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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Baliza passo a passo.

Neste post eu vou passar o passo á passo da baliza realizada em protótipo nos padrões de exame do Detran Pr. 

A figura 1 mostra como é a marcação da baliza que aqui no Paraná funciona da seguente forma:
  • Tempo de 5 minuto, que inicia na linha verde onde se encontra o carro, e encerra após a manobra de ENTRADA e SAÍDA da vaga, cruzando a linha vermelha e permanecendo  entre ela e a amarela.
  • E 3 tentativas para colocar o carro com as 2 rodas do passageiro em cima da linha amarela pintada na vaga, entre os dois protótipos.
  • 6 metros de espaço da vaga.  
  • Manobra realizada apenas pelo lado direito.



Os pontos de referências citados aqui, podem ter uma adaptação para MAIS ou para MENOS, assim você pode ver uma referência melhor para fazer a sua manobra. Então a manobra funcionará assim:

  
- ENTRADA NA VAGA - 

Passo 01: - Entrada.
  1. Entrar no carro e regular o banco os espelhos retrovisores e colocar o cinto de segurança.
  2. Os espelhos retrovisores serão regulados da seguinte forma:

    1. Os espelhos externos devem ser regulado como usamos na rua mesmo, para enxergar tudo atrás do carro.
    2. O espelho interno deve ser regulada de tal forma que você veja da metade do vidro para o lado esquerdo atrás da sua cabeça. 





  3. Ligar o carro, engatar a 1ª marcha e ligar a seta para a direita e levar o carro até o protótipo da frente. 
  4. Encostar o carro com uma distância do espelho retrovisor direito mais "1 palmo" (20 cm) da lateral do protótipo.


 Passo 02: - Manobrando.
  1. Alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo, onde tem um circulo vermelho.
  2. Engatar a marcha ré, virar todo o volante para a direita e ligar a seta para a direita, e andar.


Passo 03: - Manobrando.
  1. Dar ré até o protótipo desaparecer no espelho retrovisor interno no canto do vidro, como mostra a flecha vermelha e parar o carro.
  2. Virar todo o volante para o lado esquerdo, ligar a seta a direita e andar até encaixar o carro na vaga.



Passo 04: - Dentro da vaga.
  1. Observar se o carro ficou bem posicionado na vaga pelos espelhos externos e pala frente do carro, como mostra as flechas pretas.
  2. Alinhar a direção, colocar a marcha em neutro e acionar o freio de mão, e desligar a seta. 
Dentro da vaga, a visão pelos retrovisores externos devem ficar próximo destas imagens abaixo, a primeira é o retrovisor da DIREITA  e a segunda é o retrovisor da ESQUERDA. Observe que não há necessidade de regular o espelho direito para ver o chão, pois você usa como referência a lateral do carro e a do protótipo. 




*** Estes 4 passos de entrada são os mais importantes, pois é deles que dependerá a posição do carro dentro da vaga, para que dê certo a manobra, você deverá seguir rigorosamente estes itens, pois a saída é mais tranquila. E dentro da vaga o carro deverá ficar posicionado parecido com o que está aí acima na figura 4, e mais abaixo do poste eu vou colocar a explicação de 2 possíveis erros também para que possa saber o que fazer caso isto ocorra.
*** Esta medidas podem ser alteradas para mais ou para menos dos pontos citados, é possível ser feito ajustes de acordo com o modelo de veículo utilizado, ficando a nível de teste o ajuste correto.


- SAÍDA DA VAGA - 

Passo 05: - Saída.
  1. Liberar o freio de mão, engatar a 1ª marcha, virar todo o volante para a esquerda, ligar seta á esquerda e movimentar o carro.

Passo 06 - No meio da saída.
  1. Parar o carro, alinhando a lanterna do protótipo no meio da janela do passageiro como mostra a flecha preta.
  2. Virar todo o volante para a direita, ligar a seta para a esquerda e seguir.

Passo 07: - Fora da vaga.
  1. Para o carro quando ele ficar reto, virar 2 voltas no volante, desligar a seta, seguir em frente até passar as 4 rodas do carro pela linha vermelha e parar.
  2. O carro deve ficar entre a linha vermelha e amarela.
  3. Engatar a marcha ré, e levar o carro atrás da linha verde, onde a flecha traceja indica.
  4. Parar o carro, acionar o freio de mão, colocar a marcha no neutro e deligar o motor.


Cuidar para deixar este espaço entre o carro e o protótipo e ir olhando para não aumentar muito ou diminuir para não ter perigo de bater nem no protótipo  aqui do lado direito e nem no cone do lado esquerdo.




Vejam este vídeo que é feito a baliza de acordo com o explicado aqui.



POSSÍVEIS ERROS QUE PODEM ACONTECER.

CASO 01: - A roda traseira encostou no meio fio.
  1. Parar o carro e virar todo o volante para a direita.
  2. Engatar a 1ª marcha, seta para a direita e seguir até alinhar a frente, cuidando para não bater.
  3. Se o espaço não for suficiente, parar, virar o volante a esquerda, engatar a ré, andar até alinhar o carro.

Este vídeo explica a situação acima.



CASO 02: - A traseira do carro ficou para fora.


Esta é  uma situação um pouco mais difícil, pois o carro pode bater atrás no protótipo, então requer um pouco mais de cuidado e atenção ao espelho retrovisor do lado direito. Então vou explicar a vocês o que fazer:

  • Alinhar a direção do carro, engatar a 1ª marcha e ir para frente devagar e virando levemente para a esquerda, para tentar alinhar a traseira.

Se necessário: 
  • Parar o carro, virar todo o volante para a direita, engatar marcha ré e andar até a lateral do protótipo desaparecer completamente no retrovisor direito e parar, virar todo o volante para a esquerda e ir para traz alinhando a frente do carro, tomando cuidado para não bater atrás.

E lembre-se que você deve manter um controle da embreagem e freio com acelerador, então mantenha sempre o pé no pedal da embreagem, não abandone ela pois você não vai controlar o carro se soltar ela toda, e ande devagar com o carro para não perder as marcas de referência que são a distância do protótipo, o alinhamento da coluna e o esconder o protótipo no espelho interno.

Segue um Game para se divertir neste link: Simulador de baliza.  Baliza

Aqui está um link para que você possa fazer o download deste material, está em word no modo compatibilidade, é só baixar e imprimir.
Clic aqui para baixar em DOC.

  Pessoal, este post explica a baliza para o exame prático, e realizado em vaga com protótipos, e este modelo não necessariamente vai dar certo a ora que você for estacionar na rua, pois, exitem muitas variáveis a serem consideradas para isto, como por exemplo: o tamanho da vaga, o tamanho do seu carro, os veículos aos quais você vai estacionar, tipo estacionar um carro popular entre dois utilitários, entre outras situações, tudo isto vai influenciar na manobra da baliza, e o que fazer para isto então? Treinar! É a única forma de pegar o jeito. 

70 comentários:

  1. Você poderia dar dicas de como regular os retrovisores e o espelho interno para a baliza ?

    No passo 1,ao levar o carro para a frente do prototipo, qual a distancia em centímetros que deve ficar entre o carro e o prototipo .

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  2. olá Arilson, obrigado por sua visita, então para as suas duvidas é o seguinte:
    Distância que você deve deixar é do retrovisor com mais um palmo(20cm) e o espelho interno, deve ficar virado para o seu rosto mostrando apenas a metade da janela de trás, mostrando bem a coluna da tampa. Observe o Passo 1 novamente pois eu fiz algumas alterações com base na sua dúvida e obrigado por isto, pois irá ajudar outras pessoas.

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  3. Muitíssimo obrigado pelas respostas,aqui em minha cidade,não é mais utilizado este tipo de protótipo, é utilizado outro modelo de protótipo, tratá-se de um quadro com o mesmo dimensional e no formato da traseira de um veículo,no qual é aplicado um adesivo preenchendo todo o quadro com o desenho traseiro do veículo,a diferênça agora é que muda os pontos de referência pois, o desenho da traseira desse tipo de prototipo ( a lanterna traseira ) fica em linha reta com o veículo do condutor em exame,como seria a sua dica para esta situação ? pois aquela situação de alinhar a coluna da porta do passageiro com o corte do protótipo não é mais possível,aguardo sua resposta.

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  4. Caro Arilson, desculpe a demora em responder, eu andei pesquisando este tipo de balizador e não achei nada parecido com sua descrição, mas é o seguinte, como disse que a dimensão é a mesma, mantenha a distância e o 1º alinhamento, agora com o espelho interno, você deve deixar o balizador sumir e passar um pouco mais, para então virar o volante para o lado oposto, com isto a roda traseira deverá encostar no meio fio, aí você alinha a frente do carro, a baliza nada mais é que raciocínio lógico junto com proporção, olhar os retrovisores, e tentar colocar ao menos 70% da traseira do carro dentro da vaga para então ficar com a parte da frente para manobrar. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, posta aí.

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  5. posso lhe mandar um vídeo de 2012 sobre a garagem e baliza de minha cidade para vc analisar e comentar ?

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    1. Olá caro Arilson,você pode me passar o vídeo pelo e-mail euvoudirigir@gmail.com que analisarei sim e posso postar e comentar ele aqui em um post específico, fico aguardando seu retorno no e-mail.

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  7. http://www.youtube.com/watch?v=8ndXrz-kZas , este é o endereço , o video tem 200M e nao consigo anexar .

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    1. Caro Arilson, me perdoe a demora em te responder, então não sei se você já viu este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Gfo1tjYD4Do - ele irá te ajudar a resolver um problema que é a tua garagem.

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  8. Agora a questão da baliza é o seguinte, você deve alinhar a borda do protótipo no meio do vidro lateral traseiro do lado direito e parar, virar o volante e sinalizar e andar até a imagem do protótipo de trás aparecer no retrovisor direito e a lateral do seu carro ficar alinhada com o farol direito do protótipo dos fundos e parar, virar o volante a esquerda e observar se o carro esta alinhando com os 2 balizadores e ir até ficar bom tomando o cuidado de não bater atras, olhando no espelho interno a distancia do vidro até o protótipo. Espero que te ajude.

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  9. Eu fui reprovada no teste pratico do DetranPR simplesmente porque ao terminar a baliza não passei com as duas rodas trazeiras da linha vermelha, por isso quem for fazer o teste cuide com isso!!!!

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    1. Sim, isto é possível de acontecer, porque a contagem do tempo e da manobra só encerra apos a passagem das 4 rodas por a linha vermelha, mas o comum é o examinador avisar que o candidato não cruzou completamente a linha vermelha, e se houver tempo, ele pede para o candidato realizar a passagem, mas se o tempo acabar, infelizmente é falta eliminatória.

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  10. Adorei esse site!! Tirou muitas dúvidas!!! ;)

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  11. oi tenho uma duvida ma kele branco do prototipo tenho ke deixar akele brankinho desaparece r por copleto ou deixar uns duas polegadas para entrar na baliza e o carro sair correto

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    1. Caro Cleison Oliveira, então se você vai fazer a baliza neste modelo de protótipo, o ideal é deixar ele aparecendo um pouco, como mostra a imagem, porém você deve analisar o carro que irá usar, pois esta minha explicação é com um Celta, porém a medida é muito parecida na maioria dos carros usados por autoescola, mas caso tenha necessidade, poderá fazer pequenos ajustes para mais ou para menos destes ponto que irá dar certo também. Abraço e boa sorte na aquisição de sua CNH.
      At. Ismar

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  12. Oiiiiiiiiiii, queria parabenizar teu site, ta me ajudando bastante. Então minha duvida é: quando agnt vai fazer o teste tem que alinhar o retrovisor interno de um jeito que a gente consiga ver toda a parte de trás do carro( todo o vidro atrás), mas pelo que eu vi no seu video, quando vai fazer a baliza tem que ajeitar o retrovisor de outro jeito né? Eu não posso deixar o retrovisor interno pegando todo o vidro de tras não? eu n entendi bem... espero que vc responda. Eu preciso muito passar nesse teste, eu ja fui reprovada na primeira vez e foi na baliza...:(

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  13. Olá, então, eu ensino virar o espelho interno para enchergar o canto esquerdo atras da sua cabeça, para que o carro entre bem a roda traseira na linha amarela ou encoste no meio fio, para não ter erros que você não possa resolver, então faça assim, arrume o espelho para ver todo o vidro e depois vire ele para a esquerda até eletravar e não mecher mais que daí vai facilitar a sua vida. Espero que ajude! Abraço e boa sorte no seu exame. At. Ismar

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  14. Fiz hoje a minha prova no detran de Fortaleza , fiquei nervova é claro, porque todo mundo que faz fica nervosa nem quem não queira mas, entreguei nas mão de Deus e nossa senhora e tudo deu certo, graças a Deus,

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    1. Parabéns pela sua conquista, boa sorte e felicidades!

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  15. olá gente, o que mim ajudou muito a passar na prova do detran de fortaleza foi olhando as balizas pela internet, mas confi em vc mesma que dá tudo certo.

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  16. Parabéns pelo blog bem explicativo...gostaria se possível de algum vídeo sobre marcha ré, tenho dificuldade com a direção do volante ao entrar ou sair da garagem. Os desenhos e as explicações que você utiliza me ajudariam muito.Desde já agradeço!

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    1. Olá estou preparando um material para explicar melhor esta situação, pois tem muita gente com dificuldades com esta manobra, logo estarei postando aqui, do mais, obrigado pela visita e elogio, abraço.

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  17. Seu blog estar de parabéns,tirou muitas dividas obg.

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  18. Muito obrigada Ismar!!!
    Você é um Santo das Aulas de Direção!!!!
    Ajudou muito!! Que Deus conserve a sua Sabedoria!!
    Um Abraço!!!

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  19. No dia da prova é obrigatório acionar o freio de mão ao terminar a entrada na baliza?

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    1. Sim, você deve acionar sim o freio de mão.

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  20. vou fazer meu teste no detran pr dia 06/08 todos osdias dou uma olhada nas tuas explicações ta ajudando muito rezem por mim pára dar tudo certo obrigada pelas dicas

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    1. Olá Sandra, espero que tenha conquistado sua carteira.

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  21. muito obrigada pelas dicas seu blog é show, estou muito feliz fiz o meu exame prático segunda dia 29/07 e passei graças a Deus e a suas dicas que me ajudaram muito e ainda tem esclarecido minhas duvidas quanto ao transito.muito obrigada!

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    1. Olá Aline, que bom poder ajudar e parabéns pela conquista.

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    2. muito obrigada adorei o passo a passo da baliza
      agora to mais confiante

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  22. Oii Boa noite! Gostaria de parabenizar o seu blog! Ontem 07/08, fiz o teste no DetranPR e acabei reprovando na baliza, por encostar um pouquinho no protótipo! Infelizmente foi bem conturbada minhas aulas. Tive apenas nas 04 últimas aulas baliza. Na hora de ir pro Detran estava cheia de dúvidas e infelizmente deixe a desejar. To triste pois a auto-escola que eu estou fazendo só tem dois instrutores, então é tudo muito demorado. Tive vontade de desistir! Não por medo de dirigir mais por saber que lá vai começar mais uma luta para solicitar exame, aula, horário vago. Agora que descobri seu blog vou acompanhar passo a passo, pois vc sim está me ajudando com as dúvidas que carrego!
    Um forte abraço e parabéns !!

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    1. Olá Jaqueline, que bom por poder ajudar, e que pena ter reprovado, mas não desista que na próxima dará tudo certo.

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  23. OLA,ACHEI SEU BLOG ÚTIL E INTERESSANTE PARA QUEM SE INTERESSA POR AULAS TENHO 52 ANOS NUNCA DIDRIGI UM CARRO E AGORA ESTOU PENSANDO EM ESTUDAR P/ TIRAR CARTEIRA QUAIS SERIAM OS PRIMEIROS PASSOS POIS QUERO PASSAR DE PRIMEIRA,A TENCIOSAMENTE!

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    1. Obrigado por sua visita e se decidir fazer a carteira mesmo, boa sorte!

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  24. Muito boa as dica Passei Obrigadão :)

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  25. / otimas dicas bem explicadas da pra ter noçao de todos os pontos e a vizualizaçao perfeita, ajuda bastante;eu tinha varias duvidas e entendi so agora depois de ver seus video e esplicaçoes OBRIGADA por tudo DEUS te abençoe sempre pois vc ajuda com certeza muita gente q esta pedalando pra aprender!! nao e´ facil; mas com suas dicas pode facilitar muito!!!

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    1. Que bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada.

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  26. Boa tarde, entao ja fiz 5 textes no Detran de Curitiba, e nao consigo passar na baliza, acontece o seguinte meu instrutor disse que eu devo bater a roda traseira no meio fio e depois virar o volante pra direita e enconstar a roda da frente no meio fio, mas duas vezes que tentei fazer isso no texte reprovei porque bati no prototipo atras e nas outras vezes fui com a roda traseira ate a linha sem bater no meio fio dai o examinador disse que a roda frente nao estava alinhada e pediu pra que eu saisse e fizesse de novo so que ai estourou o tempo, to ficando loca qual e o jeito certo bato ou ano bato a roda traseira no meio fio?? por favor me ajude obrigada...

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    1. Olá, no seu caso é o seguinte, você pode sim bater a roda traseira no meio fio, e depois alinhar a parte da frente do carro, pois as duas partes tem que ficar boa dentro da vaga, que é a parte da frente e a parte do fundo do carro, ou seja, as duas rodas, a dianteira e a traseira do lado do passageiro.

      O casso de você ter batido no protótipo atrás, é porque provavelmente não deva ter feito corretamente a medida da coluna da porta, deixando o carro mais para trás, resultando na colisão.

      Quanto a roda dianteira, você deve observar pelo parabrisa o alinhamento do carro para não deixar a roda dianteira fora, se isto acontecer, você deve virar todo o volante para a direita e engatar a 1ª marcha e andar até o carro alinhar, ou se precisar, virar todo o volante para a esquerda e marcha RÉ, e voltar até acertar o carro na vaga.

      Também tem que ter cuidado a ora de sair para não bater a frente do carro no protótipo, se cor o caso, vá um pouco para trás e saia normalmente, mas cuidado para não bater, e a dica mais importante de todas é adquirir novas aulas e treinar, e neste post tem a explicação e um vídeo mostrando o que deve ser feito, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar.

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    2. obrigada valeu mesmo...

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    3. Que bom poder ajudar, espero que tenha entendido, e sucesso na sua CNH.

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  27. Ola Ismar, tudo bem primeiramente adorei seu Blog, estava fazendo aula com um Celta, so que nao estava muito satisfeita com meu instrutor, nao consegui passar ainda no Detran dai desisti do instrutor pedi um novo so que o novo instrutor o carro vai ser um gol G3 ou G4 nao sei direito os redondinhos kkk, sera que a baliza vai ser muito diferente do que com o Celta, sera que vou encontrar alguma dificuldade com relaçao a baliza? meu marido disse que com o Gol vai ser mais facil sera mesmo?? Vc e de Curitiba nao e?da aula em alguma auto escola qual? abraços muito obrigaa pela atenção .

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    1. Olá Jaqueline que bom poder ajudar. Então, quanto a forma da baliza entre os carro citado, é muito semelhante, apenas alguns ajustes serão necessários, e mas nada, o que pode acontecer é você estranhar um pouco o tamanho do carro, pois o Celta é mais compacto que o Gol, e esta diferença será visível, mas com o treino, tudo se resolve.

      Sucesso na sua aquisição da CNH.

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    2. muito obrigada..

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  28. Ola, como se engata a re de um GOL G3 e G4 o do G5 a gente aperta e engata pra frente e e da mesma forma? obrigada.

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    1. Olá Jaqueline V, então a ré do Gol é diferente do Celta, você tem que dar ula leve forçada para baixo na alavanca e leva-la ao lado da 4ª marcha, que é o lugar da ré no Gol, apenas isto, é mais fácil que a do Celta.

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    2. ha legal!! muito obrigada pela atenção abraços...

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  29. Boa noite Ismar, boas noticias consegui passar no exame pratico hoje to muito feliizzz...., muito obrigada pela suas dicas valeu muito mesmo um abração.....

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    1. Olá Jaqueline, que bom que deu tudo certo, meus parabéns e felicidade e sucesso na sua nova jornada de motorista, abraço.

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    2. Bom dia Obrigadaaa abraços..

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  30. Você é muito Bom cara Adorei ...muito bem explicado e corretamente como se faz uma baliza para passar no Detran Pr

    Parabéns pelo trabalho

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  31. Oi Ismar, me chamo Caroline e moro em Curitiba. Vou fazer o teste prático quinta feira à tarde. Assisti hoje teus vídeos e fiquei com algumas dúvidas. Referente à baliza, o instrutor da auto escola me ensinou que tenho que visualizar metade do protótipo no retrovisor. Disse que se eu passar um pouco da metade, a baliza não vai dar certo. Quando eu treinei, realmente dava certo. Estou vendo na internet que a maioria dos instrutores ensina que o protótipo tem que "sumir" para dar certo. Desde janeiro não dirijo, nem lembro mais como ele ensinou. Tentei comprar aulas extras mas não consegui, a auto escola só tem 2 instrutores e nunca tem horário disponível.. estou mto nervosa, por favor, me ajuda.

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  32. Ola Caroline, então, como você mesma disse que dava certo do jeito que teu instrutor te ensinou, sugiro que você não mude agora, e que na ora em que aguard a o teste la no detran, que pergunye para o teu instrutor te orientar novamente sobre os passo a passo da tua baliza, já que não vai conseguir fazer aula, e te desejo sucesso e qualquer coisa comenta ai ta, que o que puder te ajudar, estarei ai. Abraço.
    Ismar

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  33. Oi Ismar!!!
    Consegui passar, fiquei confusa na hora de fazer a baliza no Detran mas Graças a Deus, deu tudo certo.
    Gostaria de agradecer por esse lindo trabalho que você faz, esclarece dúvidas, nos ajuda a passar e principalmente auxilia na formação de bons condutores.
    Muito bom mesmo.. estou indicando para minhas colegas da auto escola.
    Obrigada!!!!
    Att
    Caroline

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    1. Olá Caroline, meus parabéns e fico agradecido por vir aqui compartilhar a sua conquista!
      Felicidades e sucesso na sua nova jornada.

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  34. Parabéns muito bom!!! tirei minhas dúvidas na saída da baliza !! Faço meu teste dia 25/03,agora mais segura de fazer baliza ! Abraços!

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    1. Olá Edna, obrigado pela visita e que bom que o post pode te ajudar, desejo sucesso no seu exame.

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    2. Olá bom fiz o teste mas reprovei pois deixei o carro morrer duas vezes ... mas
      daqui 15 dias +ou- vou fazer de novo ! até abraços !

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    3. Olá Edna, que pena que não foi desta vez, mas não desista ou desanime que na próxima dará tudo certo.

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    4. Oiee vou fazer meu reteste dia 23/04 agora vai dar tudo certo!!!

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    5. Olá Edna, que bom, desejo sucesso e que dê tudo certo, vá com calma e concentração que você vai conseguir!

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    6. Poxa rodei d novo ... entrei errado na baliza ,quando consegui fazer ela acabou o tempo ... mas tudo bem vou fazer d novo não vou desistir nem que faça 1000 vezes !!!

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  35. Olá. Como eu faço pra sair de perto do cone sem correr o risco de bater e também sem ficar longe do protótipo? Tipo, quando começa a baliza..
    Obrigada!
    Valéria

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    1. Olá Valéria, esta sua dúvida é bem pertinente haja que na ora do teste é comum o examinador posicionar o carro bem ao lado do cone como você mesma citou.

      O que oriento aos meus aluno e agora para você é o seguinte:
      1 - Que olhe o carro ante para ver qual é a real distância que ele está do cone e do protótipo, para saber o quanto afastar de um e aproximar do outro sem bater em qualquer um deles.
      2 - Com o carro próximo ao cone, oriento que antes de movimentar o carro, que você vire o volante 1 volta para o lado direito e só então movimente o carro.
      3 - Que vá andando devagar com o carro e observando pelo canto direito do parabrisa a aproximação do carro.
      4 - e quando estiver +/- no meio da vaga, pare o carro para ir acertando o volante e a trajetória do carro para não bater a frente dele ou lateral no protótipo dianteiro.

      Aí é só ir acertando o carro e andando pouco a pouco para não perder as outras medidas necessárias e manter a distância lateral que você precisa.
      Espero que entenda, e qualquer dúvida é só perguntar.
      Ismar.

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    2. Então,eu reprovei no meu primeiro teste. E acho que foi pq fiquei longe do protótipo. Aí eu entrei errado na vaga e me perdi toda. Resumindo, acabou meu tempo. Agora meu reteste é na próxima semana e estou com medo pois não peguei nenhuma aula antes do teste.
      Você tem dicas para me dar? Não tem facebook para que possamos conversar? haha Obrigada!
      Valéria

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    3. Olá Valéria, tudo bem?
      Então, aconselho você a pegar algumas aula para dar mais uma treinada antes do teu teste, isto é muito importante viu! E se você quiser, pode me adicionar no google+ que nos falamos pelo talk de lá.
      At Ismar

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    4. Ah, ok então!
      Obrigada Ismar!
      Abçs

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    5. Disponha, qualquer coisa pergunte aí.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.