Pages

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cruzamentos em vias de mão única.


  Olá pessoal, nesse post, quero passar algumas orientações sobre como proceder em cruzamento entre vias de sentido único. Existem algumas particularidades nesses casos e é fundamental você observar os diversos informativos das sinalizações para eles, podendo ser orientado por placas, semáforos ou a sinalização no solo, veja alguns exemplos na figura abaixo:


   Notem a quantia de sinalização que aparece agora na via de mão única,  poderemos encontras a sinalização semafórica, vertical das placas e as horizontais com indicações das possíveis manobras, porém aquela regra de duas ruas se cruzando continua valendo, uma tem o direito, enquanto a outra o dever, ou o semáforo vai alternando esta regra.

   E como podemos identificar se a via é de sentido único ou duplo? Existe uma fórmula bem simples para isso, você descobre a resposta através da sinalização horizontal, ou seja, as faixas que dividem os espaços para os veículos circularem, se for amarela é via de mão dupla e, se for branca, é via de mão única, sempre será assim, e um detalhe, se não houver nenhuma faixa pintada no solo, normalmente essa via será de sentido duplo também. 



   Agora que você já observou alguns detalhes sobre as vias de mão única, vamos para as opções e o que pode ser feito ou deve ser em cada uma delas, observe a imagem e sua devida explicação:

Imagem 01: Cruzamento entre via de sentido duplo e único!



  Note as opções para as duas vias, cada carro tem sua devida direção que pode ser tomada, marcadas pelas linhas referente a cada carro, tudo vai depender da sinalização presente no local, em ambas as via, pois a sinalização será específica para cada caso. O importante nesses casos é, se for fazer a conversão para esquerda, precisa cuidar com o veículo que seguirá reto, por exemplo o carro azul, neste caso, ele é o único que em restrição, pois na manobra pretendida à esquerda, ele cruzará a frente do carro vermelho, então ele deve aguardar em primeiro lugar o fluxo da via transversal, que tem a preferência e posteriormente o contra-fluxo.

 Observe o que diz o Código de Trânsito:
Artigo 38. - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.
  Com base nesta orientação, entende-se então que o carro azul é realmente o carro com mais restrições e cuidados ao virar para esquerda.

Imagem 02 - Cruzamento entre vias de sentido único!


  Esse caso já ficou bem mais simples, cada um com suas opções, e com cada espaço que deve percorrer, o único detalhe é, observar a sinalização presente no local da via que esteja trafegando e fazer aquilo que seja obrigatório ou opcional, mas com orientação da sinalização. O maior cuidado neste caso é só do carro azul, pois, se ele for fazer a conversão para esquerda, na posição em que se encontra, precisa observas os direitos e deveres para o carro verde, para só então realizar uma manobra, e claro, na sua sua pista correta, como mostra a linha azul!

Imagem 03 - Vias de sentido único controlado por semáforo e um único sentido.


  Para este último caso, não é uma situação muito comum, porém em centros urbanos é possível deparar-se com algo do gênero, mais aí a sinalização eletrônica se encarrega de controlar tudo.

  O que precisamos levar de regra, sempre que for fazer  uma conversão à esquerda é, sempre cuidar com o contra-fluxo e com os detalhes passados aqui, e acima de tudo, com o artigo 38 do ctb! Espero que essas informações possam ajuda-los no conhecimento do trânsito e suas particularidades!

domingo, 2 de abril de 2017

Dicas para fazer e desfazer as curvas com carro!

  Olá pessoal, segue um vídeo com dicas e orientações sobre as curvas, assunto que sempre recebo comentários, então resolvi fazer o vídeo para passar algumas dicas.

 Curta e inscreva-se em nosso canal no YouTube.



  Bom treinamento e qualquer dúvida é só perguntar!