Pages

sábado, 22 de setembro de 2012

Controle de volante na ora de virar.

  Bem, vamos ver agora uma técnica que facilita na ora de fazer conversões, ou melhor, desfazer a curva, pois tem muita gente que tem dificuldade de desfazer o giro feito no volante após a curva, as mão se  embaraçam e vira uma bagunça só.



  Na hora em que você vai virar o volante na curva, as mão devem ficar por fora do volante, pois fica mais fácil de controlar a trajetória do carro, porém a hora de desvirar, com as mãos assim também fica bem fácil desvirar. Esta dica também ajuda muito no caso do carro com direção hidráulica. 

  Veja no vídeo abaixo á explicação de como posicionar a mão, que pode ser a direita ou esquerda, e a mão que não for usar, você deixa próxima ao volante para segurar assim que terminar de virar ou desvirar o volante. Um cuidado especial, é não sentar no banco com o encosto muito reto e próximo do volante, pois assim você ficará sem espaço para mover o braço na hora de girar o volante, então o ideal é deixar o encosto mais inclinado para que o braço fique levemente fletido na altura do cotovelo, e ai você terá espaço para manipular o volante tranquilamente, então nada de ficar com o tórax grudado no volante.


  Agora neste vídeo abaixo está o exemplo de como é feito, e esta forma de virar também é bem útil para realizar manobras como baliza, manobrar em garagem, etc, porém em veículos equipados com direção hidráulica, pois a direção manual requer uma força maior no braço que manipula o volante.



  Pessoal, como muita gente sabe que o correto é virar sempre com as duas mãos no volante, eu quero deixar claro aqui que a ideia de virar e desvirar o volante assim, é para manobras de baixa velocidade, como baliza, garagem, entre outras situações semelhante, e é claro que uma curva que você venha a fazer a 60km/H será impossível virar assim o volante, então reforço, manobras e curvas de baixa velocidade.

46 comentários:

  1. Ameeeeiiii a dica! pois estou aprendendo a dirigir e a minha direção é hidraulica,quando fui pegar a primeira vez foi horrivel pq não sabia que era só pegar de leve que ela já virava.... agora já tenho uma noção.Obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou aprendendo, mas não consigo virar pra esquerda sem ir pra contra mão. Quase entrei numa loja de esquina com o carro da auto escola.

      Excluir
    2. Olá, o que pode estar acontecendo é, você começa a virar o volante e demora para desvirar, ai o carro acaba indo para a contramão mesmo. Umas dicas para facilitar a sua vida é, evite acelerar durante a manobra e se for acelerar, que dê um leve toque no acelerador e solte, apenas um impulso, nada de aceleração constante neste momento.

      Observe também a trajetória do carro na via para quando vê que ele começa a ficar alinhando com a via, vai desvirando o volante, experimente treinar estes itens para ver.
      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
    3. Por favor me ajuda tenho dificadade na maicha para fazer a re

      Excluir
    4. Olá ,obrigado por sua visita!

      Pode esclarecer melhor sua dúvida?

      Excluir
  2. Essa é maneira incorreta de se posicionar ao volante. Jamais as duas mãos podem sair do volante, exceto nas trocas de marchas ou para ajustes no painel. Essa técnica ensinada é erradíssima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta explicação tem como base manobras em baixa velocidade, e em alta velocidade é impossível fazer assim, também em rodovias não é possível haja que o ângulo da curva é bem maior permitindo assim a manobra com as duas mãos, e também esta explicação visa facilitar na ora de manobrar o carro em baliza ou uma situação que precise manobrar bem o carro e ele é dotado de sistema hidráulico, experimente manobrar uma direção mecânica fazendo baliza com uma mão para ver como é, também faça o mesmo com uma direção hidráulica usando as duas mãos, e me responda, abraço.

      Excluir
  3. COMO FAZE PARA PERDE O MEDO DE DIRIGI ? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, então, não existe uma formula para isto, o que você precisa fazer é enfrentar o medo e treinar, pois o medo é algo bom se não for em excesso, pois assim vira doença, mas te recomendo treinar, e se tiver carro em casa, que você vá para o carro, sente no banco do motorista e vá se acostumando com a máquina para ir perdendo o medo e ganhando confiança, pois é a única forma, e qualquer coisa volte aí para perguntar.

      Excluir
    2. Primeiramente precisas perder o medo de colocar a letra "R" no final das palavras corretamente. Estudar português.
      Depois é só treinar. Quanto mais aulas práticas, mais confiança no volante.

      Excluir
    3. Exatamente, quanto mais treino, melhor! E o medo vai embora.

      Excluir
  4. um dos instrutores que fiz aula disse que durante o exame posso atingir a área de estacionamento, ( se a mesma estiver vazia ) na rua muito estreita e de mão dupla . É verdade? Se não posso , qual a ação correta da minha parte ao encontrar outro veículo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciene
      Sobre sua dúvida, é o seguinte, se houver a marca se sinalização de área de estacionamento pintada, você não pode trafegar mesmo estando sem carros estacionado, e caso haja a marcação e você encontrar outro carro no sentido oposto ao seu, a via deve ter espaço suficiente para vocês passarem, e se não houver espaço, aí você para, aguarda o veículo contrario passar e realiza a sua manobra, mas acho pouco provável ter a marca de estacionamento na via e não ter espaço para o fluxo e o contra fluxo, pois o correto é ter, espero que seja útil esta informação e qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
  5. Olá estou fazendo minhas aulas no carro UP, este carro é muito bom e fácil de dirigir. Uma vez tentei dirigir no Siena 2007 e o carro apagava toda hora. Já no UP não apagou. Tenho medo de não conseguir dirigir outros carros que não seja direção hidráulica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita ao blog!

      Quanto a suas dúvidas e medos, é uma situação normal e com a prática e o tempo, elas vão embora, não se preocupe que este medo é normal no inicio.
      Quanto ao carro apagar, no seu caso é a diferença de peso de um carro para o outro, ai a meia embreagem que esta acostumada a fazer no Up, acaba não funcionando no Siena. Já a direção hidráulica, o que notará de diferença entre uma e outra, é no momento de manobras, o hidráulico é bem melhor, mas como já havia dito, a prática resolve tudo, então treine e se puder, com os mais variados modelos de carros possíveis.
      Sucesso e qualquer dúvida é só perguntar.

      Excluir
    2. Eu tirei cnh dois anos e sou em segura tenho medo de não controlar o carro

      Excluir
    3. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua insegurança, é algo normal, se for trinar em casa, procure alguém bem calmo para te ajudar ou procure uma autoescola e faça umas aulas de reciclagem, qualquer escola faz estas aulas, é uma forma de pegar mais segurança e tirar as sua dúvidas, e no que puder ajudar, é só perguntar!

      Excluir
  6. pois nessa última sexta feira dia 11/12/2015 fui reprovado no teste de coragem por estar executado com uma mão só diz a perita que eu sou obrigado executar com as duas achei o fim pois não era minha primeira categoria estou mudando para categoria E na hora fiquei sem reação pois ela me reprovou e quando expliquei a ela que eu fui instruído assim pelo meu instrutor ela me respondeu simplesmente assim que ali ela era a lei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, infelizmente esta arbitrariedades existem nos exame, tem alguns examinadores que se sentem "deuses", aí acontece estas coisa, todo mundo sabe e manobra sempre os veículos com uma mão, taxam de "lavar pratos", e mesmo assim os fazem e criticam quem ensina, quero ver o examinador manobrar o veículo sempre com as duas mãos, infelizmente este tipo de situação vai sempre existir em nosso país, que pena que reprovou só por este motivo!

      Excluir
  7. Fiz uma aula de direção até hoje e tive dificuldade de virar nas esquinas, pois não conseguia ter noção de quanto virar o volante e quando desvirar, quase bati no poste da esquina e ainda quase me machucou e machuco o instrutor, foi por pouco. O que tenho que fazer pra virar corretamente?

    ResponderExcluir
  8. Olá estou tirando minha habilitação já fiz TDA as aulas e reprovei no exame prático estou com muita dificuldade na baliza e p manter na minha direita se montar o medo meu exame será dia 29/04 estou muito apreensiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, procure fazer mais aulas de reforço, isto vai te dar mais segurança, sobre a baliza, procure executar a manobra em duas etapas, dívida em entrada e saída, e se concentre na sua devida parte, vá narrando-a durante a manobra é etapa, e quanto a se manter mais a direita, procure olha para a frente enquanto dirige, não foque o chão que assim melhora o controle, nas aulas de reforço procure treinar um pouco mais as sua dificuldades, sucesso no seu exame e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  9. Olá. Estou fazendo aulas práticas para primeira cnh, e tenho muita dificuldade em curvas. Meu instrutor diz que eu não foco na geografia da via, e olho para pontos errados. Eu viro o volante muito rápido para entrar, e muito devagar para voltar para minha mão, e às vezes volto muito rápido também. Gostaria de algumas dicas sobre isso, e também gostaria de saber se curva reprova no exame prático. Quando eu terminar as 25 aulas obrigatórias, posso fazer mais algumas antes da prova? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, assim curvas mal feitas podem reprovar sim,pois demonstra descontrole da direção, para melhorar isto, procure treinar está manobra da seguinte forma, faça bastante curva para a direita, nem que para isto, fique dando voltas na mesma quadra ou quarteirão, depois o mesmo para esquerda.

      Procure olhar para frente durante as curvas, não foque o chão ou meio fio, procure também não acelerar na manobra até pegar mais o jeito, o carro não vai morrer ou parar de andar assim, use o volante da seguinte forma, vire um pouco e pause, vire mais um pouco e pause, vá fazendo assim é o desvirar do mesmo jeito, assim você vai pegando a forma de manuseio do volante.

      Todas as suas dúvidas que surgirem, pode perguntar a vontade, o que puder ajudar,pode contar comigo, sucesso no seu aprendizado!

      Excluir
  10. vc explica muito bem me ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. Olá, em um dos treinos após habilitada em uma conversão a direita, tive dificuldade com o volante e subi na calçada, acabei batendo o carro. Será que foi porque o carro não é direção hidráulica e o carro que aprendi da auto escola era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o hidráulico é mais difícil de controlar que o manual, para curvas, eu particularmente prefiro o manual por ser mais firme e ter um controle melhor, o que aconteceu contigo, provavelmente foi por motivo de virar demais o volante e por ter acelerado muito na manobra, aí fica mais difícil controlar o desvirar, procure fazer a manobra sem acelerar, no embalo do carro e não vire muito o volante, procure ir virando e segurando observando o trajeto que o carro está tomando, ao perceber que ele está se alinhando com a via, inicie o desvirar. Espero que estas dicas possam te ajudar e, qualquer dúvida é só perguntar, Sucesso!

      Excluir
  12. Tenho carta há 6 anos e há 2 meu carro novo não sai da garagem :( acabei de renovar a carta e tô tentando mais uma vez com instrutor. Ele diz que eu dirijo bem, só falta prática, mas meu medo é assustador. Só de pensar nas mudanças de faixa já me sinto mal, toda vez que troco de faixa fico suando frio e pensando "nossa, foi por pouco. Fiz burrice". Além disso, em manobras de baixa velocidade sou uma negação; nunca paro bonitinho, delicadamente na frente de casa; eu chego parecendo um trator, um terremoto, uma coisa sem freio, e óbvio, fica tudo torto; e isso me desestimula a sair pra praticar por vergonha dos vizinhos.
    Mas se tanta gente consegue dirigir, eu também preciso conseguir! É por necessidade. Moro sozinha com meus pais e preciso cuidar deles. Não dirigir me faz muita falta; não tem 1 dia que eu não fique triste por causa disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à esta sua insegurança, logo acaba e, como você ja está fazendo o correto para mudar isto treinando com instrutor,tenho certeza que logo vai estar mais tranquila e vendo que não é tão difícil assim, realmente não é um bicho de sete cabeças, o que está te atrapalhando é, a preocupação com o que os outros pensam de você e que está atrapalhando no trânsito, tem que deixar de lado isso e se preocupar com você apena, que é capaz e que vai conseguir, o mais difícil já fez, conseguiu sua CNH!

      Agora é treino, veja só, a hora que for parar em frete a sua casa, procure fazer assim, acione a embreagem e vá freando pouco e começe a acertar o carro antes na frente da casa do seu vizinho, e sempre olhando pela frente do carro, e não pelo retrovisor, pois se usar o espelho você não vai acertar bem o carro, ou seja, já venha arrumando o carro na casa do vizinho para parar na sua, vais ser mais suave.

      Nas mudanças de faixas, sinalize, confira o espelho do lado que deseja ir, estando seguro e com espaço, só fazer a manobra, lembre-se, segurança e atenção no que faz é o mais importante, a rapidez em fazer as coisa você ganha com o tempo, antes fazer certo devagar do que rápido e errado, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  13. fui fazer uma conversao a direita e ralei a lateral de um carro que estava parado quase na esquina paguei o prejuizo como devo fazer corretamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, faltou abrir um pouco mais na manobra, ou até mesmo o carro estar estacionado em local errado, procure virar olhando o local para onde está indo, é muito comum esse tipo de colisão, principalmente por ter veículo parado em local errado.

      Excluir
  14. MEU AMIGO, TENHO DIFICULDADE NAS CURVAS TANTO PRA FAZER COMO PRA DESFAZER, BATI O CARRO POR ISSO E AGORA ESTOU SEM QUERER PEGAR NO CARRO, COMO FAÇO PARA VENCER ESTE MEDO E FAZER E DESFAZER AS CURVAS. ME AJUDE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, você pode estar virando muito o volante, fazendo as curvas com o carro em velocidade um pouco alta, demorando para iniciar o desvirar do volante ou até mesmo se perdendo no olhar, não pode focae nos objetos na via, e sim no espaço que tem para passar, procure fazer a curva em segunda marcha e sem acelerar, só com o embalo do carro, assim você vai ver o quanto precisa virar e desvirar o volante, faça o teste para ver, se estiver muito insegura, procure um lugar tranquilo e faça inicialmente em primeira marcha e sem acelerar, o carro não vai "morrer" e nem vai ficar parado, só vai andar devagar, esperimente para ver, e na segunda marcha vai ser a mesma coisa!

      Sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  15. TIREI CARTA A MAIS DE 10 ANOS E AGORA QUE CONSEGUI COMPRAR O MEU CARRO,MAS TENHO MUITA DIFICULDADE AO TIRAR DA GARAGEM DE RÉ JA ATE BATI E FAZER CURVAS E ESTACIONAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, a entrada e saída da garagem é uma tarefa um pouco difícil de fazer no começo, requer um pouco mais de treino, domínio do carro e olha bem a sua volta e para onde você precisa passar, seria interessante no seu caso, treinar com uma pessoa que saiba e que possa te passar algumas dicas, e que tenha paciência, se for o caso também, sugiro que faça algumas aulas na autoescola, para pegar mais domínio do carro, mas o mais importante mesmo é treinar! Faça isso e vai me informando e questionando aquilo que tem dúvidas que vou te respondendo!

      Excluir
  16. Boa noite !
    Hojr foi a minha 8 aula nao to conseguindo usar o volante e nas curvas nao to fazendo muito bem
    To pensando em disitir.
    O que vc me aconselha,?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, procure ver sua postura, não ficar muito próximo ou muito longe do volante, tem que ficar compatível com o seu braço levemente flexionado, focar no trajeto que deve percorrer na curva, não focando o chão, e também trabalhar com o volante virando e segurando um pouco, observando o trajeto que o carro está fazendo, a curva nunca é feita em duas etapas, tipo: vira e desvira, as vezes você vira e segura, depois vira mais um pouco e desvira, não há uma regra, porém esses detalhes poderão te ajudar, faça o teste para ver, procure não deixar o corpo rígido também. Qualquer dúvida é só perguntar, sucesso no seu aprendizado!

      Excluir
  17. Eu estou fazendo aula dê rua mais encontro muita dificuldades em alinhar o carro as convenções se torna muito difícil por não conseguir fazer as pazes com o volante tirar habilitação é um sonho para mim mais devido perceber quê não estou conseguindo fazer as coisas direito eu fico muito nervosa ai piora tudo eu já pensei em desistir mais é algo quê eu quero muito me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio!

      Quanto a sua dúvida, leva-se algumas aulas para pegar o jeito com o controle de volante e manobras, é uma questão de treino e tempo! Procure observar o seguinte: estar posicionada com o banco muito para frente, ou longe,(regule para ficar confortável)
      braços e punhos rigidos, ficar olhando o chão(olhe para a frente e o trajeto do carro),
      segurar o volante com muita força, (alivie a pressão das mãos);
      essas são algumas situações que podem atrapalhar. Quantas aulas você já fez? Se quiser adicionar pelo contato do Facebook que fica mais fácil para conversar, tem o contato na página!

      Excluir
  18. Eu não tenho Facebook eu faço 2 aulas por dia então eu já fiz 10 aulas será quê estou atrasada? Será quê eu já devia ter aprendido mais ou é normal é assim mesmo obg por me responder a outra pergunta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a quantidade de aulas é razoável, os demais itens que citei anteriormente você faz ou permanece com o corpos assim, procure relaxar também e "deixar acontecer", as vezes o excesso de cobrança te leva a ter mais dificuldades, leve em consideração agora que o carro é seu corpo e que deve fazer com ele o que faz com seu corpo, mantendo-se o mais tranquila e menos apreensiva possível, observe também se seu instrutor está passando muito conteúdo de uma vez só, e peça para ele dar uma ajuda extra nos itens que esta com mais dificuldade!

      Excluir
    2. Oi bom dia!estou fazendo auto escola,e gostaria de saber qual o melhor carro para aprender lá tem poucas opção , Ford Ka, Etios,gol, Fox,qual o melhor para mim que não sei nada e sou de estatura baixa?

      Excluir
    3. Olá, obrigado pela visita e prestígio! Quanto a sua dúvida, aconselho conversar com o pessoal da escola para que faça uma visita em cada carro, sentar ao volante e ver qual vai gostar mais pois todos tem sua particularidade e sua altura vai ser útil neste caso, por exemplo o Fox, ele é mais alto e tem uma boa projeção do ascento para alcançar os pedais, Ka o banco avança bem também porém se for o modelo da 2 geração, ele é mais baixo que outros carros. Faz essa experiência e tenho certeza que vai escolher melhor que te dizer qual vai te ajudar mais, o aprendizado de dirigir vai ser o mesmo em qualquer um! Sucesso em sua nova jornada e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  19. Muito obg pelas dicas são muito proveitosa grata qualquer dúvida eu volto á te incomodar eu sou mesmo muito exigente comigo mesma talvez pôde ser isso

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.