Olá pessoal, neste post quero passar algumas informações e dicas sobre o USO dos espelhos retrovisores do carro, e uma orientação sobre as mudanças de faixa na pista de rolamento.
Este equipamento é item obrigatório nos veículos e desempenha um papel fundamental na condução segura de um veículo nas ruas, e nos dias atuais que as vias estão sempre lotadas de carro. E o uso incorreto resulta em acidente laterais, fechadas em outros veículos, buzinadas e acidente com motocicletas.
Nos dias de hoje, a lei obriga a ter 03 espelhos no carro, o da ESQUERDA, CENTRAL interno e o da DIREITA, e este ultimo é o mais problemático de todos, pois a maioria das pessoas acabam por não usa-lo, pois acreditam ser desnecessário pois ele sempre mostra a calçada, mas não é bem assim que funciona, e cada um deles tem uma finalidade especifica e vou explicar a vocês com a imagem abaixo.
Então tomem muito cuidado com o que quer fazer e para onde pretende ir, pois um erro na hora de fazer uma troca de pista, pode resultar em um acidente ou acabar fechando o carro que está ao seu lado, e já cansei de ver "motoristas profissionais" de carteira assinada, olhar no espelho da esquerda e realizar mudança de pista para a direita, veja se isto esta correto.
Quando desejar mudar de pista ou de faixa de circulação, tome cuidado para realizar a sinalização, conferir a situação pelos retrovisor do lado para o qual deseja ir, e só então realize a manobra.
E ao conduzir um veículo na via, você não precisa ficar o tempo todo olhando nos espelhos, basta fazer isto uma vez ou outra, e sim ver bem a hora que desejar realizar alguma manobra, pois o simples fato de ficar cuidando de mais com o que acontece atrás do carro, pode deixar de ver o que está acontecendo a frente, que é o mais importante. E lembre-se que você tem que cuidar principalmente do carro da frente, pois quem vem atrás do seu carro, deve cuidar do seu. Veja o vídeo abaixo, que tem umas dicas boas sobre a regulagem deste equipamento.
Mais informações e dicas sobre o espelho, visite o link: Como ajustar o espelho para evitar pontos cegos.
- Espelho externo ESQUERDO: é utilizado na mudança de pista e conversões a esquerda, e serve para conferir o trânsito do lado esquerdo do carro, então, se você te a intenção de mudar para a pista da esquerda, deve-se usar preferencialmente este espelho e não o central, pois para esta manobra, o espelho de dentro não vai te mostrar o que realmente esta acontecendo ao seu lado.
- Espelho externo DIREITO: é utilizado na mudança de pista, e serve para conferir o trânsito do lado direito do carro, então, se você te a intenção de mudar para a pista da direita, deve-se usar preferencialmente este espelho e não o central, pois para esta manobra, o espelho de dentro não vai te mostrar o que realmente esta acontecendo ao seu lado.
- Espelho interno CENTRAL: este retrovisor serve para conferir a situação atrás do carro e serve de complemento para os externos, não sendo 100% eficiente para fazer mudanças de pista. Se você quer apenas saber como esta o trânsito atrás do seu carro, basta dar uma olhadinha rápida neste retrovisor e pronto.
Então tomem muito cuidado com o que quer fazer e para onde pretende ir, pois um erro na hora de fazer uma troca de pista, pode resultar em um acidente ou acabar fechando o carro que está ao seu lado, e já cansei de ver "motoristas profissionais" de carteira assinada, olhar no espelho da esquerda e realizar mudança de pista para a direita, veja se isto esta correto.
Quando desejar mudar de pista ou de faixa de circulação, tome cuidado para realizar a sinalização, conferir a situação pelos retrovisor do lado para o qual deseja ir, e só então realize a manobra.
E ao conduzir um veículo na via, você não precisa ficar o tempo todo olhando nos espelhos, basta fazer isto uma vez ou outra, e sim ver bem a hora que desejar realizar alguma manobra, pois o simples fato de ficar cuidando de mais com o que acontece atrás do carro, pode deixar de ver o que está acontecendo a frente, que é o mais importante. E lembre-se que você tem que cuidar principalmente do carro da frente, pois quem vem atrás do seu carro, deve cuidar do seu. Veja o vídeo abaixo, que tem umas dicas boas sobre a regulagem deste equipamento.
Mais informações e dicas sobre o espelho, visite o link: Como ajustar o espelho para evitar pontos cegos.
Muito bacana suas dicas, sempre devemos ficar atentos aos retrovisores ao trocarmos de pista. Sempre encontro retrovisores em https://www.clicpecas.com.br/retrovisor-iveco-daily-3514-2008-2009-2010-2011-2012-2013-2014-2015.html
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirSucesso e boas vendas!
Sou da Antiga, Anos 60, onde não existia retrovisor direito nos veículos e até hoje sou mais o interno central para tudo. Só depende de como regula-lo.
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita!
ExcluirRealmente, antigamente os veículos saiam de fábrica somente com dois retrovisores, justamente pelas regras existentes até hoje, trafegar pela direita, mas o que mudou foi, a transformação da via em sentido único, o que permite a circulação de mais veículos no mesmo sentido, resultando então a mudança de faixas de circulação, o que tornou necessário a utilização e obrigatoriedade do retrovisor direito, este que muitas pessoas acreditam que só serve para estacionamento, mas tem muitas outras utilidade como, estacionar, mudar de pista, retorno de ultrapassagem, sendo este no meu ponto de vista, o mai importante, mas também útil em manobras, para desembarque de passageiros que ocorre do lado da via e mais uma infinidade de situações, mas que os outros dois dão conta do recado, se souber usá-los com eficiência.
Mas, fico muito grato e feliz em saber que pessoas experientes e que começaram em uma época menos caótico de trânsito, acompanha e dedica um tempo da sua vida para ler as informações descritas aqui, muito obrigado pelo prestígio!
Tenho dificuldades cm os retrovisor.cm distancia m ajuda.
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto à sua dúvida, os retrovisores externos com relação a distância, por exemplo numa ultrapassagem, para retornar a sua pista, a distância pode ser medida enxergando o carro no retrovisor interno, uma outra dica que pode usar para acostumar e medir melhor a distância é, com o veículo parado, olhe no retrovisor de ambos os lados um objeto que for, depois desça para ver e avaliar a distância real, aí é só treinar o que tem no espelho com o que você já sabe de visão real.
Espero que estas informações possam te ajudar, qualquer coisa é só perguntar, sucesso!
QUANDO ESTOU DIRIGINDO SEMPRE ACHEI UMA DIFERENÇA NOS RETROVISORES, NA MINHA OPINIÃO O INTERNO E REAL; O ESQUERDO MANTEM A DISTANCIA MAIOR QUE O INTERNO E O DIREITO MAIS AINDA. ESTOU CORRETO?
ResponderExcluirIsso mesmo, existe essa diferença entre os três, o interno é um espelho plano e os de fora são convexos,somado a diferença de distância entŕe eles em que o motorista fica, o resultado é essa diferença de imagem que deve ser compensada em sua percepção de distância!
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