Olá pessoal, estou aqui para mais um post para vocês, e este é de fundamental importância para os "novatos" e "experientes" ao volante, é a conversão a esquerda, esta é uma manobra extremamente complicada e cheia de regras que quem precisar executa-la deverá tomar todas as cautelas necessárias, e quem pensa que é "Expert " no assunto de "dirigir", ou os motoristas das antigas, devem observar pois eu estou acostumado a passar pela situação que explicarei a seguir para vocês.
Estou com meu aluno trafegando e solicito a ele que faça uma conversão a esquerda, e o mesmo imediatamente inicia a manobra que deve ser feita da seguinte forma:
- Aciona a sinalização.
- Confere no retrovisor esquerdo a situação do lado do carro.
- Inicia a manobra de posicionamento.
Aí o que acontece neste momento, vem um " MOTORISTA ESPERTINHO " e nos ultrapassa! Até então realizar ultrapassagem não é proibido, o problema é, por que lado o "tal" realiza a manobra, e as vezes até buzina achando que está com toda a razão! O lado que ele realiza a mano é Pela ESQUERDA! Isto é o fim da picada, como realizar ultrapassagem pela esquerda se o veículo da frente vai virar a esquerda? Veja a imagem abaixo.
O carro roxo está posicionando e sinalizando para convergir a esquerda, o carro azul segue atras dele querendo seguir em linha reta, e alguns "MOTORISTAS" fazem o que citei acima, o que é COMPLETAMENTE ERRADO ultrapassar pela esquerda um carro que vai virar a esquerda também. Isto é inaceitável, o CORRETO neste caso para o carro azul é realizar a ultrapassagem pela direita, se for possível, não sinalizar ou ser breve no pisca para sinalizar a sua manobra, para não confundir os outros usuários da via se vai quer virar a direita, e seguir o caminho desejado. A linha vermelha indica o caminho errado e a linha verde o trajeto correto que deve fazer o carro azul.
Esta explicação também serve para motocicletas, pois os cuidados são os mesmos.
Esta explicação também serve para motocicletas, pois os cuidados são os mesmos.
Hoje ocorreu algo parecido comigo, mas só que o carro que vinha atrás, me ultrapassou e virou à esquerda também (eu tinha posicionado meu carro mais para dentro da pista para não atrapalhar quem fosse entrar na rua que eu estava, e estava dando seta para a esquerda, sendo que só há espaço para 1 veículo na pista). O carro que vinha atrás de mim, me ultrapassou e entrou à esquerda antes de mim. Exatamente como você mostrou na ilustração só que ele virou à esquerda.
ResponderExcluirEntão, este seu relato é interessante pois é bastante comum isto acontecer também, o detalhe é se a via que você adentrou tem sentido único, pois se for assim, aí chamamos de conversão dupla que hoje é comum em vias de sentido único, porém se a via for sentido duplo, a pessoa cometeu um erro que poderia resultar em um acidente e que a culpa e responsabilidade é total dela, e claro é sempre bom ter cuidado a ora de fazer manobras.
Excluirolá. Esse teme é constantemente alvo de equivocos, como é o caso. Na imagem acima, a ultrapassagem é proibida.
ResponderExcluirIX - a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;
Na imagem, o veículo roxo pretende CONVERGIR à esquerda, e não entrar a esquerda.
Além do mais, no artigo Art. 33. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.
Obrigado pelo esclarecimento, providenciarmos as correções necessárias!
Excluir