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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Trafegando em aclive.




   Neste post, eu quero falar com vocês sobre subidas, aclive, morro, ladeira ou como queiram chamar, é tudo a mesma coisa mesmo. Esta situação é algo onde muita gente erra e na maioria das vezes o resultado é o carro "morrer", e até ai, nada de mais, pois deixar o carro morrer em uma subida a hora de sair, é algo normal, o problema é quando isto acontece por falta de força no motor para vencer o aclive e o carro morre no meio da rua, aí é complicado porque pode resultar em uma colisão na traseira do seu veículo.

  A maioria das pessoas pensam que  uma subida é sempre em 2ª marcha, e não é bem assim que funciona, não existe uma marcha específica para subidas. A marcha correta é a que o carro "quer", podendo ser a própria 2ª, 3ª, 4ª marcha e assim por diante, o que importa é o carro aguentar subir, e o condutor entender o que o carro quer, e ai sim usará a marcha correta.

  O que devemos entender aqui é a relação de marcha e velocidade para poder usar a marcha certa, e para isto basta seguir uma relação bem simples que é assim:
  • Se o carro esta ganhando velocidade mesmo sendo um aclive, devemos aumentar a marcha, e o oposto também se aplica, se o carro esta perdendo velocidade, devemos também diminuir a marcha.
 A marcha  tem uma relação de força e velocidade, basicamente assim, quanto maior é a marcha, menor é a sua força e maior é a velocidade. Exemplo desta relação:
  • A 1ª Marcha é mais forte que a 2ª, e menos veloz também.
  • A 2ª Marcha é mais veloz que a 1ª, e porém mais fraca.
  • A 2ª Marcha é mais forte que a 3ª, porém é menos veloz.
  • A 3ª marcha é mais forte que a 4ª, porém menos veloz.
  • A 4ª marcha é mais forte que a 5ª, porém menos veloz.
  E um detalhe importante aqui é entender esta relação de força X velocidade durante o trafego em uma subida e entender também o carro falando com você através do som do motor ou a visualização do velocímetro quanto a velocidade do carro que não tem como errar. E para entender esta situação de o carro "pedir a marcha", e um exemplo que uso para isto é a nossa respiração, assim, puxamos o ar pelo nariz, com uma inspiração profunda, e chega a ora que temos que soltar o ar pois não aguentamos mais puxar, e damos aquela liberada no ar para aliviar e começamos tudo de novo, e é assim que funciona o motor pedindo a marcha, você escuta o barulho de sufoco, desespero do motor do carro, esta é a ora de mudar a marcha, e isto é o carro "pedindo marcha" que todos falam.

  E o carro pode pedir a marcha tanto para cima que é tratada como desenvolvimento, bem como para baixo que é a redução, e identificar a redução é assim, você começa a pisar fundo no acelerador e o carro não anda, este é o pedido que o carro da para que você realize a redução da marcha.

  O que tem que cuidar é para não fazer isto tão forte ou por um tempo muito longo para não forçar de mais o motor e não ter um problema mecânico, então treine para ter mais sensibilidade para ouvir o motor do carro, e estará tudo resolvido.

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