Pages

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Entendendo a "manobra" do carro.



Manobrar o carro em um local é algo simples, porém para as pessoas iniciantes, isto não é assim, então vou explicar um pouco neste post eu vou passar algumas imagens e explicar o que acontece, pois a maioria das pessoas se perdem na hora em que tem que manobrar o carro em marcha à ré, então começam as dicas da seguinte forma.

Quando vamos dar marcha à ré no carro, neste momento a "TRASEIRA do carro se torna a FRENTE, e a FRENTE se torna a TRASEIRA", e temos que pensar como se estivéssemos naquela posição, e isto tem que ser feito mentalmente, pois pensando assim, ficará tudo muito mais simples. Colocarei algumas imagens abaixo mostrando o que acontece com o carro durante a manobra de ré, que serve tanto para a baliza, bem como colocar o carro em garagem, manobrar ele nas mais variadas situações.

Imagem 01: O trajeto que o carro segue em 1ª marcha e em marcha à ré:

  • Se você engatar a marcha à ré e deixar a direção alinhada, note na flecha azul que o carro anda em linha reta, porém, para trás, sem mudar sua trajetória.

  • Se você engatar a 1ª marcha e deixar a direção alinhada, note na flecha vermelha que o carro anda em linha reta, porém, para frente, sem mudar a sua trajetória.



Imagem 02: Trajeto do carro em marcha à ré e com o volante virado para o lado DIREITO.
  •  Nota-se nesta imagem abaixo que o volante está virado para a direita, e observe como fica as rodas dianteiras.
  • Então, aqui vai acontecer o seguinte, com a marcha à ré engatada, o carro vai seguir com a sua "TRASEIRA" para o lado em que o volante foi virado, ou seja, para a direita, e a frente irá fazer o caminho contrário, que será para a esquerda.



Imagem 03: Continuando...
  • Observe o que aconteceu com a trajetória do carro da imagem anterior para esta abaixo.
  • A "traseira" do carro foi para o lado direito, que é o comando dado no volante.
  • Porém a "frente" do carro foi para o lado esquerdo, e é aí que vira a confusão, porque isto ocorre? É que a tendência natural desta virada total no volante, é fazer com que o carro faça um circulo completo (360°) de ré, voltando ao ponto inicial de partida.

  • Então, se você não tem interesse em fazer a volta completa, deverá parar o carro e virar o volante para o lado contrário, ou apenas alinhar as rodas dianteiras e seguir no caminho desejado.




Imagem 04: Trajeto do carro em marcha à ré e com o volante virado para o lado ESQUERDO.
  • Nota-se nesta imagem abaixo que o volante está virado para a esquerda, e observe como fica as rodas dianteiras.
  • Então, aqui vai acontecer o seguinte, com a marcha à ré engatada, o carro vai seguir com a sua "TRASEIRA" para o lado em que o volante foi virado, ou seja, para a esquerda, e a frente irá fazer o caminho contrário, que será para a direita.



Imagem 05: Continuando...
  • Observe o que aconteceu com a trajetória do carro da imagem anterior para esta abaixo.
  • A "traseira" do carro foi para o lado esquerdo, que é o comando dado no volante.
  • Porém a "frente" do carro foi para o lado direito, e é aí que vira a confusão, porque isto ocorre? É que a tendência natural desta virada total no volante, é fazer com que o carro faça um circulo completo (360°) de ré, voltando ao ponto inicial de partida.
  • Então, se você não tem interesse em fazer a volta completa, deverá parar o carro e virar o volante para o lado contrário, ou apenas alinhar as rodas dianteiras e seguir no caminho desejado.


Aqui vai um link de jogos especifico para manobra que ajudará a entender melhor as manobras, então acessem e divirtam-se: CLICK AQUI.

93 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Me ajudou muito :)

      Excluir
    2. Meu problema é na hora de alinhar o carro no final da baliza

      Excluir
    3. Olá, veja este post:
      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/12/baliza-passo-passo.html

      Poderá lhe ajudar a tirar suas dúvidas e, qualquer coisa é só perguntar!

      Excluir
  2. Muito esclarecedor.Obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. POxa, estou tão feliz por conseguir entender... O instrutor não poderia simplesmente falar isso? Eu sabia que não era burra, é só encontrar a fonte correta rs. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que o post pode te ajudar a entender, e quanto ao instrutor, cada um tem uma forma de ensinar, mas qualquer coisa apareça ai para dar uma olhada.

      Excluir
  4. Muito obrigada pela força e grande ajuda que me deste, pois estou com minha carta à 2 meses e tinha muita duvida para manobra com intenção de estacionar e agora ficou bastante claro. Obrigada meeesmo!

    ResponderExcluir
  5. O que nunca conseguia entender, agora ficou totalmente esclarecido. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. nossa gente...agora comecei a entender, obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, que bom que o post foi útil, qualquer dúvida, é só perguntar!

      Excluir
  7. Obrigada, graças à sua explicação, NUNCA MAIS vou ter dúvidas com para onde vai a trazeira, já perdi noites de sono por isto kkkkkkkkkk tão simples a auto escola ensinar né.Parabéns. Ivani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivani, obrigado pela visita, que bom que o post lhe foi útil, qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  8. Obrigado as dicas me ajudarao de mais,estou na fase de sair sizinha e enfrentando meus medos vc me encorajou muitooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Oie adorei todas as suas dicas confesso que estava super atrapalhada com as manobras brigadooo eu me chamo silvana

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca havia lido nem ouvido nada tão esclarecedor como a sua matéria, simplesmente claro e objetivo. Amei.!

    ResponderExcluir
  11. olá sou iniciante, to com muita dificuldade para virar o veiculo em uma esquina na hora que vou fazer o procedimento eu dou mt espaço acabo saindo na contra mao. será que voce poderia me orientar como devo proceder as vezes eu me cobro dia e noite por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isto é algo normal nas primeiras aulas, mais é algo que vai melhorando aos poucos, mas, uma dica é, ir virando o volante contornando a guia ou até mesmo a linha amarela no solo, é algo parecido como fazer uma curva de bicicleta onde você vai virando o guidão e mantendo, no carro faz a mesma coisa, virando e mantendo o volante que aí vai sair o traçado correto.

      Excluir
  12. obrigado me ajudou muito ,parabéns que Deus te ilumine .

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Já tirei a minha carteira, mas sempre com dificuldade de entrar de marcha a ré, pois com as suas explicações eu entendi melhor. Obrigada! Que Deus te abençoe.

      Excluir
  14. Obrigada! Tão fácil e ninguém soube simplificar! Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  15. Ajudou Bastante Dicas. Obrigada! (;

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Olá, esta manobra é meio complicada de entender mesmo, vou tentar passar um resumo:

      Em marcha a ré, se virar o volante para a direita e andar, a frente do carro vai para a esquerda, tendo como base, o carro fazer um circulo (360º), para o lado que foi esterçado o volante, independente de direita ou esquerda!

      É isto, qualquer coisa, transcreva sua dúvida!

      Excluir
  17. Amei as dicas Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível,que ninguém me explicou assim, olha que eu até tive aula particular e eu só aprendi e entendi com essa explicação Obrigada!

      Excluir
    2. Que bom poder ajudar,sucesso no seu treinamento...

      Excluir
  18. Dirigir de re poxa n consigo acertar o carro . Faço confusão com o volante . Até parei de ter aulas por causa de disso . Até teve choro . Pk a ré e o contrário de dirigir na primeira .... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na verdade esta confusão é nossa mesmo, trafegar em marcha ré, é o mesmo que seguir em 1ª marcha, não muda absolutamente nada, o que precisa saber neste momento é que, a parte de trás do carro agora virou a frente e fazer as mesmas manobras, apenas isto, qualquer dúvida é só perguntar.

      Sucesso...

      Excluir
  19. Instrutor Ismar,

    Os seus posts têm me ajudado muitíssimo, nossa. Show! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e, que bom poder ajudar, sucesso na sua nova jornada!

      Excluir
  20. tenho muito problema na baliza na hora de desfazer a volta viro mais ainda...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto a sua dúvida, terá sempre duas opções, uma delas é contar as voltas que está fazendo no volante e, a outra opção é, virar todo o volante e desvirar as duas voltas para centralizar o volante, se for direção hidráulica, será uma volta e meio.

      Sucesso...

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Parabens!!! Dirijo há pouco tempo,essa minha duvida era constante e todo dia ao tirar o carro da garagem faço uma confusão. Entendi tudo!! Nunca me explicaram isso. já perguntei ao meu esposo se eu virar o volante pra que lado o carro vai? Ele me disse:Para o lado que voce virou o volante. Minha garagem é dentro do condominio, saio em lina reta de um lado várias traseiras de carros do outro lado uma parede, um caminho apertado. Ttenho que sair de ré e depois descer uma rampa enorme de ré. Sempre me confundo ao virar o volante para ajustar a saida. Ás vezes estou muito próxima dos carros ou da parede, ai tento acertar... É um bolo doido. Quando vejo um vizinho próximo, disfarço finjo que estou ligando o rádio, até ir embora. rsrsrsrs Tenho certeza que amanha vou sair de letra. Obrigada, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e que bom poder ajudar, comenta depois como foi sua noção saída, compartilhe sua experiência, abraço e sucesso...

      Excluir
  23. Boa tarde minha duvida e na hora de tirar o carro da caragem de rer,agaragem e muito estreita quando vejo o carro esta encostado na parede .air vira confusao pois nao sei para onde virar o volante.tenho duvidas também na hora de por o carro na garagem não tenho noção se afrente do carro vai encostar na parede ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, a saída da garagem, você pode fazer assim,veja em que posição está os pneus dianteiro, s é estiverem virados, deve alinha-los, também verificar a distância do carro para a parede,assim vai ficar mais fácil sair, deve manter a direção alinhada, andando reto e se precisar afastar um pouco o carro da parede, é só virar um pouco o volante para o lado oposto da parede,mas tome cuidado para não virar de mais o volante e acabar batendo a lateral dianteira do carro na parede, estes são os cuidados para a saída.

      Na entrada,deve acompanhar o carro paralelo a parede, quitando para não bater também a lateral dianteira do carro, está é a parte mais difícil, requer calma e olhar tudo para não bater, assim que o retrovisor alcançar a parede, ai você pode usar a janela e o retrovisor para não bater o carro ou retrovisor na parede. Espero que estas informações possam ajudar e qualquer dúvida é só perguntar.

      Sucesso.

      Excluir
  24. Boa tarde minha duvida e na hora de tirar o carro da caragem de rer,agaragem e muito estreita quando vejo o carro esta encostado na parede .air vira confusao pois nao sei para onde virar o volante.tenho duvidas também na hora de por o carro na garagem não tenho noção se afrente do carro vai encostar na parede ou não.

    ResponderExcluir
  25. minha duvida é,sempre entro de ré na garagem,tenho um ponto de referencia onde paro,faço todo o giro para a esquerda em primeira marcha,vou soltando a embreagem,assim que solto a embreagem tem necessidade de desfazer o giro,ou só quando centralizar a traseira no portão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, se está fazendo a manobra e está dando tudo certo, continua fazendo assim mesmo,não existe uma regra para manobras, se o que faz, está dando certo, isto significa que está fazendo correto, mas se quiser, com base na sua manobra, percebendo que está centralizando o carro,você pode já começar a desviar o volante também é continuie deixando o carro andar devagar, assim é outra forma que pode tentar também.

      Sucesso...

      Excluir
  26. Olá eu iniciei minhas aulas de direção faz poucos e já noto algumas dificuldades...como acelerar, frear, embreagem e as luzes eu tenho noção de direita e esquerda mas no nervosismo que as vezes minha instrutora me deixa penso mais nervosa e acabo errando mais ainda. Me diga é normal errar nesses tipos de coisas nas primeiras aulas e como faço para melhorar as minhas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a suas dúvidas, é normal sim,principalmente por ficar nervosa e tensa, acabamos por nos perder mais ainda diante do stress, o que pode fazer é, conversar com sua instrutora e explicar a situação, se for o caso, pode até solicitar a troca por outro instrutor junto a sua escola, para melhorar seu despenho, é importante melhorar este detalhe da instrurora, pois ela está lá para te ajudar e não atrapalhar, tenho um post explicando sobre o uso dos pedais, procure estuda-los também, qualquer dúvida é só perguntar, sucesso na suas aulas e aprendizado!

      Excluir
  27. ameiiiii
    Obrigada
    Vou ter mais coragem agora

    ResponderExcluir
  28. Nossa, queria ter lido isso quando tirei carteira. Ninguém conseguiu me explicar isso, tive que descobrir sozinha e não foi nenhum pouco prazeroso. Tenho carteira de motorista há dois anos, mas quase não dirijo. Até hoje, minha maior dificuldade é, enquanto estou executando uma manobra, acertei o carro, ele está alinhado à calçada, mas preciso dar uma ré "reta" para trás para ele entrar na faixa da vaga certinha. Simplesmente não sei olhar o volante e saber se roda está reta. Eu começo a dar ré e o carro começa a entortar de novo (às vezes, tento me guiar por aquela logomarca do carro que fica no meio do volante, mas não adianta). Daí fico nervosa e me perco. Acho desmotivador e dá vontade de desistir. Nunca vi ninguém ter uma dificuldade tão primária, credo! Só sei dirigir "para a frente" haha Alguma dica? Adorei o blog, parabéns e muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a esta dúvida, isso é normal, até mesmo eu me perco com isso,mas, pode agir das seguintes formas:
      1. Perceber o comportamento do carro ao se movimentar e já ir corrigindo, ou
      2. Parar o carro e virar o volante todo para um lado e contar as voltas para alinhar a direção, se for direção hidráulica, vai desvirar uma volta e meia, mais ou menos, e se for manual, será duas voltas.

      São essas as formas de acertas a sua dúvida, espero que possa te ajudar, e claro, a segunda é bem mais fácil! Sucesso!

      Excluir
    2. Ajudou muito! Nunca tinha pensado em fazer essa segunda dica, é infalível! Muito obrigada mesmo. Pelo blog e pela paciência nos comentários. Todo o sucesso!

      Excluir
  29. Olá! Eu tinha que dizer: obrigada! Eu encontrei, parece que por encomenda, a solução para a grande maioria das minhas dúvidas e medos com relação a finalmente pegar o carro depois da habilitação. Seu trabalho é lindo! Parabéns, e muita luz! Novamente, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que o blog pode te ajudar e motivar, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  30. Oii, tenho muita dificuldade em dirigir de ré. E por isso acabo não pegando o carro. Acho que este post está muito boooom e me ajudou bastante!!! Me restou apenas mais uma dúvida: Qual a maneira certa de ajustar os retrovisores laterais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Que bom saber que a postagem lhe foi útil, quanto a regulagem dos retrovisores, procure fazer com que possa ver mais do ambiente e menos do carro, e se for regular para a ré, faça a mesma para aandar para a frente, pois a visão deve ser a mesma!

      Vou providenciar um vídeo explicando melhor esta situação.

      Sucesso na sua nova jornada!

      Excluir
  31. Essas manobras a gente vai entendo com a prática,já tive muita dificuldade, vontade de desistir, tô melhorando cada dia. Muito obrigado, sua explicação ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Que bom saber que a postagem lhe foi útil e, realmente é só com o tempo e a prática que vamos pegando o jeito, sucesso!

      Excluir
  32. Tirei a minha carteira fez 03 meses, mas ainda tenho dúvida em alguns requisitos no dirigir, como entrar de ré sempre peço a alguém, pois fico com vergonha de errar algumas vezes eu tentei, mas eu sentia que o carro estava virando ao contrario ficava logo nervosa, porque você não faz um video mostrando? Ficaria muito grata, pois suas explicações são ajuda muito quem está com dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou trabalhar dirigindo, mas quando chego no trabalho tenho o maior problema, pois tenho que entrar de ré ai fico todo perdido sem saber que lado girar o volante correto, isso me deixa nervoso e triste me sentindo incapaz. Vejo que suas explicações são bastante validas para quem está começando a dirigir agora como eu.

      Excluir
    2. Obrigado pela visita!

      Quanto à sua insegurança, isso é normal e com o treino e a calma, você pega o jeito, e como expliquei no post,na ré o que tem que lembrar é, a traseira virou a frente e vira o volante para o lado que que se aproximar, usou esta regra você não vai errar nunca, e sempre fazer com calma a manobra, não querer fazer correndo agora no início, com tempo pega-se a prática e a agilidade, sucesso na sua nova jornada e, qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
    3. Sobre o vídeo, vou fazê-lo e obrigado pela sugestão, é muito bem vinda!

      Excluir
  33. Parabéns pelo post agora entendi a lógica das manobras com ré, obrigada! Agora vou treinar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Que bom poder ajudar, sucesso no seu aprendizado e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  34. Sensacional estou em fase inicial muito esclarecedor.parabéns pela bela explicação;você sabe se colocar no lugar do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela visita!

      Obrigado pela prestígio e elogio, acredito que o instrutor prático, por trabalhar individualmente com o aluno, deve-se adaptar a cada um deles, e não o aluno se adaptar ao instrutor! Sucesso na sua nova jornada e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir
  35. Muito boa explicação,tem que entender os princípios. Parabéns.

    ResponderExcluir
  36. Muito inteligente simples e esclarecedor,parabéns pela sua iniciativa em ajudar e nos encorajar
    O que parecia tão complicado,você sabiamente nos provou o contrário.

    ResponderExcluir
  37. Excelente explicação.

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigada pelo post, me ajudou a entender melhor a marcha à ré :D!

    ResponderExcluir
  39. Não consigo entender como é possível andar de ré, então na minha cabeça é do tipo se quero ir para direita devo colocar o volante para esquerda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, quando se dá ré funciona da mesma forma como faz para a frente, quer que a parte de trás do carro vá para o lado direito, deve virar o volante também para o lado direito, é a mesma coisa, se virar o volante contrário não vai sair nada!

      Obrigado por sua visita e prestígio e qualquer dúvida é só perguntar!

      Excluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.