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domingo, 23 de dezembro de 2012

Redução de marcha e conversão


Olá pessoal, bem neste post eu quero dar um dica que vai facilitar a vida das pessoas que estão tirando a Carteira de Habilitação aqui no Paraná, pois aqui é cobrado á redução de marcha para passar por lombadas ou fazer conversões em vias preferenciais, e esta manobra de redução deve ser realizada antes da passagem pela lombada ou fazer a curva independente do lado que foi solicitado a manobra, e a embreagem deve estar livre nestes dois casos ante de realizar a manobra.
Então é o seguinte, a redução de marcha funcionará da seguinte forma:  
  1. Dado o comando de virar.
  2. Verificado a sinalização de lombada ou o dispositivo, ou mesmo a Placa de PARE.
  3. Proceder na ordem a seguir:
Realizando reduções de marchas,  4ª - 3ª - 2ª -  Marcha:
1º           Parar de acelerar.
2º           Acionar o freio suave, diminuindo a velocidade do carro.
3º           Acionar a embreagem até o final.
4º           Realizar a redução da marcha desejada.
5º           Liberar a embreagem gradativamente e ir controlando a velocidade do carro com o freio e manter o carro em movimento.
6º          Realizar a manobra solicitada de conversão ou lombada.

Click na imagem para ampliar.

Então funcionará assim, quando for solicitado que você vire o carro em alguma rua, tanto a Direita ou Esquerda, e a via que você está seja a preferencial, será  necessário a redução de marcha, então basta verificar se tem sinalização de parada para você ou não, se estiver é só parar e começar do zero, e se não houver, deverá proceder da seguinte forma, diminuir a velocidade do carro usando o freio de pé, após realizar a redução da marcha na rua em que você está trafegando, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal também, e por ultimo fazer a curva como solicitado, controlando a velocidade do carro com freio e se necessário pode acelerar um pouco também, mas tome cuidado para não perder o controle da trajetória do carro na curva e tome cuidado para não fazer tudo junto, você deve executar um item de cada vez. 

Lembre-se que para virar a direita você deverá ir contornando o meio-fio, e se for a esquerda, cuidar para realizar a manobra aberta e em "L" para não invadir a contramão de direção da rua, observe o desenho acima, a linha azul com a trajetória a direita e a linha vermelha com a trajetória à esquerda. 

Se for passar por lombada, o procedimento é o mesmo, diminuir a velocidade do carro, após realizar a redução da marcha, liberar a embreagem do carro e tirar o pé do pedal de embreagem também, e passar a lombada e após isto acelerar desenvolvendo a velocidade e trocar para a marcha seguinte.

62 comentários:

  1. gostaria qe ensinasse ha fazer baliza com cone com carro uno mile
    pois ja reprovei 3 vezes como fazer
    muito obrigado um abraço

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  2. nossa, você explica muito bem! estou lendo todos os posts e já me inscrevi no blog! Muito bom!

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  3. Ótima explicação, em Santa Catarina tbm se exige isso.

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    1. Obrigado pela visita, e por compartilhar a semelhança dos procedimentos exigidos para a obtenção da CNH.

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    2. Eu tenho muito medo de curva guando vejo uma começo a soar, parece que o carro vai virar fica puxando. Já tinha perdido o medo agora não sei oque está acontecendo é um medo

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    3. Olá, se você está em processo de aprendizagem, é normal este vai e vem de medos, tem um vídeo no canal Instrutor Ismar, ou na página inicial do blog, explicando sobre as curvas, procure dar uma olhada no conteúdo, qualquer coisa é só perguntar!

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  4. Posso ir soltando a embreagem na curva?

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  5. Olá Rosario, o correto para o exame prático é, reduzir a marcha, liberar a embreagem e fazer a curva com o pé fora do pedal.

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    1. Entendi. Mas no dia a dia é mais seguro/preferível ir soltando na curva, ou também soltar antes da curva? Pergunto isso, pois tem uma rua aqui perto de casa que é muito movimentada, e a velocidade normal é de 60 km/h, e quando chega a hora da curva que é à esquerda tenho que fazer em 20, 25 km/h.

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    2. Estou com medo pois vou fazer prova no detran. Terça feira e não estou fazendo redução de marcha corretamente ou seja nos intervalos de marcha 4, 3, 2 nao consigo soltar a embreagem! O que eu faço?

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    3. Olá Lukas!
      Então, o que tem a ser feito no teu caso é treino, e o que pode estar acontecendo é você não ta soltando a embreagem com medo do carro apagar, porém pode ficar tranquilo que isto não vai acontece, ou você esta confundindo achando que manter a embreagem vai controlar a velocidade do carro, é uma das situações que esta acontecendo, então não tenha medo, e se der para fazer aula, aproveite e sucesso no seu exame.

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  6. Entendi. Mas no dia a dia é mais seguro/preferível ir soltando na curva, ou também soltar antes da curva? Pergunto isso, pois tem uma rua aqui perto de casa que é muito movimentada, e a velocidade normal é de 60 km/h, e quando chega a hora da curva que é à esquerda tenho que fazer em 20, 25 km/h.

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    1. Olá Elizabeth, obrigado por sua visita, então a parte de alinhamento é um pouco difícil mesmo e sugiro o treino que você já esta fazendo, o que pode ser feito de dica é parar o carro para ver o que esta fazendo, então vá fazendo isto, parando o carro e analisando a trajetória que você esta tomando, e dê uma linda nos post de manobras que tenho aqui, que podem te ajudar bastante, e peça para seu instrutor deixar você fazer sem o auxilio para que você tenha mais segurança e tire as dúvidas com ele.
      Boa sorte e qualquer coisa comente aí.

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  7. Valeu,me ajudou muito!!!

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  8. Muito bem explicado. Entendi melhor assim do que o instrutor explicando.
    Agora já consigo fazer melhor as curvas.
    Obrigada.

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    1. Patty, parabéns, com a sua pastagem, vejo que eu tenho solução. Eu estou desesperada, não consigo fazer as curvas. Boa sorte.

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    2. Tenha calma, no final tudo da certo, com o treino você vai pegar o jeito, e se esta é uma dificuldade, procure treinar mais isto, pode fazer assim, treine bastante curva para a direita e depois a esquerda, posteriormente misture-as, fica mais fácil de aprender!

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  9. como fazer a conversão à direita quando tiver carro estacionado próximo à curva?

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    1. Olá, estou preparando um post sobre este assunto e logo ele estará aqui, aguarde um pouco.

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  10. BOA TARDE!
    ESTOU COMEÇANDO A DIRIGIR FAZ POUCO TEMPO E AINDA NÃO ME SENTI SEGURA DE PEGAR VIAS MOVIMENTADAS, TENHO UMA DÚVIDA:
    TODA VEZ QUE VOU FREAR, APERTO NA NO PEDAL DA EMBREAGEM E DEPOIS FREIO ISSO É CORRETO?

    ADOREI O SEU BLOG.

    OBRIGADA!

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    1. Olá, obrigado pela visita ao blog e pelo elogio, e desejo sucesso na sua nova jornada como condutora! E quanto a sua dúvida, funciona assim, se for só diminuir a velocidade do carro, não há necessidade de acionar a embreagem, basta só o freio mesmo, agora, se sua intenção for de parar o carro, aí sim usa-se a embreagem e faz exatamente como você disse, ou seja, diminuir a velocidade = só freio, parar o carro = freio e embreagem!

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  11. oi por favor me da uma dica me ajuda ja é a terceira vez que eu repito no exame nao sei a onde eu estou errando quero saber para eu poder me corrigir.Aqui na minha cidade faz a baliza e ja sai para o percurso,meu estrutor me ensina assim, pego o carro atras da primeira baliza dou aceta para direita e vou ate achar o primeiro ponto (vitro com o carrinho diagonal ) paro viro todo para direita vem de re segundo ponto ( ate ver todo a frente do carrinho no retrovisor esquerdo ) dou duas volta para esquerda terceiro ponto (beira do retrovisor direito com a luz do carrinho vermelho quando tampar com o retrovisor direito tudo a luz vermelha do carrinho ) eu paro viro tudo para esquerda e entro ate o carro ficar reto paro e dou 2 volta e de pois sair. mas nao sei o que ta acontecendo toda vez que eu vou entrar na baliza bato na frente do prototipo toda vez que reprovei foi isso que aconteceu nem consigo entrar dentro da baliza bato na frente, obrigado poderia me dar uma dica estou esperando sua resposta ansiosa antes do próximo exame obrigada .

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  12. Olá, obrigado por sua visita, e quanto a sua dúvida, dê uma olhada neste post:
    http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/12/baliza-passo-passo.html

    E o que está acontecendo de você bater lá é, o primeiro ponto que você se refere, esta passando muito para a frente, aí o resultado é bater a frente do carro na baliza, veja o post e tente fazer uma aula na sua escola pra ver como é que fica, pois, se errar a medida, o resultado é batida!

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  13. Dificuldade total para reduzir de 3ª para 2ª. Acredito que freie muito forte e o carro reduz demais, daí fica muito lento e me assuto pq o carro ta parando daí solto muito rápido a embreagem e pronto, dá um soco....tem uma distância que possa usar como referência para ir parando o carro?Pergunto pq tem horas que percebo que freio muito antes e em outras passo do ponto, e aí freio muito forte e quase apago o carro, como eu expliquei ali.....to me sentindo muito sem noção, mas de resto até que faço direitinho!!!!

    Abraços!!!

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    1. Então, recomendo sempre uma 2 casas de distancia da lombada ou da conversão, para ser uma distancia boa, freio, embreagem e redução! Cuidando sempre com a velocidade do carro.

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  14. ola, tenho uma duvida na redução. meu instrutor me ensinou a fazer redução assim:
    se eu estiver de 4° marcha e tenho q reduzir primeiro freio, com o pé no freio piso na embreagem reduzo pra 3° tiro o pé da embreagem continuo como peno freio embreagem de novo e 2° ta certo?
    pq o carro fica dando aqueles pulos ou é pq eu tiro o pé muito rápido da embreagem?

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    1. Olá, obrigado pela visita ao blog. Quanto a sua duvida, a forma com que foi instruita esta correto, os solavancos são resultado de esta com a velocidade um pouco alta ou, como você disse, soltar rapido de mais a embreagem, estes dois itens poder dar os pulos que reclamou, do mais é treino e qualquer coisa apareça pra perguntar!

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  15. Gostei muito do seu blog.Estou aprendendo dirigir e tenho dificuldade pra virar pra esquerda, geralmente entro na contra mão.

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    1. Olá, o que pode estar acontecendo é, você começa a virar o volante e demora para desvirar, ai o carro acaba indo para a contramão mesmo. Umas dicas para facilitar a sua vida é, evite acelerar durante a manobra e se for acelerar, que dê um leve toque no acelerador e solte, apenas um impulso, nada de aceleração constante neste momento.

      Observe também a trajetória do carro na via para quando vê que ele começa a ficar alinhando com a via, vai desvirando o volante, experimente treinar estes itens para ver.
      Qualquer dúvida é só perguntar.

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  16. Ola,estou na minha 6 aula,e desde a 2 aula o instrutor me faz andar em terceira marcha quase o tempo todo,assim tendo que fazer muitas reduções de marcha,só que eu acho que ainda não estou preparada para andar "tåo rapido".este tipo de cobrança é normal?grata.

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    1. Olá, obrigado pela visita, quanto as suas dúvidas, é algo normal, se seu instrutor na segunda aula já te faz usar a 3ª marcha e fazer redução, isto indica que está indo bem no aprendizado, quanto a velocidade, é questão de costume e pode melhorar o controle dela, acelerando com a ponta do pé e sendo progressiva na aceleração, assim o carro vai ganhando velocidade de uma forma mais confortável!

      Espero ter sanado suas dúvidas e qualquer outra, é só perguntar!

      Sucesso no seu aprendizado!

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  17. Estou fazendo auto escola,e na hora de fazer uma conversão não é preciso parar se eu estiver na preferencial?ou tenho que parar sempre?

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    1. Olá, obrigado pela visita e, quanto a sua dúvida, você só para onde é obrigatório, nas sinalização de PARE, DÊ A PREFERÊNCIA, SINAL VERMELHO e etc, ou por motivo de força maior, poderá tirar mais informação neste link:

      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/08/de-quem-e-preferencia.html

      E qualquer dúvida, é só perguntar!

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  18. Boa tarde, eu comecei a autoescola, estou na minha 5 aula, mas não estou conseguindo a fazer curva, isso para mim, é uma situação chata, eu me cobro muito, mas quero saber como faço uma boa curva? Obrigada. Maylla Vega.

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    1. Olá Maylla, obrigado por sua visita!

      Quanto a sua dúvida da curva, o que acontece de errado?

      As curvas devem sempre seguir como referência, a guia da calçada que é o meio fio ou a faixa amarela desenhada na via, se não houver esta faixa, deve usar a imaginação e criar uma no centro das vias se cruzando como este sinal + e contornar esta faixa com o carro, ou seja, em nenhumas das duas situações terá que virar o volante todo, tem que ir virando proporcional, ou seja vira segura, vira mais um pouco e segura observando o trajeto do carro, e assim por diante, para desvirar, espere o carro começar a alinhar com a via para desvirar o volante, é mais ou menos parecido o virar e desvirar do volante!

      Espero que entenda a explicação, e se não conseguir, comente de novo, com as dúvidas que estiver!

      Sucesso nas aulas!

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  19. Boa tarde, estou com dificuldade de reduzir a marcha do meu carro que é 1.0 ano 2001, da 5ª para a 4ª, quando reduzo ele faz um barulho forte, já tentei reduzir em 60km e 50km, mas mesmo assim ele faz se barulho forte, gostaria que pudesse me ajudar a corrigir esse erro?

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    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto a sua dúvida é o seguinte, ou está soltando muito brusco a embreagem na redução da marcha, o que pode acarretar em algum barulho ou solavancos ou seu carro esta com um problema mecânico, experimente fazer esta redução liberando mais calmamente a embreagem, se o barulho ocorrer, sugiro então uma mecânica de confiança para verificar seu problema, e volte ai para contar o ocorrido!

      Sucesso...

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    2. obrigada, o que eu estava mais com dúvida era de saber se estava soltando a embreagem na velocidade certa, gostaria de saber se é correto diminuir até 60 ou 50 km, em carros 1.0, ele é 2001?

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    3. obrigada, o que eu estava mais com dúvida era de saber se estava soltando a embreagem na velocidade certa, gostaria de saber se é correto diminuir até 60 ou 50 km, em carros 1.0, ele é 2001?

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    4. Olha, aí vai depender muito da situação, não há uma regra para esta dúvida, pode ser necessário esta redução independente do ano do carro, ou seja, nada de errado.

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  20. Boa tarde, estou com dificuldade de reduzir a marcha do meu carro que é 1.0 ano 2001, da 5ª para a 4ª, quando reduzo ele faz um barulho forte, já tentei reduzir em 60km e 50km, mas mesmo assim ele faz se barulho forte, gostaria que pudesse me ajudar a corrigir esse erro?

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  21. Olá instrutor Ismar. Parabéns pela iniciativa do Blog. Você está ajudando muita gente. Minha dúvida é a seguinte, meu instrutor diz pra eu fazer a curva após reduzir a marcha, fazendo a curva controlando o carro com a meia embreagem. Não estou assimilando bem isso, porque se piso demais na embreagem o carro fica desengatado. Essa tal meia embreagem que ele se refere seria a mesma que utilizo para por exemplo fazer a garagem. O ponto de meia embreagem já é complicado achar com o carro parado, imagina ele em movimento e entrando numa curva. Existe algum Macete pra fazer a curva controlando o carro apenas com a meia embreagem? Tenho somente 3 aulas pra encerrar o meu curso e esse instrutor ainda fica colocando pilha pra eu fazer mais 6 aulas. Já investi todo o meu dinheiro nessa CNH. Preciso muito de ajuda. Obrigado pela atenção.

    Allex.

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    1. Ola Allex, obrigado por prestigiar o blog! Quanto a suas dúvidas, funciona assim, as aulas que ele fala para fazer a mais, são extrase para reforço, sei que é caro, mas é importante e fiqua a seu critério fazer a quantia que ele solicitar!

      Quanto a redução da marcha, é o seguinte, no Paranå, você precisa fazer a redução da marcha e depois a curva, deixando livre o pedal da embreagem durante a manobra, podendo neste momento acionar o freio ou acelerado, sendo a forma passada pelo sei instrutor equivocada, o correto e como te passei, e quanto a meia embreagem parado para colocar o carro em movimento, sugjro deixar o pé e a perna mas soltos, sem emrigecer a perna, isto vai facilitar e, vá liberando a emvreagem até sentir um "trepidar" do carro ou mudar o barulho do motor, se possível, ai libera-se o pedal do freio e manter por mais um 5 segundos a embreagem, para o carro se movimentar, ai solte o restante do pedal da embreagem, assim vai ser mais facíl a meia embreagem.

      Espero que suas dúvidas sejam sanadas e qualquer coisa, é só perguntar.

      Sucesso...

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  22. Boa tarde,

    minha dúvida é a seguinte: é correto mudar de marcha durante a curva, no caso do carro "estar pedindo " ? Meu instrutor disse que sim...
    Estou gostando muito do blog, está me ajudando a tirar dúvidas.
    Obrigada.
    Kely

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    1. Olá Kely,obrigado por sua visita,quanto a sua dúvida, aqui no Paraná é errado realizar a mudança de marcha na curva,precisa ver ser tinhoso no local onde reside e fará o exame, pois muda de local para local,agora no cotidiano,se não estiver em velocidade alta,pode sim realizar esta troca de marcha normalmente,e para o carro não pedir a marcha na manobra,acelere um pouco menos, sucesso no seu aprendizado!

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  23. Olá, Boa trade! Qual a velocidade em que se pode reduzir da 3ª marcha para 2ª marcha durante a prova do Detran e não perder ponto? Outra... ao passar por uma lombada... você pode passar de 3ª marcha, reduzindo a velocidade e acelerando de novo mas mantendo 3ª marcha

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    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto a suas dúvidas, a 1ª delas, sobre a velocidade da redução, não existe uma especifica no teste, porém, o ideal desta redução é que esteja a uma velocidade de mais ou menos 20km/h, para que não haja socavancos ou desaceleração brusca no carro, já a lombada, o correto é reduzir antes dela para a 2ª marcha também, pois sua velocidade será menor, com isto corre-se o risco do motor do carro apagar estado em 3ª.

      Espero ter sanado suas dúvidas e qualquer outra é só perguntar.
      Sucesso.

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  24. Adorei sua explicaçao... Também reprovei pela primeira vez por invadir a pista contraria após me confundir com direita e esquerda.isso sempre acontece mesmo nas aulas sempre entro na contramão..como faço para isso não acontecer??

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    1. Obrigado pela visita!

      Quanto ao que ocorre com você, o problema é por se perder quanto aos lados, pode fazer assim, colocar uma pulseira ou relógio em um braço para sinalizar um lado, ou quando for virar para a direita, vire para o lado do passageiro e para a esquerda, o lado do condutor, é uma questão de costume apenas,espero que te ajude e qualquer coisa é só perguntar.

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  25. Oii... obrigada vou fazer isso mesmo para não me confundir novamente...e quanto invadir a contramão, não tenho noção de espaço na rua...e minha prova é daqui uns 15 dias, estou com muito medo de reprovar novamente!

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    1. Procure fazer mais aulas de reforço e treine bem o que tem dificuldades, com a explicação anterior, se conseguir acertar a direção direita e esquerda, automaticamente já vai melhorar a manobra por não perder tempo e espaço pensando em que lado deve virar, o fato de se perder neste ponto, já faz você errar toda a manobra!

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  26. oi minha direçao esta muito dura estou com dificudade em manter o carro em linha reta vc tem alguma dica para me dar

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  27. oi minha direçao esta muito dura estou com dificudade em manter o carro em linha reta vc tem alguma dica para me dar

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    1. Obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, precisa relaxar mais o seu corpo, está ficando muito tensa na direção, o resultado disto é você endurecer seu corpo, fazer força nas mãos e tentar segurar o carro com toda sua força, o resultado disso é não conseguir controlar o carro, tente deixar sua musculatura relaxada, aceite e entenda que você controla o carro com comandos e não com força física, fazendo isto, tudo vai ser mais fácil.

      Espero que consiga relaxar, faça o teste e me conte o resultado, qualquer coisa é só perguntar!

      Sucesso...

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  28. Olá, eu gostaria de saber se com o carro já em movimento, no momento em que vou passar uma lombada, eu tenho que reduzir a macha pra primeira, ou depois que o carro esta em movimento não pode reduzi-lo a primeira não?

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  29. Oi tudo bem, gostei muito da sua explicação, tenho uma duvida quando eu vou fazer a rampa , aqui tenho pare obrigatório e uma curva para fazer a rampa , eu passo a macha antes da curva ou depois , eu sou de goiania

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    1. Olá, obrigado pelo prestígio!

      Quanto à sua dúvida, como tem o pare, faça a primeira marcha e se der para mudar paea a segunda antes da curva, aí sim deve ser feito a troca, se a cura for antes do pare, aí você precisa fazer a redução da marcha, depois realiza a parada e reinicia o processo!

      Espero poder ajudar, qualquer coisa é só perguntar, sucesso no seu aprendizado!

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  30. Este comentário foi removido pelo autor.

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  31. Olá, bom dia.
    Minha namorada reprovou no teste segundo o perito por ter reduzido para primeira em uma subida de ladeira, é certo ela ter reprovado somente por isso?

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à esta situação, dependendo do que estava acontecendo a volta, ele poderia reprovar sim, já tive alunos que reprovaram nas mesmas condições, pois dependendo da situação, pode ter ocorrido uma desaceleração brusca que poderia vir a provocar uma colisão traseira, por mais que não tivesse nenhum veículo, ele interpreta que se tivesse, ele bateria atrás, infelizmente neste caso, vai muito a interpretação do examinador. Espero poder ter ajudado!

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.