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domingo, 23 de dezembro de 2012

Redução de marcha e conversão


Olá pessoal, bem neste post eu quero dar um dica que vai facilitar a vida das pessoas que estão tirando a Carteira de Habilitação aqui no Paraná, pois aqui é cobrado á redução de marcha para passar por lombadas ou fazer conversões em vias preferenciais, e esta manobra de redução deve ser realizada antes da passagem pela lombada ou fazer a curva independente do lado que foi solicitado a manobra, e a embreagem deve estar livre nestes dois casos ante de realizar a manobra.
Então é o seguinte, a redução de marcha funcionará da seguinte forma:  
  1. Dado o comando de virar.
  2. Verificado a sinalização de lombada ou o dispositivo, ou mesmo a Placa de PARE.
  3. Proceder na ordem a seguir:
Realizando reduções de marchas,  4ª - 3ª - 2ª -  Marcha:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar o freio suave, diminuindo a velocidade do carro.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento.
6º          Realizar a manobra solicitada de conversão ou lombada.

Click na imagem para ampliar.

Então funcionará assim, quando for solicitado que você vire o carro em alguma rua, tanto a Direita ou Esquerda, e a via que você está seja a preferencial, será  necessário a redução de marcha, então basta verificar se tem sinalização de parada para você ou não, se estiver é só parar e começar do zero, e se não houver, deverá proceder da seguinte forma, diminuir a velocidade do carro usando o freio de pé, após realizar a redução da marcha na rua em que você está trafegando, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal também, e por ultimo fazer a curva como solicitado, controlando a velocidade do carro com freio e se necessário pode acelerar um pouco também, mas tome cuidado para não perder o controle da trajetória do carro na curva e tome cuidado para não fazer tudo junto, você deve executar um item de cada vez. 

Lembre-se que para virar a direita você deverá ir contornando o meio-fio, e se for a esquerda, cuidar para realizar a manobra aberta e em "L" para não invadir a contramão de direção da rua, observe o desenho acima, a linha azul com a trajetória a direita e a linha vermelha com a trajetória à esquerda. 

Se for passar por lombada, o procedimento é o mesmo, diminuir a velocidade do carro, após realizar a redução da marcha, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal de embreagem também, e passar a lombada e após isto acelerar desenvolvendo a velocidade e trocar para a marcha seguinte.

19 comentários:

  1. gostaria qe ensinasse ha fazer baliza com cone com carro uno mile
    pois ja reprovei 3 vezes como fazer
    muito obrigado um abraço

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  2. nossa, você explica muito bem! estou lendo todos os posts e já me inscrevi no blog! Muito bom!

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  3. Ótima explicação, em Santa Catarina tbm se exige isso.

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    1. Obrigado pela visita, e por compartilhar a semelhança dos procedimentos exigidos para a obtenção da CNH.

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  4. Posso ir soltando a embreagem na curva?

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  5. Olá Rosario, o correto para o exame prático é, reduzir a marcha, liberar a embreagem e fazer a curva com o pé fora do pedal.

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    1. Entendi. Mas no dia a dia é mais seguro/preferível ir soltando na curva, ou também soltar antes da curva? Pergunto isso, pois tem uma rua aqui perto de casa que é muito movimentada, e a velocidade normal é de 60 km/h, e quando chega a hora da curva que é à esquerda tenho que fazer em 20, 25 km/h.

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    2. Estou com medo pois vou fazer prova no detran. Terça feira e não estou fazendo redução de marcha corretamente ou seja nos intervalos de marcha 4, 3, 2 nao consigo soltar a embreagem! O que eu faço?

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    3. Olá Lukas!
      Então, o que tem a ser feito no teu caso é treino, e o que pode estar acontecendo é você não ta soltando a embreagem com medo do carro apagar, porém pode ficar tranquilo que isto não vai acontece, ou você esta confundindo achando que manter a embreagem vai controlar a velocidade do carro, é uma das situações que esta acontecendo, então não tenha medo, e se der para fazer aula, aproveite e sucesso no seu exame.

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  6. Entendi. Mas no dia a dia é mais seguro/preferível ir soltando na curva, ou também soltar antes da curva? Pergunto isso, pois tem uma rua aqui perto de casa que é muito movimentada, e a velocidade normal é de 60 km/h, e quando chega a hora da curva que é à esquerda tenho que fazer em 20, 25 km/h.

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    1. Olá Elizabeth, obrigado por sua visita, então a parte de alinhamento é um pouco difícil mesmo e sugiro o treino que você já esta fazendo, o que pode ser feito de dica é parar o carro para ver o que esta fazendo, então vá fazendo isto, parando o carro e analisando a trajetória que você esta tomando, e dê uma linda nos post de manobras que tenho aqui, que podem te ajudar bastante, e peça para seu instrutor deixar você fazer sem o auxilio para que você tenha mais segurança e tire as dúvidas com ele.
      Boa sorte e qualquer coisa comente aí.

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  7. Valeu,me ajudou muito!!!

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  8. Muito bem explicado. Entendi melhor assim do que o instrutor explicando.
    Agora já consigo fazer melhor as curvas.
    Obrigada.

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    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar!

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  9. como fazer a conversão à direita quando tiver carro estacionado próximo à curva?

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    1. Olá, estou preparando um post sobre este assunto e logo ele estará aqui, aguarde um pouco.

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  10. BOA TARDE!
    ESTOU COMEÇANDO A DIRIGIR FAZ POUCO TEMPO E AINDA NÃO ME SENTI SEGURA DE PEGAR VIAS MOVIMENTADAS, TENHO UMA DÚVIDA:
    TODA VEZ QUE VOU FREAR, APERTO NA NO PEDAL DA EMBREAGEM E DEPOIS FREIO ISSO É CORRETO?

    ADOREI O SEU BLOG.

    OBRIGADA!

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    1. Olá, obrigado pela visita ao blog e pelo elogio, e desejo sucesso na sua nova jornada como condutora! E quanto a sua dúvida, funciona assim, se for só diminuir a velocidade do carro, não há necessidade de acionar a embreagem, basta só o freio mesmo, agora, se sua intenção for de parar o carro, aí sim usa-se a embreagem e faz exatamente como você disse, ou seja, diminuir a velocidade = só freio, parar o carro = freio e embreagem!

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.