Pages

domingo, 9 de dezembro de 2012

Trajetória do carro.

Olá pessoal, neste post, vou passar para vocês uma situação que é muito comum para quem está iniciando as aulas práticas ou começando a dirigir o carro ou que ainda não entendeu como funciona o carro quando você está afim de manobrar ele em algum lugar. As manobras são realizadas em 1ª Marcha ou na RÉ, e são estas as duas marchas que se usa quando o carro está parado.

Bem, para começar a falar sobre este assunto, eu vou anexar um desenho esquemático logo abaixo que mostra a parte da direção e rodas do carro, e ela servirá de base para o nosso entendimento.

Observe na figura acima: 
CASO 1 = O carro em 1ª MARCHA com o volante virado tanto para à direita, quanto à esquerda, como ficam as rodas, e ás flechas vermelhas apontando a trajetória que o carro terá.

CASO 2 = O carro em MARCHA RÉ com o volante virado tanto para à direita, quanto à esquerda, como ficam as rodas, e ás flechas amarelas apontando a trajetória que o carro terá.

Quando você for manobrar o carro, o primeiro cuidado a ser tomado e analisar se será feito em 1ª marcha ou na RÉ, e depois analisar para qual lado irá virar o volante, de acordo com o necessário. O segundo cuidado é o seguinte, quando for manobrar de RÉ, você deverá pensar que a parte de trás neste momento, se tornou á "FRENTE", e o volante deve ser virado para o lado que quer colocar o carro. Exemplo: Por o carro em uma vaga de estacionamento de shopping de ré: dependendo o jeito que você colocou o carro para manobrar, terá o lado certo para virar. 

Observe a figura abaixo:
Exemplo, o carro 2 quer estacionar de RÉ na vaga E, então o motorista deve virar o volante pro mesmo lado que está a vaga, ou seja, o lado ESQUERDO, engatar a marcha RÉ e colocar o carro na vaga.
Assim também ocorre com o carro 1, se o motorista quer estacionar na vaga E, ele deverá engatar a RÉ e virar o volante pro lado DIREITO, pois é o lado que se encontra a vaga.





A manobra em marcha RÉ necessita que a pessoa que não têm experiência ainda, pare e pense um pouco para não sair batendo em outros carros ou ralando em coluna ou muretas, e que também faça um bom uso dos espelhos retrovisores, pois eles desempenham um papel fundamental na realização da manobra, então é só ir devagar, pensar um pouco e olhar os espelhos retrovisores que tudo dará certo.

E uma dica simples e muito útil na hora de você manobra o carro ou andar com ele em marcha ré, é entender que neste momento que você está andando de ré, a "traseira" do carro neste momento virou á frente, observe a figura acima, o carro 1 tem a dianteira e a traseira, porém na ré devemos inverter esta posição, e isto tem que estar na sua mente e no que tem que fazer no volante virando ele para o lado correto, e ficará muito mais simples manter a trajetória do carro ou manobrar sem bater, ou até mesmo coloca-lo em um local que deseja. 


1 comentários:

  1. Excelente! Escrita perfeita e explicações condizentes. Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.