Olá pessoal, nesse post, quero passar algumas orientações sobre como proceder em cruzamento entre vias de sentido único. Existem algumas particularidades nesses casos e é fundamental você observar os diversos informativos das sinalizações para eles, podendo ser orientado por placas, semáforos ou a sinalização no solo, veja alguns exemplos na figura abaixo:
Notem a quantia de sinalização que aparece agora na via de mão única, poderemos encontras a sinalização semafórica, vertical das placas e as horizontais com indicações das possíveis manobras, porém aquela regra de duas ruas se cruzando continua valendo, uma tem o direito, enquanto a outra o dever, ou o semáforo vai alternando esta regra.
E como podemos identificar se a via é de sentido único ou duplo? Existe uma fórmula bem simples para isso, você descobre a resposta através da sinalização horizontal, ou seja, as faixas que dividem os espaços para os veículos circularem, se for amarela é via de mão dupla e, se for branca, é via de mão única, sempre será assim, e um detalhe, se não houver nenhuma faixa pintada no solo, normalmente essa via será de sentido duplo também.
Agora que você já observou alguns detalhes sobre as vias de mão única, vamos para as opções e o que pode ser feito ou deve ser em cada uma delas, observe a imagem e sua devida explicação:
Imagem 01: Cruzamento entre via de sentido duplo e único!
Note as opções para as duas vias, cada carro tem sua devida direção que pode ser tomada, marcadas pelas linhas referente a cada carro, tudo vai depender da sinalização presente no local, em ambas as via, pois a sinalização será específica para cada caso. O importante nesses casos é, se for fazer a conversão para esquerda, precisa cuidar com o veículo que seguirá reto, por exemplo o carro azul, neste caso, ele é o único que em restrição, pois na manobra pretendida à esquerda, ele cruzará a frente do carro vermelho, então ele deve aguardar em primeiro lugar o fluxo da via transversal, que tem a preferência e posteriormente o contra-fluxo.
Observe o que diz o Código de Trânsito:
Artigo 38. - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.Com base nesta orientação, entende-se então que o carro azul é realmente o carro com mais restrições e cuidados ao virar para esquerda.
Imagem 02 - Cruzamento entre vias de sentido único!
Esse caso já ficou bem mais simples, cada um com suas opções, e com cada espaço que deve percorrer, o único detalhe é, observar a sinalização presente no local da via que esteja trafegando e fazer aquilo que seja obrigatório ou opcional, mas com orientação da sinalização. O maior cuidado neste caso é só do carro azul, pois, se ele for fazer a conversão para esquerda, na posição em que se encontra, precisa observas os direitos e deveres para o carro verde, para só então realizar uma manobra, e claro, na sua sua pista correta, como mostra a linha azul!
Imagem 03 - Vias de sentido único controlado por semáforo e um único sentido.
Para este último caso, não é uma situação muito comum, porém em centros urbanos é possível deparar-se com algo do gênero, mais aí a sinalização eletrônica se encarrega de controlar tudo.
O que precisamos levar de regra, sempre que for fazer uma conversão à esquerda é, sempre cuidar com o contra-fluxo e com os detalhes passados aqui, e acima de tudo, com o artigo 38 do ctb! Espero que essas informações possam ajuda-los no conhecimento do trânsito e suas particularidades!
Olá,
ResponderExcluirTirem uma dúvida minha, estou em semáforo em a via que só segue em frente e a direita, para um veículo leve e estou de moto percebo que o mesmo vai seguir em frente,então me antecipando paro ao lado direito do mesmo pq vou convergir a direita é um guarda de trânsito me parou dizendo que tinha que esperar pq o veículo iria sair primeiro, está certo?
Olá!
ExcluirPela lei,não há nada do gênero, o que pode ter acontecido é, ele ter pedido isso por segurança apenas, prevendo o motorista mudar de ideia e acabar por virar e "feichar" você!
Esses cruzamentos são muito perigosos para quem anda de motocicleta
ResponderExcluirVerdade, a área de cruzamentos são os pontos piores que existem, principalmente os não sinalizados, durante a noite e locais e periodos de pouca movimentação, o ideal é sempre dar uma diminuida de velocidade nestes pontos.
Excluirestava em uma via de mão unica seguir em frente ou virar a direita veio um caminhão pela esquerda para virar a direita não esperou eu seguir em frente e teve uma colisão quem erou? o caminhão que não esperou eu seguir em frente ou eu que não esperei o caminhão fazer sua conversão? lembrando que eu entrei na via à frente do caminhão.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, o caminhão deveria ter aguardado sua passagem, ele invadiu sua faixa e por isso a colisão, infelizmente os veículos maiores necessitam de mais espaço para realizar algumas manobras e seus condutores precisam ter mais atenção porque eles tem por lei que cuidar da segurança dos veículos menores! Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirMe tire uma dúvida por favor. Estava eu passando em um cruzamento de mão única, onde só vem carro do lado direito, entrei no cruzamento verificando se não vinha carro até que de repente senti a colisão, uma S10 dando ré no cruzamento e eu não vi pois estava olhando para o outro lado onde realmente poderia vir algum carro. Não esperava que alguém desse ré no sentido contrário da via. Quem está errado?
Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, vejamos o que diz a lei sobre a marcha ré:
ExcluirArt. 194. Transitar em marcha à ré, salvo na distância necessária a pequenas manobras e de forma a não causar riscos à segurança:
Infração - grave;
Penalidade - multa.
Agora assim, definir está quantia é que fica difícil, mas, não é recomendável fazer este tipo de trafego, principalmente próximo a cruzamentos, justamente por ser uma área perigosa, e ainda mais se o veículo faz uma manobra num contrafluxo, que foi no seu caso, a priore, o erro foi completamente da S10!
Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!
Muito obrigado!
ExcluirBom dia.
ResponderExcluirGostaria , por favor, que me tirasse uma dúvida, pois tive um acidente e gostaria de ingressar com ação para reparação do dano.
Estava em uma via de mão unica com tres faixas, ela cruza uma via de seis faixas de duplo sentido de circulação.
Eu estava na faixa do meio e a pessoa que colidiu comigo estava na faixa esquerda.
Ela queria ir reto e eu iria convergir á esquerda.
Quando diminui antes a curva ainda, essa pessoa bateu em mim.
Eu estava dando seta , mas o seguro dela disse-me que eu deveria esperar que ela passasse para fazer a conversão, mesmo ela estando atrás de mim.
Mesmo se ela tivesse me visto, não seria ela que deveria esperar?
Como funciona a preferencia em pista desse tipo?
Há algum artigo do CTB que fala sobre isso?
Olá Vail Martins, obrigado por sua visita e prestígio!
ExcluirQuanto à sua dúvida, para uma possível indenização no seu caso, precisará ver a sinalização horizontal e vertical do local da sua colisão, para saber se era permitido ou não a sua manobra, chamamos de conversão dupla, onde é possível dois carros convergirem simultaneamente e cada um em sua devida faixa, por isso de verificar a sinalização do local! Caso esta não informe como te falei, aí infelizmente você acabou por invadir a faixa da esquerda, por mais que tenha sinalizado, ela não te dá o direito da manobra! A sinalização é importante, é um meio de comunicação entre os elementos do trânsito, porém com esta particularidade, ela é obrigatória, passível de multa, porém de informação e orientação, não de direito! Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!
Boa noite!
ExcluirMuito obrigado pela orientação.
Satisfação!
ExcluirOlá.. meu caso foi parecido só que era uma pista dupla e eu estava na esquerda e passei reto o outro condutor estava na direita e virou para esquerda, colidimos mas não havia nenhum tipo de sinalização que me obrigasse a virar a esquerda estando na faixa da esquerda e ou que me proibisse de passa reto, quem está errado nesse caso ?
ExcluirOlá, tenho uma dúvida ao fazer uma conversão a esquerda em uma via de mão única e com sinaleira, a outra via também é em sentido único e ambas tem semáfaros e faixa de pedestre. o sinal estava verde para min ao fazer a conversão, mas a avaliadora do detran me freou e assinalou falta eliminatória ao não parar para o pedestre na faixa depois de fazer a conversão. Minha dúvida é ao fazer está conversão e com o sinal verde, mesmo assim o pedestre tem prioridade?
ResponderExcluirGrato.
Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, infelizmente o pedestre tem a vez, neste caso você deveria ao ter percebido o pedestre, diminuído a velocidade antes, para dar tempo e espaço ao pedestre. O grande problema de situações como essa é que não ocorre durante a aula, e acontece bem no teste para acabar com a vida do candidato, sucesso e na próxima vai dar tudo certo!
ExcluirBoa tarde. Eu estava numa via de faixa única, e havia alguns carros parados para virar à esquerda, ultrapassei eles pela direita, porém um carro atravessou a avenida na minha frente, no cruzamento e então colidimos. Quem está errado neste caso?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio, quanto à sua dúvida e como descrito por ti, sendo a via mão única e com mais de uma faixa, o outro carro deveria ter aguardado sua passagem, sendo assim, a culpa é dele!
ExcluirBoa noite, me é estranho em uma via de mão dupla entrar para a esquerda estando do lado direito. Isso é mesmo correto pela legislação?
ResponderExcluirSe estiver à esquerda, posso entrar em qualquer faixa da esquerda?
Olá, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a esta situação mencionada por ti sobre a manobra, é importante observar se a sinalização horizontal e vertical permite tal manobra, se sim, pode fazer tranquilamente, só cuidar para ver se o carro ao lado esquerdo obedece a sinalização também!
ExcluirOlá
ResponderExcluirNa "Imagem 02" (Cruzamento entre vias de sentido único), o veículo verde não pode seguir em frente, sob pena de provocar um acidente caso o veículo azul decida dobrar para a esquerda.
A única opção do veículo verde se limita a dobrar para a esquerda, utilizando-se da faixa da esquerda da via transversal.
Corretíssimo, esse é o procedimento e conduta do carro verde!
ExcluirEu estava numa via de mão única, como na imagem 2, porém a via tinha 4 faixas. Estava na segunda faixa, dando seta para entrar a esquerda, quando veio um carro, na faixa mais próxima a esquerda. Nós olhamos e desaceleramos, para não colidir, então acelerei, achando que o motorista havia me deixado passar ou entao que ele tambem viraria a esquerda, na faixa dele, porém ele também acelerou, mesmo tendo visto que eu já havia começado a curva para a esquerda e bateu na minha porta traseira. Me pareceu que ele fez de propósito, pois viu a minha intenção de virar. Nesse caso, ele é o culpado? A via não tinha sinalização no chão.
ExcluirEntão, precisa ver a sinalização do local, não necessariamente que tenha que estar no chão, ela pode ser vertical nas placas orientando o que deve ser feito, caso não tenha nenhum orientação infelizmente você estará errado pela posição em que se encontrava na via, volte ao local para confirmar toda a sinalização!
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirGostaria de uma explicação para uma condutora que está em dúvida.
Em um cruzamento de via de mão única com semáforo onde a via transversal a sua esquerda é mão única e a direita é mão dupla. O veículo situado na via que só tem sentido único, parado no sinal na faixa da esquerda, segue em frente ao sinal abrir e é albaroado na lateral (exatamente na roda dianteira do lado direito) pelo veículo que estava na faixa da direita e faz a conversão a esquerda.
Quem está errado na situação
Preciso tirar uma dúvida! Estava uma via de mão única em um cruzamento de rotatório, nesse caso sou obrigada a parar ? Sendo que as outras vias para a rotatórias todas tem placas de pare?
ResponderExcluirMe tire uma dúvida!Estava dirigindo em uma via de mão unica, estava seguindo em frente devagar procurando uma numeracao, qdo avistei a direita dei seta quase em cima e do nada uma moto me colidiu pela direita. Abarrouando meu carro na porta traseira. Quem estava errado. Eu não tive atenção. Tenho ciencia disto.
ResponderExcluirOlá! Estava em um cruzamento como o da imagem 01. A via de sentido único tem 3 faixas. Eu estava na posição do carro azul dando seta de que iria virar a esquerda. Não havia sinalização de que era possível seguir reto. Sendo que nos outros cruzamentos que possuem a possibilidade de ir reto têm semáforo. Como é um via de mão única muito movimentada assim que tiver oportunidade entrei na via mas quando virei colidi com um carro que cruzava aparentemente em média/alta velocidade,uma vez que amassou bastante os dois carros (ele estava na posição do vermelho). Gostaria de saber se devo arcar com os custos?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, precisa ver se de onde veio o carro e qual a sinalização do local, pelo jeito você estava na obrigação de parada e o outro carro na preferência, se foi isso, aí você está errado na colisão, mas como disse, precisa ver de onde o outro carro surgio, vale testemunhas ou câmera de segurança do local para o que realmente aconteceu, tem muitos detalhes que precisam ser vistos nessas horas!
ExcluirQualquer dúvida é só perguntar e sucesso na resolução do seu problema.
Boa noite, tenho uma dúvida sobre uma conversão a esquerda.
ResponderExcluirEstava na rua Espirito Santo, 461 Centro - Belo Horizonte, na segunda faixa.
Eu sinalizada para entrar a esquerda na Avenida Amazonas, sinal abriu eu entrei a esquerda, porém vinha um veículo ao meu lado esquerdo (Na primeira Faixa) que pretendia continuar reto na via, o meu carro puxava uma carretinha que é muito baixa, no momento em que eu estava fazendo a conversão a esquerda, o veículo tentou me ultrapassar pela direita e acabou esbarrando na minha carretinha.
No entanto o veículo dele estragou o para-choque lado direito dianteiro.
Diante dessa situação qual veículo está correto ou errado ?
Obrigado
Então, precisa ver a sinalização do local, se ela permite que você faça a manobra da posição em que estava (segunda faixa), chamamos de conversão dupla, também se a posição em que ele estava era obrigatório ele entrar à esquerda também, esses itens são determinantes para encontrar uma solução ou ter um parâmetro melhor da situação!
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirEstava em uma rua com 3 faixas sentido único. Estava na faixa da esquerda e segui reto, quando um carro fez conversão à esquerda estando na faixa do meio. A roda dianteira esquerda do carro colidiu com as duas portas lateral direita do meu carro. Diante dessa situação, qual veículo está correto? Importante frisar que não há sinalização para as faixas com obrigatoriedade de conversão, ou seja, as faixas eram livres.
Olá, tudo bem!
ExcluirEntão, com base na informação passada por você, não havendo sinalização da via permitindo a conversão de mais faixa, aí a culpa é dele!
Olá!
ExcluirMuito obrigada pela resposta. Gostaria de confirmar com alguém com maior conhecimento e tive uma certa dificuldade em achar algum exemplo parecido com o que aconteceu comigo. Como estou em SP, não há perícia (não houve vítimas), então preciso resolver de maneira amigável com o outro condutor para que eu não saia no prejuízo.
Saberia que art do código brasileiro de trânsito explicita esse tipo de ação? O condutor negou culpa no acidente e gostaria de indicar a lei/artigo/algum material que possa fazê-lo entender e assumir a culpa do ocorrido. Muito obrigada!
Desculpe a demora em responder, vai usar como base o Capítulo III das Normas Gerais de Circulação e Conduta, em específico o:
ExcluirArt. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
I - ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível;
II - ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se o máximo possível de seu eixo ou da linha divisória da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulação nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um só sentido.
E vai manter sua palavra com base neste artigo de que ele deveria ter se deslocado para a faixa da esquerda para realizar a manobra, já que o local não tem sinalização indicando que era permitido duas ou mais faixas realizarem a conversão para o mesmo lado, ou seja, sinalização vertical e horizontal informando essa permissão.
Faça o Boletim de Ocorrência para ter mais garantias a seu favor, ele será teu amparo e acidentes sem vitimas não tem mais obrigatoriedade de perícia no local! Espero que possa ajudar,sucesso na resolução do seu problema !
Boa tarde, é permitido adentrar na faixa da direita em uma via de mão única com duas pistas quando outro veículo trafega na faixa da esquerda? pois adentrei em uma preferencial na faixa da direita e o veiculo que trafegava na faixa da esquerda, trocou de faixa sem dar seta, vindo a colidir no meu veículo.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, o que diz o CTB:
ExcluirArt. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.
Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos."
Como pode observar, ele deveria ter sinalizado e observado a situação a sua volta antes de mudar de faixa, essa informação é que te ampara no incidente! Espero que ajude.
Oi! Primeiramente, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirUma dúvida sobre colisão de carro e moto.
Estava em uma rua com 3 faixas sentido único. Estava na faixa da esquerda parada no farol. Quando o farol abriu segui reto, quando uma moto tentou fazer uma conversão à esquerda (para virar na rua a esquerda) estando na faixa do meio. A moto pegou no farol direito do meu carro, o rapaz caiu para a direita e a moto ficou na frente do meu carro (eu demorei um pouco para frear por conta do nervoso). Diante dessa situação, qual veículo está correto? Importante frisar que não há sinalização para as faixas com obrigatoriedade de conversão, ou seja, a faixa da esquerda (onde eu estava) é livre para eu seguir reto.
Olá e obrigado pelo prestígio!
ExcluirConforme seu relato e do ocorrido, como não existe a obrigatoriedade de você ter que virar para esquerda (ausência da sinalização imperativa), a moto então deveria ter mudado de faixa com antecedência, preceito definido no CTB, para realizar a manobra a qual tinha intensão, ele deduziu que você iria virar e por causa disso ele errou ao tentar realizar a manobra não estando posicionado corretamente na via!
Obrigada pela resposta ;)
ExcluirBoa tarde , estava aguardando para entrar em uma via de mão única a esquerda , olhando para a direita quando baixou o fluxo , entrei colidi com um caminhão que cruzou a via .
ResponderExcluirObrigado pela visita e prestígio!
ExcluirQuanto ao fato ocorrido, você colidio pelo fato do caminhão ter parado após passar pelo cruzamento?
Boa tarde, meu filho estava cruzando a avenida à esquerda, com semáfor verde, ia indo ele pela esquerda e iria atravessar a avenida do outro lado, continuação em rua que permite dois veiculos entrarem lado a lado. acontece que sujeito vinha pela direita e convergiu para a esquerda, batendo no veiculo que meu filho estava dirigindo. O Autor da batida diz que não está errado, e quer que eu acione meu seguro para pagar a batida dele. Quem está errado nesta situação? Grato!
ResponderExcluirOlá, eu estava em uma via de sentido único, tinha uma viatura da polícia passando no momento bem a direita da via sendo assim sobrando 75% da via livre do lado esquerdo e eu passei ao lado da viatura e tinha um cruzamento no local, a via não tem faixas de rolamento indicando quantidade de pistas, nesse caso posso levar multa ou salvo por ser via de mão única ?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEntão, se eles te notificarem por isso, foi de má fé, pois com toda deficiência da sinalização viária deficiente do jeito que relatou não justifica tal situação, acredito que não multaram não!
Olá, tive uma colisão em um cruzamento igual a da imagem 2.Eu sou o carro verde e iria seguir em frente o carro da minha direita ia fazer um inversão para o lado direito, nisso ele colidiu com meu carro na minha lateral direita..Quem está errado? Eu por não ter visto que ele ia fazer uma inversão e ter parado..Ou ele que não me deu a preferência de passar antes da manobra
ResponderExcluirCorreção o carro azul ia fazer uma inversão para o lado esquerdo..
ResponderExcluirEstando numa rua de mão única, que cruza c outra rua de mão única e já estou posicionada do lado esquerdo c farol verde p mim tenho q dar seta indicando q vou p esquerda
ResponderExcluirNa figura 2 eu estava na direita fiz uma conversão a esquerda porém o carro do meu lado fez mais na pista da esquerda e au fazer a manobra ele evadiu minha pista fazendo com que eu batesse na lateral dele.quem errou
ResponderExcluirNa figura 2sou o carro azul foi aberto a conversão a direita quando o carro verde fez e evadiu a pista que eu está acabei colidiu pois não consegui freiar. Quem está errado
ResponderExcluirUma dúvida eu estava na esquerda tinha opção de ir reto ou virar a esquerda o carro da direita entrou na minha frente e houve a colisão quem errou?
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