Pages

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O aprendizado na direção veicular.

   Olá pessoal, estou escrevendo este post para falar um pouco sobre o curso prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, que é de 20 aulas mínimas, com duração de 50 minutos cada, que dará um total de 16 horas e 40 minutos de treinamento, e não 20 horas como é divulgado, pois a forma para saber o tempo total é somando as aula "uma a uma". Então, como podem verificar, não é uma quantia tão alta, e que nem sempre é o suficiente para uma pessoa aprender tudo o que é necessário para fazer o Exame Prático, digo apenas este, e principalmente para o dia a dia nas ruas.

   E o que acaba acontecendo é que no finas das aulas, o instrutor realiza uma avaliação com o candidato, e com o que ele foi verificando ao longo do treinamento, e acaba por solicitar mais uma certa quantia de aulas de reforço, que vai variar de candidato para candidato, e não é uma forma de extorsão do instrutor ou da autoescola, e sim por motivos de dificuldades que o candidato apresentou durante o treinamento, para que seja necessário as aulas de reforço. E vou explicar um pouco mais sobre estas dificuldades a seguir.

   Para começar com o assunto, vamos falar sobre o curso teórico, que é a base para o treinamento prático, e o que acontece com a maioria dos candidatos quando chegam nas aulas de direção, não sabem de nada ou não se lembram de mais nada ou esqueceram de tudo, e porque? A resposta é - Já passei na prova teórica! E eu deixo uma pergunta para vocês. De que adiantou ter feito o curso teórico se a pessoa não se lembra de mais nada na ora de fazer as aulas práticas?

   Outro ponto que devemos levar em consideração é o simples fato de a pessoa fazer a habilitação aos 18 anos que é o que determina a lei, então é o seguinte, a pessoa passou 18 anos da vida dela PENSANDO, AGINDO e se COMPORTANDO como PEDESTRE, e da noite pro dia ela vira "motorista", então, isto não é algo tão simples assim não. O mesmo acontece com motocicletas também, e neste quesito, a coisa se complica um pouco mais, mas vamos voltar para o carro.

   O treinamento teórico é a base para a direção, vejamos, todo e qualquer curso que a pessoa resolve fazer, tem as duas partes, a teórica e a prática, é sempre assim, e porque para dirigir as pessoas não valorizam o ensino das teóricas? Eu trabalho com o treinamento das duas partes, e vejo na prática o quanto é abandonado esta parte do conhecimento teórico, então aviso a vocês, deem valor a isto pois é muito importante. Eu passei a escrever este blog, justamente por detectar as dificuldades que vejo com as pessoas nas aulas práticas, e então tenho este mecanismo para passar um pouco mais de conhecimento.

   Outro ponto que quero passar aqui é a mudança que temos radical da rotina diária de SER UM PEDESTRE e de repente virar um MOTORISTA, e como eu sempre falo para os meus alunos, ser pedestre, o que vale é a lei da sobrevivência, olhar para todos os lados, vê se o carro vai deixar ou não você passar, e até caminhando na calçada que é de total direito do pedestre, nós paramos para deixar o carro passar por ela, e para ser motorista, existem regras que a pessoa tem que cumprir, resumindo, a tal da cidadania que fala dos DIREITOS e DEVERES do cidadão, e este é o preceito básico para ser um bom motorista, conhecer e cumprir seus direitos e deveres, e é justamente isto que é ensinado nas aulas teóricas.

    Um outro ponto importante também são as atividades manuais, que ultimamente, com a era tecnológica, as pessoas estão abandonando coisas simples e que num futuro faz falta, por exemplo, andar de bicicleta, e ai vem aquela pergunta, o que tem a ver andar de bicicleta com dirigir? E eu respondo, desenvolvimento de coordenação motora fina, que é de extrema importância para quem quer dirigir ou pilotar motocicleta, e vocês podem ler um pouco mais sobre este assunto, CLICANDO AQUI, e recomendo mesmo, pois o conteúdo é muito bom. E dirigir, nada mais é que coordenação motora, especificamente, a FINA, e esta aí o motivo de tanta dificuldade para dirigir, fazer o cérebro controlar o corpo, somando as outras tarefas que teremos que fazer junto, que é VER o que está acontecendo a sua frente, observando desde um animal solto na via até a sua sinalização, OUVIR o que está sendo dito pelo instrutor ou pelo som do motor do carro e EXECUTAR comandos muito delicados e preciso no veículo, e o que acontece com a pessoa, TRAVA, e não consegue executar estes comandos, e acabam por ter dificuldade no aprendizado.
 
  Um ponto muito importante para dirigir é tomar decisões e atitudes diante de situações que venha a se apresentar na sua frente, e o item importante para isto é, conhecer os seus DIREITO e DEVERES como condutor, pois a maioria dos iniciantes não querem ter esta responsabilidade para si, e ficam sempre esperando o instrutor falar ou agir, e a consequência para isto é, não aprender, porque fica sempre esperando a decisão de outra pessoa, então não tenha medo de errar, pois é com este que vem o aprendizado.

   Isto é um pouco do que tenho observado ao longo do tempo trabalhando com autoescola, e tento procurar meios para ajudar as pessoas ou entender o que acontece com elas que bloqueiam tanto quando dão partida no motor do carro.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá pessoal, sintam-se a vontade para comentar e participar do blog, e aceito sugestões para novos post que serão analisados também, e podem divulgar se sentirem que o blog merece ser compartilhado.
Sucesso a todos!
At. Instrutor Ismar.