Pages

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aulas Práticas de carro.



Olá pessoal, eu coloquei  neste post, umas orientações do que você irá fazer nas aulas e no dia do seu exame prático, e aqui eu coloquei o passo a passo, e o que você deverá fazer e como fazer em ordem e sequência, pois aqui no Paraná funciona desta forma, e com este relatório você conseguirá conduzir e executar as manobras com mais clareza e facilidade, e no final do post têm o link onde pode baixar este material.


Introdução - Aulas Práticas de Direção.
1º           Ajuste do Banco do Motorista.
2º           Ajuste dos Espelhos Retrovisores.
3º           Uso e ajuste do Cinto de Segurança.

4º           Liberar o freio de estacionamento, ou freio de mão.

A - Partida no veículo desengatado:
1º           Virar a Chave de ignição e segurar por 2 segundos e soltar.

B - Partida no veículo engatado:
1º           Pisar na embreagem e virar a Chave de ignição e segurar por 2 segundos e soltar.

C - Colocando o veículo em movimento:
1º           Dar a partida no motor.
2º           Acionar a embreagem e engatar a 1ª Marcha.
3º           Acionar o freio do pé e liberar o freio de mão.
4º           Ligar o pisca para o lado de saída.
5º           Liberar o freio do pé e ir soltando gradativamente a embreagem e acelerando suave até o carro andar.

D - Realizando trocas de marcha, 2ª     3ª           4ª           5ª Marcha:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar a embreagem até o final.
3º           Realizar a mudança da marcha desejada.
4º           Liberar a embreagem gradativamente.
5º           Voltar a acelerar.

E - Realizando reduções de marchas, 5ª               4ª          3ª           2º Marcha:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar o freio suave.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento.

F - Parar o carro quando em Paradas Obrigatórias:
1º           Acionar o freio suave.
2º           Acionar a embreagem até o final.
3º           Realizar a parada completa do carro.
4º           Engatar a 1ª marcha e começar a andar novamente, repetir etapa D.

G – Passar por Lombada:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar o freio suave.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento, passar a lombada e voltar a acelerar.

H – Virar à Esquerda em Via Preferencial:
1º           Realizar o posicionamento do carro próximo à faixa amarela.
2º           Acionar o freio suave.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento realizando a manobra em L.

I – Virar à Esquerda em Parada Obrigatória:
1º           Acionar o freio suave.
2º           Acionar a embreagem até o final.
3º           Realizar o posicionamento e a parada completa do carro.
4º           Engatar a 1ª marcha e começar a andar realizando a manobra da curva em L e acelerar e andar e repetir etapa D.

J – Virar à Direita em Via Preferencial:
1º           Realizar o posicionamento do carro próximo à guia da calçada.
2º           Acionar o freio suave.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento realizando a manobra.

K – Virar à Direita em Parada Obrigatória:
1º           Acionar o freio suave.
2º           Acionar a embreagem até o final.
3º           Realizar o posicionamento e a parada completa do carro.
4º           Engatar a 1ª marcha e começar a andar realizando a manobra da curva e acelerar e andar e repetir etapa D.

L - Trocas de marcha e reduções: Dica.
1ª Marcha - de 0km/h até 20km/h.
Marcha - de 20km/h até 30km/h.
Marcha - de 30km/h até 40km/h.

Aqui neste link você pode baixar este material para imprimir e levar para estudar ou colocar em prática durante seu treinamento.
Clic aqui para baixar este post em DOC.

74 comentários:

  1. MUITO BOM POST
    Muito Obrigado, era isso que eu estava procurando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por você existi, pois agora ficou muito mais fácil para a gente memorizar todo o procedimento direitinho na hora de dirigir , principalmente nos que estamos iniciando esse processo. Adorei suas explicações. Um grande abraço. Suely queiroz

      Excluir
  2. Gostei,não sei se aqui na minha cidade os teste são desse jeitinho mas deve ser bem parecido, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar, e se for assim na sua cidade, segue aí as informações de como proceder.

      Excluir
  3. Boa tarde, Ismar!
    Parabéns pelo blog, ele é muito bom. :)
    As dicas já estão impressas! Hehehehe

    ResponderExcluir
  4. ótimas orientações!!

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas,muito bem explicadas...

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a sua instrução.faltou só o freio de mao que não foi lembrado.muito obrigado pela sua ajuda me facilitou muito no exame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar, e obrigado por me lembrar do detalhe do freio de mão.

      Excluir
  7. Adorei o seu blog!!!
    Muito obrigada por nos ajudar. :)

    ResponderExcluir
  8. obrigada ,encontrei o que estava procurando .Deus te abençoe grandimente!

    ResponderExcluir
  9. ótimo, era o que eu estava precisando.

    ResponderExcluir
  10. Amei o post! Era exatamente o que eu precisava. Para aprender sou muito condicionada a anotar e mentalizar a ordem das coisas, depois pego fácil. E para os aprendizes, parece que o carro é a personificação do bicho de sete cabeças.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite!

    Gosto bastante das dicas de seu blog, porém, quanto a saída com o carro para quem faz o exame no Rio de Janeiro é a seguinte:

    Ao entrar no carro, verifique se a porta está bem fechada, ajuste o banco, ajuste os retrovisores, coloque o cinto, verifique se o carro está no ponto morto e então ligue-o. Ligue a seta(caso de baliza, para direita), engate a ré, gire todo o volante para direita, pisando na embreagem e freio, abaixe o freio de mão até o final. Solte o freio e vá controlando a embreagem para manobra de entrada na vaga.

    Parabéns pelo blog!!
    Bjs

    Édina Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Édina, obrigado por sua visita e por compartilha esta informação conosco sobre o exame aí no RJ, e noto que é bem diferente do PR, pois, parece que já inicia a baliza com o carro no ponto da manobra, o que não acontece aqui, e o candidato tem que alinhar o carro, ficando assim com uma possibilidade maior de errar, obrigado pelo elogio.

      Excluir
  12. Comecei a fazer aulas ontem mas na hora de pisar na embreagem eu confundo os pés o q faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esta confusão é normal no inicio, o que tem que fazer é pensar e agir posteriormente, e fixar que deve usar o pé esquerdo só na embreagem e sempre acionar o pedal até o final, e o direito para acelerador e freio, e uma técnica que usamos é, pegar um calçado com cadarço e amarrar mais apertado o do pé esquerdo que vai ajudar. E ter calma na ora do manuseio dos pés e pedal, e tenha calma que logo acostuma.

      Excluir
  13. OI meu nome é Alexsandra e hoje veio aqui dizer a você Istrutor Ismar, como foi de grandeeee ajuda seu site. Juro que estava temerosa de fazer o exame de direção. Mas segui cada detalhe das instruçoes de seu site e o resultado foi nada mais nada menos que: Aprovada em minha primeira prova, sem quebra nem cambalacho. De pessoas como você que nossas auto escolas precisam: serio e bem instrutivo. Muito obrigada. Foi maravilhoso ter seu site como direção e hoje me sinto feliz em ter vencido esta meta em minha vida. Meus cordiais parabéns, obrigada e um grande abraço. Continue este excelente trabalho. PS: mesmo depois de ter sido aprovada, continuarei a ler seu site, pois ainda precisarei no meu dia a dia destas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexsandra, muito obrigado pelo elogio, que bom que o blog lhe foi útil, e meus parabéns por sua aprovação, seu interesse e empenho foi realmente o que te ajudou, desejo-lhe sucesso e felicidades na sua nova jornada e feliz por continuar acompanhando os conteúdos postados aqui, felicidades.

      Excluir
  14. OI Ismar, sou Alexsandra, que postou no dia 30/09/2014 sobre a satisfação de seu blog ter me ajudado a tirar minha primeira habilitação. Tudo bem? Continuo acompanhando seu blog e isso tem me ajudado e muito a conhecer mais sobre o transito e o dia a dia de um condutor. Gostaria de te pedir uma coisinha para que se possível, mais para frente adicione ao seu blog, e creio que ajudaria inúmeros recém habilitados, rsrsrsrrsrs. Seria um post referente ao medo e ansiedade ao dirigir sozinhos. Depois que saímos da auto escola, muitos de nós nos sentimos meio perdidos e ansiosos com relação ao trânsito. Digo isso, pois tenho passado por isso e ficaria feliz de poder contar com sua ajuda novamente. Obrigada mais uma vez. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexsandra, obrigado por sua participação aqui e pela dica da postagem sobre o medo e ansiedade, e isto faz parte do processo de direção para os novatos mesmo, e leva algum tempo até você se libertar destes anseios, estarei sim produzindo e publicando o post como o sugerido, e que bom que mesmo agora habilitada o blog continua lhe sendo útil.

      Excluir
    2. Boa Tarde Ismar, tudo bem? Com certeza, este blog continuará me acompanhando sempre, pois tem sido maravilhoso o conhecimento que tenho adquirido aqui. Indico a todos meus amigos, parentes, conhecidos, sejam eles habilitados ou ainda não, pois tem sido de grande ajuda. E estarei ansiosa esperando sua postagem sobre medo e ansiedade no trânsito. Um forte abraço . Alexsandra.

      Excluir
    3. Ola Alexsandra, estou muito bem e obrigado, estou preparando o post q me pediu e em breve estarei postando aqui, fique de olho, e acredito q irá gostar do conteúdo, abraço e sucesso!

      Excluir
  15. Muito bom pra quem nao tem noção de direção e esta começando as aulas praticas,ajuda bastante
    Parabens!

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia Ismar, como é bom retornar ao site e ver a sua nova postagem direcionada aos recem habilitados. Adorei o seu empenho em ter montado este maravilhoso blog, que ainda me ajuda muito no meu dia a dia e com certeza milhares de pessoas tambem. Te parabenizo mais uma vez pela sua iniciativa e sua dedicação em nos auxiliar. Cada dia este blog tem ficado melhor. Continue este excelente trabalho e obrigada mais uma vez por ter atendido a sugestão do post sobre ansiedade. Parabens e muito sucesso em sua vida. Forte abraço Alexsandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexsandra, espero que as explicações do post sejam úteis à você e a quem mais possa!!

      Excluir
  17. Minha dúvida é na hora de fazer a volta me perco nas voltas do volante me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto a esta dúvida sua, é normal ficar perdido com o volante inicialmente, mas logo se pega o jeito, o que tem que fazer é, ir virando o volante proporcional a curva e parando, não vire e desvire de uma vez, vá aos poucos virando e parando, e o contrário se aplica também, é semelhante a uma curva com a bicicleta onde vamos virando o guidão aos poucos e mantendo, contornando a calçada.

      Excluir
  18. Obrigado Ismar. Post excelente. Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito,me esclareceu algumas dúvidas e com certeza é bênção,
    Estou fazendo auto escola e já tou próximo a prova.vlw pela dica aí.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada, gostei e esclareceu muito minhas dúvidas... Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Amei seu blog...tudo muito bem explicado, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  22. Muito bom,me explicou mas do que meu instrutor rsrsrs. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Antes de ver este post já tinha feito uma listinha parecida, só com as memorizações, estou na terceira aula, e meu instrutor disse que estou muito travada, como gosto de ler e escrever, acho que as listas de passo a passo ajudam e muito, agora é só colocar em prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Sucesso no se aprendizado e, continue fazendo suas anotações, elas ajudam muito e leve todas as dúvidas ao seu instrutor! Se for o caso, peça para ele fazer aquilo que quer te ensinar,fica mais fácil para assimilar e não tenha Mendonça de errar, o carro é adaptado e o instrutor está ali para te ensinar e ajudar!

      Excluir
  24. Muito Obrigado Professor, por tirar um tempo para ajudar quem está iniciando! Ajudou muito, consegui tirar várias dúvidas!

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas, ainda mais para quem esta iniciando na direção. Gostaria de agradecer ao bom trabalho, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e sucesso no seu aprendizado, qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  26. Muito bom pra quem nao tem noção de direção e esta começando as aulas praticas,ajuda bastante .
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  27. Obrigada gostei bastante vao me ajuda concerteza valeu deus abençoe vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso na sua nova jornada!

      Excluir
  28. Dicas maravilhosas 😍 minha aulinha hj foi assim mas a GNT lendo não esquece!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder ajudar, boas aulas e aprendizado para você, qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  29. Muito obrigado, agradecido pelas dicas estou prestes a realizar as aulas práticas e sou de Brasília Df, e todas dicas são muito boas e bem explicadas dirigir é difícil para quem é complicado , mas para quem é objetivo além de fácil é bem tranquilo, Muito Top estas dicas vale a pena conferir !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio, sucesso na sua nova jornada, qualquer coisa é só perguntar, acompanhe também nosso canal no YouTube e Facebook!

      Excluir
  30. Muito bom material, simples e didático. Grata

    ResponderExcluir
  31. Estou tirando minha 1 CNH ,tive três aula,mais ainda deixei o carro afogar muito ,e chego a pensar q direção não foi feita p mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Essa situação é normal no início, e é resultado ta tensão que você fica, psicológica e física, assim que relaxar mais o corpo, verá que dirigir é uma questão de aplicar comandos no carro e não aplicar força física, ou seja, é tudo questão de jeito, procure observar esse datalhe de rigidez muscular, se não estár muito próxima ou longe para manusear a embreagem, isto é a regulagem do banco, e observar se não está soltando muito rápido a embreagem. Veja esse detalhes e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  32. Adorei as dicas, você também poderia exolica sobre as paradas sem freios como tbm a regulamentada, ia ser interessante. Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Obrigado pelas dicas, vou fazer as devidas correções!

      Excluir
  33. Olá estou tirando minha primeira cnh ,fiz todas as aulas e hoje fui fazer minha prova não passei claro.Minha pergunta é eu iniciei as aulas com um fiat uno com o banco estragado,ai pedi para trocar,30 dis depois me deram um palio,no outro dia,trocaram novamente por um fiat moby zerinho, não consegui me adaptar com ele,isto está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que pena que não passou, mas na próxima vai dar tudo certo! Quanto a questão de trocar de carro, legalmente falando não há nada que proíbe, o que a escola poderia ter feito era conversar contigo para saber se teria algum problema da sua parte, uma questão de valorização do cliente e da opinião dele, o que não teve com você, seria uma coisa de "respeito e consideração". Sucesso no seu novo teste e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  34. Ótimo, me ajudou muito, facilitou a gravar as etapas, esclareceu minhas dúvidas... Muito obrigada!

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.