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terça-feira, 14 de maio de 2013

Parada Obrigatória.

Como realizar a parada obrigátoria na sinalização.

Bem pessoal, neste post eu quero passar para vocês a seguinte situação, que é a parada obrigatória do carro na placa de PARE, e como deve ser feita esta parada.Então é assim, toda vez que você estiver trafegando em uma via e encontrar a sinalização vertical ou horizontal solicitando a sua parada, ela deverá acontecer da seguinte forma:
  1. Acionar o pedal do freio.
  2. Acionar o pedal da embreagem.
  3. Realizar a parada completa do carro, na marcha em que estiver!
  4. Engatar a 1ª  marcha, olha e seguir.
Esta é a forma descrita acima, e a ordem com que deve acontecer esta parada.  Agora vejamos na imagem abaixo a questão do posicionamento do carro na parada. Vou colocar duas situações na mesma imagem, e explicar cada uma delas.




CASO 01 - Parada Obrigatória com pedestre. CARRO AZUL

Esta situação funcionará assim, você deve realizar 2 paradas, uma delas para dar a preferência para o pedestre, e a outra para levar o carro até o ponto de visão do fluxo de veículos, e a regra será assim:
  1. Acionar o freio.
  2. Acionar a embreagem.
  3. Realiza a parada total do carro na linha de retenção, a linha branca entre o carro e o pedestre.
  4. Coloque a marcha do carro em 1ª  marcha.
  5. Aguarde a travessia completa do pedestre.
  6. Leve o carro até o ponto de visão da via transversão, e pare novamente o carro.
  7. Olhe para os lados e realize a manobra pretendida.


CASO 02 - Parada Obrigatória sem pedestre. CARRO VERMELHO.

Esta situação é um pouco diferente, pois exclui a parada do pedestre. Funciona assim, na ausencia  do pedestre, você não precisa fazer esta parada na placa, e depois parar no ponto de visão do fluxo de veículos da via transversal, ficando assim aparada do pedestre facultativa, mas se realizar esta parada antes do ponto de visão, terá que fazer a segunda. Então funcionará assim:
  1. Acionar o pedal do freio.
  2. Acionar  pedal da embreagem.
  3. Ir controlando o carro até sua parada total, no ponto de visão.
  4. Engatar a 1ª  marcha, olhar para os lado e seguir no caminho desejado.
*** Cuidar para não exceder o alinhamento do meio-fio, que está marcado na frente do carro com uma linha branca, se a frente do carro passar daquele ponto, você já avançou a via preferêncial, e cometeu uma falta eliminatória.

*** lembre-se de verificar em seu local de exame, se é aceito esta situação, pois esta forma de parada pode variar de cidade e estado, oriente-se com o seu instrutor, e para o cotidiano, está forma está correta.

44 comentários:

  1. MUITO BOA A EXPLICAÇÃO MAIS EU ACHO QUE DEVERIA CONTAR A IDADE DE UMA CHANCE A ALGUEM JA INFRATADO SER UM POUCO PACIENTE POIS ESTAMOS GASTANDO PARA TIRA A CARTEIRA EU POR EXPLO JA TIVE 48 AULAS AGORA E PRAR E PEDIDIR A DEUS QUE MANDE UM EXAMINADOR PACIENTE E AMAVEL QUE DEUS ABENÇOE VC

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    1. Olá Depaula

      obrigado pela visita, e quanto a esta situação de examinador, é complicado no Brasil todo, pois na grande maioria, eles não tem experiência como instrutor, e em muitos caso só fazem um curso de examinador e pronto e a legislação diz que eles devem tratar o candidato com respeito e cordialidade, e infelizmente eles não entendem e não sabem lidar com os anseios e a situação do candidato na hora da prova, e pior ainda na sua situação, mas uma dica que te dou é, não se deixar levar pela conduta do examinador, mais sim fazer a sua parte e o que aprendeu durante as aula, para não ficar a mercê da sorte e da boa vontade do examinador.
      Sucesso na sua jornada.

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  2. é obrigatório dar seta antes da parada em rua de parada obrigatória?

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    1. Sim Luis, a sinalização deve ser feita com antecedência e acompanhada do posicionamento do veículo também, para um bom entendimento dos demais usuários , daquilo que você quer fazer. Obrigado pela visita!

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  3. ola... boa explicação,mas eu tenho uma duvida : sempre eu passo do ponto na hora de parar o carro em uma parada obrigatoria, queria uma dica de como parar certinho e olhar para as duas vias antes de seguir...pode me ajudar? meu nome é Fabiana.

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    1. Olá Fabiana, esta parada é como o explicado acima, se houver pedestre ou a faixa de segurança, deve-se parar antes, ajeitar a marcha e avançar um pouco mais no ponto de visão do trânsito, para ver os carros, e se não houver nenhum dos itens citados, pode parar direto no ponto de visão, porém, veja na cidade onde esta fazendo sua habilitação, pois esta parada muda de uma cidade para outra.

      Obrigado pela visita e qualquer dúvida é só perguntar.

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  4. Fiz meu primeiro exame hj e fui reprovada no percurso, minha chateação é pq a autoescola nunca havia me agendado antes para o teste e meu processo vence dia 17 na próxima terça-feira, então não vou poder repetir mais somente o percurso, vou ter que iniciar tudo novamente. Sinceramente estou muito indignada e com vontade de desistir de tudo, pois dirijo há anos e por puro nervosismo acabei esquecendo de parar parando na linha do pedestre já quase na saída do percurso. Existe algum recurso para que eu faça somente o percurso?

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    1. Olá Robilene, que pena que reprovou, na verdade, esta situação que descreveu, é uma falta eliminatória, e é um comportamento comum para quem já dirige, que é seu caso. Infelizmente não há recurso algum a ser feito, só reteste, mas como seu processo esta no fim do prazo, dia 18 você vai na autoescola e faz o "Reaproveitamento do processo", assim você só fará exame teórico e exame prático, ficando muito mais barato e rápido o processo todo também.

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    2. Vc poderia me explicar melhor esse reaproveitamento do processo?

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    3. Obrigado pela visita!

      O reaproveitamento do processo funciona da seguinte forma, você tem um ano para fazer a carteira,se não conseguir, tem mais um ano para reaproveitamento.

      Assim, o psicológico e o médico tem validade de 5 anos, ai os demais passos do processo, são válidos por 1 ano, ou seja, curso teórico e prático, se venceu seu prazo, precisa ver em um CFC credenciado ao Detran, sobre estes prazos, sendo assim, se estiver prazo para você reaproveitar, você faz prova teórica e prova prática, pagando também as taxas do Detran proporcional àquilo que terá que fazer.

      Assim ficam mais baixo as custas do novo processo, você pode procurar qualquer cfc de sua cidade para ver curtinho os seus prazos e valores, pois tem alguns valores e taxas que não são do Detran, que muda de escola para escola.

      Espero poder ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar!

      Sucesso...

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  5. Pois é, o que me deixou chateada não foi ter sido eliminada, e sim não ter tido a chance de prestar o exame antes em tempo hábil para fazer apenas o reteste, entendeu? Inclusive teve um rapaz depois de mim que cometeu a mesma falta antes da baliza, andou com a porta aberta qd o examinador saiu do carro e foi aprovado, questionei o pq de dois pesos e duas medidas, mas infelizmente moramos no Brasil.

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  6. Qual o correto posicionamento em placa de PARE, como no caso 02?
    Ex: Quando vou realizar uma conversão a direita, devo sinalizar com antecedência, aproximar do bordo da pista, parar e após realizar a conversão a direita.
    Mas, quando vou seguir no mesmo sentido da via, devo posicionar o veículo a direita ou ao centro da via ou mais a esquerda próximo da linha divisória da pista como se fosse fazer uma conversão a esquerda.
    Qual o posicionamento correto para seguir na mesma direção da pista?
    Obrigado pela colaboração.

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    1. Obrigado por sua visita, quanto a sua dúvida, funciona como descreveu e, mesmo querendo seguir em frente, deve permanecer a direita da via, o que ocorre em alguns caso é que tem algumas pessoas que quando querem seguir em frente, elas vão mais para o lado esquerdo para permitir que o veículo quem vem atrás, possa fazer a conversão a direita, porém, isto não é lei nem regra, apenas opção.

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  7. Fui reprovada ontem na prova prática por parar um pouco além da placa de PARE. Achei injusto, pois sempre fiz isso nas aulas e o instrutor não me dizia nada. E agora, meu RENACH está encerrando e terei que recomeçar.

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    1. Olá, obrigado por sua visita, quanto a sua dúvida, infelizmente no nosso país, os detrans e examinadores principalmente, são autônomos no sistema de avaliação e, o critério do examinador, infelizmente acaba atrapalhando, pois cada um avalia pelo seu ponto de vista, ficando assim difícil até para o instrutor ensinar, justamente por situações que você relatou, como exemplo, e não tem o que fazer infelizmente. Agora, quanto ao vencimento do seu processo, é possível fazer o reaproveitamento, reduzindo significativamente os prazos, valores e exames a serem feitos, procure o seu ou qualquer outro cfc e informe-se.

      Qualquer dúvida é só perguntar e sucesso na sua jornada.

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  8. Cometi este mesmo erro segundo o examinador, ele disse que avancei demais sendo que não havia a faixa de pedestres, assim eu parei somente quando eu tinha campo de visão, ele me deu falta eliminatória sendo que não ultrapassei a linha horizontal citada, fui reclamar na mesma, e comentei de pedir as imagens das câmeras que haviam ao redor, assim o examinador disse que se eu estivesse errado me processaria por danos morais, assim fui obrigado a me retirar de lá, existe alguma providência cabível?

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    1. Obrigado por sua visita!
      Quanto ao comentado por você, o que poderia ter feito era o que fez, esta é uma situação que envolve muito o ponto de vista do examinado, o que poderia fazer é protocolar na CRT da Ciretran do seu município, uma reclamação contra o examinador, mas infelizmente o resultado marcado por ele, é irreversível, obrigando você a remarcar o exame novamente.
      Sucesso no seu novo exame.

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    2. Vc aconselha parar antes da placa ou mais a frente pra ter a visão?

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    3. Por via das dúvidas, realize as duas paradas, assim você não deixa a mercê do examinador interpretar, garantindo assim o seu direito, pare pouco antes da placa para pedestres, mesmo não o tendo e, pare depois na visão de fluxo da via, assim reduz a chance do examinador interpretar do jeito que ele quer!

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  9. Essa era minha duvida tbem, pois no percurso da prova tem uma placa Pare e abaixo da placa outra de travessia de pedestre e logo a frente uma linha branca pontilhada. Devo parar próximo a placa ou seguir mais a frente próximo a linha pontilhada?

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  10. Boa tarde. Agradeço as explicações e auxílio. Tenho algumas dúvidas : em via que possui a faixa de pedestres e a placa de parada eu paro antes da faixa para dar passagem ao pedestre e depois posso parar com as 4 rodas em cima da faixa para ter visão? E quando o PARE está escrito no chão, posso também parar em cima ou deve ser antes?

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    1. Olá Jéssica,obrigado pela visita!

      Quanto a sua dúvida, na faixa, o que passou, está correto, pare antes da faixa, mesmo não tendo pedestre,por ser um local sinalizado, aí será uma parada antes da faixa e a outra em cima dela. Já na outra situação, pode parar em cima da legenda sem problemas alguma, procure ver com o seu instrutor se não sua cidade é cobrado a parada antes da retenção ou se pode avança-la,pois este detalhe muda de ciretran, por depender de fluidez da via entre outros, espero poder te ajudar, qualquer dúvida é só comentar! Sucesso no seu aprendizado!

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    2. Oi gostaria de saber se todas vez que tiver uma placa de pare de costa pra mim eu tenho que parar ou posso seguir

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    3. Olá, obrigatoriamente tem que parar sim nesta condição, pois a sinalização obriga uma rua parar em abos os sentidos e,passagem livre para a outra via em ambos os sentido, ou seja, uma rua para e a outra passa, sempre assim, obrigado por sua visita e prestígio, qualquer dúvida é só perguntar!

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  11. Bom dia,

    Durante o meu exame eu fui reprovado pelo seguinte motivo, imagine que eu sou o carro vermelho e vou seguir reto, não vou virar nem para a direita nem para a esquerda, eu vou reto.
    O examinador me disse que eu deveria dar a seta sempre que eu fosse para, independente se eu vou virar ou não, e como eu vou seguir reto, assim que eu realizar a parada eu devo desligar a seta e seguir em frente.
    Um outro exemplo foi na minha saida, logo depois da baliza havia una via de mão unica onde o fluxo seguia para a minha direita, obviamente era uma parada obrigatoria, e como o sentido era apenas para o lado direito (se eu seguisse para a esquerda eu entraria numa contramão) eu não liguei a seta, apenas parei o carro. Então a examinadora marcou mais uma falta, pois eu deveria sempre ligar a seta quando fosse realizar uma parada.
    Isso procede? Eu devo mesmo ligar a seta sempre que vou fazer uma parada?
    Por favor, se for possivel me mande um link com informações sobre o assunto, pois isso esta dando muito problema, eu fui reprovado no exame e preciso resolver isso o mais breve possivel.
    Agradeço desde ja.

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    1. Olá Cesar, desculpe a demora em responder!

      Quanto a suas dúvidas, assim, na lei não existe nada dizendo que, se for parar em uma sinalização, semáforo ou placa, tenha que ligar pisca! A seta é um dispositivo indicador de mudança de direção, se não vai fazer tal, não deve usá-la, aí estaria induzindo os outros usuários da via ao erro, quanto a via de sentido único, a lei é clara, deve sinalizar toda mudança de direção ou manobra.

      Você pode procurar a CRT da sua banca examinadora e protocolar uma reclamação sobre tal fato, e pedir o esclarecimento desta orientação do examinador!

      Sucesso e qualquer coisa é só perguntar!

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    2. Infelizmente eu fiz a reclamação com a dona da auto escola na hora e ela ficou de reclamar com a banca, no fim acabou passando em branco, então tentei prestar queixa no detran mas era tarde, agora não é mais possivel fazer qualquwr reclamação.

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    3. Bem isso, tinha que ter feito a queixa na hora, mas procure na sua escola ou a Ciretran, o manual de procedimentos para o exame prático, normalmente o órgão tem no próprio site. Vai te ajudar bastante também. Sucesso no seu reteste!

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    4. Queria tirar uma duvida, quando tem uma faixa de pedestres e uma placa pare, pode para em cima da faixa de pedestres?

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    5. Olá, obrigado pela visita!

      Neste caso você deve proceder da seguinte forma, realizar uma parada antes e a outra pode e vai ser sobre a faixa,sendo assim, será realizada duas paradas!

      Sucesso, qualquer dúvida é só perguntar!

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  12. No exame do pratico é obrigatório parar antes de uma faixa de pedestre ( sem sinal de pare)quando não há pedestres? posso ser reprovada por isso ?

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    1. Então, se houver pedestre, você deve parar, caso contrário, deve seguir, sem necessidade de parada.

      Sucesso.

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  13. Olá Ismar, Uma das dúvidas acredito eu, mais frequentes para alunos que tentam tirar a CNH é referente a placa R1 (PARE)e um pouco mais a frente tem a linha de retenção. Ocorre que muitas das vezes o aluno se depara com as duas (placa R1 e pouco a frente a linha de retenção na mesma esquina. Sei que se não houver a linha de retenção a placa R1, claro, prevalece. Se não houver a placa R1, a linha de retenção prevalece. Tendo as duas, devo parar antes da placa R1 ou posso ir um pouco depois e parar antes da linha? Soube de alguns casos que alunos foram reprovados na prática por que aprenderam que tendo as duas situações pode parar pouco antes da linha de retenção.E já soube de instrutores que ficam bravos se você sempre parar na placa R1 se houver também a linha. Por favor ajude nesta dúvida.

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    1. Olá, obrigado pela visita!

      Quanto à sua dúvida, esta é uma situação complicada, como você mesmo disse, há varias formas de cobrança, e principalmente entre os examinadore, o que deixa mais difícil ainda a instrução, pois um examinador aceita "assim e o outro assado", então, o que te aconselho nesta situação é, realize as duas paradas, a da placa e da retenção, assim você tem amparo legal de uma possível interpretação do examinador, ele pode te punir por uma parada, por obedecer a sinalização, não, caso venha a ter algum problema com relação à isto em seu exame, ao retornar a banca, procure o chefe da mesma e faça imediatamente a queixa, e questione também se existe um manual sobre procedimentos do exame e qual é a real cobrança sobre a situação, assim ficará mais fácil resolver qualquer dúvida!

      Espero poder ter ajudado, pois, infelizmente temos muitos problemas relacionados a este assunto, justamente por ser interpretativo pelo examinador, e não uma regra clara, sucesso e qualquer dúvida é só perguntar!

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  14. Boa tarde, fiz meu exame ontem fiz tudo certo a baliza a parada pra estacionar, e fui reprovada só porque parei antes dá faixa Pare" e a concursada falou que era pra eu ter parado encima dá faixa,ela disse que foi 1 ponto eliminatório, estou revoltada, e os pontos que agente tem direto onde fica?

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    1. Olá, obrigado pela visita e prestígio.

      Quanto à sua dúvida, pode verificar neste link:


      http://euestoudirigindo.blogspot.com.br/2012/08/o-exame-pratico.html?m=1

      Mas isso só,não era motivo para a reprovação, ou a pessoa que te avaliou foi "muitíssimo" rigida!

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  15. Eu gostaria de saber o seguinte. Fazendo prova prática de concurso tenho que parar em cruzamento de vias urbanas não tendo placa pare?

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    1. Olá, obrigado por sua visita!

      Quanto à sua dúvida, se sendo sua preferência, você não é obrigado a parar, salvo no caso de evitar um acidente porque um ou outro veículo avançou a sua via, só cuide para ter certeza de sua preferência, se não houver sinalização, dé a preferência no cruzamento, para o carro que vier da transversal pela sua direita! Sucesso na sua prova e que consiga sua vaga no concurso e, qualquer dúvida é só perguntar!

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  16. QUANDO TENHO QUE PARAR EM UM CRUZAMENTO, ATÉ QUANDO TENHO QUE ESPERAR?
    SE HÁ CONDIÇÕES DE PASSAR, MAS AQUELE QUE VINHA ACELEROU???
    NÃO PASSA A SER UMA INFRAÇÃO DELE, QUE ACELEROU??

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    1. Então, na verdade você aguarda o tempo que for necessário, aí também é muito relativo, vai depender muito da situação, local, sua experiência e habilidade com o carro para definir este tempo!

      Quanto a situação do outro carro acelerar como você descreveu, infelizmente não é considerado infração sob estas circunstâncias, se torna uma irresponsabilidade e falta de respeito e inobservância a direção defensiva, o ideal mesmo é aguardar justamente por ter condutores de má índole no trânsito. Espero que tenga sanado sua dúvida e qualquer coisa é só perguntar!

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  17. Boa noite Ismar, quando chego ao cruzamento e tenho que parar em cima da faixa de pedestre para esperar os veículos que estão vindo, no momento não tinha pedestre, mas com a esperar chega um pedestre, tem alguma resolução que fala que tem preferência quem chega primeiro nessa situação.

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio! Neste caso não há uma lei específica mas sim o bom senso, você chegou antes, o pedestre deverá aguardar ou passar por trás do seu carro.

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  18. Boa tarde
    Olha eu tenho uma duvida, em uma intercessão em T e tem a faixa de pedestres, eu paro antes e aguardo o pedestre passar, e depois? Eu avanço um pouco mais para ver os carros e assim virar na esquerda?.. mas o carro pode ainda sim ficar em cima da faixa ou ei tenho q avançar mais pra frente e não deixar o carro em cima da faixa?

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    1. Olá, obrigado por sua visita e prestígio. Quanto à sua duvida, você descreveu corretamente, parar antes da faixa, depois estando livre de pedestre, avance a faixa para visualizar os carros, posteriormente se aparecer o pedestre, ele deverá aguardar.

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Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.