Pages

domingo, 24 de junho de 2012

Dirigindo um carro na via.




Hoje, muitas pessoas tem interesse em tirar sua " carta de motorista" ou Carteira Nacional de Habilitação, porém a hora que elas entram no carro, e senta pela primeira vez ao volante, elas tem as mais variadas emoções, desde   umas euforia até, nervosismos, tremedeiras, entre outros sintomas, e a hora que dão a partida no carro, fica mais interessante ainda, pois estas reações adversar se intensificam.

Todos estes sintomas, os que são prejudiciais, devem ser contidos e controlados, pois eles só atrapalham a pessoa, porém eu sei que não é nada fácil para quem está fazendo isto pela primeira vez, ou passou por algum trauma ligado ao carro, como um acidentes, ou aquele familiar que sai com você,  e fica gritando e berrando palavrões e desesperado mais que você, e isto acaba por te bloquear e você entra naquela famosa frase "medo de dirigir".

Se você já tem a CNH, eu te aconselho a procurar uma autoescola ou aquelas empresas ou pessoas que tem veículo adaptado e dão treinamento para pessoas habilitadas, e fazer umas aulas de reciclagem pois será  muito mais seguro e tranquilo para você. Depois em casa você pode pegar um familiar ou amigo mas calmo e pedir pra ele ir contigo dar uns passeios para que possa ir perdendo o medo. Porém eu deixarei umas dicas ai na sequência.

Se você já tem carro em casa, vá lá fazer uma companhia a ele, trocar uma idéia, e tenha um dialogo com ele, pegue a chave e abra o carro, sente no banco do motorista, arrume o banco para alcançar os pedais, coloque a chave no contato e se não tiver seguro, não dê partida, e se for ligar o carro, certifique que ele está desengatado ou no "ponto morto", então mecha nos espelhos, coloque o cinto de segurança e comece a conhecer a maquina que fará parte da sua vida, vá se ambientando aos poucos, isto irá te liberar de muitas emoções ruins. Se tem certeza do que fazer, pode ligar o carro para ouvir o barulho do motor, sentir o acelerador, sentir o carro passando comunicação ao teu corpo, que é ele estar tremendo pelo motor ligado.

O ato de dirigir envolve totalmente a coordenação motora e a visão, e quando você está aprendendo a dirigir, tem que se preocupar com as duas situações, porém após você dominar a coordenação, tudo fica mais simples e ficamos apenas com o trabalho visual, que é só ver, usar os olhos, porém a coordenação é a parte mais difícil, pois normalmente a pessoa vem com medo do carro, ônibus e dos outros ocupantes da via, e qual é a resposta para isto? Ficar duro e travado, as mãos apertando forte o volante, as pernas travadas que impedem ou dificultam o acionamentos dos pedais, o corpo inteiro duro e tenso, e isto acaba por comprometer a coordenação motora da pessoa, e o que fazer? Simples, deixar o corpo solto e leve!

Quer entender melhor isto? Então, sabe quando a gente entrega um papel e um lápis a uma criança, e ela começa a rabiscar, sem forma ou sem sentido, como esta imagem abaixo.




 O que podemos entender desta image? E dizemos a criança que ficou lindo não é! Isto é o que acontece com a pessoa começando a dirigir, tudo é muito abstrato e sem forma, mas vamos compreender melhor o que é dirigir e o que é transito, pois isto é a nossa sobrevivência hoje, pois dependemos do transito para tudo na nossa vida. Para tirar a carteira de motorista hoje é preciso fazer aulas teóricas, mas as pessoas não dão a menor importância para esta, porém ela tem um papel fundamental para que possamos conduzir um carro na via, porque é lá que a pessoa irá aprender as regras que o condutor precisará cumprir quando estiver ao volante. Nas aulas teóricas a gente aprende as regras para aplica-las ao transito, como a sinalização da via que é feita por placas verticais e faixas pintadas ao solo, e que precisamos respeita-las.


O transito, é estarmos com um carro em uma via e observar a movimentação de outros veículos e pessoas que estão utilizando a via com você. Mas é preciso aplicar as regras na direção do carro, como por exemplo um sinal vermelho que obriga o motorista a parar o seu carro e esperar o mesmo ficar verde para dar continuidade a sua vida, ou seja uma regra que o motorista tem que cumprir.


O medo de dirigir é tão grande que a hora que a pessoa vai dirigir em uma rua mais movimentada, ela bloqueia e não consegue fazer nada direito. O carro é uma maquina e que para ser usada, é necessário ter conhecimento sobre ela, e o grande segredo de dirigir, está neste conceito de " eu conheço esta maquina", e tendo este conhecimento você verá que dirigir não é tão difícil assim. O básico dela, eu deixarei em perguntas na sequência.


1 - O que é volante, para que serve, quais rodas do carro ele atua, e qual é o movimento que ele faz nas rodas?
http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/07/sistema-de-direcao-do-carro.html
2 - Para que serve o acelerador?


3- Para que serve o freio?


4 - Para que serve a embreagem?


5 - Para que serve as marchas?
http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/05/trocar-de-marcha-e-pedais-de-comando.html

Nestes links você terá a resposta de forma mais simples para estas perguntas.Tendo conhecimento destes itens e sabendo para que serve estes, será bem mais fácil dirigir um carro e não ter medo dele, pois quem controla ele é você, e ele não tem vontade própria.




0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.