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terça-feira, 18 de setembro de 2012

Posicionamento dos pés nos pedais.

  Bem, vou explicar a vocês agora os cuidados que deveram ter com os pés para poder controlar o pedal da embreagem, e também o pedal do freio e acelerador. O mal posicionamento dos pés na hora de dirigir acaba atrapalhando o aprendizado e deixando a pessoa mais insegura, e por consequência o carro morrer.

 Aqui abaixo, veremos dois vídeos explicando o jeito certo de usar os pés nos comandos, porém uma musculatura bem relaxada das pernas vai ajudar bastante no domínio dos pedais, por isto, recomendo relaxar bem o corpo a hora de dirigir, pois o carro para ser conduzido bem, não precisa de força física do condutor e sim de habilidade para realizar os comandos necessários, vejamos:


  Este cuidado com o pé da embreagem é de extrema importância, pois se você perceber que o carro vai "morrer", terá facilidade em acionar a embreagem novamente. Agora veremos os pedais de freio e acelerador:


  Mantendo os pés desta forma, você terá domínio total do carro e facilidade para usar os pedais, porém é importante lembrar que para isto é necessário deixar os joelhos afastados, tem que ficar sentado á vontade no banco com as pernas abertas, como o homem senta. Veja a forma com que o homem fica sentado, observe os joelhos, como eles ficam soltos de tal forma que é fácil movimentar as pernas:



Agora observe como as mulheres sentam, e veja se tem como movimentar as pernas com facilidade:


 Agora comparem, ou melhor, vá até o carro e sente no banco e experimentem ambos os caso para ver qual postura é a melhor para manipular com facilidade os pedais. Eu recomendo a postura da imagem do homem, pois as pernas ficam mais a vontade, e com isto tem mais flexibilidade e controle motor do corpo melhor.

71 comentários:

  1. Oi tudo bem estou adorando o seu blog, pois tem me ajudado a tirar algumas duvidas na hora da prova do DETRAN pois eu reprovei duas vezes no DETRAN de Curitiba espero que agora eu passo de uma vez a primeira eu reprovei na baliza e na segunda vez na rua.

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    1. Que bom poder ajudar, e fico torcendo por sua aprovação, e qualquer dúvida que tiver, pode perguntar, abraço e sucesso no seu exame.

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  2. Olá gostei muito do seu blog, erro muito nos pedais porque quando passo da 2° para 3° e vice versa demoro tirar o pé da embreagem ai o carro da aqueles solavancos. Pelo que entendi somente de primeira que vou tirando o pé e acelerando junto demais tiro pé todo e após acelero. Gostei muito do seu blog senti falta de um post sobre controle no aclive e declive.

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    1. Olá, obrigado pela visita e que bom que gostou do blog, e quanto a esta situação sua, isto é bastante comum, e quanto a sua dúvida sobre aclive/declive, poderia me contar o que tem dificuldade? E quanto a embreagem, você pode estar vendo este post http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/12/porque-deixo-o-carro-morrer-tanto-ou.html que ele pode te ajudar também, e no mais é só me dizer que te ajudo no que puder.

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  3. Olá, estou gostando muito do seu blog. Tirei minha carta há 10 anos e só agora estou tirando o carro da garagem. Sinto-me muito insegura em sair para a rua, sofro muito com isso. Mas estou indo aos poucos. Acho que não vou conseguir passar entre os carros ou dar uma ré..... Você tem algum conselho? Obrigada! Juliana

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    1. Olá Juliana, tudo bem?

      Então, esta tua insegurança é algo normal, e você esta fazendo o que é correto, pegando o carro aos poucos para ir treinando, continue assim que vai conseguir e quanto as suas dúvidas, é o seguinte:

      Para a Ré: Treino é a melhor solução, e te sugiro ir a uma rua tranquila e ficar manobrando o carro nela para você entender o que acontece com o carro esta ora, pois é uma manobra e marcha que as pessoas se perdem muito e já vai aí outra dica, o volante manobra igual ir para a frente. Leia este post: http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/07/manobrando-o-carro.html

      Para passar entre os carros: o ideal é olhar, pois é muito comum olhar para a frente mas nesta ora é importante olhar pelo lado como se fosse o passageiro e também olhar pela janela do passageiro.

      Estas são as dicas para te passar e espero que você entenda, e qualquer dúvida volte aí.

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    2. Também pode dar uma olhada neste post http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2013/06/entendendo-manobra-do-carro.html

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  4. Muitooo boa as explicações....parabéns...

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  5. Eu estou tendo muitas dificuldades nas aulas! Muito medo e ansiedade! Seu blog é um amor! Continue fazendo postagens sempre! principalmente sobre curvassssss! ) Você é melhor que meu instrutor! hahahaah

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    1. Obrigado pela visita e pelo elogio, e sempre que possível, estarei postando algo sim, sucesso na sua jornada de condutor.

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  6. Para entrar em uma curva preciso deixar o pé na embreagem?

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    1. Olha só, para esta sua dúvida há duas situações:

      1ª - Se for virar e em parada obrigatória, poderá fazer a curva com o pé na embreagem sem problema.
      2ª - Se a curva for tua preferencial, aí a manobra deve ser feita com o pé fora do pedal, para que não perca pontos.

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  7. Adorei seu Blog, Está me Ajudando Muitoo...
    Parabéns!!!!

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  8. Boa tarde Instrutor Ismar!
    Tenho CNH há dois anos, porém como não tinha carro fiquei sem dirigir. Comprei um carro zero agora e estou conseguindo dirigir, mas tenho problemas ao trocar de marcha. Para sair em primeiro vai tranquilo, porém quando vou mudar para segunda marcha e de segunda para terceira marcha e assim sucessivamente, eu largo a embreagem muito rápido e o carro fica dando aqueles solavancos.
    Tem pessoas que me disseram que se eu ficar com o pé em cima da embreagem eu vou estragar a mesma, outras pessoas me dizem que eu posso estragar a embreagem, soltando rápido demais.
    Gostaria de ver com você, o que é melhor ou menos pior, soltar a embreagem muito rápido e o carro dar aqueles solavancos ou ficar segurando a embreagem ?!
    Sei que tenho que ir soltando a embreagem aos poucos, conforme vou acelerando, porém isso funciona bem na teoria, na prática é um pouco mais complicado.
    Tenho medo de estragar o carro trocando as marchas de forma "errada".
    Aguardo seu retorno!!
    Grata,
    Andréia

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    1. Olá Andreia!

      Esta situação é bastante normal com a pessoa quanto ao uso da embreagem, pois bem, vamos lá para as possíveis implicações deste atos, elas podem sim danificar o kit embreagem do seu carro, bem como podem gerar outros problemas, e já que você faz a parte mais difícil corretamente, o que esta acontecendo de errado é, você fica com medo do carro morrer ou parar durante a mudança da marcha, mas pode ficar tranquila que isto não vai acontecer!

      Ao realizar as trocas faça assim:
      1 - pare de acelerar;
      2 - acione a embreagem completamente;
      3 - mude para a marcha que deseja;
      4 - vá liberando a embreagem, e use um intervalo de 2 a 3 segundos para fazer esta liberação da embreagem, aí vai dar tudo certo: faça assim com a embreagem, libere 1/2 e 2/2 ou 1/3, 2/3 e 3/3 movimentando o pedal desta forma, e fique tranquila que o carro não para e nem morre neste intervalo. E treine isto numa rua plana para pegar o jeito aí depois é só treino para os aclives.

      E quanto a sua dúvida, é o seguinte, as 2 são prejudicais, porém a que gera solavancos pode fazer com que o carro apague e provoque uma colisão traseira ou danificar embreagem + motor + marchas, eu aconselho a que gasta um pouco a embreagem por ser a mais segura e menos prejudicial, e tem mais, é por um curto tempo, pois logo você pega o jeito, e se for o caso, vá em uma autoescola e compre 2 aulas para você treinar e pronto, espero que esta explicação tire suas dúvidas e, se precisar é só perguntar!

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  9. tenho dificuldade na hora de tirar o pé da embreagem e começar a acelerar. o carro morre. Como prosseguir corretamente para usar a embreagem e o acelerador?

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    1. Olá, o que pode esta acontecendo é, você tira muito rápido o pé, ou acelerando depois de tirar o pé, ou ainda, quando o carro começar a se movimentar, deve-se manter o pé por uns segundos e acelerar um pouco o carro e só depois soltar a embreagem, experimente estas dicas e veja qual resolve o seu problema!

      att

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  10. Bom dia! Gostaria de tirar uma dúvida. eu e o meu esposo estamos fazendo auto escola, e o meu instrutor me ensinou a fazer a baliza com a embreagem e freio mantendo o controle sempre na embreagem para entrar na baliza . E o instrutor do meu esposo falou que se faz a baliza acelerando! Quem está certo o meu instrutor ou do meu esposo? Pôs do jeito que o meu instrutor me ensinou da sempre certo.

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    1. Olá, a resposta é, os dois instrutores estão certos, porém, o mais sensato é o seu instrutor, porque controlar o carro da sua forma, é mais fácil mesmo para fazer a baliza! Se seu esposo já dirige, ele pode fazer acelerando e controlando o carro sem problema, agora se ele não domina o carro, aconselho ele a fazer como você faz, é mais seguro e garantido!

      Espero que seja sanado a dúvida de vocês e, qualquer outra, é só perguntar!

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  11. Parabéns pelo blog!!! Explicações muito didáticas, era tudo o que eu precisava!! Encontrei resposta para as dúvidas que mais me deixavam angustiada! Obrigada.

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  12. Estou na minha 16 aula mais tenho medo de pisar tipo manter sempre velocidade de 45 quando vou ter este dominio de correr um pouco e saber que vai sa tempo para tudo

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    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto a esta insegurança, é tudo normal, o que te deixa com este sentimento é a insegurança do inicio desta nova fase de sua vida, que é ser uma condutora, ter uma máquina sob seu domínio e responsabilidade, isto faz com que contraia muito sua musculatura e não respire naturalmente, ficando assim com uma postura física e mental forçada.

      Assim que conseguir relaxar e deixar a direção, o corpo, o carro e as coisas acontecerem mais natural, verá que tudo fica muito mais fácil de fazer, é apenas uma questão de tempo e treino, e acima de tudo, calma, então, fique tranquila que conseguirá sim fazer tudo.

      Qualquer duvida é só comentar, sucesso na sua nova jornada.

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  13. Estive a pesquisar hoje e encontrei este site, no entanto fiquei com uma duvida:na engendração de mudanças, como é possível sair de quinta mudança para terceira mudança? não poderia engrenar da quinta para quarta mudança ou seja de uma forma ordenada? digo isso porque estou na fase de aprendizagem e por outro lado graça esse site esmiuçou as duvidas que eu tenho até o momento.
    Agradeceria que me respondesse obrigado.

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    1. Olá, obrigado por sua visita e fico feliz em saber que o blog está sendo útil! Quanto a sua dúvida, é possível fazer a redução da marcha de forma ordenada como falou sim, porém existe esta forma alternada também, chama-se isto de pular marcha, isto ocorre muito e é uma situação normal, pois em certas situações, você cai muito a velocidade do carro e acaba ficando com esta velocidade proporcional a tal marcha, entende, tipo, estava a 100m/h em 5ª marcha e diminuiu rapidamente para 50, 60m/h equivalente a 3ª marcha, como exemplo, espero ter sanado sua dúvida e qualquer outra é só comentar!

      Sucesso no seu aprendizado!

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  14. quem faz aulas de direção nos sábados precisara comprar mais aulas para melhorar na direção

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      O que acontece com o comentado por você, é que leva-se muito tempo entre as aulas, ai o treinamento fica comprometido, sugiro que tente fazer aulas no meio da semana, isto irá te ajudar a desenvolver melhor!

      Sucesso no seu aprendizado...

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  15. Oi instrutor Ismar eu estou fazendo aulas de direção aos sábados e o meu instrutor diz que me falta coordenação motora para dirigir porque eu demoro muito para fazer o carro andar

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    1. Então, o que pode estar acontecendo é, você fica com a perna muito rígida e com isto acaba tendo dificuldade em manusear o pedal da embreagem, tente relaxar e treinar um pouco mais a manobre de arrancada!

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  16. tenho dificuldade em trocar marcar quando estou reduzindo a velocidade do carro e me enrolo na hora de soltar a embreagem muito rápido!

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    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, dê uma lida neste postado

      http://euestoudirigindo.blogspot.com/2014/05/dicas-sobre-embreagem-e-demais-pedais.html?m=1

      Veja se ele te ajuda nesta situação, acredito que as explicações colocada neste postado tirará suas dúvidas, se não entender,comenta aí novamente.

      Sucesso

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    2. eu deixo muito o carro morrer na bsliza

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  17. Olá Boa noite; estou na minhas ultimas aulas diurnas e não consigo fazer a baliza, me atrapalho toda com os pedais e comandos do carro, temo não ter perfil para dirigir, pode me ajudar? Obrigado

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    1. Olá,obrigado pela visita, quanto a sua dúvida, procure fazer assim, peça ao seu instrutor fazer uma baliza e você fica fora do carro vendo o que ele faz com o volante, o que acontece com as rodas, como o carro se movimenta e o resultado da manobra, e isto na parte da entrada na na vaga , faça o mesmo para a saída.

      Procure fazer também um esquema escrito da baliza, para você memorizar, faça em duas partes, os passo a passo da entrada e saída, faça organizado e sem pular a sequência, a baliza nada mais é que, uma receita onde precisa colocar cada ingrediente na hora e quantia certa, procure fazer isto é veja que vai melhorar muito o seu aprendizado e resultado, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

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  18. ola instrutor Ismar como eu faço para não dar freiada brusca o meu instrutor vive me cobrando para não dar freiada brusca porque senão na hora da prova eu posso ser reprovado por isto

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    1. Então Amauri, observe que se estou está acontecendo, ou está pisando muito forte no pedal, freando tudo de uma vez ou ainda deixando seu pé alto, tipo, usando o meio do pé para fretar, p o isso assim a fresagem será bem forte, procure usar mais a ponta do pé, seria basicamente usar quase que os dedos para Frear, observe estes itens e veja se melhora! Qualquer dúvida é só perguntar! Sucesso!

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  19. Olá Ismar; estou na terceira aula e todas parada obrigatória eu afogo carro quando vou sair acho que tiro pé muito rápido do acelerador.o que faço pra aprender isso

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, pode ser mesmo a retirada rápida do pedal, por ansiedade em não demorar para arrancar e atrapalhar outros veículos, pode ser que esteja com a perna muito rígida ou até mesmo posicionando o pé de uma forma que dificulta o manuseio do pedal. Precisa observar esses detalhes e passar a manusear o pedal, com um movimento "soltando" e não "soltar", agora é só treinamento mesmo e calma na arrancada, melhor demorar para arrancar, do que perder mais tempo ligando o carro e refazendo tudo novamente!

      Sucesso e bom treinamento!

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  20. muito boa a explicação sobre os pedais, tive um pequeno problema ,o pé da embreagem tremeu tanto na hora da prova que deixei o carro morrer, eu sabia tudo que estava fazendo mas não consegui parar de tremer. parabéns muito bem explicado.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à esta situação sua, infelizmente isso de tremer é normal, passei por isto nos meus testes também, o importante é, você ser racional e não emocional na hora do teste, a "tremedera" está lá, mas o seu objetivo é maior, a ansiedade está lá, mas seu objetivo deve prevalecer, e como você faz isto? Para, respira fundo, conta até 10 e inicia a prova, focando aquilo que sabe, treinou e está lá para fazer, sucesso no seu reteste e, qualquer dúvida é só perguntar!

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  21. Olá boa noite! Estou tentando tirar minha carteira, treino num uno, e por causa de uma limitação de dorsiflexao no tornozelo direito não estou conseguindo alcançar o pedal do acelerador que é alto, mesma altura dos pedais de freio e embreagem. ja usei sapato de salto, sem salto nenhum, mas não dá pra pisar no acelerador e deixar o calcanhar apoiado no assoalho. Pfv o que é possível fazer pra obter sucesso. Tô quase desistindo.😕. Obrigada

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    1. Olá Ana, obrigado pela visita!

      Quanto à esta sua dúvida, você pode fazer o seguinte, se tiver outro veículo na autoescola para fazer a troca, fazer as aulas em outro modelo de carro, se tiver Celta, este é bom por ter o pedal do acelerador bem baixo, também é possível trocar de escola, onde possa encontrar um veículo que se adapta melhor a sua necessidade, ou pode também, se não ficar muito cansativo, usar o acelerador com seu tornozelo levantado, faça o teste, não é obrigatório manter o tornozelo apoiado no chão, e mais uma opção, seria pegar um pedaço de espuma ou uma almofada pequena que você possa apoiar seu tornozelo, mas neste último caso, precisa bolar uma forma de prendê-lo no tapete ou colocar até mesmo um velcro para que a mesma fique presa no carpete do carro, aí você faz a aula sem o tapete de borracha do carro,são essas as opções que tenho para te passar, veja o que é possível e me fale também, quero saber o que deu certo, qualquer dúvida é só perguntar!

      Sucesso e não desista, você vai conseguir resolver isso!

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    2. Boa noite e muito obrigada pelas valiosas dicas. Vou tentar sim e se Deus quiser vou conseguir. Obrigada😊

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    3. Olá, tudo bem? E aí, o que conseguiu fazer das suas aulas, teve alguma melhora?

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    4. Olá tudo bem😊vou começar a treinar no celta. Conversei com meu instrutor e achamos que essa é a melhor escolha. Fiz uma viagem e acabei ficando sem treinar por um tempo,mas tô bastante animada pra recomeçar. Muitíssimo obrigada pelo apoio e carinho. Abç Ana.

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    5. Olá Ana, tudo bem sim!

      Que bom que está dando tudo certo, vai ser bem melhor este carro para você e, que bom que seu instrutor apoiou a idéia, me fale como foi a nova aula!

      Vai dar tudo certo e você vai alcançar seu objetivo, sucesso no seu aprendizado, abraço! 😉

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    6. Boa noite instrutor Ismar. Fiz uma aula no celta com direção elétrica😊😀. Meu instrutor é sensacional,tá usando o carro dele pra me auxiliar, e farei o exame quando estiver bem treinada no carro dele. Muitíssimo obrigada,esforço conjunto, resultado satisfatório. Me mando notícias, espero serem as melhores. Abraços.☺

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    7. Olá Ana!

      Que bom que está dando tudo certo agoro,bom também que seu instrutor irá te ajudar, estou torcendo por você!

      Mande notícias mesmo, abraço e sucesso!

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  22. Boa noite Ismar!!!😀😀😀consegui tirar minha carteira, no primeiro exame e sem perder nenhum ponto. TÔ muito feliz!!! Obrigada pelas dicas e pelo apoio. 😀😀

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    1. Que legal, fiquem muito feliz em saber😉😉😉😉 que bom que deu tudo certo e parabéns pela sua aprovação e com competência! Que Deus abençoe sua nova jornada, te dando discernimento e sabedoria nesta nova fase de condutora, tudo de bom para você, felicidades e qualquer dúvida é só perguntar! ☺☺

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    2. 😊😊👏👏👏👐🚗🚗🚗

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    3. Olá Ana, tudo bem?

      E aí, como está indo a vida de condutora agora, está dando tudo certo?

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  23. Olá. Boa noite. Obrigada pelo blog. Sou recém habilitada e acabo de comprar um carro.Moro no RJ, onde o trânsito é bastante intenso. Estou começando a ter um pouco mais de domínio do carro, apesar de ainda me atrapalhar na redução das marchas e engatar a marcha ré. Tenho realizado treinos noturnos onde não tem quase carro na rua. Estou muito insegura pra pegar o transito. Minha sensação é de pânico ao ver um monte de carros na rua, cortando e ultrapassando..Não sei se conseguirei fazer isso um dia..a sensação é que para sobreviver ao trânsito terei de aprender..ainda não sei como..vc teria uma dica? Muito obrigada!

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    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Quanto à sua dúvida, você já está fazendo uma excelente tarefa, treinando a noite, agora, o que precisa é fazer isso durante o dia, para perder o medo do trânsito, pode ser aos sábados e domingos, depois passe para a semana, o mais importante e difícil já conseguiu, sua CNH, agora é só treino e paciência.

      Também é importante não se preocupar muito com os carros de trás, focar no que está acontecendo a sua frente, importante também ter em mente os locais e ruas que precisa passar, assim você aproveita as oportunidades para se posicionar com antecedência na via, e leve uma pessoa mais tranquila e que diriga para te auxiliar em uma eventual situação de estresse, procure dar umas voltas na região em que já conhece estando sozinha, isso vai fazer você confiar e acreditar que pode,sabe e é capaz!

      Espero que essas informações possam te ajudar, qualquer coisa me procure e desculpe a demora em responder, sucesso!

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  24. Olá tenho dificuldade na Baliza minhas aulas estão acabando e não consegui fazer nenhuma sozinha
    O pe fica na embreagem e freio
    Ou estou fazendo errado?

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    1. Olá!

      Os pés devem permanecer sim nos dois pedais, se você soltar ambos, perderá o controle do carro, deixando ele apagar ou passando dos pontos de referência.

      Quanto a baliza, procure fazer por etapas:
      1 todos os procedimentos de entrada na vaga.
      2 todos os procedimentos dentro da vaga.
      3 todos os procedimentos de saída da vaga.

      Como uma receita que deve seguir a risca, colocando cada item ba sua devida ordem e sequência, assim ficara mais fácil o aprendizado!

      Qualquer coisa é só perguntar. Bom aprendizado!

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  25. tem alguma regra sobre deixar o calcanhar no piso do carro ou suspenso? pode ser conforme a pessoa se sentir bem?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto a esta questão, não há regra alguma, a forma que achar melhor é o que importa!

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  26. ao parar em um sinal de aproximadamente 30s , ao por o carro em primeira marcha eu posso ja deixar a embreagem no ponto de mebreagem pra sair?

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    1. Pode sim, se tranando de aulas e exame prático, pode fazer a meia embreagem tranquilo, mas para o seu carro próprio, não é muito bom pois reduz a vida útil do kit embreagem.

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  27. Boa Noite Instrutor Ismar
    Estou tendo dificuldade para passar da 3º para 2º marcha o carro da um pulo e tambem estou com dificuldade de nao deixar o carro apagar nao consigo achar o pt certo da embreagem. Me ajude. Um abraco

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    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio!

      Quanto à sua dúvida, o que pode estar acontecendo é, você está tirando o pé muito rápido da embreagem, procure fazer um movimento "soltando ao invés de soltar", pode não estar diminuindo a velocidade do carro o suficiente, o ideal seria ele estar em média de uns 25km +/-, ou também uma questão de postura sua no volante, sentada muito para a frente ou muito distante, comprometendo a utilização dos pedais!

      Procure observar esses pontos e me diga se melhorou ou não! Quanto ao ponto da embreagem, procure nese momento deixar a perna mais relaxada e levantar levemente o tornozelo do chão do carro, assim terá mais mobilidade, e ao perceber aquela "tremidinha", solte o freio, espere o carro se mover um espaço para só então liberar o resto da embreagem, não solte os dois pedais juntos!

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  28. Boa tarde. Meu caso foi o seguinte, acabei de terminar minha baliza, fiz tudo correto, só que fui penalizado por deixar o pé na embreagem quando o carro estava em movimento, posso ser reprovado por isso?

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, depende muito de como o examinador pontuol você, manter o pé na embreagem equivale a 1 ponto, mas ele pode cobrar a cada vez que ele verificar, aí a somatória pode exceder ao permitido de 03 pontos, ele também pode optar por não te reprovar só por isso, infelizmente é esperar o resultado e que ele já poderia ter dito na hora, em que cidade/estado fez o exame?

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    2. Prestei meu exame em Garanhuns-PE

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  29. Gostei muito da dica

    Obrigada.
    As vezes te dúvida onde fico com os pés na hora da baliza.quando estou dando a ré, meu carro sempre morre
    Peço sua ajuda por favor.

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    1. Então, para realizar manobras e principalmente na baliza, você precisa manter os pés encima doa pedais que está usando, embreagem e freio, e principalmente a embreagem que é o que vai manter o motor funcionando ou apagar, assim vai ter o domínio necessário do carro!

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.