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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Exame de moto, pista de Curitiba.


Modelo da pista de exame de moto - Detran - Curitiba 

Art. 20. Constituem faltas, no Exame de Direção Veicular, para obtenção da categoria “A”:

I – Faltas Eliminatórias:
a) iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado à cabeça ou sem viseira ou óculos de proteção;
b) descumprir o percurso preestabelecido;
c) derrubar um ou mais cones de balizamento;
d) cair do veículo, durante a prova;
e) não manter equilíbrio na prancha, saindo lateralmente da mesma;
f) avançar a parada obrigatória;
g) colocar o(s) pé(s) no chão, com o veículo em movimento;
h) provocar acidente durante a realização do exame.

II – Faltas Graves: 03 Pontos
a) deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo;
b) invadir qualquer faixa durante o percurso;
c) fazer incorretamente a sinalização ou deixar de fazê-la;
d) fazer o percurso com o farol apagado;
e) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza gravíssima ou grave.

III – Faltas Médias: 02 Pontos
a) utilizar incorretamente os equipamentos;
b) engrenar ou utilizar marchas inadequadas durante o percurso;
c) não recolher o pedal de partida ou o suporte do veículo, antes de iniciar o percurso.
d) interromper o funcionamento do motor sem justa razão, após o início da prova;
e) conduzir o veículo durante o exame sem segurar o guidom com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;
f) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

IV – Faltas Leves: 01 Pontos
a) colocar o motor em funcionamento, quando já engrenado;
b) conduzir o veículo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado;
c) regular os espelhos retrovisores durante o percurso do exame;
d) cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza leve.


Neste link você pode baixar esta pagina e imprimir:
https://sites.google.com/site/euestoudirigindo/home/download/Pista%20de%20moto.doc?attredirects=0&d=1

Aqui vai alguns vídeo de pessoas fazendo o exame:







14 comentários:

  1. Estou saindo muito fora do oito. O instrutor diz que estou dura na moto e acabo perdendo o equilíbrio.

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    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, procede perfeitamente a colocação do seu instrutor, quanto mais rígido for seu corpo, menor será seu domínio e equilíbrio na moto, resultado disso é abrir as curvas,tanto no oito, quanto no labirinto, para melhorar isto, precisa deixar o medo de cair não dominar você, tem que se soltar e ser um pouco ousada,sem exagero, assim conseguirá controlar melhor a moto nas curvas.

      Sucesso nas suas aulas, qualquer dúvida é só perguntar!

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  2. Na real... precisa mesmo tirar a mão do manete de embreagem a cada troca?

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    1. Então Luiz, este detalhe vai depender do Detran da região, aqui no Paraná, não é necessário este procedimento, o que precisa é, liberar a embreagem para poder engrenar a marcha, se já pilota, sabe que em trocar rapidas em curto espaço, não é possível fazer a mudança, tipo, solta embreagem e segura o guidon, aciona embreagem e segura o guidon novamente, é um movimento lento, complicado e que precisa de muito espaço para tal, durante o teste e num espaço curto, que o Detran tem, procure ver no Detran ou Ciretran da sua cidade!

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  3. Olá! Tudo bem?
    Tenho algumas duvidas no exame para habilitação de motocicleta:

    1) As trocas de marchas são feitas apenas na ultima parte? O resto do exame é todo feito em primeira marcha (Rampa, oito e labirinto)?
    2) Na rampa qual freio devo usar?
    3) uso da seta de direção é apenas no final? (uma única vez?)

    Obrigado

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    1. Obrigado pela visita!

      Suas dúvidas:

      1) As trocas de marchas são
      feitas apenas na ultima parte?
      R. Correto, é o último exercício.

      O resto do exame é todo feito em primeira marcha (Rampa, oito e labirinto)?
      R. Correto, todo o circuito em primeira marcha.

      2) Na rampa qual freio devo usar?
      R. Você pode usar ambos os freios, não há restrições neste momento, mas para a saída na rampa, abandone o freio dianteiro e mantenha o traseiro, fica melhor para a arrancada.

      3) uso da seta de direção é apenas no final? (uma única vez?)
      R. Correto, apenas na troca das marchas ao fazer a curva da volta das trocas de marcha.

      Sucesso no seu exame!

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    2. Mais uma dúvida:
      As trocas de marchas são feitas na ida e na volta da ultima etapa?
      Obrigado

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    3. Isso mesmo, vai ser assim, após a rampa, você terá que parar a moto e aguardar o comando do examinador, para arrancar e fazer as trocas, sai em 1 muda para 2 e 3, aí reduz 2 e 1, sinaliza e vira, desliga o pisca e realiza as trocas e reduções novamente!

      Sucesso, e qualquer dúvida é só perguntar!

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    4. Tenho uma dúvida: ao acertar capacete, retrovisores a moto tem q está em ponto morto?

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    5. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, é interessante que esteja em neutro, por ficar mais fácil para você ter as mãos livres, ficando mais fácil os ajustes e não ter perigo de apagar a moto ou ter qualquer outro descontrole!

      Sucesso e bom aprendizado.

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  4. Olá, tenho uma dúvida. Quando chegar a minha vez de realizar a prova, devo fazer todos os procedimentos básicos (conferir retrovisores, farol, ajuste do capacete) na frente do examinador? Ou posso fazer tudo isso antes? Obrigado!

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, não precisa proceder assim não, ao chegar sua vez diante do examinador, todos estes detalhes devem estar pronto já! Sucesso no seu exame!

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  5. olá, Eu tenho uma duvida, eu ja tenho 45 aulas feitas e ainda não consigo fazer o labirinto corretamente principalmente na curva que da pra saída dele e nos cones tem não consigo fazer com rapidez por se eu fizer eu passo por cima deles. como posso melhorar isso?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Então, o circuito é feito todo em 1° marcha, então a sua velocidade é baixa mesmo, como já fez bastante aula, acredito que o problema seja insegurança apenas, aí o resultado disso é você ficar com o corpo muito rígido, com isso o descontrole é inevitável, e você acabe intensificando o mesmo erro e sempre que chegar aquela local, você vai errar, procure não enfatizar e não se travar fisicamente neste ponto do labirinto, e lembre-se que no local do teste, o espaço é maior.

      Quanto aos cones, é bem tranquilo também, o espaço entre eles é de 3 mts, espaço maior que a moto, e a passagem por eles é igual a questão do labirinto, musculatura relaxada, o segredo de pilotar moto é saber que você está encima dela, e ela trabalha por comando e não por força física!

      Espero que estas orientações possam te ajudar, e qualquer dúvida é só perguntar.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.