Pages

domingo, 23 de dezembro de 2012

Redução de marcha e conversão


Olá pessoal, bem neste post eu quero dar um dica que vai facilitar a vida das pessoas que estão tirando a Carteira de Habilitação aqui no Paraná, pois aqui é cobrado á redução de marcha para passar por lombadas ou fazer conversões em vias preferenciais, e esta manobra de redução deve ser realizada antes da passagem pela lombada ou fazer a curva independente do lado que foi solicitado a manobra, e a embreagem deve estar livre nestes dois casos ante de realizar a manobra.
Então é o seguinte, a redução de marcha funcionará da seguinte forma:  
  1. Dado o comando de virar.
  2. Verificado a sinalização de lombada ou o dispositivo, ou mesmo a Placa de PARE.
  3. Proceder na ordem a seguir:
Realizando reduções de marchas,  4ª - 3ª - 2ª -  Marcha:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar o freio suave, diminuindo a velocidade do carro.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento.
6º          Realizar a manobra solicitada de conversão ou lombada.

Click na imagem para ampliar.

Então funcionará assim, quando for solicitado que você vire o carro em alguma rua, tanto a Direita ou Esquerda, e a via que você está seja a preferencial, será  necessário a redução de marcha, então basta verificar se tem sinalização de parada para você ou não, se estiver é só parar e começar do zero, e se não houver, deverá proceder da seguinte forma, diminuir a velocidade do carro usando o freio de pé, após realizar a redução da marcha na rua em que você está trafegando, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal também, e por ultimo fazer a curva como solicitado, controlando a velocidade do carro com freio e se necessário pode acelerar um pouco também, mas tome cuidado para não perder o controle da trajetória do carro na curva e tome cuidado para não fazer tudo junto, você deve executar um item de cada vez. 

Lembre-se que para virar a direita você deverá ir contornando o meio-fio, e se for a esquerda, cuidar para realizar a manobra aberta e em "L" para não invadir a contramão de direção da rua, observe o desenho acima, a linha azul com a trajetória a direita e a linha vermelha com a trajetória à esquerda. 

Se for passar por lombada, o procedimento é o mesmo, diminuir a velocidade do carro, após realizar a redução da marcha, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal de embreagem também, e passar a lombada e após isto acelerar desenvolvendo a velocidade e trocar para a marcha seguinte.

21 comentários:

  1. gostaria qe ensinasse ha fazer baliza com cone com carro uno mile
    pois ja reprovei 3 vezes como fazer
    muito obrigado um abraço

    ResponderExcluir
  2. nossa, você explica muito bem! estou lendo todos os posts e já me inscrevi no blog! Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Ótima explicação, em Santa Catarina tbm se exige isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, e por compartilhar a semelhança dos procedimentos exigidos para a obtenção da CNH.

      Excluir
  4. Posso ir soltando a embreagem na curva?

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosario, o correto para o exame prático é, reduzir a marcha, liberar a embreagem e fazer a curva com o pé fora do pedal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi. Mas no dia a dia é mais seguro/preferível ir soltando na curva, ou também soltar antes da curva? Pergunto isso, pois tem uma rua aqui perto de casa que é muito movimentada, e a velocidade normal é de 60 km/h, e quando chega a hora da curva que é à esquerda tenho que fazer em 20, 25 km/h.

      Excluir
    2. Estou com medo pois vou fazer prova no detran. Terça feira e não estou fazendo redução de marcha corretamente ou seja nos intervalos de marcha 4, 3, 2 nao consigo soltar a embreagem! O que eu faço?

      Excluir
    3. Olá Lukas!
      Então, o que tem a ser feito no teu caso é treino, e o que pode estar acontecendo é você não ta soltando a embreagem com medo do carro apagar, porém pode ficar tranquilo que isto não vai acontece, ou você esta confundindo achando que manter a embreagem vai controlar a velocidade do carro, é uma das situações que esta acontecendo, então não tenha medo, e se der para fazer aula, aproveite e sucesso no seu exame.

      Excluir
  6. Entendi. Mas no dia a dia é mais seguro/preferível ir soltando na curva, ou também soltar antes da curva? Pergunto isso, pois tem uma rua aqui perto de casa que é muito movimentada, e a velocidade normal é de 60 km/h, e quando chega a hora da curva que é à esquerda tenho que fazer em 20, 25 km/h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabeth, obrigado por sua visita, então a parte de alinhamento é um pouco difícil mesmo e sugiro o treino que você já esta fazendo, o que pode ser feito de dica é parar o carro para ver o que esta fazendo, então vá fazendo isto, parando o carro e analisando a trajetória que você esta tomando, e dê uma linda nos post de manobras que tenho aqui, que podem te ajudar bastante, e peça para seu instrutor deixar você fazer sem o auxilio para que você tenha mais segurança e tire as dúvidas com ele.
      Boa sorte e qualquer coisa comente aí.

      Excluir
  7. Valeu,me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bem explicado. Entendi melhor assim do que o instrutor explicando.
    Agora já consigo fazer melhor as curvas.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar!

      Excluir
  9. como fazer a conversão à direita quando tiver carro estacionado próximo à curva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou preparando um post sobre este assunto e logo ele estará aqui, aguarde um pouco.

      Excluir
  10. BOA TARDE!
    ESTOU COMEÇANDO A DIRIGIR FAZ POUCO TEMPO E AINDA NÃO ME SENTI SEGURA DE PEGAR VIAS MOVIMENTADAS, TENHO UMA DÚVIDA:
    TODA VEZ QUE VOU FREAR, APERTO NA NO PEDAL DA EMBREAGEM E DEPOIS FREIO ISSO É CORRETO?

    ADOREI O SEU BLOG.

    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita ao blog e pelo elogio, e desejo sucesso na sua nova jornada como condutora! E quanto a sua dúvida, funciona assim, se for só diminuir a velocidade do carro, não há necessidade de acionar a embreagem, basta só o freio mesmo, agora, se sua intenção for de parar o carro, aí sim usa-se a embreagem e faz exatamente como você disse, ou seja, diminuir a velocidade = só freio, parar o carro = freio e embreagem!

      Excluir
  11. oi por favor me da uma dica me ajuda ja é a terceira vez que eu repito no exame nao sei a onde eu estou errando quero saber para eu poder me corrigir.Aqui na minha cidade faz a baliza e ja sai para o percurso,meu estrutor me ensina assim, pego o carro atras da primeira baliza dou aceta para direita e vou ate achar o primeiro ponto (vitro com o carrinho diagonal ) paro viro todo para direita vem de re segundo ponto ( ate ver todo a frente do carrinho no retrovisor esquerdo ) dou duas volta para esquerda terceiro ponto (beira do retrovisor direito com a luz do carrinho vermelho quando tampar com o retrovisor direito tudo a luz vermelha do carrinho ) eu paro viro tudo para esquerda e entro ate o carro ficar reto paro e dou 2 volta e de pois sair. mas nao sei o que ta acontecendo toda vez que eu vou entrar na baliza bato na frente do prototipo toda vez que reprovei foi isso que aconteceu nem consigo entrar dentro da baliza bato na frente, obrigado poderia me dar uma dica estou esperando sua resposta ansiosa antes do próximo exame obrigada .

    ResponderExcluir
  12. Olá, obrigado por sua visita, e quanto a sua dúvida, dê uma olhada neste post:
    http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/12/baliza-passo-passo.html

    E o que está acontecendo de você bater lá é, o primeiro ponto que você se refere, esta passando muito para a frente, aí o resultado é bater a frente do carro na baliza, veja o post e tente fazer uma aula na sua escola pra ver como é que fica, pois, se errar a medida, o resultado é batida!

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.