção correta, não terá perigo de subir no meio-fio, aí é só afastar o quanto precisar.
Para afastar, você vai fazer o seguinte, vai usar como referência, o para-choque do protótipo à sua frente, veja na imagem abaixo, vai afastar até chegar a medida feita para você, o que pude observar é que fica mais ou menos a medida de uns três a quatro dedos que aparece da parte preta do para-choque, e como vai criar está medida, você vai pedir ao seu instrutor para ele te passar até onde você pode ir de ré sem bater, aí é só fazer a medida e pronto.


   Feito esta medida, você vai ter a segurança necessária sem perigo de bater atrás, lembrando que você não deve ultrapassar nunca esta medida, para não bater no protótipo de trás, vale reforça também que se ficar em dúvida, o melhor é sempre manobrar e olhar tudo o que puder, nesta hora o importante é não bater, vale usar os retrovisores externos  também, lembrando que é mais difícil de ter noção da distância.


    Note como é mais difícil usar os espelhos, usado a medida do para-choque, fica mais fácil acertar a manobra e conseguir o espaço suficiente para tirar o carro da vaga, sem perigo de bater na frente ou atrás.


  Espero que estas informações possam ajuda-los no processo de aprendizado e aprovação no exame.



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At. Instrutor Ismar.