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sábado, 26 de maio de 2012

Marchas e pedais de comando.


Para começar a falar sobre este assunto, vamos conheçer as versões de comandos dos carros que temos, são os carros AUTOMÁTICOS e os MECÂNICOS.

Este é o modelo básico de um câmbio manual, onde o condutor é responsável por realizar as mudanças de marcha que o carro precisar. Neste modelo nós temos 5 marchas que levaram o carro para a frente, e a marcha a ré, agora observe o desenho esquemático que tem na alavanca, ele indica a forma com que devemos movimentar a alavanca para fazermos a marcha que desejarmos, e no centro onde tem este formato ------- é o ponto morto.  

Para que servem as marchas do carro? Elas tem a finalidade de fazer o carro desenvolver uma velocidade maior ou menor, de acordo com o que o motorista precisar, ai temos a seguinte situação, a 1ª marcha é uma marcha que tem mais força, e a 5ª é uma marcha que tem maior velocidade.
Para deixar um pouco mais claro, vamos pensar da seguinte forma:

1ª Marcha - Tem 80% de força para poder colocar o carro em movimento e 20% de velocidade para mudar de marcha.
2ª Marcha - Tem 60% de força para manter o movimento e 40% de velocidade para mudar de marcha.
3ª Marcha - Tem 40% de força e 60% de velocidade para mudar de marcha.
4ª Marcha - Tem 20% de força e 80% de velocidade para mudar de marcha.
5ª Marcha - Tem 100% de velocidade e só serve para correr.
- Serve apenas para realizar manobras.

Conforme o observado acima, podemos notar que as marchas são responsáveis por fazer o carro correr ou ter força para enfrentar uma situação, como por exemplo, em uma subida, o carro precisará de mais força ou velocidade para passar por aquele trajeto? resposta: FORÇA - esta pode ser proporcional ao tipo de subida e o que o motorista observar que a marcha aguenta. Em uma descida, é feito o oposto e pronto. Então, quando você for dirigir um carro, lembre-se desta dica, de acordo com o que vai fazer, tem uma marcha a ser usada.




No modelo MECÂNICO, que as trocas de marcha são realizadas pelo condutor, teremos os seguintes pedais na sua devida ordem:

1 = EMBREAGEM: deve ser acionada com o PÉ ESQUERDO sempre que o condutor for arrancar com o carro, trocar de marcha ou parar o carro.

2 = FREIO: deverá ser acionado com o PÉ DIREITO de forma moderada ou de acordo com a necessidade, este pedal controlará a velocidade das rodas do carro.

3 = ACELERADOR: é utilizado com o PÉ DIREITO e servirá para aumentar a rotação do motor e fazer o carro andar mais rápido, mas a velocidade de deslocamento dependerá da marcha que você estiver usando.

Comandos de carro manual

Para arrancar com o carro, é necessário seguir o seguinte passo:

1 - Pisar na EMBREAGEM e engatar a 1ª Marcha.
2 - Pisar no FREIO e liberar o freio de mão, e depois liberar o freio do pé novamente.
3 - Liberar a EMBREAGEM de forma gradativa e ir acelerado de forma suave até o carro entrar em movimento, e tirar todo o pé da embreagem e só acelerar, e seguir o procedimento à seguir.

* Assim sendo, toda vez que a pessoa vai realizar uma TROCA DE MARCHA, deverá proceder da seguinte forma:

1 - Pare de ACELERAR;
2 - Pise até o fundo no pedal da EMBREAGEM;
3 - Realize a MUDANÇA da Marcha;
4 - Retire o pé da EMBREAGEM com cuidado, e volte a ACELERAR.
*** Repita este processo sepre que for mudar de marcha. 



Este é um dos vários modelos de câmbio automático que temos.
No modelo AUTOMÁTICO, as trocas de marchas ocorrem no mesmo processo explicado anteriormente, porém é o carro que fará tudo de forma autônoma e sem interferência do motorista, com exceção da marcha RÉ.


No carro AUTOMÁTICO, existe apenas 2 pedais que são:

1= FREIO: que deverá ser utilizado com o PÉ DIREITO, para diminuir a velocidade das rodas.

2= ACELERADOR: que deverá ser utilizado com o PÉ DIREITO, e servirá para aumentar o giro do motor, fazendo assim com que o carro troque de marcha automaticamente.

Comandos de carro automático

Os carros automáticos são mais confortáveis e fáceis de  conduzir, pois a responsabilidade da troca de marcha é toda do carro, tornando assim um ótimo veículo para que vai permanecer dirigindo por muito tempo no trânsito.




33 comentários:

  1. caramba,mais que demais este site,hein?!QUE SORTE eu tê-lo achado!muito bom!

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  2. Ótimas dicas... já conclui que meu futuro carro será de câmbio automático, pois minha maior briga está sendo nesta hora...rsrsrs Mto grata me ajudou bastante.

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    1. Obrigado , que bom que foi útil a você! Esta parte de transmissão não é fácil não, mas boa escolha do câmbio automático, mas mantenha-se sempre dirigindo o manual para não perder a prática, abraço e boa sorte!

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  3. Muito bom mesmo esse site... Curti e recomendo. Esclareceu mtas duvidas e creio q vai continuar esclarecendo. rs Vlw msm. Abraços.

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  4. Parabéns! Desde agradeço por sua contribuição em ajudar motoristas que teem um pouco de dificuldade e insegurança quanto as marchas.Estou aprendendo bastante com suas explicações.

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  5. Olá, estou tirando a carta agora e minha briga é com a embreagem...sempre ela! sem contar q fico mto nervosa qdo pega transito e aquele pára e anda acabam comigo!!! com certeza vou quer o automático pra facilitar minha vida!!
    Estou gostando muito deste blog, ajuda muito!!

    Obrigada
    Cida/ São Paulo

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    1. Olá Cida, que bom poder ajudar, sem dúvidas, para o trânsito pesado de São Paulo o melhor mesmo é o automático, pois fica muito mais confortável dirigir, um abraço.

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  6. OLÁ, MUITO BOM ESTE SITE, ESTÁ ME AJUDANDO MUITO, SUAS EXPLICAÇÕES SÃO ÓTIMAS.

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    1. Ola Márcia, seja bem vinda, que bom poder ajuda, e boa sorte em sua nova jornada! Abraço.

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  7. Nossa esse blog tem me ajudado de uma maneira incrível. Estou tendo dificuldades em manter a calma, fico muito tensa quando sento no banco do motorista mas com fé em Deus vai da certo. Abraços e parabéns pelo blog.

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    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar!

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  8. Nossa,eu nem comecei engatinhar no assunto...mas acho que essas dicas vão me ajudar muito!

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    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar!

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  9. Olá Ismar, cara parabéns pelo site! Ainda não entrei na autoescola, mas pretendo iniciar ainda este ano, estou estudando o máximo de teoria que posso para iniciar as aulas já com confiança.
    Obrigada! Abraços!

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    1. Olá Vauclesia Santana, obrigado pela visita, e sucesso na sua tomada de decisão.

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  10. Adorei o blog!!Caiu do céu pra mim, já que esse negócio de marcha está me aterrorizando!Tenho certeza que na aula de amanhã vou estar muito mais calma, agora que esses conceitos estão claros na minha mente.Muito obrigada!

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    1. Olá Lilian, que bom poder ajudar e sucesso na suas aulas.

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  11. muito legal esse blog.parabéns pelas informações

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  12. Amanda.
    Oi tudo bem achei legal o seu blog queria mais dicas de como passar na prova do Detran pois eu reprovei na baliza espero que dessa vez eu passe.

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    1. Ola Amanda, tudo bem? Então, o que especificamente você deseja sobre a baliza, tem uns arquivos aqui que te aconselho a ler, que são:
      Baliza - Passo a passo - Dezembro 2012.
      Dicas para exame prático - Setembro 2013.
      Veja e qualquer coisa, deixe um recado.

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  13. Iniciei hoje minhas aulas de direção,e pesquisando mais na internet algo que possa me ajudar,achei o seu blog e recomendo,parabéns!

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    1. Que bom poder ajudar. Sucesso na sua nova jornada.

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  14. gostei muito das dicas

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  15. Este site é fabuloso, pois farei prova de trânsito do detran dia 8/05/2014 estou muito ansiosa,e as dicas de vcs estão perfeitas para meu direcionamento. Obrigada

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    1. Que bom poder ajudar e obrigado pela visita.

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  16. maria da conceição amorim cardoso4 de maio de 2014 16:52

    Ainda estou com um pouco de dificuldade na baliza, as quantidades de voltas que tenho que dar no volante e em quais situações devo dar todas as voltas e só duas voltas. Se vcs puderem esclarecer essas dúvidas até mesmo com desenhos desse processo agradeço.

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    1. Olá Maria da Conceição!
      Então, você pode estar dando uma olhada neste post: http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/12/baliza-passo-passo.html que ele pode te ajudar e se não for o suficiente, me procure.

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  17. Respostas
    1. Obrigado pela visita, e espero que as informações contidas aqui te seja útil.

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  18. olá fiz o meu simulado hoj, mas na hora de sair com o carro, nas paradas obrigatórias estava deixando o carro morrer toda hora!! estou super nervosa pra fazer a prova. oque eu faço?

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    1. Olá Thais

      Então, no simulado você já sentiu esta pressão, tire o positivo dela, e não fique preocupada por ter deixado o carro morrer muitas vezes, pense que este é um cuidado que precisará ter, e quanto a ajudas, a primeira que te passo é fazer aulas, pois o treinamento é a melhor opção, e se o teste for demorar, procure fazer ao menos 1 aula por semana, e próximo ao teste, faça algumas mais, e outra ajuda é controlar as emoções, pois durante o teste, o candidato tende a querer fazer rápido para terminar logo, e isto faz com que ele erre mais.

      Lembre-se que o teste inicia quando o examinador te solicita para assumir a direção, e só acaba quando ele pede para você sair da mesma. E esta é outra ajuda, controle as emoções que é a parte mais difícil, mas sabendo que o teste é controlado o tempo por ele, você poderá ficar mais tranquila e fazer tudo com calma, procurando ser e ter habilidade o melhor possível, e não se preocupe com a agilidade, pois ela te induz ao erro, e quanto ao carro, para não morrer tanto, faça "amizade" com a embreagem e não tenha pressa em se livrar dela, faça isto no momento que não tenha mais risco do carro morrer.

      Outra ajuda importante é respirar, pois a respiração reprimida por causa da palavra "avaliação", faz com que o cérebro não funcione direito, então respire normalmente que terá auto controle e calma para pensar e executar tudo o que for necessário durante o teste.

      Que estas informações te seja útil e qualquer dúvida é só perguntar, e sucesso na sua jornada.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.