Olá pessoal, neste post, quero passar algumas informações que são importante se algum dia você se deparar com um carro com o Câmbio Automático, parecido com a imagem abaixo.
Ante de tudo, veremos o que significam estas letras que aparecem aí do lado da alavanca:
- P – Parking – Estacionamento = é usado somente quando você para o carro e não quer que ele saia do lugar ele trava o carro, impossibilitando de ir para frente ou para trás.
- R – Ré – Marcha ré = o cambio só deve ser colocado na posição R com o carro parado.
- N – Neutral – Neutro ou Ponto Morto = O carro fica com as rodas livres e nenhuma marcha engatada.
- D – Drive – Dirigir = Colocando o cambio nessa posição é como passar a 1ª marcha no carro as marchas seguintes o cambio passará conforme o carro desenvolve velocidade.
Então lá vai as informações para utilizar de maneira correta este tipo de veiculo:
Para fazer a troca de marcha, normalmente, existe um botão junto com a alavanca do câmbio, este deve ser e permanecer acionado durante a manipulação da marcha que deseja colocar.
O veículo dotado de tipo de câmbio, só deve ser LIGADO ou DESLIGADO com a alavanca do câmbio na posição "P" ou "N".
Quando você quiser dirigir sem realizar trocas de marcha, basta posicionar o câmbio na posição "D", porém antes de posicionar a alavanca nesta posição, deverá ACIONAR O FREIO DO PÉ, para manter o carro parado, pois o normal é ele já sair andando.
Para andar, basta liberar o pedal do freio que o carro começa a andar, e só tome cuidado para não pisar no freio com o pé esquerdo, pois irá dar uma freada bem forte.
Alguns veículos apresentam também com o câmbio automático, uma parte sequencial de trocas de marcha que variam entre 1ª , 2ª, 3ª ou 4ª marcha. Neste caso, deverá posicionar a alavanca na 1ª marcha e sair com o carro, depois é só ir realizando as trocas como citado acima, e não pode pisar no freio neste momento.
Normalmente o pessoal que dirige um carro de câmbio manual, consegue dirigir facilmente um carro automático, já o contrário, isto fica mais difícil por causa d uso da embreagem, porém nada que um treino não resolva, eu aconselho as pessoas que sempre que tiver a oportunidade de dirigir um carro diferente do de costume, que vá e faça para ter mais domínio, habilidade e conhecimento, pois isto nunca é de mais para alguém, e o automático não tem segredo algum, é só fazer como expliquei e sair dirigindo, e garanto que vai se divertir. Outro detalhe interessante é, que aqui no Brasil a legislação não permite tirar Carteira de Habilitação com este tipo de veículo, apenas portadores de necessidades especiais o podem.
Segue aí um vídeo para vocês.
Segue aí um vídeo para vocês.
Olá tira uma duvida carro automático quando o freio estiver acionado no farol e normal ele ficar querendo sair mesmo com os freios acionado,tipo fica tremendo a frente do carro querendo sair.
ResponderExcluirAbs Marcelo
Olá Marcelo, isto é normal sim, e para que isto não ocorra e se te incomoda, pode posicionar a alavanca no P ou N, que não vai acontecer isto.
ExcluirAbs Ismar
Mas se o carro tiver na posição N no sinal, eu posso passar direto para a posição D sem pisar no freio?
ExcluirO correto é acionar o freio para o carro não se movimentar antes do desejado por você.
ExcluirO CORRETO É COLOCAR O CÂMBIO EM "P" COM O CARRO LIGADO OU DESLIGADO? ESTACIONO, COLOCO EM "N", FREIO DE MÃO. DESLIGO O CARRO E LOGO APOS O P OU COLOCO PRIMEIRAMENTE EM P E DEPOIS DELIGO O CARRO?
ResponderExcluirOlá Deivisson, o ideal é com o carro ligado, colocar em "P" e acionar o freio de mão, apos é só desligar.
ResponderExcluirBom dia Deivisson.Quando parado em uma rampa,no caso de cambio automatizado,devo colocar em posição S e Acionar manualmente uma 1º marcha ou basta permanecer em modo Drive e apenas acelerar ?Grato
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla amigos, o correto é parar freio de pé e claro depois N puxar o freio de mao soltar o freio de pé para q o peso do carro fique sobre o freio de mao e nao no cambio desligar e colocar no P agindo assim quando vc ligar o carro e for colocar o cambio em D ele nao vai dar aquele tranco, ou seja maior vida util pro cambio do seu carro e menos dor de cabeça pra vc kkk
ResponderExcluirabraço...
Olá Washington, obrigado por compartilhar seu conhecimento, fico muito agradecido!
ExcluirAbraço.
Visando almentar a vida útil da caixa atomática o correto e desligar o carro no P ou no N??
ResponderExcluirFiz um teste drive numa Lancer cvt, quando a 80km/h coloquei sem querer no parking, ele foi de 0 à 80 em 2 ou 3 segundos, sem eu se quer pisar no freio, até porque nem deu tempo.
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer o porquê disso ter acontecido????
É errado fik utilizando o pé esquerdo para freiar ao conduzir um carro de câmbio automático, já faço isso a algum tempo ..??
ResponderExcluirOla, obrigado por sua visita! Sobre a sua dúvida, funciona assim, se consegue usar o freio com o pé esquerdo, não tem mal algum, mas um detalhe importante é, em uma situação de emergência que precise parar o carro, pode acontecer de você acionar o freio e continuar acelerando o carro, fazendo as duad ações simultaneamente e acabar por acidentar-se por isto, mas se conseguir admistrar esta situação, não há problema algum.
ExcluirSucesso...
boa noite
ResponderExcluirengatando em D automaticamente o carro já tem que sair sem acelerar? só tirando os pés do freio?
Olá, o normal é acontecer isto mencionado, posiciona a alavanca em D com o freio acionado, liberando-o o veículo deverá se movimentar, este é o procedimento que deve acontecer.
ExcluirSucesso!
Em carros que tem a opção marchas sequenciais, como um Civic tem as borboletas se colocar na posição S, posso mudar do D para o S em movimento?
ResponderExcluirPode sim, a opção S tem como função retardar a troca de marchas para priorizar o desempenho, por exemplo, vc ta pisando tudo com o câmbio em D e o carro troca de marchas a 5.000 rpm e vc acha que ele não está dando tudo o que tem, basta então que vc coloque o câmbio no S no momento em que precisar q ele realizará as trocas no limite da rotação, na maioria dos carros a gasolina é a 6.250rpm, é uma função exclusiva a desempenho
ResponderExcluirObrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!
ExcluirBoa tarde amigos... Posso parar em N e desligar o carro e c o carro desligado colocar em P?
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita! Quanto a sua dúvida, funciona assim, desligar em Nova está correto,agora engrenar o câmbio em PG pode não ser possível devido às engrenagens estarem paradas e não aceitar este comando, o melhor mesmo neste caso é parar em PG direto! Abraço e sucesso...
ExcluirUma pergunta eu estava andando com meu carro automatico a uns 20km/h dai sem querer engatei ele no p e ele imediatamente parou de soco, dai sai normal com ele e não deu nada, ele pode ter tido alguma complicação no câmbio?
ResponderExcluirObrigado pela visita! Quanto a sua dúvida, assim, como deu partida e a doutrina e não aconteceu nada, você teve sorte, provavelmente nenhum defeito ocorre, senão nem teria retirado o carro do local,mas se tiver com muita dúvida, poderá procurar uma oficina e levar o carro para um mecânico verificar, mas provavelmente ele vai dizer que está tudo normal!
ExcluirSucesso...
Quando eu for ficar com o carro parado e ligado, sendo o carro automático em qual posição devo deixar o cambio?
ResponderExcluirOlá, obrigado por sua visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, existem duas posições que podem ser usadas para esta situação, o P ou o N, ambas permitiram fazer aquilo que deseja para enfrentar o calor.
sucesso...
pois aqui é muito quente, e temos o costume de deixar o carro ligado com o ar-condicionado ligado enquanto esperamos.
ResponderExcluirBom dia, possuo um Fusion 2007, e ao colocar na posição D sinto um leve solavanco (solavanco bem leviano), é normal isso ocorrer??
ResponderExcluirOlá, obrigado pela visita!
ExcluirQuanto a sua dúvida, observe se faz este mesmo solavanco ao posicionar em R, se só ocorre em D, pode ser inicio de algum problema de embreagem ou de conversor de torque, aí é importante levar seu veículo em um local especializado para verificar.
tive de puxar o freio de mao em d mas nao pisei no pedal de freio junto o carro deu um barulho sera que pode ester estragado e um corolla 2003
ResponderExcluirEntão, pode ter ocorrido só um solavanco na transmissão, aí o motivo do barulho, mas pode ter ocorrido algum problema mecânica, neste caso, é importante procurar uma oficina especializada nesse tipo de transmissão!
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