Pages

sábado, 11 de agosto de 2012

De quem é a preferência?

Uma dúvida muito comum que as pessoas têm, é a hora que elas precisam fazer uma conversão à esquerda, elas se perdem e não sabem de quem é a vez, se confundem com quem têm o direito de passagem e acabam se perdendo por completo, veremos como funciona esta situação á seguir:

1º CASO: O carro azul quer virar à esquerda, e o carro laranjado quer seguir reto, em via preferêncial.

se

Neste caso, o carro azul deve aguardar o carro laranjado passar e depois realizar a manobra desejada, nota-se pelas linhas pontilhadas, que se o carro azul virar antes sem a permissão do outro, isto resultará em uma colisão. 
Repare também onde o carro azul deve parar para aguardar a sua passagem, ele fica no meio do cruzamento, pois está na via preferêncial, e seu local de parada correto é este, e observe que tem o carro vermelho à direita do azul, porém, ele está na PARADA OBRIGATÓRIA e não é problema seu.
________________________________________________________________

2º CASO: Ambos os carros querem fazer a manobra para o lado esquerdo em via preferêncial.


Este caso é um pouco mais complicado, pois um (1) dos carros deverá parar e deixar o outro passar, sendo necessário uma comunicação entre seus condutores, esta comunicação pode ser com um sinal de luz do carro ou um gesto com a mão chamando o outro á realizar a manobra, e posteriormente, você realiza a sua manobra. 
O local que deve aguardar com o seu carro é o mesmo que a figura acima mostra, pois se parar no meio do cruzamento, não terá como o outro carro passar. E lembrando que o pedestre que estiver atravessando a rua por onde você for passar com o carro, têm a preferência também.
________________________________________________________________

3º CASO: Conversão à esquerda com parada obrigatória.


Esta é uma situação comum de acontecer, você está com o carro azul em uma parada obrigatória e querendo virar a esquerda, e olha do outro lado da rua e têm um carro também, como a figura acima, de quem é a vez?
  • 1º - A preferência é da via transversal!
  • 2º - O carro do sentido contrário e que passará reto e ao seu lado, têm a vez!
  • 3º - A sua manobra no carro azul está liberada!
  • *** Tomar cuidado com o pedestre por onde você for passar com o varro, pois o direito é dele.
________________________________________________________________

4º CASO: Ambos os carros querem fazer a manobra para o lado esquerdo.


Bem, este caso é o seguinte, antes das manobras, devemos observar a via transversal que têm a preferência.
Depois o caso é bem simples, deve acontecer aquela comunicação entre os condutores, para que passe 1 de cada vez e pronto. 
E reforçando o cuidado que devemos ter com o pedestre, pois ele têm direitos e deveres também, mas devemos analisar a sua fragilidade,  e você dirigindo pode esperar uns segundinhos que não vai mudar muito a sua vida.

182 comentários:

  1. Caro Ismar

    a situação 3 é uma situação que convivo diariamente, considerando que estou no veiculo amarelo cruzando a preferencial e após a passagem do veiculo na via preferencial, costumo seguir reto, porém alguns motoristas sinalizam a intenção de virar à esquera (carro azul) e entram na minha frente.
    Existe alguma alteração na norma? estou errado?

    Sds

    Carlos H. Masukawa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita!

      Quanto a sua dúvida, não há alteração alguma na lei, você está agindo corretamente, agora os outros condutores fazem esta sinalização e cruzam sua frente, por serem espertos e agilizando o lado dele apenas.

      Excluir
    2. Caso estou descendo e o pare e pra mim, mais a minha esquerda tem um caminhao, eu desco olhando na direção pra ver se vem carro . já to quase atravessando. Quando aparece uma moto atrás do caminhao em alta velocidade. E não para e bate no meu peneu. Nesse caso quem esta errado
      Deseja agradeço

      Excluir
    3. O carro azul tá erradíssimo!!!

      Excluir
    4. Em que circunstâncias o carro azul está errado? Poderia esclarecer!

      Excluir
    5. Olá instrutor, nesse terceiro caso, se o condutor que tem a preferência ainda não tiver feito a parada obrigatória e eu já estou parado tenho a preferência ou devo esperar ele parar a passar?? Obrigado

      Excluir
    6. Boa noite!
      Eu me envolvi em um acidente no 3°caso,no caso eu sou o carro 2 ela era o 3,. Quem está certo? E em que artigo está

      Excluir
  2. Caro Carlos H. Masukawa.

    Então, a sua trajetória esta correta e dentro das normas, não houve nenhuma alteração nas leis quanto á isto, porém o que ocorre na prática é a pessoa do carro azul aproveitar e passar, porém o correto seria ela aguardar a sua travessia e então ela realizar a conversão passando por trás do seu veículo, isto é o correto, e não ela cortar a sua frente sem o seu consentimento.
    Abraço.

    At. Ismar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade este blog está "furado" a norma de trânsito diz claramente que a preferência é de quem vai dobrar na situação 3, parece estranho, mas está na norma, porém muitos dos motoristas buzina para quem dobra antes.

      Excluir
    2. Poderia me dizer em que norma está? Pois de acordo com o CTB no Capitulo lll que trata das normas gerais de circulação e conduta e mais especifico no seu

      "art. 38. - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem". Diz exatamente isto, e não há uma resolução específica sobre esta manobra, então fico no aguardo de sua norma.

      E quem converge antes, se a situação não é segura, esta completamente errado.

      att.

      Excluir
    3. Valeu Instrutor, pude tirar minha dúvida nessa situação 3.
      Agora quem contesta, é porque deve estar transgredindo a lei de transito e é imprudente demais para não conseguir entender essa regra. Você que contestou o professor, cadê sua resposta "certa" então?
      Obedeça o direito dos outros meu amigo se quiser garantir o seu!

      Excluir
    4. Nunca vi nenhuma norma quanto a isso (motivo pelo qual estou pesquisando), mas acredito q a preferência seria para quem vai fazer a conversão neste caso porque vai entrar na via preferencial e já está nela (motivo pelo qual inclusive teria a preferência em caso do outro carro virar à direita). Não seria isso? No caso contrário (estar saindo da preferencial) ou não haver preferência, aí sim prevaleceria a preferência a quem vem em sentido contrário.

      Excluir
    5. Olá. Estudo trânsito a quase 30 anos, nunca vi a palavra "transversal" nas regras de preferência. Também não há necessidade de discutir "preferência" em via sinalizada e com marcas de canalização: já está esplicado no local. Simples: Se há sinaliz. de "parada obrigatória", pare. Se vai convergir a preferência não é sua.

      Excluir
  3. Olá, tento fazer a a manobra a direita mas as vezes passo em cima do meio fio, o que faço para acertar, estou errando também quando vou fazer parada não desliga o motor mas da solavanco.Att agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na questão da parada, para não dar os solavanco você deverá pisar no freio e logo em seguida acionar toda a embreagem do carro, pois você deve estar pisando na embreagem muito tarde, ou seja, com o carro quase parado, então só precisa acionar a embreagem um pouco antes.

      Quanto a curva, é o seguinte, ou você está se dispersando olhando para a esquerda enquanto esta virando, ou está virando o volante muito ai a curva acaba sendo fechada de mais, aconselho que treine virar a direita olhando a calçada pelo canto do parabrisa para ir contornando a calçada, e não vire todo o volante, vá fazendo o giro do volante proporcional ao tipo da curva e vá dando uma leve parada no volante e observando se precisa virar mais ou deixar o volante parado durante a manobra.

      Espero que consiga entender, pois escrito é meio complicado, isto da curva é mais fácil explicar fazendo.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  4. Olá tudo bem aqui é Amanda que eu me confundo mesmo na conversão a esquerda queria saber um pouco mais, a minha duvida é o seguinte quando for a minha preferencial no meio da pista para depois virar o antes se responder eu agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda, você pode me dizer o que näo entende pra eu te explicar melhor, pois não entendi bem a sua pergunta. Fico aguardando..

    ResponderExcluir
  6. Olá, me envolvi num acidente no estacionamento de um clube onde as vias eram mão e contra mão. No meu lado havia uma placa de PARE e minha única opção seria seguir em frente.. No sentido oposto, o motorista tinha a opção de seguir em frente ou virar a esquerda, cruzando minha via. Eu já havia passado da placa de PARE quando o motorista contrário, que estava indo reto, resolveu virar a esquerda sem sinalizar.
    Neste caso, por não ter sinalizado que iria fazer a conversão ele perde a preferência?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita.

      Quanto a sua dúvida, funciona assim, como a área é particular, quem acaba por controlar o trânsito é o administrador do imóvel, e quanto ao acidente, estando sinalizado como disse, o erro acaba sendo seu por avançar a preferencial, mesmo ele tendo mudado os planos, ele estava no direito, errou em não sinalizar a manobra, mas o avanço de sua parte foi o que acarretou a colisão, infelizmente.

      Espero ter sanado sua dúvida.

      Excluir
  7. Olá me envolvi em um acidente semelhante a 1ª situação, a diferença é que para ambos os sentidos há faixa dupla. Então teria dois carros amarelos, eu seria o amarelo só que na faixa da direita, o carro amarelo da esquerda deu preferência ou apenas deixou espaço para uma conversão visto que tinha transito a frente, o carro azul fez a conversão sem se atentar que eu na faixa da direita não teria tempo hábil para parar. Como tinha transito na faixa do meu lado esquerdo e isso impossibilita minha visão de quem esta tentando fazer conversão e ainda pelo fato de que ela não verificou se a outra faixa também iria dar preferência, a culpa não foi minha e sim do veiculo que estava fazendo a conversão, estou certa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Como narrado por ti, confere sim o seu direito, mesmo o trânsito parado como mencionado, quem vai adentrar na via deve verificar se realmente é possível.

      Excluir
  8. Professor, no primeiro caso, se eu for o carro azul eu posso seguir reto, se o carro laranja der sinal que vai virar à esquerda?
    E no terceiro caso, se eu for o carro azul,
    também posso seguir reto, se o laranja deu
    sinal que irá virar à esquerda?
    Em todos os casos, se o carro azul e o carro laranja quiserem ir reto eles podem ir reto e ao mesmo tempo?
    É o sinal de luz que eu devo usar no segundo e quarto caso, certo? Mas eu uso o sinal de luz para que o outro me dê a preferência de virar a esquerda? Ou eu uso o sinal de luz para que ele faça a manobra e então depois de aguardar eu faço a minha manobra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita!
      Como postado por você:

      - "Professor, no primeiro caso, se eu for o carro azul eu posso seguir reto, se o carro laranja der sinal que vai virar à esquerda?" Sim, a preferência e direito é seu neste caso!

      - "E no terceiro caso, se eu for o carro azul, também posso seguir reto, se o laranja deu sinal que irá virar à esquerda?" Sim, o direito e a preferência continua sendo seu!

      - "Em todos os casos, se o carro azul e o carro laranja quiserem ir reto eles podem ir reto e ao mesmo tempo?" Sim, ambos com passagem livre neste caso!

      _ " É o sinal de luz que eu devo usar no segundo e quarto caso, certo? Mas eu uso o sinal de luz para que o outro me dê a preferência de virar a esquerda? Ou eu uso o sinal de luz para que ele faça a manobra e então depois de aguardar eu faço a minha manobra?" Nestes dois caso, o sinal de luz usado aqui é para avisar o outro condutor que ele pode seguir, e quem sinalizou vai aguardar!

      Espero que sejam sanadas as suas dúvidas e qualquer outra é só comentar!

      Sucesso...

      Excluir
  9. Agradeço por tudo, agora não tenho mais dúvidas, o senhor me ajudou muito :D

    ResponderExcluir
  10. boa tarde tenho uma dúvida, o carro amarelo que está na preferencial dá seta para entrar a direita onde a mesma é mão única, não podendo entrar, dessa forma o carro que saia da direita para seguir reto entendeu que o carro da preferencial ia entrar e não entrou, os dois colidiram. de quem é a culpa nessa caso, do cara que dá a seta e não entra ou dá pessoa que corta a frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Pelo que entendi, vinha um carro trafegando por esta via de mão única, parou na sinalização de parada obrigatória, o segundo veiculo trafegava na preferencial e fez menção de virar em um local proibido e ao perceber o erro mudou sua conduto, nisto o veículo que estava aguardando, arrancou e ocorreu a colisão!
      Infelizmente neste caso, por mais que o outro condutor tenha cometido um erro e levou o outro condutor a errar também, infelizmente a colisão ocorreu e o responsável é o carro que avançou a via, pois a sinalização de parada obrigatória era imposta a ele, o que pode ser tentado é ir a justiça de pequenas causas relatando o fato ocorrido de indução ao erro, porém neste caso de justiça, foge ao meu conhecimento, espero poder ter esclarecido sua dúvida, sucesso...

      Excluir
    2. Bom dia tenho uma dúvida vou entra pra a esqueda é considerado um erro eu deixa o volante virado pra esqueda ou direita ou o volante reto Qual seria o correto

      Excluir
  11. Olá Sr. Ismar
    MUITO OBRIGADO pelos esclarecimentos. Sempre tive muita dúvida com relação ao 3ª caso. Às vezes chegava a alterar o meu trajeto para não me expor nesta situação. Agora tenho segurança para fazer a manobra sem agredir aos colegas motoristas, pedestres e outros, garantindo a devida segurança nesta manobra. Muitas vezes é uma situação por demais arriscada em transito intenso e rápido. Confesso que, apesar de ter visto a norma no CTB tive dificuldade em entendê-la e visualizá-la na prática.
    Jacson

    ResponderExcluir
  12. ola.. minha pergunta e o seguinte quando vou fazer uma manobra a esquerda ou direita devo seguir qual semaforo, a minha frente ou para o lado que irei seguir?

    ResponderExcluir
  13. No 3º caso, se a transversal for uma via de mão única independentemente do sentido, seguirá esta mesma regra?

    ResponderExcluir
  14. Olá. Estava em uma via de mão unica com duas faixas. Eu já estava na faixa da esquerda quando sinalize que iria fazer a convergencia justamente na esquerda. Quando comecei a fazer o giro pra entrar veio uma moto em alta velocidade e colidiu com a dianteira esquerda do meu carro. Acho q ele queria me ulyrapassar no momento q eu estava fazendo a curva. O condutor da moto era menor de idade. De quem é a culpa?

    ResponderExcluir
  15. Olá, essa regra é válida na data atual? Ontem estava em um cruzamento como a situação 3,fui reto e o outro veículo que estava na posição do carro azul invandiu o cruzamento e fez a conversão para a direita, ocasionando a batida na lateral do meu veículo, e o mesmo se recusa a pagar os danos pois alega que a preferência era dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, pode conferir o artigo 38 do código de trânsito,ele diz isto:


      "art. 38.

      - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem".

      Como pode ver, a pessoa que bateu em você, ela está errada e não quer assumir, se foi feito o boletim de ocorrência, pode acioná-lo na justiça e ele terá que te ressarcir.

      Sucesso...

      Excluir
    2. A fila tava parada estava indo pelo lado saiu um carro e cortou a frente tava de moto quem esta errado

      Excluir
    3. No caso 2 onde está no código...essa conduta de piscar faltou...ou fazer sinal de braços...explique melhor

      Excluir
  16. Corrigindo fez a conversão para a esquerda.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    E quando os dois carros querem entrar na mesma direção ..exemplo
    o Carro Azul queira virar a esquerda para pegar avenida principal e o Laranja queira fazer a curva a direita para pegar a mesma avenida ..De quem é a preferência ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, funciona assim, o carro laranja terá o direito, pois está mais próximo da manobra e tem apenas 1 veículo para ele cruzar a frente, já o carro azul, terá 3 para aguarda, aí ele cai neste caso:

      Art. 38 do CTB: Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:
      II - ao sair da via pelo lado esquerdo, aproximar-se o máximo possível de seu eixo ou da linha divisória da pista, quando houver, caso se trate de uma pista com circulação nos dois sentidos, ou do bordo esquerdo, tratando-se de uma pista de um só sentido.

      Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.

      Sendo assim, fica mais fácil o carro laranja manobra e o azul aguardar, ou a camaradagem!

      Espero ter ajudado na sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar! Sucesso.

      Excluir
  18. Eu gostaria de fazer uma pergunta, eu estou parado em uma esquina tentando entrar em uma via que no caso seria preferencial, não há demarcação no asfalto indicando o ponto de parada do motorista que trafegam pela preferencial, logo a frente na via preferencial há um semáforo que faz com que o trânsito da via fique estagnado, quando o semáforo esta vermelho os motoristas tem a obrigação de deixar um espaço para que os que estestão aguardando para entrar na via possam faze-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ademir, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, funciona assim, a lei impõem apenas que é proibido bloquear o cruzamento, quanto a deixar espaço, isto é algo de bom senso, o que não é muito comum com alguns motorista, o que vale neste caso, é a gentileza mesmo.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
    2. Obrigado por responder professor. Então no meu caso o motirista estava bloqueando minha entrada na vi principal. Pelo que entendi de sua explicação ele não poderia fazer isso.

      Excluir
    3. Disponha, no caso que se refere, o outro motorista cometeu uma infração com base no artigo 253, bloquear a via com o veículo, cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e acréscimo de sete pontos no prontuário da CNH.

      O que nem todos os motoristas se preocupam com isso!

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  19. Eu sofri um acidente de moto o carro cortou minha frente,quero saber quem estava errado,eu estava numa sinaleira parada na direita fui dobrar para a esquerda o carro que estava do lado esquerdo seguiu reto e fechou minha frente,daí teve um pequeno esbarrão mais acabei caindo e me machucando, na minha concepção eu estava certa porque naquele cruzamento quem segue reto está sempre na direita e os da esquerda dobra apenas para esquerda,e agora como fica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, você estava à direita para virar para a esquerda, aí infelizmente você já está posicionado errado, sempre que for virar, independente do lado, posicione para tal, por mais que tenha feito a sinalização, você ficou errado, agora, precisa saber se neste local existe a conversão dupla, ou seja, onde o carro estava, é obrigatório convergir, e sendo facultativo a você o mesmo ou seguir reto, e neste caso, precisa ver a sinalização viária do local. Espero poder ter sanado sua dúvida, abraço e sucesso!

      Excluir
  20. Bom dia, no 1° caso eu sou o carro vermelho que parou no PARE a minha esquerda vem vindo o carro Azul dando a seta desde lá de baixo que irá dobrar a direita, mas na hora H não dobra e então colidimos, quem estava errado? Eu só fui porque ele iria dobrar, caso contrário eu não teria ido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, por mais que o outro veículo estava sinalizando uma manobra, por questões defensivas você deveria ter aguardado e, infelizmente você está errada neste caso, o que pode ser feito é, um acordo entre vocês, ou testemunhas do fato e levar a justiça de pequenas causas, pois o outro veículo te induziu ao erro, porém,existe o fato explicado anteriormente da defensiva, mas vale tentar um acordo também, sucesso!

      Excluir
  21. Tenho uma dúvida se estivesse uma placa de a preferência para o carro vermelho e laranja, o carro azul poderia entra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se houver a sinalização, sim, aí o azul pode ter o direito, mas tudo depede da sinalização, e esta é feita conforme necessidade do fluxo de veículos!

      Excluir
  22. Olá instrutor! E caso eu esteja numa avenida em que cabem 2 carros na mesma via, onde é melhor eu parar o carro para não atrapalhar o fluxo atrás de mim, caso eu queira fazer a conversão à esquerda, e os carros atrás de mim querem seguir reto? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, se for possível a manobra, você deverá posicionar o mais próximo possível da faixa pintado no solo, e sinalizar a manobra com antecedência, quanto as carros que vem atrás, eles deverão aguardar a sua manobra, e aí não é uma questão de atrapalhar e sim de uma manobra permitida e que está em seu direito de fazê-la!

      Sucesso!

      Excluir
  23. Olá Instrutor, tenho uma dúvida.
    Se estou em uma rua de mão dupla (sentidos A-B-ida / B-A-vinda), digamos no sentido A-B e no meio existe a sinalização de faixa contínua para os dois sentidos (de indicação de proibição de ultrapassagem), gostaria de saber se estou no sentido A-B e preciso estacionar em um estabelecimento que está do outro lado da rua no sentido B-A, posso parar, aguardar os veículos no contra fluxo passarem e virar para estacionar lá? Ou essa manobra é proibida? Será que deu pra entender? rs Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, infelizmente é passível de multa esta manobra, como citado, a transposição da faixa continua, no cotidiano, as pessoas costumam fazer, porém, corre-se este risco!

      Sucesso!

      Excluir
    2. Tá certo, muito obrigada

      Excluir
  24. Estava na pista da esquerda com a seta ligada para entrar na travessa a esquerda, um ônibus que estava ao meu lado direito na pista do meio também iria entrar a esquerda, porém ao invés aguardar a passagem, me fechou colidindo em meu parachoque dianteiro direito e continuou a andar, tanto que "ralou" entre o pneu traseiro do ônibus. O motorista disse que ele estava certo e poderia ter feito tal manobra. De quem é a preferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a esta situação, precisa verificar a sinalização da via, mas assim a grossa modo, o ônibus invadiu a sua faixa de circulação e neste situação, ele está errado, por mais que a manobra dele seja permitida, a conversão dupla, é importante que o veículo que está a direita, redobre a atenção, prevendo algo, agindo defensivamente!

      Excluir
  25. Olá Ismar, estava na pista à esquerda para cruzar à esquerda, na via preferencial um carro parou, ao lado esquerdo dele uma moto também parou, quando eu já estava cruzando, com a permissão deles, uma moto surgiu á direita e colidiu com meu carro arrancando o para-choque, o condutor da moto nada sofreu, aguardamos o resgate, ele me pediu desculpas porque não me viu, enfim, agora diz que estava certo e eu errada, isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, se ele estava trafegando pela preferencial, ele está no direito, independente do que os demais tenham te ajudado a manobrar!

      Excluir
    2. Oi Rose, desculpe a demora em responder, quanto à sua dúvida, pelo que entendi, o carro e uma moto param te dando a vez, e eles estavam na via que você iria adentrar, certo? Nisto, apareceu a segunda moto, que estava trafegando pela preferencial e, fez uma ultrapassagem pela direita dos veículos parados e acabou colidindo com o seu, aí aconteceu o seguinte, se foi certo o que entendi! Você avançou a preferência e ele fez uma manobra proibida, resultado disso é, cada um arca com o seu prejuízo ou pegue as testemunhas do carro e da moto que pararam para você e vá para a justiça de pequenas causas, assim você tem mais garantia que o outro motociclista! Aproveite também o B.O que descreve tudo.

      Sucesso e que resolva seu problema da melhor forma possível.

      Excluir
  26. Instrutor Ismar,

    Após iniciada a manobra prudente de saída de vaga de estacionamento, a preferência é do que está em manobra ou do carro que avança na via, após o início daquela a distância segura, pois a maioria dos condutores não quer esperar e obriga quem está manobrando a "implorar" pela vez, causando eventualmente pequenas batidas, quando fica a discussão: quem tem razão? Em muitos casos, a vaga de estacionamento fica inviabilizada, diante da elevada movimentação na via. Há diferença entre via interna de estacionamento e as outras vias, nesse caso? Grande abraço. Ehd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o direito é sempre do fluxo, ou seja, se deseja fazer uma parada ou sair de um estacionamento, deve respeitar sempre o fluxo da via, assim é a definição pelo código de trânsito, pode verificar eztas informações no capítulo III, das normas de circulação, o sensato nese caso é, a ajuda dos demais condutores, a tal da "gentileza gera gentileza",algo que nem todos tem, nas áreas particulares, o estabelecimento deve fazer suas regras, mas o normal é manter o bom senso e a gentileza também. Espero ter ajudado ba sua dúvida, sucesso e algo mais, é só perguntar!

      Excluir
  27. Olá.
    Gostaria de saber
    Sendo eu como no exemplo, o carro laranja na via não preferencial e o carro azul parasse para me dar passagem para conversão a esquerda e eu ja estivesse iniciado a travessia, o carro do outro sentido deve dar a passagem também?

    No caso de colisão, quem está errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, se um te ajudar e o outro não, o entendimento é que você avançou a preferência, aí você estará errada. Tem muita gente que ajuda neste sentido, gentileza, mas que emm alguns casos, acava resultando em acidente, infelizmente nem toda ajuda acaba sendo bem vinda!

      Espero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar!

      Sucesso!

      Excluir
  28. E quando tem dois carros o laranja e outro lado a lado parado no sinaleiro os dois querem converter para a esquerda quem tem a preferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, eu não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas vou explicar pelo que entendi:

      1-caso: os dois carros estão em sentido oposto e ambos querem virar a esquerda, neste caso precisa do bom senso de ambos os condutores e, um cede a vez ao outro, realizando a manobra de cada um por vez.

      2-caso: a via comporta dois carros no mesmo sentido e ambos querem virar a esquerda, chamamos isto de conversão dupla, e para ser possível tal manobra, a outra via deve comportar os dois carros também, caso não seja possível, o veículo que esta à esquerda, terá o direito e o outro deve aguardar a sua manobra.

      Eslero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar!

      Sucesso!

      Excluir
  29. Estava em um cruzamento igual a figura 4, o pare era pra mim, parei observei e prossegui,já na metade do cruzamento um motoqueiro bateu na minha lateral, quem está correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua visita!

      Quanto ao ocorrido contigo, infelizmente você está errada(o), visto que, você acabou por invadir a preferência, mesmo a moto aparecendo subitamente!

      Excluir
  30. Ola, Bom dia !
    Recentemente me envolvi numa colisão onde eu estava numa rua de mão unica e outro veiculo que esta em uma rua de acesso a esta via de mao unica realizou o acesso e colidiu na lateral do meu veiculo.
    Na rua de onde este veiculo saiu não havia placa de PARE.
    A colisão foi na lateral do lado do motorista.
    Neste caso qual seria a regra ?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, precisa ver se realmente não há sinalização no local, muitas vezes a placa está do outro lado do cruzamento, tipo, de onde o carro vinha não havia a placa, porém a mesma está do lado do cruzamento para onde o ele poderia seguir.

      O cruzamento é a junção de duas ruas, e nesta junção vira -se em 4 partes,então duas partes com placa e duas sem, porém regra é clara, uma rua com preferência e outra sem, por mais que tenha uma única placa,ela prevalece para controlar a via, caso não tenha nada, aí a preferência é de quem vem ao teu encontro pela sua direita, esta é outra forma de análise da regra.

      Espero ter sabado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  31. Ola, Boa tarde.

    Obrigado pela informação, clareou bastante a duvida que eu estava.
    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Que bom saber que o blog lhe foi útil, qualquer outra dúvida, é só perguntar. Sucesso!

      Excluir
  32. Olá! Muito legal sua ¨prestação de serviço a sociedade¨! Li todas as perguntas e respostas, até achei uma pergunta com resposta semelhante ao meu caso, mas mesmo assim vou expor minha dúvida, por que casa é um caso, né!? Fui vítima de acidente de trânsito, seria muito legal se desse pra postar a foto do local aqui, ficaria mais bem entendido sobre a questão, bom.., na rua do acidente em questão é mão dupla, mas pra mesma direção não há sinalização de via dupla no mesmo sentido, mas todos os carros pareiam lado a lado no semáforo e circulam na mesma direção em movimento lado a lado ou até mesmo ultrapassam, ou seja, mesmo sem sinalização é entendido que é via de duas faixas no mesmo sentido, onde circulam veículos tanto pela direita quanto pela esquerda do mesmo sentido, certo!? Pois eu estava trafegando de moto em velocidade compatível, circulava pela via da direita, enquanto que pelo lado da esquerda junto a faixa central a 5 metros a frente, trafegava um carro na mesma direção que eu, estávamos na mesma velocidade, a 50 metros a frente, em um cruzamento, esse carro que estava no lado esquerdo junto a faixa central, estávamos a uns 30km/h, quando de repente o carro convergiu abruptamente adentrando a transversal a direita em freada brusca, como se tivesse esquecido que fosse entrar naquela rua e tivesse se lembrado bem em cima, assim obstruindo minha passagem em apenas um segundo na faixa da direita, assim sendo, não tive nenhuma chance de frear, colidi com a roda direita frontal do carro, que me arremessou, eu voei da moto e fiquei desorientado após o acidente, quebrei clavícula e um osso da face, o motorista que estava com a habilitação vencida alega que a culpa foi minha, disse que tentei ultrapassagem pela direita, sendo que eu estava na mesma velocidade acompanhando seu veículo, o motorista alegou no B.O que deu seta para entrar na faixa da direita, quando na verdade entrou convergindo adentrando a transversal a direita, disse que quando entrou na faixa que viu uma moto se colidir com seu veículo, ou seja, ele nem me viu no retrovisor. Quem está certo e errado?? Tenho certeza absoluta que o motorista nem seta deu, mas ele insiste que deu, disse que tem até testemunhas, eu não tenho testemunha por que estava desorientado e só fiquei são no hospital, mesmo se tivesse dado seta, o motorista está certo de convergir da faixa central da esquerda para adentrar a rua transversal a direita? Obs, duvidas extras; o motorista até esperou a chegada dos policiais e prestou o B.O (obrigatório em caso de acidente com vítima), mas o motorista não preservou o local do acidente, assim manobrando seu carro em prol de sua versão, isso não seria crime de trânsito? Só os policiais poderiam mover os veículos, não estou certo? Bom, tenho uma terceira dúvida, também dentro das leis do CTB; mas em termos mais jurídicos, o motorista estando errado e com habilitação vencida a mais de trinta dias, poderei processá-lo por lesão corporal no art. 9099? O fato é que nem olhou no retrovisor ou será que devido ao exame médico vencido não me enxergou no retrovisor assim gerando o perigo? Habilitação vencida a mais de trinta dias é ADM, eu sei, mas em caso onde tem vítima com múltiplas fraturas cabe a ação penal? Super ansioso pela resposta! Obrigado! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto à sua dúvida, por ser situações no âmbito jurídico, pedi ajuda há um amigo da parte jurídica, assim que tiver uma posição eu te aviso.

      Sucesso!

      Excluir
  33. Boa noite! Gostaria de um esclarecimento sobre uma situação pela qual passei ontem. Eu trafegava por uma rua que não tinha saída à esquerda, fui segundo e quando cheguei em uma esquina(só pelo lado direito meu), um carro entrou(pela direita) de repente e cruzou a minha frente, ele queria ir na direção contrária minha, assim cruzou a rua e seguiu. Neste caso, de quem é a preferência? Minha ou dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, precisa ver se há sinalização no local, para a via ao qual este veículo saiu,se tiver, o errado é ele, é importante observar isso, caso contrário, o código diz que, não havendo sinalização, à preferência de passagem é do veículo que se desloca pela sua direita.

      Espero poder ter sanado a sua dúvida, qualquer outra é só perguntar, sucesso!

      Excluir
    2. Não havia sinalização, porém não era um cruzamento, não tinha como ele seguir em frente, só direita ou esquerda. Isso muda algo? Mesmo assim a preferência é dele?
      Obrigado!

      Excluir
    3. Então, aparentemente dizemis que este local descrito por você, é uma interseção em T, a sua via tem a opçâo,direita ou reto e a dele só virar, no cotidiano da autoescola, orientamos que,nesta situação de T, a parada é da rua que acaba, visto que você terá que adentrar em outra via, mas a lei é bem especifica, a preferência é do que se desloca a sua direita, infelizmente.

      Excluir
    4. Infelizmente está informação não vai te ajudar, visto que o CTB orienta que, não havendo sinalização no cruzamento, a preferência é do veículo que se desloca pela sua direita.

      Excluir
  34. Ola instrutor Ismar,a minha duvida e parecida com a da Joana acima,eu estava dirigndo numa prefencial de maõ dupla,vinha um onibus a direita e eu a esquerda,o onibus ia fazer a conversao pra esquerda e eu ia seguir em frente quando ele me fechou causando a batida,eu freei joguei o carro pra minha esquerda mais ainda assim bati o lado direito do meu carro no peneu trazeiro do onibus,o motorista do onibus disse q esta certo,e eu tbem acho q estou certa.por favor tire minha duvida quando puder,Ismar.obrig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a esta situação, é comum estes acidentes, e o que a lei diz, todo deslocamento lateral deve ser sinalizado com antecedência e observado a situação a sua volta antes da manobra, ou seja, sinaliza, visualiza e só então faz a ma obra, o que na prática a ge te não vê os condutores fazendo.

      Outra prerrogativa é que os veículos maiores devem ceder a vez e guarda a segurança dos menores, e mais uma situação aí contigo que aconteceu com a Joana, ambas estavam na faixa da esquerda e o veículo da direita invadiu o espaço de vocês, o que o tornam errados por tal manobra.

      Espero que tenha sanado sua dúvida. Sucesso e qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  35. Olá, está atravessando uma via rápida que no momento estava completamente parada. E a caixa amarela estava desobstruída para a minha passagem, arranquei bem de vagar. Quando um motoqueiro veio pelo corredor e pegou a frente do carro. Eu estava errada?O trânsito de todas as faixas estavam paradas ele a mais de 60 km no corredor. Graças ao Pai do céu que não aconteceu nada grave. Mais afinal eu estava errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, errado mesmo você não estava, pois o corredor pode até ser usado pela moto,quando o trânsito estiver parado, mas o excesso de velocidade da moto que é errado,agora, precisa pegar testemunhas e acionar a justiça, que pode ser o pequenaa causas e tentar o ressarcimento dos seus prejuízos, visto que sua manobra foi feita de maneira correta.

      Excluir
  36. Estava em uma via de mão dupla ladeira uma desce e outra subida e no lado direito tem outra via que do lado esquerdo tem a placa PARE, se estou no incio da subida dessa ladeira e do lado da mesma um veículo do lado direito da via que possui placa PARE do lado direito dessa mesma rua, quer ir para a faixa oposta a minha e avança em alta velocidade e colide com meu carro, a culpa sei que é dele, mas o que quero saber é se ele estando à direita dessa rua e querendo ir para o sentido da descida lado oposto ao meu, ele poderia está naquela posição, ou seria obrigatória ele está na direita já que a conversão seria a subida da ladeira oposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, pelo que contou, entedi que este carro estava trafegando pela contra-mão, sendo assim, a posição dele não vai influenciar muito, e ou estava em uma via de mão única, cujo correto seria ele virar à direita e ele fez esquerda, se sor isto, sendo a via de sentido único, se for virar a direita, permanece do meslo lado ao qual pretende ir.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  37. Olá instrutor Ismar... Acidente entre moto e carro
    Trafegava na via principal a aproximadamente 45 km por hora sentido centro de moto no momento em que um veiculo que estava na mesma via no sentido bairro parou na baia para conversão a esquerda em um súbito momento ele arrancou com seu veiculo vindo a fechar minha trajetória foi muito encima não tive tempo se quer de frenar vindo a moto a colidir com o veiculo, gostaria de saber quem esta errado? desde já obrigado um feliz natal e um prospero ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto à sua dúvida, como você mesmo descreveu, o carro avançou sua frente, ou seja, ele está errado por ter feito tal manobra. Veja o que diz o código:
      "art. 38.

      - Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem".

      Espero ter sanado sua dúvida, abraço e um feliz natal e um próspero ano novo.

      Excluir
  38. Estava vindo na via da faixa de ônibus pela direita em horário permitido para trafegar em determinado cruzamento sem sinalização o veículo da esquerda parou permitindo a entrada do veículo como eu estava pela direita de fato colidiu a lateral com minha frente na conversa o motorista questionou que eu estava errado que eu estava trafegando na faixa de onibus,sendo que a preferência era minha e o horário permitia o tráfego e quer que eu pague o concerto quem está errado?

    ResponderExcluir
  39. Estava vindo em uma via na faixa de onibus em um determinado lugar existe um cruzamento sem sinalização o veículo da esquerda parou permitindo a passagem do veículo de fato que estava vindo na faixa da esquerda e nao vi e colidiu a lateral com minha frente na conversa o motorista questionou que eu estava errado pois estava na faixa De ônibus mas o horário permitia o tráfego e que quer eu pague o prejuízo quem está certo?

    ResponderExcluir
  40. Olá, obrigado pela visita!

    Quanto à sua dúvida, pelo que entendi, você estava na canaleta do ônibus em um horário permitido, aí não tem nada errado, ao cruzamento, um veículo parou te dando preferência e o outro avançou, como o cruzamento não é sinalizado, precisa ver certinho, pois as vezes a placa está na outra parte do cruzamento, mas o código diz que, não havendo sinalização, a preferência é do veículo que se desloca pela sua direita, e se for esse o caso, infelizmente você estará errado, só precisa confirmar esta situação da sinalização mesmo. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar!

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  41. Estava dirigindo numa mão única à esquerda e outro carro colidiu comigo e raspou na lateral dá frete e virou meu retrovisor.Sabe dizer quem tem razão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto à sua dúvida, sendo a via de sentido único, a sinalização horizontal demarca seu espaço de direito, como o outro veículo invadiu esse espaço, a responsabilidade da colisão é toda dele.

      Excluir
  42. Olá, estava eu trafegando ppor uma certa rua da minha cidade e nesta rua tem dois semáforos sendo que um é livre pra virar a direita(sempre verde) e o outro tem a cronometragem para virar a esquerda e ir reto.
    EU estava subindo na pista do lado direito para virar no semáforo de livre passagem, porém dois carros a minha frente parou neste semáforo(sendo que a preferência era nossa, identificado com seta e sinal verde), conclusão disto tudo foi que eu colidi no carro a minha frente. Sendo assim vem a minha pergunta que é responsável? Eu por ter batido no carro, Ele por ter parado o carro ou os dois??

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dione, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, se a colisão ocorreu na traseira do outro veículo, infelizmente você está errado, mas nada impede de um acordo entre vocês, é possível um questionamento no pequenas causas também, mas é importante para isso que tenha o boletim de ocorrência e testemunhas para te ajudar, essas seriam as possíveis soluções a serem feitas, espero que possam te ajudar!

      Excluir
  43. Ola tava trafegando numa rua de mao unica quando derepente outro carro q tava indo na minha frente abriu pra direita e resolveu fazer uma manobra no meio do canteiro e fui passar e acabei batendo no parachoque da frente q ta errado nesse caso desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, sendo a via de sentido único, se você estava trafegando pela esquerda e o outro veículo fez essa abertura a direita e depois invadiu o seu espaço, voltando para a esquerda, o erro foi dele de não ter observado a situação antes de realizar a manobra.

      Espero ter sanado sua dúvida!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta me ajudou muito

      Excluir
  44. Olá professor boa tarde! Eu na preferêncial carrinho laranja do lado direito do carrinho azul sinal de pare. Comecei a conversão a esquerda e houve a colisão de quem é a culpa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, se você estava na preferencial e o outro carro na parada obrigatóriae ele arrancou, ele está errado então, agora, se a colisão ocorreu com o veiculo que vinha em sua direção, aí o culpado é você. Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso!

      Excluir
  45. ola professor tire uma duvida.eu vinha com minha moto em uma rua vai e vem qdo chego perto da minha entrada a esquerda 20 metros ligo a seta que vou entra a esquerda da minha rua,ai parei a moto no meio da rua pois ao meu lado tinha varios carros estacionados.aguardei os carros passaren pelo lado contrario e ai antes de entra a esquerda olhei para traz pelo retrovizor.nao vinha nenhum veiculo.qdo estava entrando na rua veio uma moto do lado esquerdo e me bateu encheio,me jogando longe.ai eu falei para os peritos que eu peguei a pista lateraldo meio da pista.ai eles colocaram no bo falha umana e eu fui a culpada.o que devo fazer nesta situaçao.que eu fechei o motoqueiro.

    ResponderExcluir
  46. ola professor tire uma duvida.eu vinha com minha moto em uma rua vai e vem qdo chego perto da minha entrada a esquerda 20 metros ligo a seta que vou entra a esquerda da minha rua,ai parei a moto no meio da rua pois ao meu lado tinha varios carros estacionados.aguardei os carros passaren pelo lado contrario e ai antes de entra a esquerda olhei para traz pelo retrovizor.nao vinha nenhum veiculo.qdo estava entrando na rua veio uma moto do lado esquerdo e me bateu encheio,me jogando longe.ai eu falei para os peritos que eu peguei a pista lateraldo meio da pista.ai eles colocaram no bo falha umana e eu fui a culpada.o que devo fazer nesta situaçao.que eu fechei o motoqueiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o problema é que o B.O já foi feito,mas você estava a direira ou no centro da via, próximo a faixa amarela? A outra moto vinha pela contra-mão? Não entendi muito bem essa parte! Do mais, pode tentar um acordo com ou condutor, mas precisa ver esses detalhes antes.

      Excluir
  47. quando chego em um cruzamento do meu lado tem a praca :de preferencia: e na outra via tem a placa :pare: kem deve proceguir primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, depende do que deseja fazer, pois neste caso ocorre as seguintes opções para vocês dois:
      1- Seguir em frente
      2- Virar para direita
      3- Virar para esquerda

      Só então terá uma resposta mais consistente.

      Para seguir reto ou ambos virarem para a sua direita, está tudo liberado e sem regra de quem vai primeiro. Agora se ambos querem virar a esquerda, aí precisa ter um "comum acordo", ou você espera ele fazer a manobra primeiro ou o contrário. Espero ter sanado sua dúvida, qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  48. Se no caso 3 a via for de mão única e de duas faixas, e for a rua principal, a preferência é de quem vai entrar na rua principal e não de quem cruzará a pista, correto? Tem algum artigo sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, se essa via de mão única for a preferência, o direito é todo dela, que for cruzar ou adentrar nela, tem que aguardar o seu fluxo, para ter o direito de entrar nela, precisa ver o sentido de deslocamento dos veículos, um artigo mais específico sobre tal caso, ainda não tenho, mas é uma boa sugestão para uma nova postagem!

      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  49. Olá, entendi. Porém não era exatamente essa minha dúvida. Existiam duas ruas secundárias em sentidos opostos que saiam nessa principal. Essa principal tem sentido único com duas pistas. Eu iria ingressar nela virando a esquerda, estava dando pisca e tudo, entrando pela faixa da esquerda. Ao ingressar nela, o veículo da rua no sentido oposto cruzou e me acertou na lateral direita do meu carro. Nesse caso quem é o culpado? A preferência era dele de cruzar a principal? Ou minha que ia ingressar nela pela faixa da esquerda? Se puder me auxiliar posso mandar as fotos da batida no whats 47 999758940. Obrigado pela atenção. Seu blog é top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, veja a última postagem que publiquei hoje, veja se ela pode sanar sua dúvida!

      Excluir
  50. Amigo me ajudou muito, obrigado.

    ResponderExcluir
  51. Muito obrigado, não sabe o quanto me ajudou. Hoje vou sair com o meu carro. Que Deus abençoe muito sua vida. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha e que bom saber que este material foi útil, faça um bom passeio com seu carro e se quiser e puder compartilhar da experiência, seria bem legal!

      Excluir
  52. Tenho uma dúvida: estou trafegando por uma via de mão dupla quando em determinado ponto ela se torna contramão assim eu tendo que fazer uma conversão á direita por não poder seguir. De quem é a preferência: minha ou do condutor que vem em sentido contrário pela faixa da esquerda da via dele e que também vai virar (direita minha e esquerda para ele)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Este local não é sinalizado por semáforo? Deveria ser! Mas neste caso,dever ter a faixa específica para cada um, e se a via transversal for de mão dupla, aí favorece você a conversão!

      Excluir
  53. Olá, em um cruzamento eu estava na via principal sinalizei que iria entrar à direita e desisti. Nessa rua a direita tinha um carro parado na placa de pare que ao ver minha sinalização avançou no cruzamento. O condutor do outro veículo estava olhando para a sua direita e esqueceu de olhar para a via que estava entrando. Pergunta: de quem é a culpa? Devo pagar por esse erro ou na lei pelo outro condutor não ter respeitado o cruzamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Como descrito por você, ele avançou a sua preferência, isso o torna o causador e responsável pela colisão, visto que a sinalização de parada estava para ele, mas ele pode alegar que você havia sinalizado para virar, o que resultou dele arrancar, porém ele precisará de testemunhas para tal, e mesmo assim, pela prudência e direção defensiva, ele deveria aguardar para ter certeza do que você iria fazer, mas a princípio, ele é o responsável pela batida!

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  54. No caso 1, teria como dar preferência pra conversão à esquerda do carro azul? Fazendo uma hierarquia da sinalização com as paradas obrigatórias e sinalizar dê a preferência onde está o carro laranja??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, desde que haja a sinalização, não há problema algum, ou por exemplo, se você for o carro laranja e quiser ajudar o azul na manobra, desde que sua diminuição de velocidade não venha a produzir problema com o fluxo de trás, também não há nada de errado, apenas gentileza!

      Excluir
  55. Boa noite , queria tirar uma dúvida , tem um carro em mão única, a via é mão única, e tem uma rua que dá acesso, nela tem um outro carro querendo atravessar , vamos supor o carro da via de mão única é o vermelho e o da via que dá acesso a via de mão única é o azul, quem tem que parar?

    ResponderExcluir
  56. ola instrutor! tenho uma duvida vinha transitando em uma via preferencial, e na esquina tinha uma faixa de pedestre, sendo que o cruzamento existia uma placa de parada PARE, no caso o outro teria que parar para min passar, mais no momento que vou passar essa faixa de pedestre, existia um pedestre saindo da faixa e outro entrando, o veiculo que estava na placa PARE achou que eu iria parar para os pedestres e arrancou e eu passei a faixa de pedestre e acertei o centro do carro dele!! de quem é a culpa ele disse que é minha pq achou que eu iria parar! eu acho que ele deveria esperar para ver se eu iria parar ou não na faixa! quem terá que pagar meu carro???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a situação descrita por você, a sinalização de oposição de parada era para ele, ou seja, seu direito! Ele que desobedeceu a sinalização, isso é considerado um infração gravíssima, a responsabilidade é total dele!

      Excluir
  57. Olá!
    O meu caso é o terceiro, só que eu estou no carro azul e o outro condutor está no carro laranja. Eu quero virar para a minha esquerda e o condutor do carro laranja quer virar para a direita dele que é o mesmo sentido que quero seguir. De quem e a preferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Quanto à sua dúvida, nessa situação a preferência é do outro, pois tem o direito de seguir ou virar para direita. Veja que para ser feita a sua manobra, você dependerá completamente do lado da via dele. Qualquer outra dúvida é só perguntar, sucesso!

      Excluir
  58. estou transitando em uma via um veiculo sai de sua garagem de quem é a preferencia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      A preferência é de quem já está transitando na via, quem vai entrar eve aguardar o momento oportuno. Sucesso!

      Excluir
  59. numa estrada onde tem dois semáforo, fila dupla, devido a condição acabo ficando do lado direito. Porém, o lado direito abre primeiro para que entrara a direita. No caso, eu seguirei em frente e não tenho como entrar para esquerda, porque não tem espaço. Qual o procedimento. Qual o código que trata este assunto. Lembrando que não é possível eu ir para esquerda.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Quanto à sua dúvida, não há uma lei específica para esse caso, mas o procedimento diante dessa situação é, seguir o fluxo que liberou e deppis retornar para sua via novamente, ou aguentar as buzinas e chingamentos e aguardar o outro semáforo liberar e ter espaço para mudar de pista, são as opções, sendo o mais correto mesmo a primeira opção. Sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  60. Estava dirigindo em uma pista dupla a direita e um outro motorista a esquerda deu seta em cima da rua que ele iria virar a direita, mesmo estando a esquerda ele já deu seta e eu ao lado dele aconteceu uma colisão de eu seguir em frente e ele querer virar na pista ao a direita.

    No meu ponto de vista por mais que ele esteja a esquerda ele não podia já dar seta e virar a direita.

    No ponto de vista do outro motorista eu não poderia andar na pista a direita, logo eu estava ultrapassando ele pelo acostamento.

    Quero saber qual dos dois está certo?

    ResponderExcluir
  61. Ratificando no final do primeiro paragrafo: [...] seguir em frente e ele querer virar para a rua a direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danillo, obrigado pela visita e prestígio, quanto a sua situação, veja o que diz o CTB nesses artigos.


      Art. 34. O condutor que queira executar uma manobra deverá certificar-se de que pode executá-la sem perigo para os demais usuários da via que o seguem, precedem ou vão cruzar com ele, considerando sua posição, sua direção e sua velocidade.

      Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

      Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos.

      Art. 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em lotes lindeiros, o condutor deverá:

      I - ao sair da via pelo lado direito, aproximar-se o máximo possível do bordo direito da pista e executar sua manobra no menor espaço possível.


      Como pode ver, ele estava em posição errada para a manobra de conversão, como pode estar a esquerda para virar a direita? Não tem fundamento isso. O que ocorre é a pessoa não assumir sua culpa e jogar a responsabilidade para o outro, principalmente num momento de stress, se existia a sua faixa, a qual você estava trafegando e você tinha direito também de seguir em frente, a culpa é do outro cidadão, se ele não assumir a responsabilidade de ressarcir os prejuízos, pode aciona-lo na justiça, porém é importante fazer um B.O do acidente. Espero poder ajudar e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  62. Olá tenho uma dúvida e ela não está em nem uma das suas imagens. Passei por uma situação de estar num cruzamento de mão dupla que tinha um pare, ai eu ia dobrar pra direita e tinha uma moto do outro lado que ia dobrar no mesmo sentido que eu mas no caso dele pra esquerda. Ai ele avançou e eu também sorte que consegui desviar e frear a tempo. Então nesse caso de quem é a preferência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!

      Quanto a essa situação, a preferência era sua, lembrando que sua manobra foi para a direita e a dele esquerda, pois estavam em sentidos opostos e o Pare era para ambos, porém ele deveria ter aguardado você!

      Que bom que não aconteceu nada grave e conseguiu parar a tempo, sua direção defensiva foi boa! Sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  63. Olá, instrutor, tenho uma dúvida. Qual o carro que se desloca primeiro, quando em um cruzamento existe a Placa Pare e do outro a Placa dê a preferência, sendo que o último está na via preferencial e quer convergir para a esquerda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!

      Quanto à sua dúvida, em um cruzamento, a sinalização devem coincidir, ou PARE dos dois lados ou o DÊ A PREFERÊNCIA, neste caso descrito, a sinalização está incoerente, porque cada placa passa uma informação distinta da outra! Agora, se formos avaliar a definição delas, quem trafega pela placa de DÊ A PREFERÊNCIA, se prevalece do veículo que tem o PARE, pois neste caso ele é obrigado a imobilização do veículo e o outro apenas diminui a velocidade, olha e segue, sendo assim acaba por ter a vez, mas reforçando a idea, reclamar ao órgão competente pela sinalização viária da sua cidade, sobre a divergência da sinalização!

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  64. A situação 4, carros em sentidos opostos querendo fazer uma conversão à esquerda parece desamparada pela Lei estou certo? pois pelo que entendi a preferência ficou como resultado de uma comunicação subjetiva dos carros com sinal de luz ou gestos. Porém se os dois se permitem ao mesmo tempo ou interpretam o sinal como "liberação" quando seria um sinal de "estou indo" teremos um acidente. A lei poderia evitar isso com a regra, atravessa quem chegou primeiro ou quem avançou primeiro. Não há?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, infelizmente não há nada legal realmente nesse sentido, inclusive essa situação reprova muitos candidatos no dia do exame, justamente por não ter uma regra clara, o que é orientado é que ocorra uma rotação justa entre os veículos, tipo eles ficam lado a lado e viram juntos e cada um em sua direção, não sei se vai conseguir entender, explicar já é difícil, fazer é pior ainda, então o que vale mesmo é o bom senso e esse acordo!

      Obrigado pela interação e prestígio, abraço!

      Excluir
  65. dois ônibus em duas faixas distintas estão aguardando o semáforo ficar verde para convergirem à esquerda. O ônibus que está na faixa da direita entra primeiro para pegar a faixa exclusiva que está também à direita na avenida para a qual convergira. ocorre uma colisão lateral entre eles. O onibus que estava à esquerda, ao abrir para efetuar a manobra, atingiu a lateral esquerda (mais ao fundo) do outro ônibus com sua lateral direita. Quem teria a preferência neste caso. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  66. Então, é importante neste caso saber da sinalização vertical e horizontal do local, para saber se alguém cometeu um erro ou se foi um descuido de um ou ambos os condutorea, pois essa sinalização indica o trajeto que xada veículo deve fazer e se é possível realizar a manobra dupla, mas se a faixa exclusiva do ônibus da via transversal é a direita, pode ser que o ônibus que estava a direita seja o responsável pela colisão, mas reforçando, precisa mesmo verificar a sinalização, se puder ver e fotografar e puder enviar por email, fica mais fácil saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como faria para enviar fotos? Encontrei umas fotos no google maps. Estava pensando que se o onibus da direita iniciou a manobra primeiro (visto que a colisão foi na parte traseira desde), o da esquerda deveria ter esperado ele terminar a manobra para iniciar a dele. Ou a preferência ou prioridade seria do ônibus à esquerda, viso que a conversão seria à esquereda? Na avenida onde estão parados aguardando o sinal abrir só há a linha de retenção e entre eles a branca contínua (a qual não permite ultrapassagem e transposição de faixa de trânsito, correto?). Não há Marcação de área de conflito sobre o cruzamento. Na outra via há duas faixas de circulação e mais uma, mais à direita, exclusiva para ônibus. desde já, agradeço

      Excluir
  67. Ola instrutor Ismar,sendo eu o carro azul em uma avenida não muito larga e o carro laranja parasse para me dar passagem para conversão a esquerda sinalizando com seta e já iniciado a travessia, ai uma moto em alta velocidade ultrapassasse o carro laranja pela esquerda e colidisse com a moto quem estaria certo? Mas graças a DEUS não aconteceu nada.
    Obrigado amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!

      Quanto a situação descrita, pode ver nos comentários que é um acidente até corriqueiro no nosso trânsito, agora, o que precisa observar no local se a sinalização permitia tal manobra da moto, porém a legislação de trânsito proíbe ultrapassagens em cruzamento, outro ponto é a velocidade desenvolvida pela moto, como descreveu em alta velocidade, o que se enquadra em condução perigosa,e só por esses motivos já levamos a acreditar em erros, mas que bom que não houve gravidades na situação, espero que tenha sanado sua dúvida e qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  68. Instrutor, boa noite. Ouvi um relato de uma pessoa que se envolveu em um acidente de trânsito na seguinte situação: a via preferencial ficou momentaneamente parada com os carros não interrompendo o cruzamento. Esta pessoa estava parada neste cruzamento, na via não preferencial, inclusive com parada obrigatória. Como os carros da preferencial estavam parados e um deles "autorizou" sua passagem, tentou cruzar, mas foi quando uma motocicleta que vinha na preferencial acabou batendo em seu veículo. Alegou ele que quando isso acontece, a preferencial ficaria invertida(?) e que o motociclista estaria errado. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto a situação descrita, infelizmente essa situação não procede, a preferência continua sendo da via não sinalizada, o valor legal da sinalização não perde seu valor por ter o fluxo da outra via interrompido. Neste caso, se a moto estava na preferência, ela estava correta. Essas situações são comuns no nosso trânsito, porém, para efetuar algumas manobras, como essa por exemplo, é preciso cuidar o máximo possível.
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  69. Boa noite, Instrutor Ismar!
    Tenho uma dúvida diferente dos seus exemplos e gostaria que você me auxiliasse. No caso de um veículo que está saindo de uma garagem bater num carro que está estacionado corretamente ao lado da saída da garagem, mas que está dando ré para sair da vaga e ir em direção a via, de quem é a culpa? Ou seria caso de culpa concorrente? De acordo com o artigo 36 do CTB penso que o veículo que está saindo da garagem é quem deveria ter tido o cuidado ao adentrar a via. Agradeço se puder me responder.

    ResponderExcluir
  70. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, não vou poder garantir que seja culpa concorrente, mas como você mesmo citou o art. 36, ou seja, quem vai adentrar na via deve observar a situação dela, tecnicamente falando, o outro carro já estava na via, acredito que era você, e nesta condição, sua preocupação seria o carro estacionado na frente, atrás e os que estão em circulação na via, não parando para analisar que poderia vir alguem de uma garagem, claro que devemos estar sempre atentos, porém se torna imprevisível ou sem visão definir que alguém sairá de garagem, e por esse motivo passamos para outros critérios de justiça que não me compete, mas o meu ponto de vista é que a responsabilidade de cuidar e conforme a lei, art 36, é do carro que iria adentrar, mas se for a justiça, caberá a interpretação da situação perante justificativas como te descrevi.

    Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar, e se puder dar um feedback do que resolveu, ficarei agradecido!

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde. Gostaria de saber de quem é a preferência, um carro estacionado dando seta para sair ou o carro que segue na rua ou avenida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, a prioridade é sempre de quem está em circulação, que está estacionado é que deve aguardar.

      Veja:
      "Art. 26. Os usuários das vias terrestres devem:
      I - abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas;
      II - abster-se de obstruir o trânsito ou torná-lo perigoso, atirando, depositando ou abandonando na via objetos ou substâncias, ou nela criando qualquer outro obstáculo."

      Qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  72. Olá boa tarde instrutor, gostaria de de tirar uma duvida , estou com meu carro embicado na saída de um posto aguardando o sinal abrir para o transito andar e eu acessara a via, quando o sinal finalmente abre e surge o espaço para eu entrar na via, um ônibus q esta vindo a trás na pista acelera para entra na curva e ao entrar na curva sua traseira raspa na quina do meu parachoque dianteiro, de quem é a culpa ?

    OBS: eu estava ainda parado quando o ônibus me acertou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, existe um entendimento de que quem bate em veículo parado é que está errado, porém você estava tentando acessar a via, e o CTB cobra de você que vai adentrar, aguardar o momento oportuno para tal, dando preferência aos veículos que estão em circulação, mesmo assim, você tem direito de cobrar os danos materiais sofridos, mas terá que comprovar a sistemática da colisão, o que neste caso é interessante o auxílio de um advogado para pleitear o ressarcimento. Espero que essas informações possam te ajudar e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  73. Respostas
    1. Perdoe-me a demora em responder, está embasado no Capitulo III Das Normas Gerais de Circulação, porém as situações estão distribuídas em todo o capítulo.

      Excluir
  74. SE NÃO ELEGERMOS BOLSONARO PRESIDENTE É GAME OVER BRASIL. #BOLSONARO O ÚNICO CANDIDATO HONESTO E COMPROMETIDO COM O BRASIL.

    ResponderExcluir
  75. Sr° instrutor, estou em uma via de cruzamentos seguindo em linha reta. Um determinado veiculo que está via perpendicular do cruzamento a direita, tem a sua preferência. Este adentra na rua pela qual sigo em linha reta, colidindo no meu veiculo. Neste caso, mesmo sendo sua a preferência, por estar a direita, o fato de estar entrando em outra via,teria o mesmo que aguardar o fluxo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, ele bateu em seu carro que estava parado aguardando ele passar? Se for isso, o erro é dele, agora, se você cruzou a via e ele veio a colidir em seu carro neste momento, aí a culpa pode ser sua. Mas tem que ver bem certinho isso!

      Excluir
  76. Bom dia, instrutor! Estava em um cruzamento sem sinalização, andando numa via considerada principal, o carro que estava a minha direita colidiu na lateral do meu veículo no momento em que eu já havia adentrado no cruzamento. Mesmo assim ele detém do direito de preferência? A culpa do acidente de trânsito seria minha e não dele que não teve a cautela e prudência de freiar?

    ResponderExcluir
  77. Eu me envolvi em um acidente. Mas n sei como procede, pois seguiria reto eo carro dobrou para esquerda ocasionando a batida... O carro deveria espera eu passar ?

    ResponderExcluir
  78. ola Boa tarde Ismar! me chamo Josi e tenho uma situação que esta me afligindo, pois gosto de sempre fazer o certo e me coloco no lugar das pessoas, e estou em duvidas se realmente estou correta... vinha subindo uma rua, onde tinha varios carros estacionados no sentido contrario, e mais ou menos no meio no sentido que estava indo tinha um carro parado com pisca aleta ligado, em cima da faixa de ciclovia como ja estava subindo e ja havia carro estracionado no sentido contrario, vendo uma van vindo em sentido contrario reduziu antes dos carros estacionados em seu lado, fui e ultrapassei o carro parado no meu sentido, sem eu ter terminado de passar o carro pra ficar em meu sentido a van veio em minha direçao, ultrapassando os carros estacionados no seu sentido, ocorrendo que me espremeu para cima da faixa da ciclovia e acertando ainda o meu retrovisor, que se dobro e nao chegou a quebrar, continuei devagar olhado pelo outro retrovisor vi que ele parecia querer parar, fiquei na duvida, mas fui mais a frente e retornei para ver se ele estava ali ainda, pra mim ele esta errado, e continuei pois não teve estrago no meu carro, mas comecei a pensar que meu retrovisor poderia ter feito algum estrago no carro dele, como gosto das coisas bem esclarecidas queria ter falado com ele sobre a situação, pois acho que ele deve estar pensando que fui culpada ... no caso pensei não deveria nem ter saído do lugar pra poder provar...oque vc acha, estava pensando em ir na policia de transito comentar o ocorrido, para mostrar que não quis fugir e também para eles fazerem algo em relação a esta via que passo todos os dias e e sempre isto, carros parados na subida em cima da faixa de ciclo via e carro estacionados no outro sentido e carros que descem em velocidade não respeitando a preferencia. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  79. Boa noite . Me tire uma dúvida.
    "Tem uma ponte em que passa apenas 1 veículo por vez . Está vindo um onibus do Norte para o Sul, e está indo outro ônibus do Sul para o Norte. Qual deles tem a preferência de passar primeiro ?

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde,
    Gentileza pode tira uma duvida, um caminhão está parado em frente a placa de PARE e assim obstruindo, no caso de um acidente entre dois veiculo, posso responsabilizar o caminhão ou a culpa e de quem furou a preferencial?

    ResponderExcluir
  81. Bom dia,

    Em um cruzamento, tem 3 placas pare: uma descendo, uma a esquerda e outra a direita. Se um carro descendo bater em um da direita, quem está errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!

      Quanto a situação descrita, o que descia estava em uma situação de parada obrigatória, sendo ele o causador da batida, se torna o responsável, mas precisa ver certo a sinalização do local para ter certeza do culpado!

      Excluir
  82. Bom dia tenho uma dúvida:
    Eu estava parado em uma via dupla no sinal vermelho do lado esquerdo para seguir em frente, e a faixa da direita obrigado virar a direita,quando arranquei minha moto ao abrir o sinal um pouco a frente um carro me bateu fazendo uma conversão a esquerda pegando a lateral esquerda da minha moto, como fui levado pelo siste para o hospita não dei minha declaração no local e a condutora aproveitando isso fez o boletim de ocorrência e na declaração disse que eu via pela faixa da direita que era obrigatório conversão a direita e fui reto daí não me viu, sendo que eu estava do lado esquerdo para seguir em frente e eu era o primeiro veículo do sinal, o meu sinal e o dela abrem ao mesmo tempo e o sinal de conversao para direita já estava aberto tambem em todo o tempo em que eu estava parado aguardando o sinal para seguir em frente. Tomara que entenda minha dúvida desculpa se foi meio confusa a pergunta....

    ResponderExcluir
  83. bom dia
    tenho uma.duvida
    foi assim
    Eu estou dirigindo em uma via unica dentro da.cidade onde o acostamento é do lado direito.
    Eu acabei colidindo a minha lateral do passageiro na roda de um carro porte grande que estava querendo sair da vaga sem esperar o fluxo ele acabou vira do toda.a direção onde.a sua roda pegou um pedaço da minha preferencia sem eu ver p desviar aca ei colidindo ali acabando.que so danificou o meu carro. Amassou as 2 portas. Quem esta errado. Se for ele Em qual artigo ele se encaixa p eu cobrar dele. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, essa situação de colisão com veículo imobilizado na via é bem complicado, sugiro registro de B.O e pelo estrago que fez em seu carro, o juizado de pequenas causas já resolve pois existe nesta situação um entendimento da justiça para tal situação e que depende de algumas observações do local, como: era ou não permitido o estacionamento desse veículo naquele local, em quê condições ele estava estacionado, dentro da distância mínima na guia entre outros, minha sugestão é mesmo o "Pequenas causas" e tudo que tiver de testemunhas, fotos, B.O para levar para analisar e pleitear o ressarcimento.

      Excluir
  84. Boa noite, trafegava em uma rua de preferência na velocidade permitida quando em um cruzamento,um veículo da esqueda cruzou o cruzamento e veio a colidir no meu veículo, pra ele tinha a placa de pare tanto horizontal e vertical, meu carro foi atingido no para-choque frontal e o dele atingiu no final da lateral direita (para-choque e parabarro traseiro) quem está errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme descrito por ti, estava sinalizado para ele e mesmo assim ele avançou assumindo o erro!

      Excluir
  85. esstou com duvida em uma colisao.
    um senhor foi entrar em sua garagem que coincide com uma bifurcacao em T ,eu vindo de moto iria passar reto ele avancou e parou no meio da pista eu acabei colidindo.Queria saber quem esta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ver a sinalização do local para identificar quem de tinha a obrigatoriedade de parar, caso não tenha a sinalização, o que vale é a regra da direita, quem estava nessa condição da direita do outro na via é que tem a preferência.

      Precisa ter essas informações para definir o possível erro, espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  86. Gostaria de perguntar,,
    Em caso de uma parada obrigatória ,
    E uma via continua pro outro motorista, porém o mesmo está com a seta ligada ao atravessar o cruzamento,,
    Quem tem direito em um acidente, nesse caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, precisa observar o local do acidente e ver qual dos motoristas estava com a sinalização de parada obrigatória, se isso ocorreu em um cruzamento, precisa verificar isso e quem avançou será o provável culpado.

      Excluir
  87. O 2 caso sempre achei q a conversão seria feita um por traz do outro e não pela frente, pois como é uma via reta a condutores atrás que apenas desviam de quem vai dobrar . Existe mtos acidente devido a isso os veículos fazerem a conversão de frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pela frente não, a manobra correta é feita por trás mesmo, como você aprendeu, se observa o pontilhado na imagem, vai perceber que é feito como você sabe!

      Ocorrem muitos acidentes realmente nestas situações, é um momento muito critico pois os demais motoristas não tem paciência para aguardar ou ajudar o outro, aí o resultado em muitos casos é a batida. Obrigado pelo prestígio e continue com sua ideia !

      Excluir
  88. Uma dúvida, eu estava parado a direita em um comércio que fica em um cruzamento, antes de sair eu sinalizei que iria fazer conversão a esquerda para entrar na travessa ( cerca de 8s sinalizando e parado )e verificando pelo retrovisor se vinha algo atrás mas não vi nada, no entanto, no momento em que fiz a conversão uma moto em alta velocidade bateu no pneu esquerdo na lateral do carro, a culpa nesta situação recai sobre mim? Sendo que tomei todos os cuidados necessários antes de fazer a conversão.

    ResponderExcluir
  89. Olá tenho uma dúvida na situação 3 se o veículo azul já estiver saindo da parada obrigatório antes do laranja chegar na parada obrigatório mesmo assim ele está erado?

    ResponderExcluir
  90. Professor, Primeiramente parabéns pelo espaço! Muito bom.
    No 4º caso, conversão à esquerda, como fica a sequência de preferência se para o veículo azul não houvesse um PARE?

    ResponderExcluir
  91. Quem vem da direita não tem preferência? Dai não é preciso a comunicação entre os condutores só se preferir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende a situação, mas em modo geral, apenas sua sinalização de conversão já é suficiente!

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.