Pages

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como controlar melhor os pedais de comandos.


 
Então pessoal, neste post eu quero conversar um pouco com vocês sobre os pedais de comando, algumas situações comuns e de fundamental importância para o ato de dirigir.
Então é o seguinte, vou passar duas palavras que é um ato, ou um movimento, e para você controlar bem o carro, é necessário conhece-las e entender a diferença entre elas, pois estas palavras te darão toda a referência para controlar o carro, e não ficar morrendo, dando solavancos ou parando muito brusco entre outras situações relativas ao descontrole dos pedais, ela são:

  • SOLTAR A EMBREAGEM: Movimento brusco de arrancar o pé do pedal, fazendo com que a transmissão seja jogada em cima do motor, este movimento deve ser evitado, quando for manipulado a embreagem assim, o resultado é, o carro "morrer", sair aos solavancos, ou arrancado bruscamente "patinando" os pneus no asfalto.
  • SOLTANDO A EMBREAGEM: Movimento suave e constante, que é a forma correta de manusear o pedal da embreagem, ir soltando o pedal de forma gradativa até a liberação completa do pedal.
  • ACELERAR: Ato de pisar forte e fundo no acelerador, este movimento deve ser evitado.
  • ACELERANDO: Este é o movimento correto que deve ser aplicado no pedal, e tomar o cuidado de usar mais a ponta do pé, pois se for colocado o pé inteiro em cima do pedal, irá acelerar muito forte e não terá controle
  • FREAR: Pisar de uma vez no pedal, esta forma só deve ser usada em emergência, caso contrario o carro vai parar forte e rápido.
  • FREANDO: Esta é a forma correta de usar o pedal, pois você deve ir pisando no pedal intensificando a pressão no pedal gradativamente e  ir intensificando o quanto for necessário, tanto para diminuir a velocidades do carro, bem como para realizar uma parada total do mesmo. Para frear também é necessário usar a ponta do pé, e deixar o tornozelo encostado no chão para que não exercer muita pressão no pedal.
Então, prestem atenção na forma correta com que deve manusear os pedais e como posicionar os pés, pois isto irá garantir maior segurança, controle e coordenação dos pedais, e é claro, quanto mais você conseguir deixar as pernas relaxadas na hora de manusear os pedais, melhor será o resultado.

4 comentários:

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.