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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Como colocar o carro em movimento.

Esta manobra é conhecida também como "arrancar com o veículo", bem para facilitar a vida das pessoas que estão iniciando agora neste novo mundo, que é dirigir, vou passar algumas dicas sobre esta manobra que é o inicio de tudo, por o carro em movimento, sair da inércia e fazer o carro se movimentar sem que ele apague o motor, ou saia as solavancos. As explicações à seguir, são formas de arrancar com o carro, e as marchar utilizadas nesta manobra é a 1ª marcha ou a ré.

Vamos começar a falar deste assunto inicialmente por geografia! Pois ela nos ajuda muito na hora de sair com o carro, então vamos pensar em 3 situações de geografia da superfície, temos então: Subidas, Plano, Descidas,  e as cores vão representar a dificuldade de cada caso, e vou explicar cada caso à vocês individualmente.


  • ACLIVE / SUBIDA: Este é o caso mais difícil, pois você dependerá da embreagem do carro, ou do domínio dos pedais, acelerador e embreagem em conjunto, e poderá ser realizada em 1ª marcha ou Ré. Então vou explicas 3 formas de realizar esta façanha:


  • Uso de Meia embreagem - Engatar a marcha que pode ser a 1ª ou ré, ir soltando o pedal da embreagem até sentir o carro ter uma leve trepidação, liberar o freio e ver se o carro fica parado ou começa a andar a direção que você deseja, caso isto não ocorra, é só liberar mais um pouco a embreagem, e ir experimentando até encontrar o ponto certo.
*** Este controle só funciona em carros com motor 1.0 e que sejam leve, pois se for um carro muito grande e pesado, deverá ser feito pelo método a seguir.


  • Controle de embreagem - Engatar a marcha que pode ser a 1ª ou ré, ai você terá que soltar rápido o pedal do freio e acelerar soltando simultaneamente o pedal da embreagem, tem que ser tudo muito rápido e sincronizado, para que você não deixe o carro ir na direção indesejada, e mantenha ele parado ou seguindo a direção que você quer. 
*** Este é o controle que terá de ser feito em um carro maior e mais potente com motores 1.4, 1.6 entre outros, e carros com sistema de alimentação à carburador. Sugiro treinar em um local plano antes, e no final do post terá um vídeo explicando como será feito.




  • Controle duplo de freio e acelerador - Este caso depende do seu pé direito segurando o freio e o acelerador ao mesmo tempo, ai você vai liberando a embreagem e quando perceber que o carro quer andar, você libera o freio e fica só no controle da aceleração e embreagem, a imagem abaixo mostra o jeito de posicionar o pé nos pedais do freio e acelerador e o vídeo explica como fazer.






  • DECLIVE / DESCIDA:  Este é o caso mais simples e fácil, pois você prepara o caro, engata a marcha e libera o freio e o carro já sai na direção que precisa.

  • PLANO: Esta situação é tranquila também, pois o chão irá deixar o carro parado e ele não vai nem para trás ou frente, ai é só ir tirando o pé da embreagem e ir acelerando junto, e o carro vai andar.


Este vídeo abaixo mostra todos os casos já visto acima, porém a imagem ficou um pouco escura na hora do upload, mas é possível entender bem o que deve ser feito.


63 comentários:

  1. kkkk é dificil mais vc explicando, torna se impossivel de ñ conseguir obrigado pela explicações.Abço

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  2. muito obrigado por nos ajudar pois nessa hora nao podemos nem contar com os proprios parentes.daiane franca

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    1. Ola Daiane Franca, seja bem vinda sempre que precisar, quem bom poder ajudar as pessoas quando elas precisam, e para falar a verdade pra você, a família ou parente é complicado de ajudar mesmo, pois não existe uma separação de relacionamento entre vocês, como ocorre com um estranho, como o instrutor da autoescola, pois o mesmo não pode faltar com respeito e cordialidade ao aprendiz, então quando precisar, acesse o blog aí mesmo.

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    2. Como eu faço quando for virar uma esquina ?

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  3. Gostei muito das suas aulas. Eu tirei carteira ja faz 4 anos peguei medo de dirigir pq deixo o carro morrer e me bato na sumida. Tenho um cordoba e nele tem que fazer o Controle duplo de freio e acelerador, mas meu pé é pequeno não consigo lidar com freio e acelerador juntos. Ai nunca dirigi depois que tirei carteira.
    Michelli

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  4. Olá Michelli, obrigado por sua visita, então você viu a explicação sobre este controle duplo, você pode fazer assim também, pegue o carro parado e experimente usar o tornozelo para acelerar e o peito do pé para controlar o freio, ou quando houver necessidade, você pode fazer como a maioria das pessoas, usar o freio de mão para segurar o carro e fica com o pé livre para o acelerador! E quanto a dirigir, pegue o carro sempre que tiver a oportunidade, em pequenos trajetos para ir se renovando, e pegar a pratica novamente, não tenha medo de errar, faz parte, e insista que você irá conseguir!

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  5. ola eu não sei controlar a enbreagen na hora de arrancar um carro 1.0

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    1. Ola, tudo bem, poderia dizer qual é a sua dificuldade?

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    2. Nao tenh dominio no carro e no volante

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    3. Olá, então o domínio do carro vem ao longo do treino e de relaxar ao dirigir, precisa deixar o corpo solto e entender que toda rigidez do corpo só atrapalha, e quanto ao volante, mantenha as mãos num ponto fixo dele, tipo horário 9 e 15, e só tire as mãos desta posição se for fazer curva, e caso contrário vire mas sem tirar as mãos do lugar, é como controlar uma bicicleta, a diferença é que esta com o volante na mão, e uma dica que não custa caro e que vai te ajudar é, jogar videogame daqueles que tem em shopping que parece um carro mesmo, isto é uma especie de simulador que ajuda muito.

      Qualquer dúvida estou a disposição!

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  6. VOU VER MAIS VEZES ESSE VIDEO, POIS AINDA NÃO ENTENDO NADA E TENHO QUE TIRAR MINHA HABILITACÃO,ACREDITO QUE SERÁ ÚTIL.

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  7. Estou pensando ainda sobre habilitação...rsrs tenho que ter coragem para isso ...tenho um medo!

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  8. olá vc acha melhor antes de tirar carta treinar com alguem ou o correto é tirar na auto escola mesmo?

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    1. Olá, obrigado pela visita, então, perante a lei o correto é você ir direto para a autoescola, pois terá um carro preparado para algum imprevisto, e te orientar a aprender em casa e depois ir pra escola, seria errado da minha parte, mas fica a seu critério, te garanto que se você tiver uma noção ao iniciar as aulas, tudo ficará bem mais fácil, abraço e boa sorte.

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  9. Olá, vou fazer mais um exame no próximo dia 11 de outubro, já é a quarta vez que vou tentar, e nos exames anteriores que sempre começaram pelo alinhamento de ré, não passei dessa manobra, pois tive dificuldade de realizá-la, não tanto por causa da embreagem, mas tenho dificuldade em manter o volante reto, e quando vou olhar para traz, sempre movo o volante e afasto ou aproximo muito o carro da guia, daí fico nervosa por não saber alinhar o carro novamente e perco o controle.No primeiro teste cheguei a subir na calçada e e´claro fui reprovada, desde então peguei trauma dessa manobra, estou treinando, nas aulas com a ajuda do instrutor costuma dar certo, mas ainda tenho receio com relação a essa manobra.você tem alguma dica para que eu consiga manter o volante reto?

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  10. Olá Elizabeth, obrigado por sua visita, então a parte de alinhamento é um pouco difícil mesmo e sugiro o treino que você já esta fazendo, o que pode ser feito de dica é parar o carro para ver o que esta fazendo, então vá fazendo isto, parando o carro e analisando a trajetória que você esta tomando, e dê uma linda nos post de manobras que tenho aqui, que podem te ajudar bastante, e peça para seu instrutor deixar você fazer sem o auxilio para que você tenha mais segurança e tire as dúvidas com ele.
    Boa sorte e qualquer coisa comente aí.

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  11. Olá , preciso urgente de uma dica para perder o medo que tenho quando estou numa via de mão dupla de sentidos opostos , sempre entro em pânico ao ver um carro se aproximando na minha frente. Por favor!

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    1. Olá Jan, veja bem, não existe dica para isto, o que você deve fazer é tentar se controlar e aceitar que para utilizar um veículo na via, existe regras as quais os motoristas devem cumprir, e para este seu caso, esta regra é valida.

      Na via de sentidos opostos, cada carro deve permanecer em seu espaço, e para isto, existe a linha de divisão de fluxo no meio da via, e na ausência dela, basta os motoristas imaginarem esta no meio da via.

      O que é necessário da sua parte é ter calma, pois o outro carro não deve invadir o seu espaço e pronto, e nem você o dele, mas caso seja necessário que você faça uma conversão a esquerda, você deve esperar os carros do sentido oposto passar e só então fazer a sua manobra, e se a situação de virar for do carro oposto, eles que dever esperar você passar e só então eles farão a manobra.

      Espero que isto possa te ajudar, e se precisar, me responda um pouco mais claro sobre a situação, pois ficou um pouco vago o seu medo. Em que situação é o medo, se é só porque tem carro no contra fluxo ou por causa de uma manobra, ok.

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  12. Na hora de sair com o carro pisar na embreagem e no freio,levantar um pouco o pe da embreagem ate o carro dar uma tremidinha, e ai tira o pe do freio e sair,e certo?

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    1. Olá, esta certo sim, esta é uma formar de colocar o carro em movimento.

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  13. Boa tarde, sou babilitada há 5 anos, exatamente a mesma quantidade de anos que não dirijo, tenho medo de tudo até de dar ´partida com ele na garagem... quero muito voltar a dirigir pra agilizar meu dia dia, obrigada.

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    1. Olá.
      Sei como é difícil dirigir e o medo é um grande vilão nosso, então o que te aconselho é procurar uma autoescola ou alguém na sua região que dê aula para habilitados para você dar uma treinada e depois pode pegar o seu carro.

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  14. ola tudo bem estou com medo e muitoe dificil de aprender fiz um exame e reprovei na baliza vou tentar novamente mais estou com medo da embreagem as vezes o nervoso toma conta e o carro morre nunca tinha dirigido todos de casa fala acho que voc nao aprendeu nada na auto escola nao sabe meia embreagem nao sabe a baliza meu marido fala o que foi fazer la na auto escola e dificil 20 aulas para quem nao sabe nada e compricado de aprender tudo estoou muito anciosa mais meu marido falou que nao vai mais pagar aulas nao tem dinheiro e eu estou desempregada paguei outro exame com o dinheiro que havia guardado agora quero que deus me ajude nesse outro exame reze por mim michele.

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    1. Olá Michele, desejo que tenha sucesso no seu exame, e tenha calma na hora do teste, tente respirar, e só ligue o carro ora que você tiver mais calma, e quanto a embreagem, tente deixar a perna mais relaxada que vai ser melhor, e dê uma olhada nos vídeos deste post que tem umas dicas para facilitar o uso dela.

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  15. Já tirei a carteira. Mas, procurando o esclarecimento de algumas dúvidas quanto a redução de marcha com o carro em movimento, encontrei o seu blog. Gostei da forma como você orienta os conteúdos porque, algumas vezes, eles são muito complexos; muito do que questionamos depende de prática. No meu caso, depois que tirei a carteira, parece que relaxei um pouco mais. Mas não me acanho em buscar auxílio quando necessito. Parabéns pelo seu Blog e pelas ilustrações que são muito instrutivas.

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    1. Olá Crisbrasil, obrigado pela visita.

      Você esta correta na sua atitude, pois a gente nunca sabe tudo e eu volta e meia também estou procurando e trocando ideias com outros sobre direção, pois não tem como saber tudo, e que bom que gostou do blog, e estou aí para novas sugestões e opiniões que tento fazer na medida do possível.

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  16. Vou prestar bem a tenção nas suas explicações .
    Muito bom ,Obrigada!

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  17. Duas/três perguntas:
    a) usar o pé direito no freio e no acelerador ao mesmo tempo não é irregular ? Já me disseram que não se deve fazer tal manobra. Pés pequenos é complicado viu?
    b) No farol, em geral, com inclinação, segurar só no freio de pé + engatada 1a + embreagem no fundo, o uso de freio de mão junto, é um reforço p não descer de ré ou desnecessário? Ou se usar só o freio de mão, nesse caso é melhor o carro no ponto morto e pé fora da embreagem, só acionando para engatar, acelerar e soltar o de mão gradativamente? Qdo usar os dois freios de forma obrigatória ou não. sou muito boa no fazer o balanço, nunca uso o de mão praticamente, mas já disseram que isso encurta a vida da embreagem. Encurta ou não?

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    1. Olá Lia.

      Quanto a sua pergunta "a", não é irregular não, desde que você consiga fazer, esta é uma técnica de controlar o carro na arrancada em um aclive.

      Pergunta "b", você tem várias opções e já conhece todas elas, parabéns, mas assim, se já esta usando o freio do pé, não precisa o de mão neste momento, a não ser que queira preparar o carro para arrancar, usando o freio de mão para o carro não voltar, e assim terá o pé direito livre para o acelerador.

      Se quiser, pode também colocar o carro no ponto morto, acionar o freio de mão e ficar com os pés livres, e depois fazer o que disse (usar só o freio de mão, nesse caso é melhor o carro no ponto morto e pé fora da embreagem, só acionando para engatar, acelerar e soltar o de mão gradativamente), porém, neste caso, vai atrasar um pouco a sua saída se não controlar o tempo de abertura do semáforo.

      E quanto ao controle de balanço que faz com o carro, parabéns novamente, poucas pessoas conseguem, ela encurta sim a vida útil da embreagem, aí é melhor deixar no ponto morto, ou parar e ficar com a embreagem acionada completamente, pois este balanço mantém fricção entre platô, disco e volante do motor, reduzindo a vida da embreagem.

      Segue uns vídeos para você dar uma olhada, como é interessada e manda bem, vai aí uma dica extra:

      https://www.youtube.com/watch?v=nlLd7nKbLyI

      https://www.youtube.com/watch?v=LDacsX6T-Ks

      https://www.youtube.com/watch?v=cDbHc-SDY8A

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  18. por favor faça uma postagem de como se faz para colocar o carro na garagem
    obrigada

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  19. obrigada pela postagem que eu solicitei ficou otima obrigada mesmo e que Deus te ilumine sempre

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  20. Olá professor, gostaria de uma ajuda: estou na minha sexta aula e estou com dificuldade para conseguir alinhar o carro quando dobro a esquina. Assim que dobro acabo colocando o carro muito pra cima da calçada, aí o instrutor pede para alinhar e eu acabo colocando o carro muito no meio da pista, aí vou tentar colocar no canto da minha mão e fica nesse ziz zag. Já estou ficando desanimada com essa situação e me achando imbecil. Quando mais tento mais ansiosa fico e faço tudo errado, Na verdade estou ficando muuuuiiiiito desanimada. Ainda faltam 16 aulas mas tenho receio de não conseguir avançar. ME AJUDE, por favor. Obrigada, Gilcea.

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    1. Olá Gilcea, obrigado pela visita, e quanto a esta sua dúvida, esta situação é normal, todos os iniciantes tem esta dificuldade no inicio, e o que pode ta acontecendo também, é que você pode estar acelerando muito forte durante a manobra, aí a tendência do carro é ir para a calçada, e você não consegue desvirar o volante a tempo, então evite isto, acelerando suave, ou não acelerando, vai depender da situação, tipo, subida acelera pouco mais forte, descida e plano quase não acelere na manobra.

      Outra situação é, você estar virando demais o volante, tipo, inicia a manobra e vira, vira, vira e não consegue retornar, e o resultado é o zig zag mesmo, então experimente ir virando gradativamente, tipo como faz uma curva com a bicicleta que você não vira tudo de uma vez, e vai virando o que é necessário.

      Espero que isto te ajude, e qualquer coisa volte aí para perguntar, sucesso!

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  21. Olá Instrutor,
    Me ajude! Estou dirigindo a duas semanas e já bati o carro duas vezes em frente de casa quando estou chegando, uma vez em um carro parado e outra no portão da garagem. Minha irmã que já dirige há anos diz que piso no acelerador, pois só assim para o carro avançar. Bom eu tenho quase certeza que não piso, estou chegando devagar em 1ª marcha, pisando no freio e embreagem e derrepente o carro avança e aí já não controlo e bato. Eu não sei o que acontece, minha pergunta é, pode o carro avançar pisando na embreagem de forma incorreta? Obrigada!

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    1. Olá Kelly, obrigado pela visita, e quanto a sua dúvida é o seguinte, quando você aciona a embreagem, ocorre o desacoplamento do motor e câmbio, e se está em um declive, o carro pode ganhar velocidade sim, e pode acontecer de se assustar e acabar por soltar a embreagem rápido e acelerar, e como você já esta dirigindo, o que é bom para pegar prática, te oriento a acionar a embreagem, e mantenha o controle da velocidade com o freio e cuide para não soltar a embreagem, e vá devagar para não perder o controle. Veja e tente fazer novamente assim e qualquer dúvida, volte aí para perguntar.
      Sucesso!

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  22. Olá Instrutor Ismar,
    Muito bacana seu Blog e essa disposição em ajudar quem tem dificuldades. Parabéns!
    Obrigada pelo retorno, no meu caso os ocorridos se deram eu tentando parar o carro, então penso que soltei a embreagem e o carro avançou para frente ocasionando as batidas. No caso da garagem estava subindo a rampinha e mesmo assim ele avançou para cima do portão.
    Quando quero parar o carro, piso no freio e depois na embreagem até o fim para o carro parar?

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    1. Obrigado! Então Kelly, pode ser no caso da batida do portão, que você tenha soltado muito a embreagem e o carro foi rápido de mais e acabou por colidir, isto é comum de acontecer quando não temos muita prática, então treine manobras em uma rua tranquila para que possa pegar um bom controle e domínio dos pedais, e lembre-se que quando em manobra, nunca deve soltar completamente o pedal da embreagem, pois se fizer isto, perderá o controle do carro.

      E quanto a sua outra pergunta, é assim mesmo como descreveu, freio e embreagem, com um pequeno detalhe, acione toda a embreagem, mas não necessariamente pare o carro quando fizer isto, vá controlando o freio para levar o carro o mais próximo possível do que deseja, e também não esqueça como já falamos, que acionando toda a embreagem, dependendo da situação o carro pode ganhar velocidade, e quem controla esta é o freio, "velocidade = freio", sucesso e saiba que pode contar comigo.

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  23. Boa tarde!

    Tirei carta há 2 meses e só voltei a dirigir agora. Estou com dificuldade de encontrar o ponto da embreagem sem demorar, eu na maioria das vezes demoro, e se isso acontecer no trânsito imagino que vai atrapalhar... como encontrar o ponto da embreagem sem demorar?
    Também não estou conseguindo frear tranquilamente, por mais que eu tente sempre da aqueles tranquinhos no final...
    Outra situação que me imagino, mas que ainda não passei, se estou subindo e os carros da frente precisarem parar várias vezes, como faço isso sem que o meu carro volte para trás?

    Obrigada!

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    1. Olá, obrigado por prestigiar o blog!

      Sobre suas 3 dúvidas, é o seguinte:
      1 - Para ser mais ágil no ponto da embreagem, a solução é treino, tenha sempre em mente que irá atrapalhar sempre o carro de trás, assim como o carro da sua frente te atrapalha! É melhor demorar um pouco mais para arrancar, do que ter que dar partida no carro que apagou, isto demora bem mais, novamente, treine, assim pegará com mais facilidade o ponto da embreagem.

      2 - Trancos no final da frenagem pode ser pelas seguintes situações:
      - Está demorando muito para acionar a embreagem, sugiro que para pegar bem o jeito, faça assim, pisou no freio, acione também a embreagem, assim não terá os trancos.
      - Acionando forte de mais o pedal, evite levantar o tornozelo do chão a ora de frear, pois assim você exerce muita pressão sem necessidade no pedal, ou procure acionar o pedal de forma constante, indo intensificado a força do seu pé no pedal.

      3 - Esta última é a mais difícil de todas e novamente sugiro que treine, pois nunca sabemos a hora em que vamos passar por tal, mais a regra básica é, se tiver que parar várias vezes, terá que manter o carro sempre na 1ª marcha e manter a embreagem sempre semi-acionado, aquela tal de meia-embreagem que você aprendeu, junto com esta precisará também de aceleração para dar mais força ao motor, e a calma é de fundamental importância para um bom controle do carro.

      Espero que esta dicas lhe ajude e como já sabe destas situações, procure uma rua tranquila com subida e treine andar devagar entre 1ª e 2ª marcha, pois não é dificil dirigir devagar, requer apenas o treino.

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  24. Pena que minha net é muito lenta,mais deu pra enterder muita coisa no seu post,mesmo sem poder ver os videos!!!!!Obg Ismar vc mim ajudou muito cm seu blog!!♥♥♥

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  25. Na subida com um 1.6, na hora de sair, tiro mais ou menos metade da pressão do pedal embreagem e começo acelerar? Certo?

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    1. Olá, vai ser mais ou menos isto que você disse! Só tome cuidado para não acelerar muito forte e soltar de uma vez só a embreagem restante, pode acabar batendo. Treine!

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  26. quando se esta dirigindo tem que ficar pisando no acelerador ou piso ponho na velocidade e tiro o pé? Obrigada !!

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    1. Olá Nara, quando estiver dirigindo, terá que fazer alternar entre acelerar e parar, pois a velocidade do carro vai depender da aceleração, marcha e superfície por onde trafegar, exemplo, num declive, e por isto a aceleração é alternada com uma frenquencia para manter a velocidade desejada.

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  27. estou fasendo aulas de direçao mas estou muito tença ja fis des aulas mas estou pessima o que eu faço para me comcentrar obrigado!

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  28. Arranquei com o carro hj sozinha,depois de 8 anos de habilitada ,nunca ninguém me ajudou assim! Obrigada

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    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Que bom que conseguiu arrancar com seu carro, sucesso na retomada de volante e qualquer dúvida é só perguntar!

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  29. A sua explicação é muito boa. O que eu gostaria de saber são duas coisas: a primeira é que estou com dificuldade para passar no exame de rua, já repeti 3 vezes , posso estar calma mas quando entro no carro com o examinador parece que estou vendo um fantasma, minhas pernas tremem tanto que não consigo ficar com os pés nos pedais, o que devo fazer? E a outra pergunta é: estou fazendo aula em um carro 1.0 e comprei um 1.6, fico insegura para fazer uma curva que não consigo diminuir a velocidade aí acabo entrando rápido demais e invadindo a outra pista, estou com medo de dirigir este carro. Obrigada

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    1. Olá Adriana!

      Obrigado pelo prestigio ao blog, quanto as suas dúvidas, a 1ª delas é a mais complicada, porque não existe uma formula para que você faça e supere a ansiedade no exame, tem que tentar esquecer que é um teste, e tentar manter a calma mesmo com o examinador, é difícil, mas é o que tem para fazer, enfrentar!

      Sobre a 2ª dúvida, é uma questão de costume e prática, com o tempo pega-se o jeito e tudo dará certo, fique tranquila e só tome cuidado para não se acidentar e, evite usar aceleração na curva com o carro 1.6, na ora de fazer as curva, experimente deixar o pé fora do acelerador, mantenha-o sobre o pedal do freio, vá treinando sempre que puder com seu carro para acostumar, qualquer dúvida, estou a disposição!

      Sucesso...

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  30. Muito boa essas informações vai me ajudar muito obg

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  31. olá, tenho um brava 1.6 quem dirige é meu marido, ja tentei sair do lugar com ele, mas me atrapalho na hora de trocar pra segunda marcha, tenho receio e nao consigo controlar a pisada no acelerador, é mta coisa pra minha cabeça, vc acha q devo esperar pra fazer auto escola ou ainda vou tentando por ele ser 1.6? parece uma coisa impossível, sei lá, tenho panico so de pensar nos 2 mil reais e nao passar!! ooooooouu socorro! kkkkk
    grata,
    Odi.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, esta insegurança é normal para o início, quanto a aprender em casa ou na autoescola, o correto é lá, mas com a situação econômica que vivemos, e como já tem o carro, fica fácil ter algum conhecimento antes, vai facilitar os dois lados, aprender e financeiro, é claro, mas reforçando, não é o mais seguro e correto perante a lei.

      Quanto aos valores da habitação hoje,não é dos mais barato e pesa no orçamento de qualquer pessoa, mas uma coisa é fato,se iniciar o processo, com reprovação em alguma fase, não desista e vá até o fim,"saiu na chuva, é para se molhar", infelizmente.

      Caso queria treinar em casa, o segredo é, no seu caso, como tem um carro forte e rápido, sugiro que treine em um local o mais plano possível, assim você precisará usar pouco o acelerador, para aceleração, lembre-se de usar o pé o mais leve possível, assim a aceleração vai ser mais suave, as trocas de marchas, para início, basta focar em 1 e 2 apenas,e fazer curvas para ambos os lados, porém, treine assim, em uma reta, arrancar, mudar para segunda e parar,e repetir este processo, para a troca da marcha, faça da sem se preocupar com acelerador, pois a função dele é pós troca, quando seu pé já esta fora da embreagem, e o carro não vai morrer ou parar neste intervalo de tempo, pode ocorrer por não ter habilidade, mas é questão de treino, e por isso recomendo um local plano.

      Após esta faze de treino, inicie fazer curvas para direita, treinando dar volta na quadra, porém para a direita apenas, depois o mesmo procedimento para a esquerda, é mais fácil aprender um lado de cada vez e com menos conteúdo, fica mais fácil assimilar.

      Espero que as dicas te orientem melhor, e que tome a melhor decisão! Qualquer dúvida é só perguntar!

      Sucesso!

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  32. Olá,preciso que você me tire uma dúvida, quero entrar numa via de movimento rápido,como fazer?

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  33. OLÁ. GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PRA SAIR COM O CARRO QUANDO ESTACIONADO OU ATÉ EM PARADA OBRIGATORIA, QUALQUER LUGAR QUE TENHA QUE PARAR. EU COLOCO NA PRIMIMEIRA, PÉ NA EMBRIAGEM E NO FREIO .. AI VOU LEVANTANDO O PÉ DA EMBRIAGEM ATÉ O CARRO TREMER AI QNDO SINTO ISSO SOLTO O FREIO DEVAGAR, ATÉ AI OK. O CARRO VAI ANDANDO DEVAGAR, MAS EU QUERIA APRENDER A FAZER ISSO MAS ACELERAR JUNTO. POR QUE AS PESSOAS NÃO TEM PACIENCIA O CARRO SAI MT DEVAGAR. EU NAO CONSIGO TIRAR O PÉ DA EMBRIAGEM E ACELERAR JUNTO. QUANDO FAÇO ISSO O CARRO NÃO SAI DO LUGAR OU QNDO CONSIGO SAI CANTANDO PNEU. POR FAVOR ME AJUDA. ISSO FAZ COM QUE EU NÃO DIRIJA FICO COM MEDO E EU MORO EM CIDADE GRANDE MT CARRO E TODA HORA TEM Q PARAR E SE EU FIZER ISSO OS CARROS ME ENCHE DE BUZINA PELA DEMORA DE SAIR DO LOCAL SEM ACELERAR. AGUARDO TEU RETORNO. TAÍS

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    1. Olá Thaís, obrigado pela visita!

      Quanto a postura ao arrancar com o carro para ganhar agilidade, você precisa treinar mais está situação, pegue o carro e vá para um lugar mais tranquilo onde tenha um aclive e treine a arrancada, para pegar a sensibilidade da embreagem e a aceleração, assim você vai pegar o jeito de arrancar acelerando e sem cabtar pneu.

      As dicas para esse treino serão as seguintes:
      Pernas o mais relaxadas possível, para ter mobilida das mesma.
      Usar a ponta dos pés nos pedais de embreagem e acelerador.
      Regular o assento do carro para não ficar com a perna muito dobrada ou esticada de mais, deixar com uma leve flexão.
      No momento que fizer a tremida da embreagem, libere o freio, pegue o acelerador com a ponta do pé, comece acelerar sem deixar o pé duro, aí vai soltar um pouco mais da embreagem, não tudo para o carro não cantar pneu, então vai esperar ele andar um espaço do tamanho do carro para só então liberar toda a embreagem.

      Por isso o ideal é treinar para entender a dinâmica das pernas, observar a sensibilidade e força que terá que fazer em seu corpor, com esse treino verá que é bem simples e questão de jeito. Espero que estas informações possam te ajudar, qualquer coisa é só perguntar!

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.