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sábado, 22 de setembro de 2012

Controle de volante na ora de virar.

  Bem, vamos ver agora uma técnica que facilita na ora de fazer conversões, ou melhor, desfazer a curva, pois tem muita gente que tem dificuldade de desfazer o giro feito no volante após a curva, as mão se  embaraçam e vira uma bagunça só.



  Na hora em que você vai virar o volante na curva, as mão devem ficar por fora do volante, pois fica mais fácil de controlar a trajetória do carro, porém a hora de desvirar, com as mãos assim também fica bem fácil desvirar. Esta dica também ajuda muito no caso do carro com direção hidráulica. 

  Veja no vídeo abaixo á explicação de como posicionar a mão, que pode ser a direita ou esquerda, e a mão que não for usar, você deixa próxima ao volante para segurar assim que terminar de virar ou desvirar o volante. Um cuidado especial, é não sentar no banco com o encosto muito reto e próximo do volante, pois assim você ficará sem espaço para mover o braço na hora de girar o volante, então o ideal é deixar o encosto mais inclinado para que o braço fique levemente fletido na altura do cotovelo, e ai você terá espaço para manipular o volante tranquilamente, então nada de ficar com o tórax grudado no volante.


  Agora neste vídeo abaixo está o exemplo de como é feito, e esta forma de virar também é bem útil para realizar manobras como baliza, manobrar em garagem, etc, porém em veículos equipados com direção hidráulica, pois a direção manual requer uma força maior no braço que manipula o volante.



  Pessoal, como muita gente sabe que o correto é virar sempre com as duas mãos no volante, eu quero deixar claro aqui que a ideia de virar e desvirar o volante assim, é para manobras de baixa velocidade, como baliza, garagem, entre outras situações semelhante, e é claro que uma curva que você venha a fazer a 60km/H será impossível virar assim o volante, então reforço, manobras e curvas de baixa velocidade.

37 comentários:

  1. Ameeeeiiii a dica! pois estou aprendendo a dirigir e a minha direção é hidraulica,quando fui pegar a primeira vez foi horrivel pq não sabia que era só pegar de leve que ela já virava.... agora já tenho uma noção.Obrigada!!!!!!!

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    1. Eu também estou aprendendo, mas não consigo virar pra esquerda sem ir pra contra mão. Quase entrei numa loja de esquina com o carro da auto escola.

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    2. Olá, o que pode estar acontecendo é, você começa a virar o volante e demora para desvirar, ai o carro acaba indo para a contramão mesmo. Umas dicas para facilitar a sua vida é, evite acelerar durante a manobra e se for acelerar, que dê um leve toque no acelerador e solte, apenas um impulso, nada de aceleração constante neste momento.

      Observe também a trajetória do carro na via para quando vê que ele começa a ficar alinhando com a via, vai desvirando o volante, experimente treinar estes itens para ver.
      Qualquer dúvida é só perguntar.

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  2. Essa é maneira incorreta de se posicionar ao volante. Jamais as duas mãos podem sair do volante, exceto nas trocas de marchas ou para ajustes no painel. Essa técnica ensinada é erradíssima.

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    1. Esta explicação tem como base manobras em baixa velocidade, e em alta velocidade é impossível fazer assim, também em rodovias não é possível haja que o ângulo da curva é bem maior permitindo assim a manobra com as duas mãos, e também esta explicação visa facilitar na ora de manobrar o carro em baliza ou uma situação que precise manobrar bem o carro e ele é dotado de sistema hidráulico, experimente manobrar uma direção mecânica fazendo baliza com uma mão para ver como é, também faça o mesmo com uma direção hidráulica usando as duas mãos, e me responda, abraço.

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  3. COMO FAZE PARA PERDE O MEDO DE DIRIGI ? ?

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    1. Olá, então, não existe uma formula para isto, o que você precisa fazer é enfrentar o medo e treinar, pois o medo é algo bom se não for em excesso, pois assim vira doença, mas te recomendo treinar, e se tiver carro em casa, que você vá para o carro, sente no banco do motorista e vá se acostumando com a máquina para ir perdendo o medo e ganhando confiança, pois é a única forma, e qualquer coisa volte aí para perguntar.

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    2. Primeiramente precisas perder o medo de colocar a letra "R" no final das palavras corretamente. Estudar português.
      Depois é só treinar. Quanto mais aulas práticas, mais confiança no volante.

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    3. Exatamente, quanto mais treino, melhor! E o medo vai embora.

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  4. um dos instrutores que fiz aula disse que durante o exame posso atingir a área de estacionamento, ( se a mesma estiver vazia ) na rua muito estreita e de mão dupla . É verdade? Se não posso , qual a ação correta da minha parte ao encontrar outro veículo?

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    1. Olá Luciene
      Sobre sua dúvida, é o seguinte, se houver a marca se sinalização de área de estacionamento pintada, você não pode trafegar mesmo estando sem carros estacionado, e caso haja a marcação e você encontrar outro carro no sentido oposto ao seu, a via deve ter espaço suficiente para vocês passarem, e se não houver espaço, aí você para, aguarda o veículo contrario passar e realiza a sua manobra, mas acho pouco provável ter a marca de estacionamento na via e não ter espaço para o fluxo e o contra fluxo, pois o correto é ter, espero que seja útil esta informação e qualquer dúvida é só perguntar.

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  5. Olá estou fazendo minhas aulas no carro UP, este carro é muito bom e fácil de dirigir. Uma vez tentei dirigir no Siena 2007 e o carro apagava toda hora. Já no UP não apagou. Tenho medo de não conseguir dirigir outros carros que não seja direção hidráulica.

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    1. Olá, obrigado pela visita ao blog!

      Quanto a suas dúvidas e medos, é uma situação normal e com a prática e o tempo, elas vão embora, não se preocupe que este medo é normal no inicio.
      Quanto ao carro apagar, no seu caso é a diferença de peso de um carro para o outro, ai a meia embreagem que esta acostumada a fazer no Up, acaba não funcionando no Siena. Já a direção hidráulica, o que notará de diferença entre uma e outra, é no momento de manobras, o hidráulico é bem melhor, mas como já havia dito, a prática resolve tudo, então treine e se puder, com os mais variados modelos de carros possíveis.
      Sucesso e qualquer dúvida é só perguntar.

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    2. Eu tirei cnh dois anos e sou em segura tenho medo de não controlar o carro

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    3. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua insegurança, é algo normal, se for trinar em casa, procure alguém bem calmo para te ajudar ou procure uma autoescola e faça umas aulas de reciclagem, qualquer escola faz estas aulas, é uma forma de pegar mais segurança e tirar as sua dúvidas, e no que puder ajudar, é só perguntar!

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  6. pois nessa última sexta feira dia 11/12/2015 fui reprovado no teste de coragem por estar executado com uma mão só diz a perita que eu sou obrigado executar com as duas achei o fim pois não era minha primeira categoria estou mudando para categoria E na hora fiquei sem reação pois ela me reprovou e quando expliquei a ela que eu fui instruído assim pelo meu instrutor ela me respondeu simplesmente assim que ali ela era a lei !

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    1. Pois é, infelizmente esta arbitrariedades existem nos exame, tem alguns examinadores que se sentem "deuses", aí acontece estas coisa, todo mundo sabe e manobra sempre os veículos com uma mão, taxam de "lavar pratos", e mesmo assim os fazem e criticam quem ensina, quero ver o examinador manobrar o veículo sempre com as duas mãos, infelizmente este tipo de situação vai sempre existir em nosso país, que pena que reprovou só por este motivo!

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  7. Fiz uma aula de direção até hoje e tive dificuldade de virar nas esquinas, pois não conseguia ter noção de quanto virar o volante e quando desvirar, quase bati no poste da esquina e ainda quase me machucou e machuco o instrutor, foi por pouco. O que tenho que fazer pra virar corretamente?

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  8. Olá estou tirando minha habilitação já fiz TDA as aulas e reprovei no exame prático estou com muita dificuldade na baliza e p manter na minha direita se montar o medo meu exame será dia 29/04 estou muito apreensiva.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, procure fazer mais aulas de reforço, isto vai te dar mais segurança, sobre a baliza, procure executar a manobra em duas etapas, dívida em entrada e saída, e se concentre na sua devida parte, vá narrando-a durante a manobra é etapa, e quanto a se manter mais a direita, procure olha para a frente enquanto dirige, não foque o chão que assim melhora o controle, nas aulas de reforço procure treinar um pouco mais as sua dificuldades, sucesso no seu exame e qualquer dúvida é só perguntar!

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  9. Olá. Estou fazendo aulas práticas para primeira cnh, e tenho muita dificuldade em curvas. Meu instrutor diz que eu não foco na geografia da via, e olho para pontos errados. Eu viro o volante muito rápido para entrar, e muito devagar para voltar para minha mão, e às vezes volto muito rápido também. Gostaria de algumas dicas sobre isso, e também gostaria de saber se curva reprova no exame prático. Quando eu terminar as 25 aulas obrigatórias, posso fazer mais algumas antes da prova? Obrigada!

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, assim curvas mal feitas podem reprovar sim,pois demonstra descontrole da direção, para melhorar isto, procure treinar está manobra da seguinte forma, faça bastante curva para a direita, nem que para isto, fique dando voltas na mesma quadra ou quarteirão, depois o mesmo para esquerda.

      Procure olhar para frente durante as curvas, não foque o chão ou meio fio, procure também não acelerar na manobra até pegar mais o jeito, o carro não vai morrer ou parar de andar assim, use o volante da seguinte forma, vire um pouco e pause, vire mais um pouco e pause, vá fazendo assim é o desvirar do mesmo jeito, assim você vai pegando a forma de manuseio do volante.

      Todas as suas dúvidas que surgirem, pode perguntar a vontade, o que puder ajudar,pode contar comigo, sucesso no seu aprendizado!

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  10. vc explica muito bem me ajudou muito

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  11. Olá, em um dos treinos após habilitada em uma conversão a direita, tive dificuldade com o volante e subi na calçada, acabei batendo o carro. Será que foi porque o carro não é direção hidráulica e o carro que aprendi da auto escola era.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, o hidráulico é mais difícil de controlar que o manual, para curvas, eu particularmente prefiro o manual por ser mais firme e ter um controle melhor, o que aconteceu contigo, provavelmente foi por motivo de virar demais o volante e por ter acelerado muito na manobra, aí fica mais difícil controlar o desvirar, procure fazer a manobra sem acelerar, no embalo do carro e não vire muito o volante, procure ir virando e segurando observando o trajeto que o carro está tomando, ao perceber que ele está se alinhando com a via, inicie o desvirar. Espero que estas dicas possam te ajudar e, qualquer dúvida é só perguntar, Sucesso!

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  12. Tenho carta há 6 anos e há 2 meu carro novo não sai da garagem :( acabei de renovar a carta e tô tentando mais uma vez com instrutor. Ele diz que eu dirijo bem, só falta prática, mas meu medo é assustador. Só de pensar nas mudanças de faixa já me sinto mal, toda vez que troco de faixa fico suando frio e pensando "nossa, foi por pouco. Fiz burrice". Além disso, em manobras de baixa velocidade sou uma negação; nunca paro bonitinho, delicadamente na frente de casa; eu chego parecendo um trator, um terremoto, uma coisa sem freio, e óbvio, fica tudo torto; e isso me desestimula a sair pra praticar por vergonha dos vizinhos.
    Mas se tanta gente consegue dirigir, eu também preciso conseguir! É por necessidade. Moro sozinha com meus pais e preciso cuidar deles. Não dirigir me faz muita falta; não tem 1 dia que eu não fique triste por causa disso.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à esta sua insegurança, logo acaba e, como você ja está fazendo o correto para mudar isto treinando com instrutor,tenho certeza que logo vai estar mais tranquila e vendo que não é tão difícil assim, realmente não é um bicho de sete cabeças, o que está te atrapalhando é, a preocupação com o que os outros pensam de você e que está atrapalhando no trânsito, tem que deixar de lado isso e se preocupar com você apena, que é capaz e que vai conseguir, o mais difícil já fez, conseguiu sua CNH!

      Agora é treino, veja só, a hora que for parar em frete a sua casa, procure fazer assim, acione a embreagem e vá freando pouco e começe a acertar o carro antes na frente da casa do seu vizinho, e sempre olhando pela frente do carro, e não pelo retrovisor, pois se usar o espelho você não vai acertar bem o carro, ou seja, já venha arrumando o carro na casa do vizinho para parar na sua, vais ser mais suave.

      Nas mudanças de faixas, sinalize, confira o espelho do lado que deseja ir, estando seguro e com espaço, só fazer a manobra, lembre-se, segurança e atenção no que faz é o mais importante, a rapidez em fazer as coisa você ganha com o tempo, antes fazer certo devagar do que rápido e errado, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

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  13. fui fazer uma conversao a direita e ralei a lateral de um carro que estava parado quase na esquina paguei o prejuizo como devo fazer corretamente

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, faltou abrir um pouco mais na manobra, ou até mesmo o carro estar estacionado em local errado, procure virar olhando o local para onde está indo, é muito comum esse tipo de colisão, principalmente por ter veículo parado em local errado.

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  14. MEU AMIGO, TENHO DIFICULDADE NAS CURVAS TANTO PRA FAZER COMO PRA DESFAZER, BATI O CARRO POR ISSO E AGORA ESTOU SEM QUERER PEGAR NO CARRO, COMO FAÇO PARA VENCER ESTE MEDO E FAZER E DESFAZER AS CURVAS. ME AJUDE

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, você pode estar virando muito o volante, fazendo as curvas com o carro em velocidade um pouco alta, demorando para iniciar o desvirar do volante ou até mesmo se perdendo no olhar, não pode focae nos objetos na via, e sim no espaço que tem para passar, procure fazer a curva em segunda marcha e sem acelerar, só com o embalo do carro, assim você vai ver o quanto precisa virar e desvirar o volante, faça o teste para ver, se estiver muito insegura, procure um lugar tranquilo e faça inicialmente em primeira marcha e sem acelerar, o carro não vai "morrer" e nem vai ficar parado, só vai andar devagar, esperimente para ver, e na segunda marcha vai ser a mesma coisa!

      Sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

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  15. TIREI CARTA A MAIS DE 10 ANOS E AGORA QUE CONSEGUI COMPRAR O MEU CARRO,MAS TENHO MUITA DIFICULDADE AO TIRAR DA GARAGEM DE RÉ JA ATE BATI E FAZER CURVAS E ESTACIONAR

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, a entrada e saída da garagem é uma tarefa um pouco difícil de fazer no começo, requer um pouco mais de treino, domínio do carro e olha bem a sua volta e para onde você precisa passar, seria interessante no seu caso, treinar com uma pessoa que saiba e que possa te passar algumas dicas, e que tenha paciência, se for o caso também, sugiro que faça algumas aulas na autoescola, para pegar mais domínio do carro, mas o mais importante mesmo é treinar! Faça isso e vai me informando e questionando aquilo que tem dúvidas que vou te respondendo!

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  16. Boa noite !
    Hojr foi a minha 8 aula nao to conseguindo usar o volante e nas curvas nao to fazendo muito bem
    To pensando em disitir.
    O que vc me aconselha,?

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    1. Bom dia! Obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua dúvida, procure ver sua postura, não ficar muito próximo ou muito longe do volante, tem que ficar compatível com o seu braço levemente flexionado, focar no trajeto que deve percorrer na curva, não focando o chão, e também trabalhar com o volante virando e segurando um pouco, observando o trajeto que o carro está fazendo, a curva nunca é feita em duas etapas, tipo: vira e desvira, as vezes você vira e segura, depois vira mais um pouco e desvira, não há uma regra, porém esses detalhes poderão te ajudar, faça o teste para ver, procure não deixar o corpo rígido também. Qualquer dúvida é só perguntar, sucesso no seu aprendizado!

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At. Instrutor Ismar.